noise supressor (usar ou não usar)

    Autor Mensagem
    Junae
    Veterano
    # out/07


    Galera, conversei com alguns guitarristas e com o dodô audrin sobre o noise supressor e sua utilização no set. Alguns me disseram pra tirar o noise porque acaba alterando um pouco o som "real" dos pedais. Outros disseram que sem ele rola mto chiado. O que vcs acham? É imprescindível ou não?

    Snakepit
    Veterano
    # out/07
    · votar


    O ideal é descobrir de ONDE vem o chiado antes de usar. Talvez comprando cabos melhores, blindando a guitarra, pedais de qualidade, ligando numa tomada com fio terra resolva o problema.

    Agora se nada disso resolver.... tem usar noise gate ou noise supressor mesmo, mas eles alteram um pouquinho o som.

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07
    · votar


    noise supressor (usar ou não usar)
    não usar

    Lak Lak
    Veterano
    # out/07
    · votar


    até hoje nao vi nenhum que nao tirasse brilho e harmônicos...

    B.Frusciante
    Veterano
    # out/07 · Editado por: B.Frusciante
    · votar


    Snakepit
    Disse tudo cara, foi o que eu descobri há pouco(íssimo) tempo.

    O ideal mesmo seria colocar o noise supressor como última opção, o tiro de misericórdia mesmo.

    Dicas de como não ter ruídos ou pelo menos, amenizá-los bastante:

    Primeiro veja se não são os pedais, ligando cada um sozinho ou tirando de um em um na cadeia dos pedais.

    Caso não sejam os pedais, os cabos: Comprar cabos blindados de boa qualidade, principalmente os cabos entre os pedais e o cabo que liga a guitarra ao primeiro pedal. Se não for estes, tente o que liga o fim da cadeia de pedais ao amplificador, se usar distorção do amp, teste primeiro este.

    Caso não sejam os cabos, à guitarra: Sua guitarra é blindada? Seus captadores estão legais ou são muito antigos? Já verificou se a fiação, as soldas, o terra, os potenciômetros e o jack estão em boas condições? Se for captação ativa, até as pilhas podem gerar ruídos.

    Se não for nem a guitarra, aí vem a parte elétrica do local ou a forma que você liga os pedais e amplificadores. Tem que estar sempre bem aterrados, para ter certeza da qualidade, um No-Break, um BOM filtro de linha, BOAS fontes para os pedais, e até um bom estabilizador podem ser sua solução.

    Agora, se não for nem isso... calma, não precisa comprar um noise supressor/gate ainda. Tente ver seu amplificador. Principalmente se você usar a distorção dele. Veja se os jacks estão legais, se (eu não sei muito sobre amplificadores e sua energia, portanto...) ele está funcionando como deveria.

    Ah, esqueci de dizer, pode ser também interferência de ondas eletromagnéticas provenientes de monitores de computador, televisões, dentre outras coisas! Fique atento a isso.

    Aêeee, agora sim! Se não for nenhuma das opções anteriores, filho..
    Sinto muito!
    Ou você está piscando(huahuauhahuaaha.. pode falar isso?) ou és um ET.

    Sério agora, eu acho meio impossível de após ter deixado tudo que eu falei acima certinho, ainda dê algum ruído.. Nem single-coils, creio eu, teria ruídos, dessa forma.


    Mas, se você não tem paciência($) para procurar e resolver tantos problemas, acho que o que precisa é mesmo um Noise Supressor ou Noise Gate.

    Falando nisso(eu gosto de falar):

    Noise Gate: Corta o sinal da guitarra quando há pouco sinal ou muito ruído, ou seja, tira o som da guitarra por completo enquanto você está sem tocar. Isso deixa mais silencioso enquanto não está tocando algo, mas diminui bastante o sustain da guitarra dependendo das regulagens.

    Noise Supressor: Corta as frequências mais agudas, de onde é proveniente o ruído. Ponto fraco? Muda o timbre da guitarra. Muito, dependendo das regulagens.


    Falou!

    Minow
    Veterano
    # out/07
    · votar


    O Noise Supressor (Boss) é um pedal bem legal, mas deve ser usado com bom senso. Não adianta ligar ele com um monte de cabos e fontes horríveis que vão gerar muito chiado, e botar ele no máximo pra silenciar tudo.
    Outra coisa, tem vários jeitos de usar ele. Eu uso o loop do pedal, não tenho problemas com chiados e ele não tira sustain nem harmônicos da maneira que eu uso.
    É como eu disse, se for usado com bom senso é uma boa ferramenta.

    HYBRID PRS
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eu acho que deve usar se o chiado for demais mesmo!!!

    Junae
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Vamos lá galera, ajuda aí!!

    Snakepit
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Junae

    Acho que já foi respondido tua duvida, o q mais vc quer saber?

    Antes de usar o noise supressor, tente descobrir de onde vem o chiado e resolva o problema, o B.Frusciante fez uma ótima explicação sobre o assunto.

    Agora se depois de tudo isso não resolver o problema use um noise supressor ou noise gate, mas pode ter certeza que eles alteram um pouco o timbre, mas não é uma alteração bem sutil, talvez os mais inexperientes nem notem a diferença.

    HYBRID PRS
    Veterano
    # out/07 · Editado por: HYBRID PRS
    · votar


    colocando qualquer compressor no set é quase obrigatório colocar Noise Gate ou só ter cabos bons para não ter chiado???

    guitar_power
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    e se o chiado for de pedaleira?
    como eu uso pedaleira nao sei o que faço

    Minow
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    guitar_power
    Sua pedaleira não tem noise gate?

    guitar_power
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    se tiro o noise fik um chiado insuportavel dependendo do volume, se coloco o som fik um lixo.

    ogaitnas
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    guitar_power

    regule com calma e patch a patch o release e o treshold do noise gate, treshold muito alto corta sustain, release muito baixo faz com que toda vez que balance a guita ou esbarre nas cordas ele ache que vc vai tocar e desligue, o negócio é mexer com calma nesses parâmetros.

    guitar_power
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    valew! vou tentar ter mais calma, e mexer muito na pedaleira.

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    guitar_power
    A pedaleira está gerando ruídos? Certeza?
    Faz o teste... Liga a pedaleira sem cabo na entrada e bota a distorção pra ver o que acontece.

    Pedaleira geralmente é bastante imune a ruído de fonte e interferências eletromagnéticas.

    Qual é a pedaleira?

    El Mariachi
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Junae

    Quando precisar, pode usar sem medo, cara! Vai ter perda de timbre e sustentação? Vai, mas resolve seu problema! E, salvo exceções de algumas músicas, ninguém vai reparar que usa guitarra está com uns harmônicos a menos e que suas notas duram pouco, a não ser músicos que vão te assistir com intenção de ficar procurando defeitos, capiche?

    Abraço!

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    El Mariachi
    E isso se ele deixar as notas soarem tempo o suficiente para dar pra perceber a perda no sustain...

    ogaitnas
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Se ele fizer como eu disse acima, se ele regular com calma, o noisegate não atrapalha, mas com equipo liga direitinho, vc quase não tem ruído hehe

    gege_correa
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    guitar_power

    1) Qual é a pedaleira?
    2) Vc está usando compressor também?
    3) O ganho da distorção não está muito alto?
    4) Os captadores da sua guitarra são single ou humbucker?

    guitar_power
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    gege_correa


    eu uso um g2 da zoom, uso compressor, o ganho ta no 60 e os captadores da minha guitarra sao single.
    ouvi falar que captadores single sao mais vulneraveis a ruidos.isso e verdade?

    ogaitnas
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    guitar_power

    compressor e ganho em 60 na g2, nmho vai dar ruído pacas, ainda mais com single, a g2 tem muito ganho o ganho no 60 dela, a não ser que seja nas simulações limpas é ganho pacas, baixe o ganho um pouco e veja se o compressor é realmente necessário, tente mexer tb no setup do compressor.

    André Arraiano
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    phoenix down! oloco...

    cara eu nunca senti falta de um noise supressor, e como eu ja disse ali em cima muda o som, fica meio seco... e o uso de "bom senso" a ponto de nao tirar timbre, tambem nao tira muito chiado hahahaha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a noise supressor (usar ou não usar)