Tutorial: Ruídos ou HUM, como reduzí-los!

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# ago/15
· votar


Nefelibata
De boa. Fralin mata a pau.

2x0 pro fralin até agora...vou olhar com certeza, pelo menos um hot na ponte! Value manos.

Nefelibata
Veterano
# ago/15
· votar


Buja

2x0 pro fralin até agora...vou olhar com certeza, pelo menos um hot na ponte!

O Vintage Hot da fralin não tem nada de "Hot" como a gente costuma entender este termo, saída ou ganho. Por exemplo, os texas especial tem mais saída que eles.

Buja
Veterano
# ago/15
· votar


Aé?! Hmmm bom saber. Seria bom então um fralin blues desses no meio ou no braço ne. E dos fenders, qual pickup para a ponte tem o estalado mais hot?

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Buja

O Blues Special do Fralin são meus preferidos. Se você quer som estalado é uma boa opção porque tem bom ataque. Mas depende muito do instrumento que vai ganhar os captadores... Muito mesmo.

Eu tenho um set customizado que o Fralin fez a partir do Blues Special para mim. Foi o melhor set de captadores que aquela guitarra já teve, cheguei a quase gostar dela. rs

Nefelibata
Veterano
# ago/15
· votar


MMI

Uma hora vou botar esses blues special no lugar do vintage hot só pra ver como fica... muito curioso!

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Nefelibata

Nestes dias fui ver minha guitarra (strato) que está em construção na Dunamiz. Por coincidência encontrei com o dono da tal strato branca que andou por lá e fez sucesso, pude mexer um pouco nela de novo e confirmar que realmente é muito boa. O atual dono que não é nenhum inexperiente também confirmou, não tem Fender nova que chegue nela. Aproveitei e pude combinar o set de captadores que minha guitarra terá, acho que vai ser tiro certo. Se você quer saber, prefiro os nacionais que os Fralin. Mas aqueles captadores não são para a rapaziada ficar trocando e mexendo em guitarras...

macaco veio
Veterano
# ago/15
· votar


Quando a strato esta na posicao que funciona dois captadores ao mesmo tempo, os dois se tornam um humbucker por isso o ruido some. Mesmo guitarras com singles coil baratos se souber blindar internamente o ruido diminui bastante. O problema e' que ninguem sabe blindar legal, a maioria usa tiras alto colantes de aluminio ou pintam com tinta condutiva, blindagem completamente errado. A melhor maneira de blindar e' usar aluminio de marmiteks descataveis (melhor seria uma folha de cobre de mesma expessura), porem tem fazer furos no aluminio, buracos de mais ou menos 1 cm, perto um dos outros, (nao pode por a folha liza inteira senao fica igual tinta condutiva) e colar o aluminio em tudo onde for posivel la dentro, tem que ficar igual uma gaiola cheia de furos (se for liso vira um grande capacitor). Os terras dos fios dos captadores tem que morrer tudo num ponto so, e o fio que ligar ao aluminio (com parafuso) tem que vir do mesmo ponto e ser o mesmo que vai pra ponte. Se tiver uma porcao de loops de terra pra todo lado nao vai reduzir o ruido. E' igual aterrar amplificador internamente.

jazzonmypants
Membro Novato
# nov/15
· votar


Hey!

Estou com um ruído estranho na minha guitarra e gostaria de saber o que pode ser.
Algumas observações:
A guitarra usada é uma tagima t635 com captadores Seymour Duncan (chiado acontece mesmo se eu selecionar dos caps juntos)
Amplificador peavey classic 30
Cabo usado: Rotosound curly (cheguei a experimentar outros cabos antigos e aconteceu o mesmo problema)

Descrição do problema: estou com um ruído chato, mesmo quando toco no canal limpo. Pensei que poderia ser guitarra desregulada, pois quando eu abafo as cordas, o ruído some. Mas percebi que quando toco em qualquer parte de metal da guitarra, o chiado some.
Decidi fazer uma gravação, então chamei minha irmã para assegurar alguma parte de metal da guitarra e o chiado sumir. Foi então que me espantei. Quando ela tocava, o chiado não sumia.
Provavelmente seja um problema elétrico, mas queria contar com a ajuda de vocês para ter certeza.
Segue vídeo para melhor esclarecimento:

https://youtu.be/oN3aIMuuUBI

Me desculpem se aqui é o lugar errado para postar. Qualquer coisa posto no lugar apropriado.

Obrigado!

JJJ
Veterano
# nov/15 · Editado por: JJJ
· votar


jazzonmypants

Seu vídeo não abre (você colocou como "privado" no youtube).

Se eu entendi direito, sua guitarra faz um ruído chato e, quando você encosta em qualquer parte metálica, o ruído some. É isso?

Se for, é mais ou menos normal... trata-se de captadores "single coil" que tem um ruído inerente (o "hum" que é falado aqui) e, além disso, quando você encosta no metal, o ruído (em geral, não especificamente o "hum") diminui porque você "meio que aterra" (entre aspas pra evitar desvirtuamento do tópico em extensas explicações elétricas complexas) a guitarra. O errado é o ruído ser alto demais.

Se o ruído é alto demais e some quando se encosta no metal, suponho que seja problema de aterramento geral (amplificador, pedais) e/ou interferência de alguma coisa eletromagnética nas proximidades.

Se não conseguir isolar o problema, eu tentaria uma blindagem. Embora uma boa blindagem não consiga resolver esses problemas totalmente, acho que pode melhorar.

jazzonmypants
Membro Novato
# nov/15
· votar


@ JJJ

Acabei de tirar o video do privado.

Bom, creio que os single coils não sejam o problema. Eu conheço o ruído deles e é diferente (da até para ouvir os dois ruidos ao mesmo tempo). Além do mais, com a chave nas posições 2 e 4, o ruído continua, conforme eu já falei.

Aterramento da própria guitarra ou amplificador, eu acho difícil. Minha guitarra em outras casas praticamente não faz barulho. Em relação ao amplificador, eu testei outro e tive o mesmo problema.

Além de ter problema com a parte elétrica da minha casa, há uma outra possibilidade? E se for apenas o problema da minha eletricidade, como posso resolver?

alan.bassplayer
Membro Novato
# nov/15
· votar


jazzonmypants
Eu já tive este problema em um antigo baixo e era blindagem.

jazzonmypants
Membro Novato
# nov/15
· votar


Mas seu baixo gerava ruído em todo lugar ou apenas em um lugar? No meu caso a guitarra gera ruído só na minha casa. Em outros lugares, não

alan.bassplayer
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: alan.bassplayer
· votar


O meu baixo só gerava ruído na igreja (usamos phantom power). Uma vez chegou ao ponto de eu levar um choque ao segurar o baixo com uma mão e a guitarra com a outra.
Dá uma olhada nos aterramentos da sua rede elétrica (já testou em outras tomadas?), pode ser que esteja "vazendo" eletricidade.
De qualquer forma uma boa blindagem pode resolver o seu problema.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


alan.bassplayer

Tá enviando phantom para alimentar o DI?

igorbm
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: igorbm
· votar


Tive problema parecido, era falta de aterramento do amplificador.
Sua tomada tem 3 pinos? Se não tiver, não aterra, e gera esse ruído.
No meu caso, a tomada tinha 3 pinos, porém não era compatível com o amp, tive que usar um adaptador. Esse adaptador saia com apenas 2 pinos, e gerava esse ruído. Quando troquei o adaptador antigo (2 pinos) por outro novo com saída de 3 pinos (aterramento) nunca mais tive problema. Essa solução me custou apenas $6.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


igorbm

Hoje ela sai por 60 rsrsrs

alan.bassplayer
Membro Novato
# nov/15
· votar


Ismah
Temos um "problema" na nossa mesa de som, o phantom não é individualizado por canal, mas sim por ranges de 16 canais.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


alan.bassplayer

Melhor fontes individuais externas, antes que você queime algo (teclados, pedaleiras...)

Hendrix_ssa
Veterano
# nov/15
· votar


Alguem pode me ajudar sobre ruídos neste tópico?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/323130/

Obrigado!

Motorbreath
Membro Novato
# fev/16
· votar


Olá.
Alguém sabe o que causa um ruído que parece um assobio?
Percebi que tanto o pedal quanto o amplificador produzem isso (não sei se é só o amplificador ou o pedal também, por isso também citei o pedal, mas acho que só "potencializa" isso, como já li em algumas postagens).
O amplificador com volume baixo é normal, mas quando alto produz isso. E quando ligo o pedal (wah) ele também faz, independente se o amplificador tá com o volume alto ou baixo.
Já pesquisei aqui e no resto da internet, mas falam sobre "ruídos/HUMs", "apitos", "chiados", nada sobre algo semelhante a um assobio.

Motorbreath
Membro Novato
# fev/16
· votar


Alguém?...

Drifter
Veterano
# mai/17
· votar


Motorbreath

Provavelmente é excesso de distorção e os captadores são de saída baixa.

Drifter
Veterano
# mai/17
· votar


Caros,

tenho uma dúvida: para os humbuckers de bobina exposta, é comum ocorrer ruído quando há contato com a mão?

Fiz uma troca recente, tudo está aterrado, porém há ruído quando estou tocando e naturalmente apoio minha mão nos captadores.

JJJ
Veterano
# mai/17
· votar


Drifter

Bobina ou os 12 (6x2) polos do captador?

Um "mmmmmm" bem baixinho quando encosta nos polos pode acontecer, ou um "tuc tuc" fechado, se bater neles com a mão.

Agora... ruído alto, só se a coisa a encostar for metálica (bater uma chave de fenda, por exemplo) aí vai dar um barulhão.

Fora isso, pode ser algo errado.

Drifter
Veterano
# mai/17
· votar


JJJ

Um "mmmmmm" bem baixinho quando encosta nos polos pode acontecer

Está mais pra isso mesmo...

Dougfsg12
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

nov/17

Aê galera... encontrei isso aqui sobre os ruidos do amp. Respondeu minhas dúvidas.
http://www.minhamusica.ga/acabar-com-o-ruido-guitarraamplificador

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


espero que vc seja banido bem rápido, e que aprenda a usar um noise gate, muito mais fácil e eficaz do que a maior parte das gambiarras br hue hue

Lelo Mig
Membro
# nov/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


acabaramosnicks

O cara veio aqui, fodeu com o "histórico" da página principal e, ainda por cima, você vai na página do infeliz e ele fala sobre fazer "enterramento" na rede elétrica.

Esse povo não tem a mínima educação, acha que porque é virtual, podem entrar na casa dos outros e abrir a geladeira... peidar no sofá.

Nada mais humilhante que mendigo de views e likes.


Denunciado!

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Lelo Mig
Perfeita analogia, e bem observado o enterramento.

LeandroP
Moderador
# nov/17
· votar


Relaxa... Tô apagando tudo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial: Ruídos ou HUM, como reduzí-los!