Guitarra para canhoto. Comprar ou não?

Autor Mensagem
hughet
Veterano
# out/07
· votar


Eu acho que pra inverter as cordas tem que tirar os caps e inverter também né? tipo, pra tal parte do cap continuar com as cordas graves...
Eu compraria uma pra canhoto porque não iria ficar com uma guitarra invertida e também não gostaria de lerdar tentando aprender como destro.
Mas se você quiser comprar invertida, acho que é só mudar os caps e as cordas né?

sugesto
Veterano
# out/07
· votar


hughet
cara, isso é um tanto polemico.
já ouvi luthiers dizendo que precisa, outros dizendo que não.
eu tenho duas guitas, uma destra invertida
e uma canhota

a destra não teve os captadores invertidos... nunca aconteceu nenhum problema nesse sentido, de som, timbre... apesar do timbre dela ser uma merda (lyon)

a canhota teve seus captadores trocados, e os captadores foram tirados de uma guita destra, sem que fossem invertidos
e o som dela é... bom demais
se tem que inverter mesmo, eu nunca senti necessidade disso!

RaphaBR87
Membro Novato
# 07/out/22 13:10
· votar


Eu sou destro e toco com a esquerda. Acabei de comprar uma PHX de canhoto. Vou relatar minha experiência assim que tiver "subido de nível" um pouco.

Drinho
Veterano
# 07/out/22 14:07
· votar


Eu sou destro e toco com a esquerda.

Oi?

renatocaster
Moderador
# 07/out/22 14:39
· votar


Eu sou destro e toco com a esquerda.

Lembro de um caso parecido com esse, de um camarada meu. Ele é destro, sempre tocou como destro, mas teve um problema de articluação (não lembro exatamente agora se era mão, ou pulso) que atrapalhava a performance dele.

A solução que ele encontrou foi passar a tocar como canhoto, usando instrumento de canhoto. Curiosamente ele passou a tocar melhor como canhoto do que antes como destro.

ejames
Membro Novato
# 07/out/22 18:39
· votar


RaphaBR87
Eu sou destro e toco com a esquerda.

Tá aí um cara que deve estar com a vida ganha, sem preocupações, sem conta pra pagar. Tá até arrumando motivo para ter dor de cabeça!

Brincadeiras a parte, relate sim. Fale do instrumento também, ainda não tive a oportunidade de tocar em uma, mas já vi algumas dessas PHX de loja e me pareceram bem legais.

Grimc
Veterano
# 14/out/22 11:15 · Editado por: Grimc
· votar


renatocaster

A solução que ele encontrou foi passar a tocar como canhoto, usando instrumento de canhoto. Curiosamente ele passou a tocar melhor como canhoto do que antes como destro.


Deve ter alguma vantagem em aprender "do jeito invertido", porque tem muito caso de canhoto que toca como destro e tem um nível técnico absurdo (como é o caso do Kiko Loureiro). Talvez, por usar a mão com a qual tem maior destreza pra digitação, que é uma parada mais complexa (usa 4 dedos em ordens "aleatórias") em vez de palhetada que é mecanicamente mais simples (a não ser que comece a meter palhetada híbrida e dedilhado no rolê).

anderson_gesteira
Membro Novato
# 14/out/22 11:22
· votar


Um dos meus professores é canhoto e ele toca o instrumento de canhoto e o instrumento de destro, apenas tocando ele invertido. Ele no caso que acaba sempre usando o seu instrumento sem ter que emprestar pra alguém, e numa roda de amigos da pra pegar um instrumento emprestado. Mas nem me imagino tentando tocar um violão de canhoto tocando ele como o instrumento normal sem inverter as cordas

foca2
Membro Novato
# 15/out/22 12:14
· votar


RaphaBR87
Eu sou destro e toco com a esquerda. Acabei de comprar uma PHX de canhoto. Vou relatar minha experiência assim que tiver "subido de nível" um pouco.

Também estou interessado pra saber o resultado da experiência.

Eu conheço vários canhotos que tocam como destro a anos (sem contar vários famosos por ai, tipo o Kiko), e isso nunca foi obstáculo pra eles tocarem bem. Inclusive em vários outros instrumentos isso nem existe.

Gente que inverteu a direção é raro. Tem o Michael Angelo Batio. E tem também essas duas irmãs que tocam super bem no RockBand e agora estão tocando com guitarra canhota como parte de um "desafio": https://www.youtube.com/watch?v=QFt6VY8MUtI

RaphaBR87
Membro Novato
# 17/out/22 15:21 · Editado por: RaphaBR87
· votar


Oi?

Nossa, não tinha a intenção de ser polêmico, rsrs...

Meu tio é músico profissional. Tentei aprender com ele lá quando eu tinha uns 10 anos, mas os dedos não colaboravam. Aí eu virei o violão ao contrário e ele disse, "assim é pra quem é canhoto". Mas pra mim pareceu tão natural, mesmo eu sendo destro, rsrs. Decidi que ia tocar daquele jeito mesmo.

Desde os 12 anos eu toco canhoto sem inverter, como o Edgard Scandurra faz. Mas aí eu não sei fazer solos muito bem.

Então eu tenho um violão eletroacústico da Eagle que comprei há uns anos.De canhoto, mas com as cordas para destro. Sempre me diverti com ele e também toco nos instrumentos de outras pessoas (destras).

Agora resolvi comprar não uma, mas duas guitarras próprias para canhoto. Uma Brekler com 3 single coils verde, e uma PHX com 2 singles e um humbucker. Para tocar solos e riffs respectivamente.

Estou meio que reaprendendo o beabá, pretendo adquirir técnica e quem sabe tocar numa banda nem que seja só por hobby.

RaphaBR87
Membro Novato
# 17/out/22 15:23
· votar


Quanto à PHX... bem, faz poucos dias que estou com ela, não há muito o que dizer ainda. Mas posso adiantar que é uma qualidade surpreendentemente boa considerando que eu paguei umas mil pratas por ela (pra uma guitarra de canhoto tá barato). Tarraxas, knobs, captadores, tudo impecavelmente bem cuidado.

Comprei pelo Mercado Livre e veio cuidadosamente embalada, desde SC até aqui no RJ, tudo numa boa.

renatocaster
Moderador
# 17/out/22 18:36
· votar


Grimc

Deve ter alguma vantagem em aprender "do jeito invertido", porque tem muito caso de canhoto que toca como destro e tem um nível técnico absurdo (como é o caso do Kiko Loureiro). Talvez, por usar a mão com a qual tem maior destreza pra digitação, que é uma parada mais complexa (usa 4 dedos em ordens "aleatórias") em vez de palhetada que é mecanicamente mais simples (a não ser que comece a meter palhetada híbrida e dedilhado no rolê).

Faz sentido essa observação, mas também não deve ser uma adaptação muito fácil. O cérebro deve bugar direto no começo, hahahaha. Tem que ter muita disciplina e treino para conseguir reverter essa situação, ainda mais se vc já atingiu um certo nível de tocabilidade como destro.

Eu sou canhoto e toco como tal, e nunca tentei inverter. E acho que a essa altura do campeonato nem tentarei mais, rsrsrsrs.

Grimc
Veterano
# 17/out/22 22:58
· votar


renatocaster
Eu sou canhoto e toco como tal, e nunca tentei inverter.

Eu também sou canhoto raiz, comecei com uma strato destra invertida, era o oposto de ergonômica, tive que trocar o jack dela umas 3 vezes, estraguei inumeros cabos... Eventualmente eu obviamente migrei pra instrumentos canhotos e tou tranquilo, não é a coisa mais fácil do mundo de achar e você pode escolher qualquer cor desde que seja preta pra 90% dos que encontra, mas é a vida haha

warto
Membro Novato
# 17/out/22 23:21 · Editado por: warto
· votar


Olá pessoal,

Tudo joia?
Desculpem-me a ignorância, e entrar no tópico, mas venho a aprender com os colegas do fórum e com suas experiências.
Sou tecladista, e toco o instrumento há quase 30 anos (29 anos para ser exato), tendo começado com aulas de piano aos 7 anos.
Faço essa introdução, pois no quesito prática de teclado / piano, não há uma distinção entre canhotos e destros, visto que para a prática e execução de músicas no teclado e piano, ambas mãos possuem igual importância e uma complementa a outra, independente da execução ser música erudita, popular, ou arranjos mais customizados.
Também pela experiência com a música através do teclado, acabei aprendendo violão (lógico que não tenho a mesma habilidade, experiencia em comparação com o teclado), e na minha concepção ambas as mãos tem grande importância, enquanto uma se preocupa na digitação, seja para acordes e harmonia, seja melodia (com ou sem baixos, com ou sem base harmônica finger style) e a outra se preocupa com a execução de batidas, dedilhados, palhetadas (alternada, hibrida, down picking e outros) e que dependendo da execução, pode ter um alto nível de complexidade e/ou velocidade.
Daí venho com essa dúvida, lógico que não é uma regra, temos alguns exemplos como Kiko sendo canhoto tocando como destro, mas realmente faz diferença essa preocupação, visto que ambas as mãos são utilizadas para a prática de violão / guitarra?
Lógico que cada instrumento é único, e tem sua postura, metodologia, experiência de prática, mas tenho essa dúvida e também curiosidade a respeito.

Valeu pessoal.

ejames
Membro Novato
# 18/out/22 00:43
· votar


warto

É uma boa questão! Eu, como destro que toca em instrumento "para destro" pessoalmente nunca tive a experiência de aprender a tocar invertido, mas a minha concepção (e não boto isso como regra, pois cada um tem uma experiência única durante o aprendizado) é de que isso não é tão relevante. Ao aprender violão, guitarra ou outros instrumentos de corda semelhantes, as duas mãos aprendem coisas totalmente novas e a trabalhar em conjunto. O cérebro cria novas sinapses, dificuldades intrínsecas desse processo afetam todos. Sou da opinião de que, independente de destro ou canhoto, caso não haja algum impedimento físico que torne importante o uso de um instrumento invertido, que aprenda num instrumento "para destro". Torna na prática a vida muito mais fácil em quesitos desde opções de compra até a situação de roda de violão, pegar instrumentos emprestados, etc.

Em assunto semelhante, eu me incomodo muito com como o termo "talento" é utilizado. Tem gente que de cara começa muito bem e depois empaca, tem gente que começa mal e com insistência desbloqueia o caminho até o domínio do instrumento. Não tem como definir regra.

Sua questão é bem legal: afinal, se não existe piano para canhoto, por qual motivo deveria existir guitarra, violão, bateria e etc?

makumbator
Moderador
# 18/out/22 09:25
· votar


ejames

Na família do violino (violino, viola, violoncelo e contrabaixo) também não há versões de canhoto para os instrumentos. Já tive aluno canhoto de contrabaixo acústico e nunca foi problema (e eles não invertiam as cordas, pois isso demandaria alterações de cavalete, estandarte, nut e alma).

Um amigo pediu minha sugestão de um baixo elétrico para o filho canhoto iniciante, pois não conseguia encontrar nenhum. Eu sugeri um baixo no modelo do que o McCarney usava nos Beatles, pois o desenho simétrico do corpo facilita inverter se necessário, e ainda dá para desfazer a inversão de cordas e revender o baixo para destros.

renatocaster
Moderador
# 18/out/22 10:54
· votar


Grimc

Eu também sou canhoto raiz, comecei com uma strato destra invertida, era o oposto de ergonômica, tive que trocar o jack dela umas 3 vezes, estraguei inumeros cabos... Eventualmente eu obviamente migrei pra instrumentos canhotos e tou tranquilo, não é a coisa mais fácil do mundo de achar e você pode escolher qualquer cor desde que seja preta pra 90% dos que encontra, mas é a vida haha

Quando comecei a tocar ali pelo final dos anos 90, era quase impossível achar um instrumento para canhoto. Então eu tbm comecei com uma stratinha de destro mesmo, tocando invertido. Mas isso desanimava demais, essa questão da ergonomia e tals. Tudo que eu tocava tbm saia muito sujo, era bem frustrante.

Só em 2002 que eu consegui comprar minha primeira guitarra LH, que foi uma Tagima strato. Com o passar dos anos a oferta de guitarras LH no mercado foi aumentando consideravelmente, e eu consegui diversificar um pouco mais entre os modelos.

Mas é aquilo, vc fica refém de ter que andar com o seu instrumento pra cima e pra baixo, pq se rolar uma gig assim de sopetão só vai ter guitarra de destro disponível e vc fatalmente vai conseguir dar uma canja, hahaha.

HortaRates
Membro
# 18/out/22 18:15 · Editado por: HortaRates
· votar


Eu sou canhoto e toco como destro. Aprendi no violão do meu pai que é destro, e não acho que fez muita diferença não. Aprender a tocar um instrumento é algo tão alien, e as duas mãos são tão importantes, que eu nunca vi sentido em inverter.
Mais pra frente aprendi a tocar bateria, também como destro. Na bateria acho que importa menos ainda porque qualquer batera que se preze toca tudo com os 4 membros.

Pra mim, aprender a tocar como destro foi a melhor decisão que já tomei. É muito difícil o acesso a instrumentos de canhoto, e eu sempre gostei de ter e experimentar várias guitarras diferentes. Já devo ter tido mais de 20 ao longo dos anos, e com certeza não conseguiria fazer isso com modelos canhotos.

renatocaster
Moderador
# 21/out/22 09:16
· votar


HortaRates

Aprender a tocar um instrumento é algo tão alien, e as duas mãos são tão importantes, que eu nunca vi sentido em inverter.

Quando eu peguei uma guitarra pela primeira vez na vida (era um modelo de destro), eu automaticamente inverti o lado na hora de segurar. Ali eu já percebi que seria um caminho sem volta.

HortaRates
Membro
# 21/out/22 14:11
· votar


renatocaster
Nesse caso é foda mesmo. Eu desde sempre peguei do jeito destro, talvez por sempre ver meu pai segurando assim.

Mas de qualquer forma, quando aprendemos a tocar temos que "desaprender" muita coisa que a priori parece natural pra evitar desenvolver vícios que atrapalhariam a evolução técnica.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra para canhoto. Comprar ou não?