Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Você sabe quanto sai mais ou menos essa Fender classic series 50's aqui no Brasil?

Valeu Bertola!

E outra coisa, você é aqui do Rio né?

sr. das caravelas
Veterano
# out/08
· votar


GALIA...
depende....de muita coisa ....do estilo q vc quer tocar ....se vai levar muito a serio e principalmente do quanto tem pra gastar ...ai da pra indicar um modelo q se encaixe bem ...por mais q vc esteja cumeçando ...se realmente kiser levar isso adiante eh bom comprar um instrumento no minimo com um bom custo-beneficio pra nao querer trocar ele logo de cara ....
bom posso falar bem das CORT IBANEZ(embora jah tenham sido mais bem cobiçadas) algumas TAGIMAS ....me falaram tbm da CRAFTER e por ai ...olhando e testando =)
espero ter ajudado

sr. das caravelas
Veterano
# out/08
· votar


ah ...mais uma coisa ...se eh leve eh sinal de madeira ruim ..nao necessariamente ...mas as q nao sao feitas sob medidas para tals finalidades pode desconfiar

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


Bertola
comprei os captadores da GFS na semana passada e chegaram hj! =O longe de imposto! veio direto pra casa heheh to mto feliz! já mandei no luthier pra ele instalar! vamos ver no que dá hehe!
abç! vlww

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Galia
Para iniciante, a melhor é aquela que o seu orçamento cabe. Porém, eu costumo recomendar guitarras que tenham uma alta relação custo-benefício, e que, com alguns "up-grades", possam ser melhoradas posteriormente, como as SX SST57/62.
weiher
o taco
Nunca ouví ou lí essa expressão em lutieria. Por favor, esclareça do que se trata.
sr. das caravelas
se eh leve eh sinal de madeira ruim ..nao necessariamente
De fato, não necessariamente. Compensado é bem pesado!!
gucrispim
Quais foram os captadores mesmo?
Abçs

oreia
Veterano
# out/08
· votar


Olá pessoal, tenho uma Ibanez RG470 e estou pensando em instalar os captadores EMG 81 (ponte) e 85 (braço).
A minha dúvida é a seguinte:
Por ela só ter um botão pare tone e um para volume tem algum problema ligar os dois captadores e um só potenciometro? O kit de potenciometros que vem com os captadores permite isso?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


oreia
Pode, desde que vc instale uma chave de 3 posições.
Instalação de captadores ativos é uma tarefa para luthiers.
Abç

oreia
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ta certo, no caso a guitarra tem um captador no meio ele seria desligado então? Por mim não haveria problema pois não uso ele mesmo.
Infelismente não tem nenhum luthier na minha cidade (fim de mundo)!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


oreia
Sim, ficaría desligado.
Cara, insisto que um profissional faça o serviço, pois pode haver problemas, e o preço desses captadores é bem alto.....
Abç

Floyd N Roses
Veterano
# out/08
· votar


Desculpa "invadir" o tópico assim...mas alguém (Mr. Bertola...PLEASE!!! xP) num poderia me dar uma ajudinha com esse probleminha aqui??!!! =S...;D

Vlw...

Flw's...um abraço proseis!!!o/

oreia
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ok vai ficar desligado então!
Vou levar a guitarra para o luthier mais próximo mas muito obrigado pelas dicas!

Floyd N Roses
Veterano
# out/08 · Editado por: Floyd N Roses
· votar


HELP PLEASE!!!!o/ o\ o/ o\ o/ o\ o/

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Braço http://store.guitarfetish.com/alfatpafbohu2.html
Meio http://store.guitarfetish.com/dr180vihublp.html
Ponte http://store.guitarfetish.com/crpafhiouhug.html

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Floyd N Roses
Cara, eu não entendi o que vc está querendo.
gucrispim
Beleza!
Abç

Floyd N Roses
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não seria melhor n´s falarmos disso lá pelo HandMades mesmo??!!! ;D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Floyd N Roses
Já respondi lá.
Mas o que vc quer fazer não é possível pois os captadores teriam que ter 4 fios.
Abç

sr. das caravelas
Veterano
# out/08
· votar


eh verdade ...compensado bem pesado uahsihausas
eh mas so queria falar no geral ..principalmente pq guitarras leves sao ate meio q sem graça ..e na qualidade tbm pecam ...porem como havia dito nem sempre .(nao necessariamente) flws

conandrade
Veterano
# out/08
· votar


Opa... minha vez!
Pergunta simples aos luthiers, desde já manifesto meu agradecimento com antecedência!

Pra que serve a regulagem dos carrinhos (saddles) da ponte de Strato vintage (6 parafusos)? Penso que "só" serve pra afinar o instrumento... mas ainda tenho minhas dúvidas. Existe maneira certa de regulá-las?

Assim, sei que abaixa e levanta a ação de cada corda. Mas ela é presa por um parafuso lateral, envolto por uma mola, que se vc aperta, vai pra frente, se vc solta o carrinho anda pra tras.

Pra que serve essa mola??

Mto obrigado pelo tempo,
[]´s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


conandrade
Para proceder o ajuste de entonação. Nesse ajuste, ao se tocar a corda solta e depois na 12ª casa, deve dar exatamente 440Hz em ambos os casos.
Abç

Floyd N Roses
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ok...vou pesquisar melhor!!!

Vlw...;D

Um Abraço!!!o/

edalko
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola e outros mestres da luthieria

Dúvida:

Encontrei uma Tagima T-740, preta, escudo preto, caps em alnico, tarraxas com trava, ponte wilkinson de 2 pivôs, nut de cobre, em excelente estado, headstock de Capitão Gancho, por 700,00 em 5X.

Na mesma loja tem uma Tagima 635, azul, com headstock invertido, shape identico ao Fender, por 740,00.

Pergunta:
1) São excelentes guitarras?
2) Qual delas é a melhor???
3) O preço está compensando??
4) uma SX é melhor que ambas?

Agradeço a colaboração

chico_nemesis
Veterano
# out/08
· votar


Olá Bertola, Olá Seiji!

estive aqui algumas paginas atrás pra perguntar sobre jazz bass de 5 cordas... com a ajuda de vcs decidi optar por um condor no lugar de um squier! todavia quando tudo estava perfeito e eu finalmente estava decidido a realizar a compra essa semana me deparo com um Cort na loja daqui... é o modelo GB35A:

http://www.cort.co.kr/english/products/common/view.asp?product_id=77#

e o condor é o jazz bass de 5 cordas:

http://www.condormusic.com.br/br/produtos/?id=6

O preço do condor é R$ 1200,00 e o cort 999,00. Gostei do som de ambos! mais tecnicamente não sei qual o melhor!

gostaria de mais uma vez contar com a ajuda de vcs pra sair da forca!

vlw galera! abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


edalko
Por esse preço tu pega uma SX SST62/57, coloca uns capts Sound/Malagoli e ainda sobra (antes de completar os R$ 700).
chico_nemesis
Cara, esse Cort específico eu não conheço, mas a marca tem uma boa relação custo-benefício. Agora, estéticamente eu preferiría o Condor.
Abç

chico_nemesis
Veterano
# out/08
· votar


valeu Bertola... vou esperar a opinião de Seiji, talvez ele conheça esse modelo!

chico_nemesis
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

quanto a madeira? o condor tem corpo em ash e o cort em aghatis...

faz muita diferença na qualidade do instrumento?

valeu denovo!

MatheusFarage
Veterano
# out/08
· votar


chico_nemesis
com certeza
a madeira influi diretamente no som do instrumento

chico_nemesis
Veterano
# out/08
· votar


MatheusFarage

tow ligado que influi... mais entre essas duas madeiras??

alguma melhor ou soh questão de gosto musical mesmo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


chico_nemesis
São boas madeiras.
O Ash proporciona um timbre mais "aberto" que o Agathis.
Abç

The_Jack_White
Veterano
# out/08 · Editado por: The_Jack_White
· votar


Bom dia Bertola e Seiji, tudo bem com vcs ?

Bom, vou ser direto na pergunta.

Eu quero um violão para tocar esse tipo de musica... com distorção e tal igual do video:

http://br.youtube.com/watch?v=-t1_ETuWIbE

Eu achei esse da PHOENIX... ai eu queria saber:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-81200667-violo-phoenix-pj90-ele troacusti-cutway-aco-dourado-nf-roz-_JM

Essa marca é boa ? Se não ou se sim, o PQ ?

Esse violão especificamente é bom ? Algum de vcs já tocou ou conhece alguem que já tocou ?

Aguardo resposta dos amigos

Desde já obrigado.

bernardoguitar
Veterano
# out/08
· votar


Bom dia Bertola e Seiji.

Eu tenho uma Epiphone Les Paul Standard 1995 que comprei usada a um ano atrás. É uma ótima guitarra, curto muito ela. Porém, quando aumento o ganho do drive, vem aquela interferência (microfonia) além do normal. Como eu não gostava muito dos captadores, resolvi troca-los por Malagoli Custom, e diminuiu muito esse ruído, mas não ficou 100% ainda. Quando eu aciono a distorção, a guitarra faz aquele zumbido, e mesmo cortando total o potenciometro VOLUME da guitarra, ainda continua o ruído, ele só para completamente quando zero o potenciometro de TONE, e isso é para os dois captadores. E quando a chave seletora está no meio (ambos caps), eu preciso zerar os dois TONE para cancelar o ruiído. Eu tenho mais duas guitarras, e ambas não emitem nenhum ruído quando zero o Pot VOLUME, mesmo com o ganho lá em cima. Então o problema com certeza é na Guitarra.

* obs importantes

- As soldas foram bem feitas por um amigo técnico em eletrônica, com material e soldador de qualidade.
- O fio de aterramento da guitarra que vai para a ponte está ok (ou seja, não é problema de aterramento). Eu já fiz todos os testes nesse aspecto e não reduziu em nada o ruído.

Por onde começar ???? Seria o POT de TONE ???????

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!