Chega de licks decorados!

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# out/07 · Editado por: LeandroP
· votar


Não tenho nada contra um lick manjado, aliás o que eu mais uso é lick manjado.

Acho que o JoeCruzGuitar sintetizou muito bem a idéia.

Talvez o maior problema está na atitude de tocar o lick, e não no lick propriamente dito.


e--------3----------
B------3---5~~~~----
G----4--------------
D-------------------
A-------------------
E-------------------



Vejo neste inocente lick (arpejo) de Em7 um monte de possibilidades.

Tocado sobre um acorde de Em7, é óbvio. Agora toque sobre C7M, G(7 ou 7M), A7, etc...

É só ter bom gosto na hora de escolher o lick manjado e tocar com o coração e a mente aberta.

Agora não adianta vir com um lick novinho em folha e tocar por tocar... tem que ter este "algo mais".

james_the_bronson
Veterano
# out/07
· votar


São anos e anos ouvindo hard setentista, hard 80´s, e heavy metal. Eu realmente não consigo fugir dos cliches do estilo, e na verdade nem quero pq é exatamente o tipo de som que eu curto.

Bem aí...

Drinho
Veterano
# out/07
· votar


São anos e anos ouvindo hard setentista, hard 80´s, e heavy metal. Eu realmente não consigo fugir dos cliches do estilo, e na verdade nem quero pq é exatamente o tipo de som que eu curto.

e se marcar nem tem como velho

eh muito dificil desenvolver um fraseado 100% diferente... um intervalo tocado jah da o tempero de determinado estilo hj em dia soh se copia

_FrEd_
Veterano
# out/07
· votar


Eu realmente não consigo fugir dos cliches do estilo, e na verdade nem quero pq é exatamente o tipo de som que eu curto. (999)

Exatamente... forçar a originalidade n vai te fazer compor algo bom à seus ouvidos, e isso eh requisito basico na hr de fazer uma musika: gostar do que vc faz... Prefiro mt mais algo que eh cliche (mas ao msm tempo criativo, o que da pra ser!) que soa bem aos ouvidos, do que algo nunka visto, mas q tb eh uma merda...

Drinho
Veterano
# out/07
· votar


eu tenho minha propria cara tocando... mas todo solo que eu componho na minha banda meus amigos que tocam e entendem de guitarra
falam putz, olha aqui, puxou bem prum srv, olha aquele, a cara do ardanuy, slash total esse outro hein, mais steve vai impossivel quer dizer....

caralho eu nao fiz pensando nesses porras e saiu igual

nao tem como fugir

MANFREDINI
Veterano
# out/07
· votar


Chega de licks decorados!
chega de Kiss? chega de Iron Maiden? nunca! viva os decorebas d elicksm pentas e tals, s enão fossem esses licks o rock nem seria rock

Dudo_Goldem
Veterano
# fev/10
· votar


Eu acho muito chato ficar improvisando com os mesmos licks, mas eu acho que decorando licks dos outros podemos criar nossas próprias variações sobre eles, e é isso que eu tenho feito, a alguns meses atrás eu só conseguia ficar repetindo um mesmo lick da pentatônica, agora vendo os licks que os outros fazem, pra mim foi aberto um universo muito mais amplo de onde e como eu posso usar as escalas a meu favor na hora de improvisar.
Nada contra que inventa seus próprios licks, é que eu não tenho a capacidade de fazer isso sem alguem pelo menos me dar uma idéia do lick.

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Hj ngm cria mais nada... somente copia!
é um saco.. a musica vai se tornando esse lixo que é hj...
alguns salvam apenas...

mas a grande maioria é alguém que copiou de alguém, que tbm copiou de alguém.. e assim vai...

abraços

Manubio
Veterano
# fev/10
· votar


Este é simplesmente meu desafio para este ano, tentar fazer frases e licks novos, meus solos andam soando iguais demais, só não sei por onde começar. Estou tentando ver se aprendo algo sobre modos gregos, para fazer licks iguais soarem diferentes, além de pegar um tempo para parar e ficar pensando no que tocar e como tocar.

Abraço

Niandra Lades
Veterano
# fev/10
· votar


Manubio
Acho que uma boa é ouvir coisas diferentes das que vc ja ouve hj...
tenho feito isso!
é bom!

Keith Young
Veterano
# fev/10
· votar


É dificil de fugir dos licks ja consagrados e tal, porém, acho que tudo depente do jeito que se toca... tipo eu não tenho qse nenhuma teoria musical mto menos de tecnica... só tenho a parte pratica e escuto mto... a minha opinao é seguinte... no inicio o cara vai sempre "imitar" tudo do guitarrista preferido ou de como o lick é tocado na versão de studio... isso é impressidivel... mas com o tempo acho importante o cara tocar com o proprio estilo vai criando o proprio estilo de tocar e tbm improvisar dentro do lick... pq aí por mais manjado q seja... fica diferente... tu cria uma especie de identidade...
Na criação é mto dificil de fugir dos "padrões" do estilo mas como disse a identidade da pessoa e o jeito particular de cada um torna-se o lick unico apesar de manjado...

Bruno_CRF
Veterano
# fev/10
· votar


Raul Seixas

Que não cria nada mais é bom em copiar

ele tem toda razão

Jabijirous
Veterano
# fev/10
· votar


Niandra Lades


Vamos lá, o que é ser diferente para você???


Música tonal/tonal ja tem no mercado antes de existir vinil ou qualquer sistema de gravação, Harmonia?? Quantas músicas existem em Dó maior?? imagine a menor!!!

Amigo, muita gente acha que está fazendo algo "original" e não passa de cópia, mas é que quando o mercado já está cheio de xerox, eles passam a tocar coisa "nova". Na verdade, se você for pensar, de novo não existe quase nada. Pega a década de 40, melhor pega da época de Schoenberg quando começou a tocar música atonal, ou mesmo Wagner no tristão e isolda, só que ali ainda é mais romântico.

É meu caro, se a sociedade fosse REALMENTE entendida de música, a gente estaria tendo outro tipo de conversa, infelizmente (ou felizmente?!?!?!?!) não é! Então, qualquer "base de beijo, ou qualquer blá blá blá de pura blasfêmia, para não dizer p.utaria(ops, acabei dizendo), nego acha original!

Me diga, quem é Guerra Peixa, Camargo Guarnieri, Almeida Prado, Edson Zampronha, Marcelo Carneiro, Armando Lôbo, Jorge Antunes, Luis Csekö entre outros compositores brasileiros, QUE TEM UMA P ORRADA, que são sempre originais, mesmo que tendo alguma influência de outros compositores, mas são originais, me diga, quem que toca na rádio é original? O que é ser original hj em dia? Eu sinceramente não sei!! Melhor, me diga quem de fato conhece tais compositores? Lembre-se que música existe bem antes da humanidade, é amigo, não precisa ter humano para ter música, ruído é som também, mas isso infelizmente não vende né!

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


recentemente apareceu aqui um guitarrista formado em Berklee divulgando seu trabalho, fiquei muito impressionado com o fraseado desse cara, isso sim é tocar sem usar licks decorados

http://www.myspace.com/mateusstarling

Jabijirous
Veterano
# fev/10
· votar


Vamos parar de se hipócritas, o que é ser EMO hj em dia??

Nxzero é emo?? Fresno é emo? Confesso que a estética do Fresno é passa de emo, enfim... Se formos parar pra pensar no significado de emo, todo mundo da MPB é emo!!! Lembro quando o vocalista do Nxzero subiu no palco da mtv dizendo "emo é o caralho" concordei em partes, se quer negar ser emo corta o lado da estética, porque emo, pra mim, não passa de um lance de estética e não algo musical!!

Será que lulu santos era emo??? Será que qualquer banda do rock nacional da década de 80 era emo???

Pra mi em termos de "letra" continua o mesmo!! Escutem mais o rock nacional, vamos dizer da velha guarda, e o a "nova guarda"? (existe tal termo hehehe)

Eu não vejo diferença NENHUMA, continua as tonalidades tradicionais (sol, ré, dó, e suas respectivas tonalidades relativas e os vizinhos diretos!)

Vamos deixar a hipocrisia de lado, melhor, o PRECONCEITO de lado, e vamos prestar mais atenção no que o mercado enfia pra gente!! Gostaria de terminar com uma frase, não sei se é é minha mas faz muito sentido no tempo que nós vivemos

Somos seres humanos, somos facilmente manipulados!

Jabijirous
Veterano
# fev/10
· votar


Mas Jabijirous, o que isso tem a ver com o assunto, CLARO que tem!!!

Vamos pegar vários guitarristas (brasileiro) da década de 90, ta bom, final da década de 90, pra mim não passa de cópia, lembro até hj que falei para um professor meu que a gente está vivendo na fase do timbre, E AINDA ESTAMOS!!!

o cara pode tocar o mais rápido possível, mas será que ele é musicalmente bom???


Como homem, sempre levo para o lado da sacanagem! HE HE HE

Você prefere comer uma mulher em 30 segundos ou durar uma F oda em 1:40?? Eu sinceramente pefiro ficar 3 horas F udendo uma mina!! Você prefere ser o dono da rapídinha ou o dono do que leva a mulher ao delírio???


Você prefere ser o guitarrista mais música ou apenas ser conhecido pela velocidade????

Pra que estudar música né???

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


Jabijirous

Em quais blocos vc foi??

Ultaviolence?? Natural born Killers?? Hehehe...

Falando especificamente de guitarristas existem alguns bastante originais sim....O próprio citado pelo Curly é um filho bastardo do Scott Henderson, misturado com mais uns 2 saxofonistas de Jazz....hehehe...

edalko
Veterano
# fev/10
· votar


Creio que a vasta influencia dos licks decorados e insanamente copiados deve-se à falta de informação técnica, hamonica e musical.

Muita gente que nao teve aulas, acha na execução de licks o modo mais fácil de conseguir solar, mesmo que sem personalidade.

Hoje em dia, em que imperam guitarristas fritadores, parece que a musicalidade ficou de fora, dando lugar à execução seguida de licks, turnarounds e arpejos, deixando os solos sem graça, sacais e sem criatividade.

Contudo, seguindo a linha do honorável Deji, a exploração de sonoridades diferenciadas, citadas por ele nos fraseados, pode também ser estendida à sonoridade em si.

Hj em dia, quem participa das JAMS e não tem um som tipo low gain + compressão + sustain não tem vez.
Se o cara usa um fuzz, carrega no delay/reverb, ou tentar explorar recursos sonoros é malhado.

Aproveitando o gancho, se Jack White particpasse das jams aqui estaria ferrado... o cara ama fuzz e sonoridades craquelentas de amps valvulados, que vai de encontro à sonoridade padrão do FCC.

Will Bejar
Veterano
# fev/10
· votar


Sair tocando despretensiosamente é o que há!!!

Jabijirous
Veterano
# fev/10
· votar


Ultaviolence?? Natural born Killers?? Hehehe...


Tentei achar esses mas não consegui :P

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A questão é que decorando licks e tendo criatividade é possível criar variações em cima deles ou até deixá-los "diferentes". O jeito com que o carinha toca aquele velho lick faz uma diferença. O SRV copiou, literalmente, vários licks dos Albert King e nem por isso ele deixou de ser o SRV.

Sobre esse papo de "querer" criar algo novo é bobagem na minha opinião. Eu acho que vc tem que seguir seu instinto e esquecer essa "missão". Mas encontrar sua personalidade num instrumento tão batido como a guitarra é uma tarefa pra poucos.

Abs

Scrutinizer
Veterano
# fev/10
· votar


O músico que não procura inovações e se contenta com o que já foi feito não é artista, é um músico medíocre e não merece respeito. Qualquer um que queira ser levado a sério TEM que criar algo que não foi criado, senão é só cópia, e qualquer macaco treinado copia. Não basta a música ser bonitinha e agradar pessoas, isso é a coisa mais fácil do mundo, e quando a música é feita com tal intenção e com tanta facilidade, não passa perto do que as verdadeiras obras de arte realmente são.

Essa é a maioria e não pode ser mudada... Mas pessoas ouvem angus young e iron maiden, e desses não se pode aprender nada. Mas não posso obrigar as pessoas a ouvirem Frank Zappa, Robert Fripp, John Mclaughlin, Jan Akkerman, etc.. O que resta é fazer sua contribuição para a música sem se importar com esses guitarristas metaleiros do youtube.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Scrutinizer
O músico que não procura inovações e se contenta com o que já foi feito não é artista, é um músico medíocre e não merece respeito.

Discordo totalmente deste ponto!
Nem todo músico quer, deve ou precisa compor.
Pela sua afirmação, o Yamashita não merece respeito e é medíocre. O mesmo pro Yo Yo Ma ou pro Perlman, oua indapra vários outros músicos incríveis que não seguiram a carreira de compositores.

Se você substituir a palavra "músico" por "compositor" ai talvez eu concorde com você.

Will Bejar
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
ai talvez eu concorde com você.
...talvez...hehehehe

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


mas a verdade é que é a turma do metal que sofre mais com esse problema

Pra ser sincero, eu acho que tanto a turma do metal quanto a turma do blues sofrem deste problema, igualmente.
E se bobear, o Blues até sofre mais.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


A turma da música Irlandesa também sofre muito, tu ouviu uma música tu ouviu todas.

Death
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
c/ certeza
até pq existem instrumentistas dentro da música
se fosse seguir oq o Scrutinizer disse, coitado então de quem toca música erudita e coisas do genero

Jinkxs
Veterano
# fev/10
· votar


Querem sair dos Lick decorados.... ouçam, estudem e toquem Jazz.

Começem pelo Holdsworth, cheguem no McLaughlin... depois curtam bastante Mike Stern, Geoge Benson e Robben Ford....

Aí vocês vão ver o que é fraseado.

Obs: Como se ninguem soubesse.... errrr....

Scrutinizer
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Intérpretes também! Ué, qualquer um que tente simplesmente copiar alguém não merece respeito. Ou você acha que intérpretes simplesmente lêem o que tá na partitura?

Scrutinizer
Veterano
# fev/10
· votar


coitado então de quem toca música erudita e coisas do genero
O que conhece da música erudita contemporânea?

Jinkxs
Não é bem assim, existem jazzistas ruins também, existem clichês, repetições, etc. Quem quer sair dos licks decorados tem que ouvir bons músicos, não músicos de tal estilo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chega de licks decorados!