Guitarra para canhoto. Comprar ou não?

Autor Mensagem
Amedoin
Veterano
# out/07


Ae galera! Primeiramente queria agradecer a todos desse fórum, que realmente estão me ajudando muito a escolher a minha guitarra :)

Então...o fato é o seguinte...eu sou canhoto! =O

Andei sabendo que guitarras para canhoto saem mais caro, então lá vem a seguinte dúvida...é aconselhável eu comprar uma guitarra para canhoto? Ou então eu posso somente trocar as cordas, para que fiquem como uma canhota? Alguns me sugerem trocar, outros comprar...estou em dúvida :D

Lembrando que eu não sou nenhum Jimi Hendrix da vida...então gostaria de saber se trocando as cordas tudo, mas tudo, vai ficar normal! Tanto no som quanto no meu aprendizado. E outra, quanto será que custa pra trocar as cordas? Ou eu mesmo faço isso?


Vlws ae!

Saitu
Veterano
# out/07 · Editado por: Saitu
· votar


Bom, eu sinto uma diferença gigantesca entre uma guitarra de destro com cordas trocadas de lugar, pra uma guitarra feita pra canhoto, acho que uma guitarra feita pra canhoto com uma "tocabilidade" mto maior xD, mas tente tocar dos dois modos e escolha


edit: na maioria das guitarras pra destro, invertidas, vc vai ter problemas em alcançar todas as cordas e em algumas, vc vai sentir a guitarra caindo pro lado do head, sem contar os botões de volume e tons, que atrapalham mto o apoio da mão

meu voto vai pra vc comprar uma guitarra feita pra canhoto mesmo

abraços

Jani Kristian Liimatainen
Veterano
# out/07
· votar


Amedoin
Cara se eu fosse você eu compraria uma guitarra para canhoto, independente do preço. Sobre as cordas não sei te dizer ao certo, mas acho que manda alguem fazer isso, pois elas vão estar em outra ordem e isso pode dar algum problema. ( eu acho )

Minow
Veterano
# out/07
· votar


Amedoin
Você já toca alguma coisa ou nada?

Amedoin
Veterano
# out/07
· votar


Eu to fazendo aula de guitarra...ainda to bem no comecinho :)

Minow
Veterano
# out/07 · Editado por: Minow
· votar


Amedoin
É que um amigo meu (baixista) é canhoto e por falta de um baixo pra canhoto ele aprendeu a tocar como destro mesmo, e toca muito bem.
Acho que deve ser um saco não poder tocar uma guitarra que não é a sua, poder experimentar guitarras a vontade, pegar emprestada no caso de estourar uma corda no meio do show, esse tipo de coisa.
Inclusive eu, quando era bem molequinho e brincava de tocar air guitar, tocava como canhoto. Sou todo errado, algumas coisas faço como destro, outras como canhoto, mas quando fui aprender a tocar aprendi como destro por ser o 'convencional', e por escrever com a mão direita. Mas acho que isso é pura questão de treino, se você treinar como destro vai tocar igual.

MANFREDINI
Veterano
# out/07
· votar


cara, se você gosta de Les Paul ou Telecaster, compra uma pra canhoto, se prefere uma Strato ou uma SG, inverte as cordas

Amedoin
Veterano
# out/07
· votar


Cara, mas eu sinto que eu no futuro vou ter algum problema caso eu tente tocar como destro. Não sei...não levo jeito pra nada com a mão direita. Tem gente que tem até uma facilidade, mas eu sou meio travado com ela =P

Cysio
Veterano
# out/07
· votar


se prefere uma Strato ou uma SG, inverte as cordas


Strato invertida é feia demais o_o ! *Minha opinião*
SG fica a mesma merda quase

MANFREDINI
Veterano
# out/07 · Editado por: MANFREDINI
· votar


Strato invertida é feia demais o_o ! *Minha opinião*
SG fica a mesma merda quase


Jimi Hendrix e Tony Iommi, acho legal guitarras invertidas

edit: erro meu, Tony Iommi usava guitarra pra canhoto mesmo, não era com corda invertida não, mas é legal, acho que guitarra c/ corda invertida deve ser meio desconfortavel mesmo, ams sei lá, eu usaria uma SG invertida de boa

GTCatalani
Veterano
# out/07
· votar


reza que talvez sua cordenacaum melhora
XD

Soulface
Veterano
# out/07
· votar


Amedoin
Eu to fazendo aula de guitarra...ainda to bem no comecinho :)
Nesse caso, oq eu aconselharia mesmo é vc se sacrificar um pouco e tentar aprender a tocar como destro.
Vc vai economizar um bom bocado.
Um exemplo de guitarrista canhoto q toca como destro é o Kiko Loureiro. E toca MUITO, por sinal.
Agora, se preferir ficar assim mesmo, é melhor comprar uma pra canhoto mesmo.
As guitarras são desenhadas e modeladas de uma forma q se tenha equilíbrio na distribuição de peso (há exceções) pelo seu formato. Assim como o acesso aos seus componentes.
Até dá pra virar a guitarra e trocar as cordas. Mas vc perde esse equilíbrio, e muita praticidade.
Vc pode tb nem trocar as cordas... Vide Edgar Scandurra! hehehehehe

edilsonaragaojr
Veterano
# out/07
· votar


Amedoin
cara, sou canhoto e toco como canhoto, sei o quanto sofro pra trocar de guitarra, o q eu te digo eh, toke como destro, sério, vc vai me agradecer por esse conselho no futuro...quem dera eu tivesse aprendido como destro...além de ser mais difícil achar guitarra pra canhoto (tou esperando há 3 meses), elas saem mais caras...AprEnda como destro!

Amedoin
Veterano
# out/07
· votar


É...já que to no começo vou ver se toco como destro mesmo. Vou ver se "acostumo" :)

Vlws a todos, novamente! =D

edilsonaragaojr
Veterano
# out/07
· votar


Amedoin
acostuma sim cara...tem grilo não (no começo).

Rottava
Veterano
# out/07
· votar


Amendoin, passei pela mesma situação um ano atrás. Também sou canhoto. Ou seja, a mão direita só para trocar marcha do carro mesmo, para dar equilíbrio no corpo. (-:

Mas devido ãs dificuldades listadas pelos colegas, decidi aprender a tocar como destro. Claro que isto só foi possível porque eu não tocava instrumento de corda. No começo é meio frustrante, sequer acertava a mão nas cordas, mas com perserverança tu consegues.

Vai que tu consegues!

Amedoin
Veterano
# out/07
· votar


Já estou começando a me animar. Amanhã tenho aula de guitarra, então eu testo e venho aqui dizer se eu consegui ou não =P

B r u t u S
Veterano
# out/07
· votar


Amedoin

ae vei, sou canhoto tb e como sou autodidata aprendi a tocar como canhoto msm e uso soh guitarras pra canhoto. mas como vc ta recem-comecando a tocar e ta fazendo aulas, eu ORDENO q vc aprenda como destro hehehehe.

eh serio, as facilidades em c adquirir instrumentos de qualidade, testar equipamentos ou fazer akela jam num churras com akele violão todo engordurado justificam.

eh soh uma questao de dedicacao e costume, e exija do seu professor isso. pq dependendo do "orelha-seca" q esta te dando aulas, eh capaz de bater a impaciencia e dizer pra vc tocar como canhoto msm.

vlw!!

effenberg
Veterano
# out/07
· votar


Amedoin

Poh cara, to me metendo em todos teus tópicos hehe

Seguinte, sou canhoto também, e já passei pela mesma dúvida.

Sobre a guitarra de canhoto: não é tão mais caro assim, geralmente uns 15% a mais, quando muito. E se tu for tocar como canhoto, vale a pena, porque é um porre tocar com as cordas invertidas, o cara fica mexendo nos controles de volume e tom, é horrivel de fazer palm, fora as casas lá de baixo que as vezes ficam inacessíveis.

Sobre tocar como destro: eu já fiz isso, e o que eu posso dizer é que como canhoto eu me sinto melhor, quando vou pegar a guitarra já puxo logo como canhoto, e por isso que eu decidi tocar assim. E como canhoto a minha digitação é muuuuuuuuuito melhor.

Mas como um cara ali em cima disse, o Kiko por exemplo toca pra caralho e toca como destro, mesmo sendo canhoto. Na moral acho que qualquer um consegue tocar com os dois lados, eu por exemplo faço acorde muito melhor com a direita, então tu pode tentar tocar como destro também.

Como um outro cara falou, a vantagem de ser destro é que o cara tem muito mais equipo disponível (tem marca que só tem uma guitarra canhota entre as 100 que fabrica), é mais facil de pedir equipo emprestado e etc. Eu só não paro de tocar como canhoto e toco como destro porque, como disse anteriormente, me sinto muito desconfortável.

Mas vale tentar =)

Ch4p0L1N
Veterano
# out/07
· votar


Guitarra para canhoto. Comprar ou não?
só se vc for canhoto

Drifter
Veterano
# out/07
· votar


MANFREDINI
cara, se você gosta de Les Paul ou Telecaster, compra uma pra canhoto, se prefere uma Strato ou uma SG, inverte as cordas

É isso ai. Les paul e Tele ficam totalmente inviavel a inversão, já a Strato e a SG não ficam aquele absurdo.

the cat in the hat
Veterano
# out/07
· votar


cara eu tinha um amigu canhoto quando eu tinha la meus 16 anos e era um saco por que quando eu ia na casa dele e esquecia de levar minha guitarra soh tinha as guitarras dele pra tocar e eram todas pra canhoto!eu fikava tentandu tocar invertido e era mt foda rsrsrsrs

mas aew cara compra uma strato e muda os captadores depois se vc kizer um som mais pesado!

Bolo de laranja
Veterano
# out/07
· votar


uma ajudinha,se não tiver grana pra pegar uma de canhoto compre uma de destro e inverta as cordas,dá no mesmo.

t_uriel
Veterano
# out/07
· votar


Então cara... eu sou canhoto.
Pra te falar a verdade quando comecei a tocar nem sabia dessa "diferença" pra canhoto e destro. Isso já tem uns bons anos.

Na época comecei com uma guitarra de destro mesmo e cara me acostumei na boa viu. Tocar a guitarra propriamente é sobretudo um exercício mecânico. Tudo que é mecânico é conseguido com treino e mantido com treino.

Eu acho q vale muito a pena tocar como destro mesmo. Não achei q foi mais difícil nem nada, mesmo pq não sabia nada mesmo hehehe.

Fora que ao longo da sua vida de guitarrista, as coisas serão mais fáceis tocando como destro. Como falaram aí, qdo vc for pegar outra guitarra ou um violão vai ser mais fácil. Qdo vc quiser uma guitarra X, vai ser mais fácil de achar (tem alguns modelos q nem existem pra canhoto), e por aí vai.

Na boa... esquece esse papo de "compra de destro e inverte" ou afins. Se vc tá no comecinho mesmo, considere tocar uma de destro normal. Não sou o único canhoto q toca assim e os outros q conheço tbm não tem problemas com isso, e fazem exatamente o mesmo. ;)

Boa sorte.
[]s

Amedoin
Veterano
# out/07
· votar


Porcaria, meu professor suspendeu a aula, já que ele está internado =P

Virose ou algo do tipo....e agora? Só semana que vem =((((


Ah, e vlws ae pelos conselhos...realmente esse fórum é show.

Deji
Veterano
# out/07
· votar


Amedoin
Cara, mas eu sinto que eu no futuro vou ter algum problema caso eu tente tocar como destro. Não sei...não levo jeito pra nada com a mão direita. Tem gente que tem até uma facilidade, mas eu sou meio travado com ela =P


toque como destro, tocar guitarra requer habilidade das duas maos, noa tem nada a ver iso

pacificpoker
Veterano
# out/07
· votar


é o que effenberg disse, eu fiz uns 323 topicos sobre isso quando eu tava começando, o soulface n aguentava mais ouvir eu falar sobre isso, mas eu decidi como canhoto, pq ai sei lá, quando eu tivesse com alguma dificuldade como destro eu ia achar que seria culpa de estar tocando assim, já como canhoto n tem essa disculpa, o foda é achar guitarra propria de canhoto e depois vender, o preço n muda tanto assim, eu peguei uma uma guitarra de destro e inverti as cordas que tem o acesso das casas igual tanto como destro quanto canhoto. compre uma guitarra de canhoto ou compre uma SG ou firebird ou stroto de destro e inverta as cordas

Amedoin
Veterano
# out/07 · Editado por: Amedoin
· votar


Desculpe postar novamente no tópico, mas....gente, eu testei tocar como destro, e como estou bem no comecinho, foi ótimo! Já peguei quase o jeito, e recomendo também quem ta começando tocar como destro, já que aprende fácil!

Agora é só esperar o churrasgode (Churrasco com Pagode) e puxar o violão! =D

B r u t u S
Veterano
# out/07
· votar


mas como vc ta recem-comecando a tocar e ta fazendo aulas, eu ORDENO q vc aprenda como destro hehehehe.


Amedoin

hoaiaoehaoi.... mete bronca mano.... pega o violão e puxa a intro classica da smoke on the water hehaeoaih.

sugesto
Veterano
# out/07
· votar


sou canhoto tb
e recomendo aprender como destro
vida de destro é tãoooo mais fácil...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra para canhoto. Comprar ou não?