guitarra para canhoto inversão do carrinho da ponte?

    Autor Mensagem
    pacificpoker
    Veterano
    # abr/07


    e ae... então...tenho uma guitarra de destro e uso pra canhoto,invertendo as cordas... aqui msm no forum falaram que eu deveria inverter o carrinho da ponte e tbm aquele negocio do headstock onde as cordas ficam apoiadas...mas eu tava vendo que uma ponta do carrinho da ponte é mais perto do captador do que outra... ou seja:

    ======== [] [] /

    assim que a guitarra fica pra canhoto...


    ou seja, se eu inverter os carrinho da ponte precisaria furar de novo... n é tão drastico como ta no desenho... mas é uma parte mais parte... da outra... o que eu preciso fazer pra guitarra poder utilizar todo seu potencial? e n prejudicar o timbre da guitarra por ela ser utilizada como canhota?

    outra coisa...acho que o timbre do meu captador da ponte ta muito medio...(meu professor que disse ) .. o que q eu preciso fazer pra tem um timbre melhor... lembrando que a guitarra é de destro... acho que é bor causa da posiçao do captador... o que eu preciso fazer

    PS: não tenho dinheiro pra ir em um luthier

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    pacificpoker
    Não obrigatório vc ter q trocar os saddles não cara... Tudo depende da regulagem da sua guitarra.
    Eu só não entendi direito esse desenho q vc fez aí. Tem como postar fotos?
    A guitarra ficando afinada e com as oitavas ajustadas, nõa tem problema nenhum. (se for pelo q eu entendi).

    e tbm aquele negocio do headstock onde as cordas ficam apoiadas...
    Q negócio vc está se referindo???
    Se for oq eu estou pensando, vc não pode tirar do lugar não.
    OQ seria um timbre melhor???
    Vc está achando ruim só pq o seu professor falou ou vc está sentindo falta de algo mais mesmo?
    Timbre melhor não existe. OQ existe são timbres e gostos diferentes.
    Antes de mais nada, vc precisa saber oq vc procura.

    lembrando que a guitarra é de destro... acho que é bor causa da posiçao do captador...
    Isso já não tem nada a ver.

    pacificpoker
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: pacificpoker
    · votar


    lembrando que a guitarra é de destro... acho que é por causa da posiçao do captador...
    o que eu to tentando falar com isso é que as vezes, se eu aproximasse mais uma partedo captador das cordas agudas poderia melhorar alguma coisa...

    em relaçao ao desenho o que eu quero dizer é que muitos falam que tem que inverter o carrino da ponte...mas pelo menos na minha guitarra... ( n sei se é assim em outras ) ele n é reto... ou seja... ele é assim... / , n tão torto.... mas é assim... uma parte esta mais proxima do captador do que outro...

    e em relaçao ao timbre... eu sou iniciante... e meu professor ja tem experiencia, o que ele me fala eu tenho que relevar... tenho uma firebird... pra quem conhece essa guitarra... é uma caracteristica dela ter muitos medios? ou é problema de regulagem, etc?

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    pacificpoker
    OK... sua guitarra é como essa, só q Epiphone certo? http://guitargeek.com/gear/img/gibson_firebird.gif
    (pelo tanto q vc já criou de tópico sobre essa guitarra, até a minha vó sabe q vc tem uma Firebird)

    Não existe lógico em trocar os saddles cara, vai ficar a mesma coisa.
    OQ vc precisa fazer, é afinar a guitarra corretamente e regular as oitavas. Se as notas baterem, está tudo perfeito.

    eu sou iniciante... e meu professor ja tem experiencia, o que ele me fala eu tenho que relevar...
    Relevar sim, mas não tomar como verdade única.
    Só pq eu tenho mais experiência do q vc, eu posso dizer q o timbre da sua guitarra está ótimoe vc vai sossegar com isso?
    Claro q não!
    Como eu falei, antes de mais nada, vc q precisa definir oq vc qr.
    Vc sabe oq são esses médios q o seu professor falou?
    Se não souber, como é q vc pode concordar com ele dessa forma?
    E seria impossível alguém aqui recomendar algo sem ouvir o timbre da sua guitarra... Vai lá saber oq seria "excesso de médios" para o seu professor. Cada um tem uma percepção diferente.

    pacificpoker
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    n to levando como verdade absoluta ... até por que estou aqui perguntando...

    Como eu falei, antes de mais nada, vc q precisa definir oq vc qr.
    já defini desde o primeiro post... fiz o topico por que queria saber se era necessaria a inversão do carrinho da ponte, e se sim , como faze-lo... porque ele n é paralelo...

    e a outra pergunta que eu fiz foi se é caracteristica da guitarra ter bastante medio ( apenas to perguntando se é caracterista...n to afirmando que tem ).

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu juro q tentei...

    pacificpoker
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    tbm n to entendendo onde vc ta vendo problema ai...

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    OQ vc precisa fazer, é afinar a guitarra corretamente e regular as oitavas. Se as notas baterem, está tudo perfeito.
    e tbm aquele negocio do headstock onde as cordas ficam apoiadas...
    Q negócio vc está se referindo???
    Se for oq eu estou pensando, vc não pode tirar do lugar não.

    OQ seria um timbre melhor???
    Vc sabe oq são esses médios q o seu professor falou?

    Os pontos cruciais.

    pacificpoker
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Q negócio vc está se referindo???
    entre o braço e o headstock... o negocio com 6 espaços um pra cada corda...

    OQ seria um timbre melhor???
    sei que n tem essas coisas de timbre melhor... to falando... tirar o maximo de aproveitamento da guitarra... pq pelo que falam... tem muita coisa em guitarra de destro que precisa ser adaptada pra canhoto, se precisa ser adaptado... no minimo faz alguma diferença

    Vc sabe oq são esses médios q o seu professor falou?
    acho que sei... n vo falar o que eu penso, pq se tiver errado, vc vai vir com aquela historia... : "como vc fala que sua guitarra tem muito edio se vc n sabe o que é"

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    entre o braço e o headstock... o negocio com 6 espaços um pra cada corda...
    Isso se chama "nut".
    Vc precisa trocar sim. PQ do jeito q estão, ao inverter as cordas, elas passam a não se encaixar corretamente nos sulcos. Deixando a guitarra instável.

    tirar o maximo de aproveitamento da guitarra
    Outra coisa bastante relativa.
    Vc tem q encontrar o timbre ideal pra vc. E não o tal "máximo de aproveitamento".

    acho que sei...
    Pois diga...
    Senão ninguém vai poder te dizer se está certo ou errado. E assim, poder te ajudar.

    pacificpoker
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    se agudo tem uma frequença alta, grande numero de ocilações... e grave uma baixa frequencia... medio esta na intermediaria... agora explica ai a resposta certa

    Henrique S.
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Medio e a faixa de frequencia entre 500Hz e 1Khz se nao estou enganado

    pacificpoker

    o nut tem que virar sim pq senao a corda trava nas cavidades, e pode atrapalhar a afinalaço, o saddle o Soulface ja falou ta falado. e os polos se vc levantar demais, afeta o sustain, pois o C.Magnetico atrita a vibraçao da corda logo menor sustain. nao vejo motivo para aumentar ou diminuir, afinal se e uma Firebird, os polos vem todos na mesma altura logo captam "por igual" (desconsiderar altura das cordas) No meu caso eu deixo as cordas menores mais baixas mais pela tocabilidade (coisa pessoal), mas ficou bem legal o timbre; a minha e uma SG

    sugesto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    pacificpoker
    é, cara... acho que vc tá preocupando demais
    se vc diz que vai fazer uma minima diferença
    e vc não sabe o que é exatamente, como vai perceber?

    eu tb tenho uma guitarra de destro invertida,
    acho que eu tb já falei em um tópico teu parecido
    é necessário sim inverter o nut (ou pestana), ou substituir
    o esquema dos saddles depende de cada guitarra... se a sua,
    depois que devidamente regulada... entonação, tensor, oitavas
    estiver trastejando, aí sim vc pode pensar em trocar os saddles
    se vc não sabe como trocar, não pode levar num luthier, acho que trocar os saddles deve ser sua ultima opção...

    e cara... guitarra com médios é muito relativo
    não dá pra ouvir, e como o soulface falou, cada pessoa
    possui uma percepção diferente... o que teu professor fala que é médio
    eu posso dizer outra coisa, e outras pessoas também
    aprende primeiro a dominar o instrumento, a procura pelo timbre perfeito vai vir naturalmente... não é invertendo os pólos do teu captador que tu vai conseguir isso
    aliás, acho que isso só vai te trazer dor de cabeça e perda de tempo, porque não tem nada a ver

    boa sorte!

    Soulface
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    é necessário sim inverter o nut (ou pestana), ou substituir
    Só esclarecendo...
    O ideal mesmo é trocar o nut. Só inverter não fica legal.
    Isos pq o formato do nut não é reto. Ele é arredondado na parte de trás. Ao inverter, essa parte arredondada vai ficar para frente, prejudicando a afinação e o contato com as cordas.

    sugesto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Soulface
    sério, cara?
    eu não sabia disso...
    quando comprei a guita de destro e fui levar no luthier
    ele falou mesmo que o ideal era trocar, e não inverter
    mas na época eu era mó mlk chechelento babão (ainda sou),
    totalmente seu madruga, aí pedi pra ele inverter pq sairia mais barato
    aí ele deu um "jeitinho"

    hehehehehe
    valeu pela informação mais uma vez, Soulface
    abraço!

    pacificpoker
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    sugesto
    então eu regulei certinho... na verdade 2 vezes... pq me passaram a perna... ) regulei tudo... e esta trastejando ainda.... esse negocio de saddle... como trocar? pq ele n é paralelo ele n é assim | ele é assim \

    sugesto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    pacificpoker
    cara, tu nao tem como tirar uma foto disso??
    paralelo com outros saddles, como assim?

    olha só
    se vc nao tem grana pra levar num luthier
    leva pelo menos pra ele dar um "diagnóstico" da sua guita
    aí vc vai saber no que se concentrar...
    mas não chega falando que vc quer só isso

    pacificpoker
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: pacificpoker
    · votar


    sugesto
    n... n é isso, eu to falando que o saddle n é paralelo... em relação a ponte e/ou o captador... ele é torto \ ou seja se for mudar de posiçao como sugeriram aqui iria ter que furar denovo pq eles ficariam assim / ... deu pra entender?

    http://guitargeek.com/gear/img/gibson_firebird.gif

    só estou querendo mostrar que o saddle n é reto, é torto... e a guitarra esta trastejando... aqui msm falaram ( n lembro quem ) que se tivesse trastejando ai sim eu poderia pensar em inverter o saddle. isso que eu to perguntando... como que vai inverter ele se ele não é reto? ele é assim \ se inverter fica assim / mas o buraco na guitarra onde encaixa o saddle é assim \ ou seja ... n daria certo...

    sugesto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    pacificpoker
    hmmmmmmmm
    agora entendi o que vc quer dizer, cara

    eu nunca tive guita com ponte tune-o-matic
    acho que vc precisa de uma opinião profissional sobre isso
    vc já postou tua dúvida no tópico do bertola e do seiji?
    acho que eles podem te ajudar... isso se o soulface não souber mesmo

    se bem, que a minha experiencia com guitarras
    me diz, intuitivamente, que uma boa regulagem pode resolver esse problema
    acho que tu deveria levar ela num luthier, pagar uns 50 conto (preço médio, geralmente), ou então levar e perguntar pro cara como resolver esse problema
    junta uma graninha e leva, cara... explica tua situação pro cara, dá uma chorada e o cara não vai te explorar no preço

    Gasoline
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    pacificpoker
    O saddle que tu está te referindo é a ponte ?
    Pq os saddles são retos, apenas a ponte da guitarra que é um pouco inclinada. Mas cada saddle, separadamente (cada carrinho) é reto.
    E acredito que se :
    1 - a guitarra afine e mantenha afinada
    2 - as oitavas estejam afinadas.

    o resto não deve ser influenciado por este posicionamento da ponte.
    tendo em vista que a ponte não permite regular individualmente a altura, inverter a ponte não mudaria o trastejamento.

    Isso deve ser regulagem do tensor ou até mesmo da altura da ponte.

    Leva tua guitarra num bom luthier, *explica que tu é canhoto* e pede uma regulagem completa de braço, tensor, e oitavas.
    Deve resolver os problemas.

    Agora, apenas um parte, na minha opinião, a Firebird invertida (ou na verdade, a não invertida (Non-Reverse Firebird) é um design muito feio. E usar uma invertida virada para canhoto, dá na mesma, hehe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a guitarra para canhoto inversão do carrinho da ponte?