Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# out/08 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


MauricioGT
Precisa verificar se a cavidade dos controles está blindada, inclusive a tampa (ou escudo).
Precisa aterrar a blindagem, as carcaças dos pots e chave seletora, tudo em curto com o terra do jack, assim como alguma parte da ponte para aterramento das cordas.

aloha1802
Veterano
# out/08
· votar


Ao Seiji ou Bertola,
gostaria de saber se tem algum problema ou cuidado na hora de desmontar uma guitarra modelo stratocaster??
Digo isso pois estou no exterior, pensei em comprar uma guitarra e separar o corpo do braço para poder tranporta-la.
Grato
Ricardo

diego gr
Veterano
# out/08
· votar


Fabio Seiji ou Maurício Luiz Bertola ou quem mais souber hehehee
Alguém já teve a oportunidade de fazer uma comparação entre uma Les Paul e uma strato com dois humbuckers? Minha dúvida é: o som de uma strato com dois humbuckers se assemelha ao de uma Les Paul?
Outra dúvida: e quanto a stratos com ponte Tune-O-Matic e com as cordas passando pelo corpo (tipo a Schecter Omen 6 e Cort KX5), elas tem um sustain comparado ao de um lespa?
Valeu...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


aloha1802
Não há problema nenhum, basta retirar as cordas, desaparafusar o braço e acondicioná-los de forma correta.
diego gr
Não se assemelha não, dada a forma de construção e do tamanho da escala. Também não, dados os mesmos dados acima, mas isso é secundário.
Abç

diego gr
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado
Quanto à duvida do aloha1802, não precisa afrouxar o tensor pra parar de exercer força sobre o braço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


diego gr
Se não for por muito tempo, não precisa não.
Abç

mahdak
Veterano
# out/08
· votar


Caros amigos BERTOLA e SEIJI....
tenho uma guitarra semi-acustica com dois humbuckers e a chave seletora de tres posiçoes (tipo les paul), e mandei trocar os captadores dela... por alguns motivos, os unicos captadores que consegui para ela foram um par de Kent Armstrong modelo HPAO-1 PAF Alnico, que possuem 4 fios, e tem saida de 8,7k ohm como visto nesse link

ou os modelos M214k(Ceramic / D.C. =13K), m215k(Ceramic / D.C. =20k), ambos da kent armstrong também, e ambos com 3 fios. esses utimos sao indicados serem instalados de duas maneiras:

1. M214k(ponte) e M214k(braço)
2. M215lk(ponte) e M214k(braço)

porém, pelo meu estilo, decidí pela seguinte configuração:

M214k(Ponte) e HPAO-1(Braço).

PROBLEMA que meu luthier encontrou ao instalar eles:

quando ele ativa a configuração 2 na chave seletora dos captadores, ou seja, quando ele deixa os dois captadores ligados, o timbre da guitarra é exatamente o mesmo de quando ele ativa a configuração 3(apenas o captador do braço).

ele alegou que fez a ligação tradicional.... por isso eu queria pedir uma mão pra voces. tem explicação para isso? voces saberiam me dizer qual seria a ligação mais adequada para esses dois captadores, de modo que nao ocorra mais esse problema, e que tudo fique "normal".

um forte abraço!

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


mahdak
O nível de volume selecionando 1 de cada vez está parecido?
Se um deles se sobressair é normal que vc repare muito mais nesse quando ambos estiverem ligados juntos.
Mas só olhando mesmo pra saber.

mahdak
Veterano
# out/08
· votar


Olá Seiji, nao cheguei a tocar com a guitarra nessa comfiguração, mas segundo meu luthier, quando ele toca com o captador da ponte ou do braço tudo funciona normalmente, sem problemas, porém quando ele ativa os dois captadores juntos, o timbre e o volume sao exatamente os mesmos de quando ele ativa apenas o captador do braço....

pode ser os esquemas de ligação dos fios dos captadores? lembrando que o captador da ponte(m214k) possui 3 fios, e o captador do braço(HPAO-1) possui 4 fios.

voce teria um esquema de como faria a ligação?

abraços!

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


mahdak
Precisa dar uma batidinha nos polos para ver se os 2 estão ligados com a chave na posição do meio.
A ligação não tem segredo, entra o hot dos captadores nas extremidades da chave e o meio é saída (geralmente são 2 contatos juntos, precisa verificar se eles estão soldados entre si).
Se tiver vol e/ou tone independentes eles precisam estar ligados antes da chave, se for volume e/ou tone master, depois da chave (na saída) antes do jack.

Ant--
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, descobri a origem do ruído (vibraçãozinha) que vinha de algum lugar das profundezas da minha Les Paul, que eu comentei algumas páginas atrás.
Estou postando aqui para te ajudar a ajudar os outros que porventura possam ter problema parecido :)

O ruído era produzido pelos parafusinhos dos carrinhos na ponte tune-o-matic. Tem um araminho de aço que está lá para segurá-los (aliás, o modelo é idêntico ao dessa Epipoca, talvez seja até a mesma marca http://www.epiphone.com/Doctor/images/LockTight1.jpg) Então, esses intonation screws ficam vibrando e produzem o tal chocalhinho que incomoda quando se está tocando com a guitarra desplugada. Chega a confundir com trastejamento.

A solução foi simples: Regulei a guitarra, ação, oitavas, bem reguladinha.. depois afrouxei as cordas, retirei a ponte tune-o-matic cuidadosamente e, usando um palito de dentes, coloquei um pinguinho de esmalte transparente para unhas (que minha esposa chama de base) em cada junção do parafusinho com o carrinho. O esmalte fica totalmente invisível, e pelo que conheço da base, que é nitrocelulose, não oferecerá restistência caso eu precise reajustar as oitavas mais pra frente. Vai se quebrar facilmente ao girar o parafusinho, daí é só aplicar mais um pingo.

Bingo! Meus problemas acabaram :)

Abc

Ant

Ant--
Veterano
# out/08
· votar


mahdak

Uma das coisas que eu temo é usar captador de Cerâmica junto com Alnico. Principalmente ambos sendo fortes.
Mas é só pelo que já li/ouvi. Até hoje nunca fiz tal experiência.

Ant

DaviTech
Veterano
# out/08
· votar


Comprei uma guitarra nova, porem estava a muito tempo na vitrine, uns 2 anos... Queria saber se é normal essa guitarra, com 2 meses de uso, começar a aparecer pequenas (e muitas) fissuras no fretboard, o que poderia causar isso? usar cordas oxidadas devido ao uso pode agravar? o q eu deveria fazer pra conservar?
A guitarra eh uma Ibanez RG350DX

obrigado.

MauricioGT
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji Ou
Mauricio Luiz Bertola

Kra , achei uma coisa estranha... comprei uma ponte tune-o-matic da gotoh na playtech, porem ela não veio com essas duas pecinhas como mostra na foto abaixo...
http://img396.imageshack.us/img396/3131/pontebgotohge104bqe4.jpg

Isso veio faltando ou tem que ser comprado separado mesmo?

Abç

mahdak
Veterano
# out/08
· votar


Caros amigos BERTOLA e SEIJI, mais duas duvidas...

1. O que faz algumas guitarras ter um coeficente de vibração das cordas maior do que de outras guitarras(supondo que as guitarras são do mesmo modelo)?

ex: tenho duas strato. uma tagima strato T-735 e uma Fender Deluxe Player strato, ambas reguladas com a ação na mesma altura, e para cordas 0.09.

vamos supor que eu toque na sexta corda da Fender com força X, e toque na sexta corda da tagima com a mesma força X que toquei na fender.

Geralmente o resultado visual que tenho é que na fender, o espaço de deslocamento(coeficiente) da corda é bem maior do que o espaço que se desloca a corda da tagima, fazendo com que a corda da fender trasteje (geralmente da décima terceira casa em diante).

Isso faz com que eu tenha que aumentar a ação da fender alguns poucos milímetros para que a mesma não trasteje mais, o que causa um efeito negativo na minha tocabilidade.

a fender nao está empenada, seus trastes foram retificados por luthier, ou seja, teoricamente ela está regulada, porém, nao está regulada deacordo com o que eu preciso, que seria ação pouca coisa mais baixa.

2. Sei que voces irão me recomendar leva-la a um luthier com bastante experiência, afinal é uma guitarra de R$ 4.000,00 porém eu gostaria muito de saber da vossa expeciência, e de posse das informações acima... o que voces podem presumir, ou recomendar que seja feito nela para que eu consiga diminuir esse coeficiênte de vibração das cordas mais grossas, e consequentemente faze-la parar de trastejar?

um forte abraço!

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


Fala Bertola

Vi em um outro tópico você falando sobre a shecter omen 6, to pensando em comprar uma guitarra pra tirar uns sons mais funkeados e limpps. Acha esse schecter uma boa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Ant--
Legal cara, boa contribuição.
mahdak
Cara, eu nunca ouví falar desse conceito: "Coeficiente de vibração", vivendo e aprendendo...
Bem, a sua Fender deve ter um radiano de escala menor que o da Tagima, nesse caso, quanto menor o radiano, maior é a tendência da guitarra precisar de uma ação mais alta. Vc deve regular a altura dos carrinhos acompanhando o radiano, e, é claro, as bordões ficam sempre mais altas que as primas.
Lucas_fms
Para, para a "onda" Funk, nada melhor que as posições intermediárias (2 e 4) de uma strato com single-coils de qualidade. Porém, qualquer guitarra pode ser usada para qualquer estilo, pois quem vai tocar é vc.
Abç

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pois é!

To namorando uma american standard. Dependendendo da generosidade do old man eu até consigo! Mas tenho muita coisa pra comprar

E se splitar os caps da Schecter?

Tava atrás de uma guitarra com um clean bom.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Lucas_fms
Cara, até hoje não ouví um captador "splitado" que tenha o som de um verdadeiro e bom single-coil.
Porque vc não pega uma Fender MIM, de preferência se achar alguma da série comemorativa de 60 anos! Algumas são tão boas ou melhores que as MIUSA.
Abç

Lucas_fms
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu vou comprar nos EUA. Tava vendo umas stratos aqui que estão dentro da minha faixa de grana. Acho que vou conseguir mil dólares. Mas tenho que comprar dois mics, então deve sobrar uns 700.

Você conhece essa classic series?

http://guitars.musiciansfriend.com/product/Fender-50s-Stratocaster-Ele ctric-Guitar?sku=510136

Edge of Kamelot
Veterano
# out/08
· votar


como faço pra travar uma ponte com floyd rose???

SauloMoreira
Veterano
# out/08
· votar


Quem puder ajudar:

Toquei em uma Epiphone Les Paul igual à que eu tenho, com cordas tb 0.10 e as cordas da guit do cara pareciam estar bem menos tensionadas... os bends saíam beem mais fáceis. O que poder ser?

Regulei a minha há algum tempo mas nunca ficou daquele jeito. Será que pode ser o nut? Quem puder me dar uma luz, vlws... =)

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


MauricioGT
Dependendo do modelo da ponte vem ou não essas buchinhas.

DaviTech
Só olhando mesmo para saber o que são essas "fissuras", mas não é comum.
Tem fotos?

mahdak
Deve ser exatamente o problema que o Bertola citou aí acima, mas outra coisa que vc precisa saber é que uma guitarra pode vibrar com mais força que outra, consequentemente a corda também vai vibrar com mais força também.

OTAVIO HANSEN
Dá pra travar com bloquinho de madeira ou usar um tremol-no.

Fábio Seiji
Luthier
# out/08
· votar


SauloMoreira
Pode ser a marca do encordoamento, mas geralmente a regulagem faz a diferença.

Kamus23
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mauricio, gostaria de saber se você já teve a oportunidade de analisar as Violas Caipiras da marca Rozini e Giannini?

Se teve, gostaria de saber o que você me diz sobre elas, eu sei que são varios modelos e tudo, mas cada marca deve ter um pro e contra.

Gostaria de saber pois queria comprar uma, e como moro no Sul, é muito, mais muito dificil encontrar uma para testar.

Abraços

SauloMoreira
Veterano
# out/08
· votar


Fábio Seiji
Eu to usando GHS, acho a mais confortável que eu já usei.... acho que tem a ver com outra coisa..... :/

MauricioGT
Veterano
# out/08 · Editado por: MauricioGT
· votar


Mauricio Luis Bertola
Fábio Seiji
Dependendo do modelo da ponte vem ou não essas buchinhas.

Então fica dificil..... Se não vier, onde eu posso conseguir comprar isso?

http://img396.imageshack.us/img396/3131/pontebgotohge104bqe4.jpg


Abç

gucrispim
Veterano
# out/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, soh pra tirar uma dúvida quanto a comprar pela GuitarFetish, quanto tempo leva (em média) para a operadora de cartão de crédito autorizar e eu receber um email da GFS confirmando o pagamento? Te pergunto isso pq sei q vc compra bastante pelo site!
abç!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


gucrispim
Isso é rapidíssimo, o que não é é o envio, que pode demorar 1 mês.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/08
· votar


Lucas_fms
Sim, são boas reedições. O braço "V" é menos "gordo" que os tipo "C" e "D", e o radiano, salvo engano, é 7,25pol.
Kamus23
Nunca testei esses instrumentos.
SauloMoreira
Levante a altura do cordal, e re-regule o instrumento.
MauricioGT
Eu nunca ví vendendo separado aqui no RJ.
Abçs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao BERTOLA e SEIJI (Lutheria e Equipamentos) II - A missão!