Chega de licks decorados!

Autor Mensagem
Jinkxs
Veterano
# fev/10
· votar


Scrutinizer
The Root Of All Evil
MauricioBahia

Eu nunca criei nada, sou mediocre e não mereco respeito..... e me orgulho disso.

Viva eu!!! E 99% do FCC que são que nem que eu!!!!!

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


Acho que o sentido do tópico é mostrar que existe vida além dos licks, mas isso não significa que usá-los é errado, pelo contrário, conhecer vários licks e saber empregá-los é altamente positivo, um músico profissional tem que conhecer vários estilos, imaginem só o Blues, vc tem o texas blues, o chicago blues, o blues rural, o jump blues, etc, uma maneira de se conectar e criar um clima de autênticidade com uma determinada referência musical é usar alguns licks característicos, agora empregar com critério, com bom gosto, absorvendo o "mecanismo" do lick e alterando um pouco a ritmica ou as notas para adaptá-lo ao seu estilo, fazendo soar "autênticos", não como coisa meramente copiada...

Vinicius Nogueira
Veterano
# fev/10
· votar


Só sei que o Richie Sambora copiou minha pegada e vários licks meus!!!

Safado.

PS: Tô de saco cheio do meu fraseado pobre...

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Acho que ( no caso de guitarristas especificamente ) mais importante que criar algo, que eu tb sou totalmente a favor só não sou tão engessado como o amigo que ta na pagina anterior, que dispara que quem nao cria nao merece "louro" algum.
Digo, mais importante que ser inovador quanto e somente aos licks, é tão importante também o gajo ter sua própria pegada, feelling e o groove...Considero fodas os caras que tem a capacidade de executar 5 notas e eu conseguir identifica-lo pelo seu som....Seja pelo lick que o identifica, pelo timbre, pela pegada ou figuras de tempo diferenciadas...

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Usar licks prontos pra mim é como se o cara fosse pintar um quadro e fosse pegando um monte de pedacinhos que deram certo em pinturas famosas e juntasse tudo na dele, formando um mosaico com um monte de coisas que ele não criou ou que criou há muito tempo e já usou várias vezes.

Pra deixar claro: Não gosto e não aprovo.

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Pra deixar claro: Não gosto e não aprovo.
Eu tb não.....


Mas só pra deixar claro tb: O tempo que achava que eu era gênio e ia mudar o mundo tb passou...Me resignei a minha mediocridade. Triste!!

Hehehehehe..


E só pra deixar claro de novo:
Mas isso não me impede de descer a lenha nesse bando de merdão que tem por ae!!

ahuehuahuha...

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


ogner
Eu tb não.....


^^

O tempo que achava que eu era gênio e ia mudar o mundo tb passou...Me resignei a minha mediocridade. Triste!!

Po, não me desanima =(
Embora eu não ache que sou gênio, nem que vou mudar o mundo, tenho algumas esperanças!

Mas isso não me impede de descer a lenha nesse bando de merdão que tem por ae!!


Yeah! \m\

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil

man, depende, como é que vc vai tocar um country, um rockabilly, um R&B dos anos 50 sem colocar um lickzinho para criar um clima ? e qual o seu conceito de lick ? por exemplo, vc aplicar 3a maior e 3a menor mais cromatismos em uma mesma frase de um Blues para uma coisa mais jazzy também não poderia ser uma espécie de lick ?

outra coisa, vc pode absorver o estilo de outro guitarrista sem usar os licks dele, robben ford quase não usa licks, nesse vídeo aqui ele toca uma música no estilo do Mestre Curtis Mayfield, ele não usa os licks do Curtis mas mostra que absorveu todos os fundamentos do estilo do cara:



MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner: O tempo que achava que eu era gênio e ia mudar o mundo tb passou...

Que isso... Estou prestes a dominar o mundo! :-P

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Curly
man, depende, como é que vc vai tocar um country, um rockabilly, um R&B dos anos 50 sem colocar um lickzinho para criar um clima ?

No caso de estar tocando uma música de outra pessoa, não vejo problemas em usar as notas desta mesma pessoa na música, mas se estivermos falando de uam composição original sua, eu acho que você mesmo pode criar a sua frase, que contenha alguma característica do estilo, sem que seja alguma coisa já pronta, que você só transpôs ou modulou pra ajustar na sua música.

por exemplo, vc aplicar 3a maior e 3a menor mais cromatismos em uma mesma frase de um Blues para uma coisa mais jazzy também não poderia ser uma espécie de lick ?
Ai eu não consideraria um lick. O que você está fazendo é usar as notas que dão a sonoridade característica. Mas note que no que diz respeito ao ritmo da frase, você é livre. Assim como também é livre pra introduzir outras notas além desta na frase.

e qual o seu conceito de lick ?

Esta é a pegunta mais importante, né? Então, ao meu ver, lick é uma frase pronta, que o cara pega e introduz na música, do jeito que ela é, sem mudar nada ou mudando muito pouco.

O que eu não gosto disso é ouvir a mesma coisa num monte de músicas, acho que os estilos que se baseiam nisso acabam ficando repetitivos e eu canso muito rápido com isto, por isso não gosto.


outra coisa, vc pode absorver o estilo de outro guitarrista sem usar os licks dele, robben ford quase não usa licks, nesse vídeo aqui ele toca uma música no estilo do Mestre Curtis Mayfield, ele não usa os licks do Curtis mas mostra que absorveu todos os fundamentos do estilo do cara

É isto que eu aprovo! Não tenho nada contra você absorver o estilo de outro guitarrista, o que eu acho é que usar coisas prontas em outras músicas torna a música pobre e repetitiva, eu acho que cada nota da música tem que se escolhida para a música. Se o cara criou, à cada música, as suas frases, e ainda assim você percebe de onde veio a influência, este é o tipo de músico que eu gosto!

Abraços e achei que você nunca mais ia falar comigo=D

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil

cara, eu entendo a sua opinião porque sei que vc tem musicalidade muito forte e estilo próprio mas acho a questão é um pouco diversa, olha só, eu tb consigo tocar um blues só improvisando sem usar nenhum lick pronto mas acho que fica melhor "chamar" as referências, não toco para mim, toco para quem está ouvindo, uso muitas repetições nos meus improvisos para "trazer" o ouvinte, então porque não usar os licks ?


Abraços e achei que você nunca mais ia falar comigo=D

uai, essa eu num entendi pq ?!

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Curly

Obrigado pelos elogios!

eu tb consigo tocar um blues só improvisando sem usar nenhum lick pronto mas acho que fica melhor "chamar" as referências, não toco para mim, toco para quem está ouvindo, uso muitas repetições nos meus improvisos para "trazer" o ouvinte, então porque não usar os licks ?


Mas não é possível trazer o ouvinte mesmo sem utilizar os licks prontos? E mais, se você usar um lick famoso e isso chamar a atenção do ouvinte, você não estará chamando a atenção do ouvinte por você, ou pra sua arte, e sim pelo cara que popularizou este lick, não é?

Eu acho que se você tocar um blues característico, mesmo usando apenas suas frases criadas, você vai chamar a atenção do ouvinte.


Agora viajando um pouco aqui:
Vale a pena eu chamar a atenção de quem só quer ouvir o que já é consagrado? Se várias pessoas forem te ouvir tocando, algumas, que realmente apreciam a música, irão se sentir atraídas para sua música e seu trabalho, apenas pelo fato dele ter qualidade, mesmo se ele foi totalmente criado por você.

Agora, e se tiver gente que só se atrai se você meter um clichê no meio, vale a pena você deixar de expressar as suas frases, as suas idéias originais, apenas pra atrair a atenção destas pessoas? Esta pessoa aprecia mesmo a música ou aprecia apenas as coisas que ela conhece?

Qual a sua opinião? Você acha mais interessante um solo totalmente original?

E a sua, MauricioBahia, que está ai lendo o tópico?


uai, essa eu num entendi pq ?!

Sei lá, é pq vc nunca mais falou comigo =[

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


caramba, tô ficando quase um nichendrix.

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil

Mas não é possível trazer o ouvinte mesmo sem utilizar os licks prontos? E mais, se você usar um lick famoso e isso chamar a atenção do ouvinte, você não estará chamando a atenção do ouvinte por você, ou pra sua arte, e sim pelo cara que popularizou este lick, não é?


man, acho que dá pra fazer dos dois jeitos, depende do vibe que está rolando na hora, olha só, vou dar um exemplo de dois vídeos com improviso diferentes sobre a mesma música, Mustang Sally, um blues bem conhecido, onde o solo de guitarra é o climax da música que vem após uma vocalização bem energética

nesse 1o sou eu tocando, vou usar vários licks baseados em double stops, muita repetição e mesclando umas frases com ritmica meio pessoal

http://www.youtube.com/watch?v=IShIXA-U4FA

já nesse segundo é um italiano muito fera, o cara usa um lickzinho no início apenas para trazer o ouvinte e desenvolve o solo com um fraseado muito próprio e fuderoso

http://www.youtube.com/watch?v=hgM8jc8yy1U

é claro que esse cara toca muito mais do que eu mas acho que os dois solos conseguiraram manter a atenção do ouvinte e não deixar a pressão da música cair...


Sei lá, é pq vc nunca mais falou comigo =[

tá bom, prometo sempre conversar com vc daqui pra frente, rsrs, abç !

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil

cara é extremamente delicado e profundo ( pelo menos eu acho que vc esta tendando expressar) o ponto que vc quer chegar e por aqui vai ser muito complicado descutir isso de forma clara.

Mas acho assim:

Primeiro se vc quer ser original...Não acho possivel vc conseguir isso tocando um estilo classico...Nao consigo imaginar alguem tocando Blues com licks originais.....Nao mesmo....Tem que ser MUITO genio pra conseguir tal façanha que nao fique no minimo... estranho....Ou seja....Acho que essa originalidade deve partir desde a criação, composição e rumo o qual se pensa em seguir...

limitando-nos a discutir apenas licks, fica muito nonsense. Veja que os caras que tem licks originais sempre são acompanhados de uma harmonia no minimo " diferente", pegue seis guitarristas que vc considera originais quanto aos licks e veja se isso nao bate...

Agora, e se tiver gente que só se atrai se você meter um clichê no meio, vale a pena você deixar de expressar as suas frases, as suas idéias originais, apenas pra atrair a atenção destas pessoas?

Aqui chega a tenue linha entre fazer oq vc acredita ou fazer oq é mais facil e logo colocara $$$ no seu bolso....Pra exemplificar....

O quão bom seus ( figurativo, nao estou falando de vc ) Licks pra realmente serem apreciados....Conheço alguns doisos que juram que são originais, tocam muito, são o Ó do borogodó...e nao verdade são porra nenhuma...Hehehehe....

Qual a sua opinião? Você acha mais interessante um solo totalmente original?

Sempre!!!!! Mas tem que ser bom....E bom é......Classe!!!!

Subjetivo...

Estava falando com o M Bahia sobre o J. White....Minha namorada é tarada por ele....e de algum tempo pra ca tenho lido mais sobre ele e escutado seus varios projetos....

Não gosto do cara...Não muito...Não o acho gênio...Mas o cara é foda, isso é...Inovador, faz uma musica com a alma, continua fazendo oq acredita e de certa forma MUITO original...E não é ruim...É um cara que considero e respeito...Ainda mais se levarmos em conta que ele esta no mainstream...

cansei...Vou pegar uma cerveja...
hehe

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil: Qual a sua opinião? Você acha mais interessante um solo totalmente original?

Acho sim!

Abs

Jabijirous
Veterano
# fev/10
· votar


original1
o.ri.gi.nal1
adj m+f (lat originale) 1 Relativo a origem. 2 Que tem o cunho da origem. 3 Que provém da origem. 4 Feito pela primeira vez, ou em primeiro lugar; que não é copiado nem reproduzido. 5 Que não foi dito ou feito à imitação de outrem. 6 Que tem caráter próprio; que não copia nem imita. 7 Que não tem semelhante; esquisito, extraordinário. 8 Bizarro, excêntrico, extravagante, singular. sm 1 O que provém da origem. 2 O que tem caráter próprio; o que não foi copiado nem imitado. 3 Primeira redação de uma obra ou de um pensamento. 4 Tip Texto manuscrito ou datilografado, destinado à composição. 5 Escrito ou desenho primitivos dos quais se tiram cópias. 6 Tipo, modelo, padrão que inspirou imitações. 7 Pessoa excêntrica.

Tirado do dicionário :P


Hum... escala pentônica, original? Escala maior, menor, arpejos, original??

O cara tem que saber trabalhar com essas ferramentas ai, criar melodia bonita não é ser original é ser bom melodista hehehe

Se o cara começa a melodia com um intervalo de 3° menor, ja deixou de ser original, pois existem MILHÕES de músicas em que a melodia começa com 3° menor

Saber harmonizar bem uma música não é ser original, é ser um bom harmonizador, esse tipo de discussão não tem fim!


Se o cara começa com um acorde maior com sétima maior e nona maior, ele tb não está sendo nem um pouco original!!

Fazer música com alma tb não é ser original, todo mundo faz! Só que tem gente que não entende a alma.

O timbre é uma das possibilidades de ser original.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Jabijirous
Se o cara começa a melodia com um intervalo de 3° menor, ja deixou de ser original, pois existem MILHÕES de músicas em que a melodia começa com 3° menor

Se você analisar de uma maneira tão simplista assim, é impossível mesmo.

Mas se você analisar uma sequência de 53 notas, ver os intervalos de cada uma, as articulações usads em cada uma delas, a força com que cada uma foi tocada, qual foi a figura ritmica de cada uma delas....

Quanto mais variáveis você acrescentar na análise, maior a chance do todo ser ÚNICO e então original.


Curly

Eu gostaria d ver um vídeo seu com vocẽ tocando Blues sem usar nenhum lick pronto! Tem algum ae? =]

ogner
Nao consigo imaginar alguem tocando Blues com licks originais.....Nao mesmo....Tem que ser MUITO genio pra conseguir tal façanha que nao fique no minimo... estranho....Ou seja....Acho que essa originalidade deve partir desde a criação, composição e rumo o qual se pensa em seguir...


Então Blues já está estagnado?

ogner
Veterano
# fev/10 · Editado por: ogner
· votar


The Root Of All Evil
Então Blues já está estagnado?

Olha.....Acredito que sim( do modo como estamos tratando o assunto, inovação)......Mas isso não impede de novos fans venham a gostar, ou velhos fans abandone-o. Mas que o que tinha pra ser no blues, já foi e é....Novos timbres de voz, ou de guitarra, no maximo é o que pode ser novidade, também algumas releituras de clássicos....Mas sua estrutura não tem como inovar...

Minha opinião....

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


ogner
Novos timbres de voz, ou de guitarra, no maximo é o que pode ser novidade

E novos instrumentos? Outro dia eu tava pensando, por que nenhum Maestro que goste de blues fez um blues com uma orquestra? =P

Ou, se eu resolver tocar blues no violoncelo?


Faça um tópico polêmico sobre a estagnação do blues!

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
E novos instrumentos? Outro dia eu tava pensando, por que nenhum Maestro que goste de blues fez um blues com uma orquestra? =P

Ou, se eu resolver tocar blues no violoncelo?


É, isso seria uma inovação ate certo ponto..Mas timbristica, como eu disse...Né...

Faça um tópico polêmico sobre a estagnação do blues!

Só pra ser polemico mesmo, pq na minha opinião...Nem tudo tem um evolução em espiral...Algumas coisas param mesmo.
Hehehehe...

Fibonacci

Konrad
Veterano
# fev/10 · Editado por: Konrad
· votar


The Root Of All Evil
E novos instrumentos? Outro dia eu tava pensando, por que nenhum Maestro q eu goste de blues fez um blues com uma orquestra? =P


A música clássica surgiu na corte, o blues no campo..... heheheheh

Isso explica muuuuuuita coisa!

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
E novos instrumentos? Outro dia eu tava pensando, por que nenhum Maestro que goste de blues fez um blues com uma orquestra? =P

Provavelmente preconceito de uma estrutura harmônica tão simples....

Hehehehe

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


ogner

Metia uns contapontos a 5 vozes no blues, ia ficar legal!

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Konrad
A música clássica surgiu na corte, o blues no campo..... heheheheh

Isso explica muuuuuuita coisa!


Indeed!
Mas hoje em dia, é tudo tão interligado.

nicida
Veterano
# fev/10
· votar


realmente, se você quer dar uma cara de country, ou blues, ou metal, ou o que for, você TEM que apelar pra clichês, por que os proprios generos musicais são esteriótipos... e ser original é ignorar esse tipo de coisa

o negócio da originalidade é não querer tocar rock, nem blues, nem metal, nem jazz, é fazer seu som, e deixar pros outros o trabalho de classificar.

e também não precisa de escalas escrotas pra ser original, em toda a nossa musica ocidental baseada numa escala maior de 7 notas há tanta variedade.... quem disse que precisamos sair do padrão tonal de tensão/resolução para fazer música original?

mas eu acho que nem tem que esquentar com essa coisa de originalidade... tem que tocar o que te faz feliz.... mesmo que você queira ser profissional, originalidade e talento não tem absolutamente nada a ver com sucesso e dinheiro, então nem precisa esquentar com essa de ser inovador... certo?

Jabijirous
Veterano
# fev/10
· votar


Mas se você analisar uma sequência de 53 notas, ver os intervalos de cada uma, as articulações usads em cada uma delas, a força com que cada uma foi tocada, qual foi a figura ritmica de cada uma delas....


não interessa a velocidade, o primeiro intervalo ja detona, e minha análise é mais simples!! :P

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Jabijirous
o primeiro intervalo ja detona, e minha análise é mais simples!! :P

Eu ei que ela é mais simples, eu estava chamando atenção justamente para o fato de que análises tão simples assim possuem uma resolução muito baixa.

Por exemplo, se eu decidir comparar seres vivos tomando por base a primeira base nitrogenada do código genético deles.

Só existiriam 4 tipos de seres vivos diferentes.

A mesma coisa acontece se você quiser estabelecer a unidade musical partindo de apenas uma nota, claro que não vai dar pra diferenciar nada e tudo já vai ter sido usado.

No entanto, temos que levar em consideração os vários parâmetros realmente relevantes para o discernimento da originalidade.

Jabijirous
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil

O que eu to dizendo é que o sistema tonal ja está aí a milênios!! O que o povo acha que é original, não é!! Isso se formos levar em consideração ao dicionário!! Todavia, eu não jogo na cruz, embora possa parecer, afinal eu sou compositor, eu copio muita gente, acho que a diferença é saber ultilizar as ferramentas e fazer a melhor música que te agrade mesmo você se achando um pseudo original :P

O meu ponto de ser original é que muita desconhece MÚSICA!! Conhece apenas os que tocam na rádio ou os que ja tocaram enfim...


Vou postar algum dos compositores que eu falei anteriormente

http://www.myspace.com/lcseko

http://www.myspace.com/arcosproject2

http://www.myspace.com/bryanholmes

http://www.myspace.com/heberschunemann

http://www.myspace.com/armandolobobrazil

Esse aqui é o meu voltado para trilha sonora (veja se sou original? Eu não me acho)

http://www.myspace.com/michaeljmachado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chega de licks decorados!