Chega de licks decorados!

Autor Mensagem
Atum Bluesman
Veterano
# out/07


Logo de cara já vou falando que não passo nem perto de ser ótimo guitarrista mas mesmo assim vou falar o que penso de muitos guitarristas que infestam a internet.
Ninguém aguenta mais ouvir os mesmo licks, em 90% dos casos de mp3 postadas na net são com os mesmos licks, com o mesmo timbre e a mesma dinâmica, isso independente do estilo, Jazz, Blues, Metal, Hard Rock.
Não é dificil tocar um lick bem, é só assimilar ele antes, coisa que parece que ninguém mais faz


Toquem de forma autêntica, copiar licks não vai levar você a lugar nenhum, nem mesmo ao real prazer de fazer música.

ogner
Veterano
# out/07
· votar


Retrato do mundo mediocre que vivemos meu velho...

Jabijirous
Veterano
# out/07
· votar


Atum Bluesman



bom, seja bem vindo a cena da musica atual!! agora voce sabe que a gente sofre, e sabe o q é pior?? se voce for autentico voce dança!!! :P

agradece a midia por isso!! :)

Atum Bluesman
Veterano
# out/07
· votar


Jabijirous
ogner
O pior que é isso mesmo, sem brincadeira a coisa mais autêntica que vi alguém tocar este ano foi o Mozart Mello na expomusic, com apenas uma bateria eletrônica da Boss com aqueles ritmos pré prontos ele destruiu, e olha que o timbre deles não tava lá essas coisas, mas aquilo lá mudou minha idéia de guitarra, a única coisa triste é que pouca gente deu valor para o que ele tava fazendo.

Curly
Veterano
# out/07
· votar


Atum Bluesman

muito bom o tópico, mas a verdade é que é a turma do metal que sofre mais com esse problema, cada vez que escuto um desses "novos talentos" tenho vontade de dizer: "man, you're a bit late in this game !", nego quer repetir as mesmas coisas que já são feitas desde os anos 80/90 e acha que está abafando... mas eu mesmo cheguei a conclusão que minhas frases estavam cheias de licks velhos, aí parei geral e mudei vários conceitos nos meus improvisos, agora estou começando colher os frutos disso...

Atum Bluesman
Veterano
# out/07
· votar


Curly
É bom sempre fazer isso, agora estou com mania de tentar improvisar as bts interas sem repetir licks, sai um monte de bosta, mas entre o monte de porcaria que toco sai uns licks bons e também percebo meus licks mais manjados para evitar de ficar tocando eles.

Atum Bluesman
Veterano
# out/07
· votar


Curly
Eu até cheguei a postar aqui um destes "estudos" meus, não sei se você lembra, um jazz que gravei a um tempinho...

Curly
Veterano
# out/07 · Editado por: Curly
· votar


Atum Bluesman

um bom exercício é pegar uma bt jazzistica mas próxima ao blues tipo "sunny", de maneira que vc possa improvisar só com o ouvido, sem precisar se ligar na harmonia e aí faça um improviso deixando o ritmo tomar conta de tudo, não conclua as suas idéias, comece uma frase e no meio dela pule para outra idéia qualquer mas sem perder o fio ritmico da coisa, quando vc começa assim fica meio perdido mas, de repente, a coisa acontece, sei lá, é meio difícil de explicar mas funciona muito bem !

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/07
· votar


Até entendo a questão, mas tirando por mim mesmo, posso dizer o seguinte.

São anos e anos ouvindo hard setentista, hard 80´s, e heavy metal. Eu realmente não consigo fugir dos cliches do estilo, e na verdade nem quero pq é exatamente o tipo de som que eu curto.

Não tento copiar ninguem quando faço um solo ou um riff, mas isso é extremamente dificil, é impossivel mandar algo original num estilo que vem sendo tocado ha quase 30 anos, e mais uma vez, eu não quero tirar e nem por uma virgula a mais nessa parada, pq é exatamente o som que curto.

Depois destes anos tocando guitarra, meus ouvidos e meu cerebro assimilaram exatamente o que eu curto.

Me sobra apenas compor umas musicas legais, escrever umas boas letras, e me safar pelo conjunto da obra.

Eu acho que o problema maior é com gente robotizada, que voce nitidamente percebe que aquilo foi treino em cima de algo já feito no passado. Ai eu gosto de alguns (dos que fazem muito bem feito), e não gosto da grande maioria justamente pelo lance robotizado da coisa.

Quando o cara faz isso, mas na hora de tocar passa uma puta segurança e espontaineidade no que tá fazendo, ai pra mim tá tudo certo, e se não fosse assim, a galera que toca blues estaria fudida, talvez seja um dos estilos mais simples e mais cliches pra se tocar na guitarra, ou faz com espontainedade, ou vai ser só um bluzeiro robotizado que colou e copiou lick de um monte de gente.

Atum Bluesman
Veterano
# out/07
· votar


Curly
Legal esse lance de não concluir as idéias..vou tentar, mas as frases vão ficar completamente soltas não?

JoeCruzGuitar
A você pegou a idéia, influências todos tem, o problema é você tocar robotizado, tem cara que toca e parece que acabou de ver a video aula e decorou o riff e já quer improvisar usando ele.

Curly
Veterano
# out/07 · Editado por: Curly
· votar


Atum Bluesman

Legal esse lance de não concluir as idéias..vou tentar, mas as frases vão ficar completamente soltas não?

no início sim, depois vc vai ver que o ritmo vai "colar" as idéias e tudo vai soa bem quente...


JoeCruzGuitar

aí é que está, quando eu toco blues não tento fugir dos clichês, são imposições do estilo, citações que têm mesmo que serem feitas para criar o clima adequado... mas tocando jazz, não tem porque fazer isso... e acho que no rock também, ou seja, se vc quer criar um clima dos anos 80 tem mesmo que citar referências daquela época para soar convicente mas para fazer um trabalho original tem que procurar outros caminhos, considere as bandas clássicas: jethro tull, doors, zep, focus, etc. cada um dos guitarristas dessas bandas procurou um caminho diferente absorvendo influências diversas como música folclórica, blues, flamengo, clássico, jazz, etc, por isso o som de cada banda é único

Atum Bluesman
Veterano
# out/07
· votar


Curly
Cara, sem brincadeira, vão me linchar agora mas tenho que escrever isso:
O André Christovam tem mais vocabulário que 90% dos blues juntos.

Ele é um cara que entrou de cabeça no blues e não ficou preso aos mesmo 10 licks tocados por todos.

Richard Guitar
Veterano
# out/07 · Editado por: Richard Guitar
· votar


Realmente, esse negocio de licks prontos é foda,.. qnd improviso, procuro fazer tudo diferente, nada comum, as vezes só eu gosto do meu improviso heheheh

Alfa polar
Veterano
# out/07
· votar


cara eu sempre usei licks pra improvisar.. eu acho que tem como vc assimilar mtos licks no meio da SUA improvisação!...

por exemplo se vc quer adquirir um sotaque blues, rock ou até jazz vc precisa ter licks na sua manga... mas é claro.. vc tem que por as suas características na sua improvisação..

uma vez eu vi o ardanuy falando que passava horas improvisando.. pra descobrir qual era o estilo dele

Richard Guitar
Veterano
# out/07
· votar


eu acho q uso mais divisoes ritmicas de outros músicos (alem dos guitarristas), do que os proprios licks...
é bom que de um jeito ou de outro vc soa como um determinado estilo sem fazer licks prontos.

ogner
Veterano
# out/07
· votar


Richard Guitar

Cara, a divisao ritmica, como vc citou, o groove é fundamental sim, vc pode tocar o mesmo lick de mil maneiras diferentes, mudando a figura de uma nota. As figuras de tempo sao fundamentais mesmo....gosto as vezes de tocar igual a um esquisofrenico....Huahuehuahua...

Deji
Veterano
# out/07
· votar


Atum Bluesman

Cara, por isso Mike Stern, Scofield, Robben Ford são GENIOS!!! Nos primeiros acordes você ja sabe quem é, isso por causa dos timbres peculiares, dos acordes singulares, e do fraseado diferenciado :)
Eu sempre trilhei por esse caminho, estudo muito esses caras e outros, mas não ficando chupando frases o tempo todo, eu crio, tanto que desafio alguem ouvi umsom meu e falar que é copia de "fulano de tal", ta aí uma coisa dificil hehe, o que vc pode dizer é, percebo infulencia disso e daquilo, mas não copia de links...
Mas como dissram ai em cima, eu acabo sofrendo com isso, principalmente quando cabaços ouvem o som, costumam falar coisas "ta estranho".. tipo de coisas que falam do scofield, do ford... não que eu esteja no nível deles, estou engatinhando ainda, mas isso eu tenho, originallidade :)

Agora por outro ponto de vista, concordo com o JoeCruzGuitar, o cara pode curtir muito um determinado estilo, e um determinado estilo, e soar muito pareceido, se ele stiver realizado e feliz, ta valendo, pode não ser original, mas tet pegada matadora, timbre animal e etc...

Bom tópico ;)

Zecaster
Veterano
# out/07
· votar


Estamos numa época que a questão da IDolatração é ponto crucial no desenvolver de nossos meios. Pra tudo se tem um mito..um ídolo. E nesse ínterim, é muito fácil encontrar vários SLashs...MAlmsteens... CLaptons... por aí, alguns tocando muito mal..outros tocando muito bem. A MEsclagem de influência se faz necessária para QUalquer guitarrista..com perspectivas profissionais ou não, acima de tudo é a defesa de sua própria PErsonalidade. O mesmo tempo que vc pára diante do guitarpro pra pegar os licks dos caras... o mesmo tempo que vc escuta solos deles...deveria ser o mesmo tempo que você com suas BTs tiraria seus próprios licks (dentro do estilo que você mais curte). Porém, a gurizada que começa muito cedo...sem acompanhamento..a guitarra atualmente é um instrumento que fascina a muitos... por isso vemos inúmeros tópicos inúteis aqui, por isso vemos inúmeros vídeos inúteis no youtube...e por aí vai.

Deji
Veterano
# out/07 · Editado por: Deji
· votar


E digo mais, o GB (GuitarBattle), é a maior prova disso, sempre quem ganha são copias de Vai, Satriani, Timons, Malmsteen...
Aparece algo diferente NUNCA ganha, por mais itnerssante que pareça... Falar todo mundo fala, todo mundo filosofa, mas na hora H, curte mesmo é um cliche xD

Atum Bluesman
Veterano
# out/07
· votar


Deji
AHUAHAUAHAUHAUAHUA o pior que é, por isso nem curto muito o GB, já tentei participar de lá, na época não tinha condições de gravar algo no nível de lá, hoje já tenho mais condições mas se eu tocar o que gosto não vou ter chances lá, por isso gosto tanto de postar no FCC^^

Zecaster
Sim, o problema que hoje misturam influência com cópia, ai deu no que deu, ninguém aguenta mais ouvir a mesma coisa..

Zecaster
Veterano
# out/07
· votar


Deji

É verdade. Votar em algo já aceitado dá mais crédito...
votar no desconhecido..na incógnita...mesmo que agrade..
pra muitos, pode ser uma vergonha. O bom de ser um guitarrista q não sai de casa, q tem uma banda de garagem...é justamente a experimentação... se eu tivesse uma perspectiva mais profissional (sou professor de história), eu estaria pirando.

BlacK Dog
Veterano
# out/07
· votar


Uma coisa legal que o Scott Henderson falou foi mais ou menos o seguinte: "Se eu ouvir Hendrix o dia inteiro, é bem provavel que a noite esteja soando como ele. Tomo muito cuidado pra que isso não aconteça."
E é exatamente o que acontece com a maioria dos guitarras de hoje... Passam o dia tocando Angra, Dream Theater, Steve Vai, etc. que acabam simplesmente chupando as ideias.


Tá foda ser criativo hoje em dia.

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Tá foda ser criativo hoje em dia

principalmente q vc tem q ter muita automotivação, pq ter uma banda, pra irmã de alguém pedir pra tocar cpm22 é foda, o negócio é ter estilo próprio, tipo uma marca registrada

denier
Veterano
# out/07
· votar


igual o guthrie govan o cara sola um blues que vc ve que os licks e fraseados dele
sao diferentes do que acostumamos ver !!!
no you tube tem uns videos dele em relaçao a outros guitarristas mais mesmo assim da pra perceber a propiria identidade dele !!!!!

o pior que quando agente se acostuma a tipo "imitar" eh dificil de sair ! dai sao poucos os que querem tentar tomar um rumo diferente eh bom ver uns caras assim como vcs !!! hehehe
Atum Bluesman
ogner
Jabijirous
Curly

ai to nesse barco com vcs !!
hihihjih

denier
Veterano
# out/07
· votar


e outros qeu eu esqueci de citar !

bento666
Veterano
# out/07
· votar


O que falou mais certo foi o JoeCruzGuitar, "eu não quero tirar e nem por uma virgula a mais nessa parada, pq é exatamente o som que curto.".

Quem acha que a musica da atualidade está se repetindo, faça algo melhor e inédito. Só não pode ficar nessa filosofia cucaracha de "para onde a música vai", "fulano toca os mesmos licks", "ciclano só usa a escala tal"...

Se vc gosta do som que tira, e tem mercado para ele (sempre existe mercado para o que vc quer, só varia o tamanho) que se fodam os que não gostam.

denier
Veterano
# out/07
· votar


bento666


eh verdade soh que sempre chega um e muda essahistoria uma hora agluem fica puto kkkkk

e inventa uma coisa nova !

_FrEd_
Veterano
# out/07
· votar


A questão eh que ser original criando algo realmente novo eh bem dificil pq mt ja foi explorado no instrumento...

Qnd falamos de rock instrumental, a coisa piora pq os clichês são quase que inerentes, principalmente na harmonia. Por isso que o que irá fazer soar criativo, original serão os detalhes. Acho que eh isso que faz um produtor musical ( as vezes nós mesmo) ser bem sucedido. Saber colocar instrumentos diferentes, encaixar coisas novas, colocar efeitos, editar cada instrumento certinho, tudo isso faz uma musika "besta" em um "hit", mesmo sendo o maximo dos clichês.

denier
Veterano
# out/07 · Editado por: denier
· votar


_FrEd_

eh verdade as vezes alguns guitarras inclusive ja vi aqui no FCC
tem medo de colocar loucura nos efeitos de fazer coisas
diferentes, pq tudu mundo soh gosta daquela distorção limpa e forte ou
daquele clean que todo guitar famoso usa !!!

quando vi alguem fazer algo diferente na hora este foi criticado
nao que temos que achar bonito algo que alguem fez mais sim levar em conta
o que tem ali e sei lah o que tiver de ruim tentar modificar !!!!

assim cresce e como no topico de "como tirar o melhor da sua pedala" disse
varias cabeças pensam melhor que uma e essas no mesmo patch !!!!


ah sei lah eh muito dificl hj em dia discutir essas coisas !

bento666
Veterano
# out/07
· votar


denier
quando vi alguem fazer algo diferente na hora este foi criticado

Aposto que esses críticos são os mesmos que criam esses tópicos sobre a música moderna. Eles na verdade ainda estão presos à guitarristas como Clapton, Beck, Hendrix... e criticam tudo fora desses padrões.

E Malmsteen nem preciso falar: Rei Supremo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Chega de licks decorados!