Tutorial: Ruídos ou HUM, como reduzí-los!

Autor Mensagem
B.Frusciante
Veterano
# out/07 · Editado por: B.Frusciante


Bom, antes de tudo quero dizer que eu aprendi tudo que eu estou escrevendo aqui no fórum, portanto, parabéns e obrigado :)

Tópico inspirado neste outro, falando sobre o uso dos redutores de ruídos na guitarra.
Achei interessante escrver isso, que é um resumo de como diminuir o índice de ruídos no seu som, deixando-o até mais 'profissa' hehe :)

Algumas pessoas, assim que descobrem os ruídos do seu set, vão logo comprando um pedal Noise Gate ou Supressor, de modo que podem perder todos seus harmônicos, o sustain, e a 'vida' do seu timbre!
O ideal mesmo seria colocar o noise supressor como última opção, o tiro de misericórdia mesmo.

Dicas de como não ter ruídos ou pelo menos, amenizá-los bastante:

Primeiro veja se não são os pedais, ligando cada um sozinho ou tirando de um em um na cadeia dos pedais.

Caso não sejam os pedais, os cabos: Comprar cabos blindados de boa qualidade, principalmente os cabos entre os pedais e o cabo que liga a guitarra ao primeiro pedal. Se não for estes, tente o que liga o fim da cadeia de pedais ao amplificador, se usar distorção do amp, teste primeiro este.

Caso não sejam os cabos, à guitarra: Sua guitarra é blindada? Seus captadores estão legais ou são muito antigos? Já verificou se a fiação, as soldas, o terra, os potenciômetros e o jack estão em boas condições? Se for captação ativa, até as pilhas podem gerar ruídos.

Se não for nem a guitarra, aí vem a parte elétrica do local ou a forma que você liga os pedais e amplificadores. Tem que estar sempre bem aterrados, para ter certeza da qualidade, um No-Break, um BOM filtro de linha, BOAS fontes para os pedais, e até um bom estabilizador podem ser sua solução.

Agora, se não for nem isso... calma, não precisa comprar um noise supressor/gate ainda. Tente ver seu amplificador. Principalmente se você usar a distorção dele. Veja se os jacks estão legais, se (eu não sei muito sobre amplificadores e sua energia, portanto...) ele está funcionando como deveria.

Ah, esqueci de dizer, pode ser também interferência de ondas eletromagnéticas provenientes de monitores de computador, televisões, dentre outras coisas! Fique atento a isso.

Aêeee, agora sim! Se não for nenhuma das opções anteriores, filho..
Sinto muito!
Ou você está piscando(huahuauhahuaaha.. pode falar isso?) ou és um ET.

Sério agora, eu acho meio impossível de após ter deixado tudo que eu falei acima certinho, ainda dê algum ruído.. Nem single-coils, creio eu, teria ruídos, dessa forma.


Mas, se você não tem paciência($) para procurar e resolver tantos problemas, acho que o que precisa é mesmo um Noise Supressor ou Noise Gate.

Falando nisso(eu gosto de falar):

Noise Gate: Corta o sinal da guitarra quando há pouco sinal ou muito ruído, ou seja, tira o som da guitarra por completo enquanto você está sem tocar. Isso deixa mais silencioso enquanto não está tocando algo, mas diminui bastante o sustain da guitarra dependendo das regulagens.

Noise Supressor: Corta as frequências mais agudas, de onde é proveniente o ruído. Ponto fraco? Muda o timbre da guitarra. Muito, dependendo das regulagens.


Falou!

Mickey Mouse IV
Veterano
# out/07
· votar


Além de bons cabos, e guitarra com a fiação de boa qualidade e bem feita, não necessito de nada.
Pra que pedais como Noise Gate e Noise Supressor que vão fuder o som? muda o timbre, corta sustain demais. Não gosto de usar nenhum desses pedais.

B.Frusciante
Veterano
# out/07
· votar


Mickey Mouse IV
Além de bons cabos, e guitarra com a fiação de boa qualidade e bem feita, não necessito de nada.
Pra que pedais como Noise Gate e Noise Supressor que vão fuder o som? muda o timbre, corta sustain demais. Não gosto de usar nenhum desses pedais.

Exato, foi justamente o que eu falei no texto :)

Minow
Veterano
# out/07
· votar


Muita gente também não sabe usar os pedais de noise reduction. Usam cabos e fontes vagabundas, depois jogam o pedal no máximo pra tirar o ruído, e acabam destruindo o timbre.
Eu uso um Noise Supressor, e o sustain é praticamente infinito com ou sem ele ligado, é tudo uma questão de saber usar o pedal.

Soulface
Veterano
# out/07
· votar


Eu era completamente dependente de Noise Gate... Até conhecer os EMG! hehehehehe

Phedoo
Veterano
# out/07
· votar


Eu uso singles com distorçao do ampli mesmo, e até quando coloco o ganho no maximo o ruído não atrapalha. Incomoda um pouco, mas não chega a precisar de um noise supressor. Mas com som limpo o ruído é quase imperceptivel no volume q toco pra treinar.

Acho q só o fato de a tomada ser aterrada ajuda bastante. E se combino 2 singles o ruído praticamente some com distorçao no maximo e a guita encostada no pc.

Ah, e meus equipos são simples, Memphis e Meteoro. Só questao de saber regular mesmo e uma tomada aterrada.

r2s2
Veterano
# out/07
· votar


Soulface
Eu era completamente dependente de Noise Gate... Até conhecer os EMG! hehehehehe

Minha guita, mesmo com EMG faz um certo ruído, acho que é o aterramento do ampli. Mas o ruído é mínimo, nem se compara com os pups originais.


B.Frusciante

Muito bom o tópico cara, se desse pra pontuá-lo eu o faria

Soulface
Veterano
# out/07
· votar


r2s2
é o aterramento do ampli.
Vc não vive sem um fio terra... Eu sei!

Mega
Veterano
# out/07
· votar


Eu deixo é com ruído mesmo! uheuheuheuheueuhea

Brincadeira... Na realidade, eu diria que... tenho sorte, nenhuma das partes citadas e que eu tenho faz ruídos que venham a ser insuportáveis. Ruído é o próprio som que eu faço (segundo meus pais)

B.Frusciante
Veterano
# out/07
· votar


Ninguém mais gostaria de comentar aqui?
Eu acho esse assunto muito importante, em se tratando de coisas mais profissionais, como gravações 'de verdade'.

Phedoo
Veterano
# out/07
· votar


B.Frusciante
Verdade, esse topico precisa ir pra frente. Mas num tenho muito mais o q falar. Tenho poucos equipamentos e sou iniciante.

Mas em gravaçoes, uso o audacity, q tem um recurso de remover ruido q tira acho q todos os chiados. Perde um pouco de timbre sim, mas compensa quando se trata de muito ruido. Fica um som parecendo (levando em conta meus equipos) de gravaçao de estudio.

Lak Lak
Veterano
# out/07
· votar


Mickey Mouse IV
Além de bons cabos, e guitarra com a fiação de boa qualidade e bem feita, não necessito de nada.
Pra que pedais como Noise Gate e Noise Supressor que vão fuder o som? muda o timbre, corta sustain demais. Não gosto de usar nenhum desses pedais.

thumbs up!!

butheavy
Veterano
# out/07
· votar


B.Frusciante

no tópico da condor (guitarra da moda) vc me disse isso;

butheavy
Honda e BMW incomparáveis?
Volkswagen, Ford e Chevrolet porcarias?

Esse entende de carro heim?

...........
eu fiz uma piada, pois disseram que as melhores guitarras eram fender e gibson, (que não são) acho que vc não leu todas as respostas e respondeu só lendo a minha, usei os carros como exemplo da ignorancia...
............
falow..

M4lfeitor
Veterano
# nov/07
· votar


Depois desse texto todo conclui-se que .......

é mais facil comprar um Noise Gate... rs

B.Frusciante
Veterano
# dez/07
· votar


Up..

pacificpoker
Veterano
# dez/07 · Editado por: pacificpoker
· votar


desculpe eu n li o topico inteiro mas tou interessado numa strato... guitarra que sempre tive MTO preconceito... vejo mta gente usando strato... esses ruidos imcomodam tanto??? (tenho um guitarra com hum). meu professor tem uma strato zaganin e n chia... deve ser q ele usa volume baixo na aula... e pelo que eu saiba ele n tem nem pedal pra tirar ruido ... e muitas vezes nem liga no set a guitarra... vai direto no amp...

Andre_lokao
Veterano
# dez/07
· votar


Pô, meus equipos são bons. Mas o ruido que me acompanha em qualquer equipo de qualquer pessoa é a minha habilidade... EU SOU UM RUÍDO INFERNAL NA GUITARRA!!!!!!!!
____________________________________

Esse tópico merecia um stick... ;)

gabriel murray
Veterano
# dez/07
· votar


o q eh "jack"???

marcelo2711
Veterano
# dez/07
· votar


na boa...do jeito que vocês tão postando dá de entender que um Noise Gate vai mudar profundamente o timbre!
Eu uso o noise gate do VAmp II e a diferença é bem pouca se vc usar com bom senso =D
Mas espero que também ninguém compre logo de cara um Noise Gate ou um Noise Supressor antes de checar os cabos,guitarras,amp,etc...
abrçs!!

PipaAvuada
Veterano
# dez/07
· votar


Acho que o pessoal anda confundindo ruido com Hum, o hum é caracterisco do singles, não adianta correr, se botar mais um pouco de ganho ele estará lá e não tem noise supressor que tire.
Já ruido é problema em alguma coisa, como já foi dito:
Cabo, ele´trica da guitarra etc.....

Slave of hell
Veterano
# dez/07
· votar


cara minha guitarra é uma condor cg340 blindada,com seymours cabos bons,ampli aterrado na barra de cobre mas o drive é de um crate 15 W qndo toco cada nota vem um chiadinho acompanhado a mesma...principalmente a grave!!!q porra é essa?é o crate?

MarcosBorba
Veterano
# dez/07
· votar


eh impressão minha ou alguem votou em todas as respostas?

B.Frusciante
Veterano
# dez/07
· votar


Slave of hell
Já viu se era trastejamento?

Slave of hell
Veterano
# dez/07 · Editado por: Slave of hell
· votar


não tem a ver com trastejamento não....é um chiadinho mesmo....axo q drive de amp transistorizado é fodinha mesmo...pelo menos do crate 15Wr

como esta tua paixão por telecasters?ja viu as condor novas?e a shelter tele ash?

lam777
Veterano
# dez/07 · Editado por: lam777
· votar


-A primeira coisa q eu recomendo são filtros de linha ligados com estabilizadores nas tomadas q vc vai ligar seus equipamentos. Não é nada com preço absurdo e geralmente isso resolve totalmente os problemas de ruido.
-Televisão, Monitor ou telas de Fosforo em geral não podem ser ligadas junto ou próximas dos seus equipamentos...
-Se você perceber qualquer chiado/zunido/interferencia onde voce ligou seu equipamento e não ter como fugir disso por emergencia basta ligar dois captadores. Isso mesmo trabalhar sempre com os captadores em dupla... O botão nunca ficará nas extremidades ou no meio só nas posições que ficam entre meio e extremidade. (Grave + Médio ou Agudo + Médio) . Assim eles trabalham um anulando a interferência do outro.

B.Frusciante
Veterano
# jan/08
· votar


up..

pro povo ver :)

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# jan/08
· votar


pq nao tentem dar uma enrolada com papel aluminio basica nos caps singlecoil reduz bem os ruidos

Aero
Veterano
# jan/08
· votar


Dei uma lida no tópico, aí percebi que é a entrada pro cabo (qual que é o nome mesmo?) da minha guitarra que está com problemas...
Vou ver se levo num luthier pra ele arrumar! ^^
Valeu!

movz
Veterano
# mai/08
· votar


Aproveitando o tópico, sei que está meio "morto" mas vou reviver entao.
Existem fontes para pedaleiras que já venham com os 3 pinos ? (terra) para eu colocar no filtro de linha junto com o amp (que tem os 3 pinos)?

Caso exista, seria necessário?
ou só plugando a fonte com 2 pinos ali no filtro de linha ja ta deboa?

ps: O cabo de saída do filtro já vem com os 3 pinos, e vai ser ligado na tomada aonde existe aterramento.

B.Frusciante
Veterano
# set/08
· votar


UP!! Para não fazerem mais tópicos sobre reduzir ruídos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial: Ruídos ou HUM, como reduzí-los!