Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
conandrade
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola - Para proceder o ajuste de entonação. Nesse ajuste, ao se tocar a corda solta e depois na 12ª casa, deve dar exatamente 440Hz em ambos os casos.
Abç


Perfeito, como achei que fosse. Pensei que pudesse ter algo mais... por isso aí vão mais 4 perguntas, as últimas! :P

.Aquelas molas envolto do parafuso servem pra quê, exatamente?

Me peguei pensando nisso pois já vi Fenders em que aquela mola nem encosta no carrinho e ela fica solta... se não faz diferença, pra que ela está lá? Essa é minha dúvida... isso significa que necessariamente está mal-regulada?

.Existe maneira de conseguir 440hz com duas (ou mais) regulagens daquele carrinho? Se sim, muda alguma coisa no bend, na palhetada, na pegada do instrumento?

.Se eu afinar meio tom abaixo, teria de efetuar a mudança lá tb?

MLB e Seiji, desde já agradeço mesmo a ajuda e o tempo,
Abraços,

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


conandrade

Viu meu recado lá pra você cara?

Abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


The_Jack_White
Tocar músicas com distorção no violão não é uma boa idéia, pois a possibilidade de microfonias incontroláveis é grande. Vc deve comprar um dispositivo que tapa a "bôca" do violão, diminuindo a possibilidade de microfonias, e não usar distorções com ganho alto.
bernardoguitar
É bem difícil definir isto, em princípio parece problema de aterramento mesmo, mas, como vc parece ter descartado essa possibilidade, restam os componentes da guitarra. Creio que o ideal seria a troca de todos os potenciômetros por CTS 500K.
conandrade
As molas servem para fixar o "carrinho".
O ajuste de entonação ou "de oitavas" é imprescindível para que a guitarra afine corretamente a partir do 12º traste. Se houver afinação "baixa" o ajuste tem que ser refeito.
Abç

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estou indo hoje pra Nova York, acha que vale a pena comprar aquela Fender classic series lá, mesmo com a alta do dólar?

Obrigado, abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Lucas_fms
Sim, vale, mas teste muitas guitarras, inclusive usadas, pois vc pode encontrar excelentes instrumentos a preço bem baixo.
Abç

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sim vou fazer isso! Alias devo passar os dias fazendo isso!

Valeu Bertola

conandrade
Veterano
# out/08
· votar


Claro Lucas, vi e repliquei! :)

MLB - Muito obrigado pelo help!

Abraços

The_Jack_White
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi amigo.

Mais e sobre esse violão da Phoenix ? Ele é bom ? Ou a marca Phoenix é boa ?

Se não, vc sabe algum desse mesmo modelo com os F holes ao invés da "boca" normal dos violões mais de outra marca ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


The_Jack_White
Não conheço esse instrumento, e pelo que pude observar de outros instrumentos dessa marca, são bem simples.
Abç

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


bernardoguitar
Só olhando e testando.
Pode ser falta de blindagem, potenciômetros, captadores...

conandrade
Sem as molas os Saddles ficam com "jogo", folga.
Qualquer mudança de afinação ou calibre do encordoamento precisa fazer a regulagem das oitavas.

The_Jack_White
Também não conheço essa marca, sorry.

khenshyo
Veterano
# out/08
· votar


Bertola!!!!

você já trabalhou com alguma PRS da série SE??

estou interessado em pegar uma PRS SE CUSTOM... o que você acha dela como um todo?!

tipo... madeira, acabamento, captação, ferragens.


será que vale a pena pegar ela no lugar de uma Cort Z custom com captadores SD?

vlw


=)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


khenshyo
Nunca trabalhei, nem ví para vender essa guitarra aqui no RJ. Mas PRS é sinônimo de qualidade.
Abç

weiher
Veterano
# out/08
· votar


o taco
Nunca ouví ou lí essa expressão em lutieria. Por favor, esclareça do que se trata.

não desculpa nada a ver mesmo quis dizer escala a diferença entre escala em rosewood colada ao braço e o braço inteiro em maple?o som eu sei que da diferença mas tem diferença pra tocar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


weiher
Não.
Abç

conandrade
Veterano
# out/08
· votar


Fabio Seiji
Muito obrigado pela explanação. Engraçado que na minha Strato, pelo menos, cada molinha daquelas tem um tamanho diferente.

Mauricio Luiz Bertola
Não sabia que vc era do Rio... de onde, exatamente?
Pretendo mais pra frente um pouco, levar meu instrumento pra uma revisão. Gostaria de saber em quanto tempo e por quanto vc faria tal trabalho?

Abraços e obrigado mais uma vez!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


conandrade
Sou de Niterói.
mande um e-mail.
mlbertola@hotmail.com
Abç

hughet
Veterano
# out/08 · Editado por: hughet
· votar


Fábio Seiji
Você conhece a linha SE da PRS? São boas? As vezes penso em comprar uma PRS SE Semi-Hollow (custa uns R$:2.300).

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


conandrade
Preciso admitir que nunca vi com molas diferentes.

hughet
São boas, apesar de serem feitas na Ásia, lá existem diferentes níveis de qualidade e não apenas as ruins.

ABATANGERINA
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
cara tenho um cort nb4 de 24 trastes e gosto muito do timbre e da tocabilidade dele. Entretanto, sou MUITO chato em relação a afinação. Pra mim a oitavação têm de ser PERFEITA. Entretanto, sinto q a partir do 10° traste (ou seja, tecnicamente depois de oitavado), o tom fica ligeiramente + alto. a medida q vou subindo na escala isso vai se tornando sensivelmente + evidente. Coloquei no afinador da pedaleira ZOOM e ela me confirmou isso. Ao msm tempo não sei se pode ser simplesmente a grande quantidade de harmônicos, tendo em vista q esse baixo têm muito sustain. Acho q provavelmente deve ser regulagem do branço (talvez esteja um pouco convexo) junto com a ponte. O q pode ser isso? eu estou certo nas minhas conclusões?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


ABATANGERINA
Vc deve fazer a regulagem de entonação.
Abç

rsf
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
e aí, bertola, tudo bem?

li no manual da minha guitarra (fender american series 2005) que a parte de trás da ponte deve ficar a 1/8" do corpo...Mas vejo que quase todas as stratos ficam com a ponte colada no corpo...afinal, qual é a posição correta da ponte, um pouco acima ou colada no corpo?
obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


rsf
Eu recomendo que fique "colada".
Essa colocação do manual foi introduzida para "imitar" a ação de uma ponte tipo "Floyd", deixando-a "flutuante" e permitindo alavancadas "para trás". Para mim isto é um retrocesso.
Abç

kairi
Veterano
# out/08
· votar


ogaitnas
essa sua chave é 12300123 e não de 1 a 8.. Pelo menos todas as que vi
para vender aqui em cwb eram assim.

123 são ponte, meio, braço

0 e 0 são a saída da chave

o outro 123 é braço, meio, ponte

vc consegue por exemplo fazer um hsh defasando os captadores só na chave...
pelo menos as chaves de 5 e 3 posições que já usei na minha strato eram
todas assim,

Na dúvida pega um multímetro e faz o teste ligando a saída a um
dos polos, com o multímetro marcado para medir resistência, qdo vc está em
uma posição que corresponde a ligação do polo conectado a saída a resistência
é zero, eu fui testando assim aqui em casa e consegui ligar tudo certinho...



Fábio Seiji
Provavelmente a configuração é essa que o ogaitnas indicou aí.
O esquema da Seymour costuma ser assim:
1 - 5
2 - 6
3 - 7
4 - 8
O da sua chave deve ser assim:
1
2
3
4
5
6
7
8

Para ter certeza vc pega um multímetro configurado como medidos de continuidade ou ohmímetro (medidor de resistência).
Colocar a chave na posição 1
Colocar ponta de prova no terminal 1 e a outra na 2, depois 3, depois 4, 5, 6, 7 e 8 anotando qual indica continuidade.
Passar a ponta de prova no terminal 2 e a outra na 3, depois 4, 5, 6, 7 e 8 também anotando qual está em curto com esse terminal 2
Passar para terminal 3 e a outra ponta no 4, 5...
Depois de medir e anotar as ligações da posição 1, mudar a chave para posição 2 e repetir todas as medidas.
Mudar para posição 3, repetir as medições, depois para posição 4 e depois 5.
Se for a chave que estou pensando a sua tabela deve ficar assim:
Pos - ligações
1 - 3-4 / 5-8
2 - 2-3-4 / 5-7-8
3 - 2-4 / 5-7
4 - 1-2-4 / 5-6-7
5 - 1-4 / 5-6


Obrigado pela explicação que vocês me deram, não entendi tudo, mas vou me esforçar! ^_^

Então, esses esquema ta errado?
http://static.zoovy.com/img/guitarelectronics/-/wdu_hss5l11_01

Abraços.

kairi
Veterano
# out/08
· votar


Obs: Na posição 5 (braço) e 4 (braço/meio) ele ta usando o cap da ponte. E nas posições 3, 2, e 1, só chiado.

Conforme vocês disseram, o meu switch é assim:
1-2-3-4-5-6-7-8

A ligação atual é:
1-ponte
2-meio
3-braço
4-tone/volume
5-NADA
6-NADA
7-NADA
8-Terra.

Eu segui o esquema posto acima.

Abraços.

GuitarHome
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eae bertola blz com você?
Pois então, acredito eu que o problema seja no pot do volume da guitarra, pois do nada o som começa a ficar baixinho, sem ganho muito baixo mesmo (mesmo tocando alto), ai eu dou umas puxadas fortes no knob ou uns apertões fortes com a própria mão e o som volta ao normal (mal contato). Agora isso ta ficando mais forte, digo, não está adiantando nada dar esses puxões fortes. Creio eu que o pot tenha ido pro saco!
A guitarra é uma Shelter FST62 (das antigonas) com um Dimarzio Tone Zone na ponte (o modelo humbucker mesmo, cortou escuto e tals) e tarraxas gotoh!
Agora vai a pergunta, você acha que vale mais a pena já mandar no luthier e pedir uns pots de qualidade (acho que gotoh né?) ou isso pouco importa? E aqueles negócios de pots 250k 500k (não sei os valores) me explica isso se puder, e se eu mudo alguma coisa além dos pots de volume e tone, visto que eu já coloquei nut de osso na guitar, e troquei a chavinha seletora por uma de qualidade!
Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


GuitarHome
Sim, troque os pots por Alpha, Gotoh, CTS, etc.
Para essa configuração de captadores usa-se 250K.
Abç

GuitarHome
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa valeu cara, vou dar uma pesquisada!
250k seria os que já vem com a Shelter?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


GuitarHome
Sim.
Abç

diego gr
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Soulface
e todos os luthiers do fórum
Há a possibilidade de vocês criarem um tópico só com reviews de guitarras?
Seria legal ler reviews de guitarras não tão conhecidas aqui no fórum também vindos de profissionais.

Haven
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Qual guitarra você me aconselha comprar?
Condor GX50 ou Shelter SST62 ?

Aproveitando o post: Tem muita diferenca entre a Condor GX50 e a Condor GX50 Vintage?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!