Tutorial: Ruídos ou HUM, como reduzí-los!

Autor Mensagem
Slave of hell
Veterano
# set/08
· votar


votaram em tdas as respostas..essa galera é uma onda

B.Frusciante
Veterano
# set/08
· votar


Tem como algum moderador ver quem fez isso ou pelo menos tirar os pontos?

Slave of hell
Veterano
# set/08
· votar


tô por fora bixo...

thiago_guitar_men
Veterano
# set/08
· votar


Troca os caps e poe tudo EMG


dae divirta-se!!!

RedStrato
Veterano
# jun/11
· votar


Vou upar pra não criar outro.

Há uma semana resolvi mecher na parte elétrica da guitarra. Não sei por que resolvi colocar um escudo só com espaço pra o cap da ponte. Tirei o humbucker do braço, escondi o single do meio embaixo dos potenciometros (desculpem o serviço porco, entendo nada disso, não sei porque fui mecher) e deixei só o hb lá. Aí notei que nessa conversa toda o terra tinha soltado (o fio que vem de trás, da peça que segura as molas). Não sei onde soldo ele! Coloquei no pot de volume, mas a guitarra ficou com muito ruído e agora deu pra falhar de vez enquando! Tem como consertar eu mesmo?

Dibilo
Veterano
# jun/11
· votar


pergunta pro bertola nesse topico aqui

Sherlock
Veterano
# nov/11
· votar


Eu fabriquei um Rat, Plexi800 e Guvnor, quando a Dist ta um pouco mais da metade aparece aquele HUM, cabos nao é, plugs tb nao, fonte landscape para 8 pedais tb nao (testei com bateria) po o circuito dos pedais eu fiz direitinho, comprei os componentes certos, a guitara q uso é uma les paul condor CLP2, ai nao sei se isso é caracteristico dos pedais, se é o ampli ou guitarra.

Sherlock
Veterano
# nov/11
· votar


Olha percebi uma coisa aqui interessante, conforme eu mudo a guitarra posiçao, girando o corpo, abaixando o braço o HUM aumenta e diminui quase totalmente, entao o problema aqui é da guitarra.

Cristhyano
Veterano
# nov/11
· votar


Ou interferência de outro aparelho, tipo o computador.

juninholiveira
Veterano
# nov/11
· votar


Quem foi o filho de deus que votou em todos os tópicos da página 1?

Sherlock
Veterano
# dez/11
· votar


Minha fonte é LAndscape PS8 mas nao é problema da fonte, pois com bateria tb nao muda nada, tem aquele HUM quando aciono qualquer drive, deve ser caracteristico ou entao só se for a guitarra (Condor CLP-2) e o Wah 535Q chia quando aciono com drive, quase nem uso ele por causa disso, maior merda.

HackerGuitar
Veterano
# nov/12
· votar


Pessoal, desculpa dar um up aqui, mas não quis criar outro só pra tirar minha dúvida... Seguinte, ganhei um fenderzinho de 10w, para estudo mesmo, e resolvi comprar uma dist pra me divertir um pouco... peguei o Metal Drive da Fuhrmann (parece até piada ligar ele num SS de 10w) e ele tem um ganho brutal... minha guitarra é com 3 singles... agora eu não sei se o problema do chiado vem do ampzinho que não aguenta, ou da guitarra... os cabos são novos também, apesar de serem da Santo Angelo são os mais genéricos... o que me deixou encucado foi que o chiado é muito alto mesmo sem ligar a guitarra, só o pedal no amp e nada mais, não sei se isso é normal ou não... enfim, se puderem dar alguma dica eu agradeço!

deboraiommi
Veterano
# nov/12
· votar


HackerGuitar
o chiado é muito alto mesmo sem ligar a guitarra, só o pedal no amp e nada mais, não sei se isso é normal ou não
esse pedal tem um ganho alto,isso é normal.

Pra melhorar isso voce deve comprar cabos de uma qualidade melhor
Procurar blindar sua guitarra se quiser continuar usando singles ou substitui-los por stacks,
em ultimo caso use um nois gate ou suppressor

HackerGuitar
Veterano
# nov/12
· votar


deboraiommi
Pesquisei um pouco sobre blindagem da guitarra, mas não entendi muita coisa...é um processo que posso fazer em casa mesmo ? ficaria muito caro em um luthier ? não queria optar pelo noise gate pois acho que ele mata muito o timbre, tira o ruído mas perde significativamente o sinal

ALF is back
Veterano
# nov/12 · Editado por: ALF is back
· votar


HackerGuitar
blindagem não é uma coisa muito simples, mas tbm nao é impossivel de fazer em casa...a questão é que vc precisa de uma certa prática pra fazer pra nao deixar absulotamente nada servindo de porta aberta para os ruidos...nao q vc nao consiga, mas minha sugestão é q vc leve pra um luthier (q saiba, pois tem muitos enganadores por ai) pra fazer...
muitos "luthiers" fazem a blindagem com papel aluminio como foi citado neste topico la pra cima...pela pratica, muitos dizem q ameniza o ruido, mas isso nem de longe é uma blindagem...a blindagem tem q ser feita comfolhas de cobres para por em pratica o principio da gaiola de Faraday...tbm envolve soldagem de fios, algo q eu, por exemplo, nao sei fazer! =p
apesar de simples, entendo que nao sao todos com a disposição (materiais e conhecimento) pra fazer...
aliado a tudo isso, ainda tem a questão de que nao é um serviço absurdamente caro...as folhas de cobre são baratas e a mão de obra, pra quem sabe, é muito simples...numa sentada o cara resolve...sei lá, uns 80 reais no maximo seria cobrado? estou chutando ok?
mas antes de mandar o cara fazer, pergunte como ele faz a blindagem, pra evitar os espertinhos q fazem aquele trampo porco com folhas de papel aluminio de marmita!

gostaria de acrescentar aqui neste topico uma forma de amenizar ruidos que nao vi sendo citada...

se vc se preocupa com o ruido apenas na hora de fazer uma gravação no seu pc, a solução pode ser gratis!
vc pega um plugin (free mesmo, indico o BootEQ MkII...mto bom!) de equalizador PARAMETRICO (e nao o grafico, isso é importante) e procura onde está o cerne do ruído...qual a faixa de frequencia onde os ruidos se exaltam mais...
pra isso vc deixa o knob de Q (formato do pico) bem fechado, pro pico ficar bem fininho (nao pegando frequencias vizinhas) e aumenta alguns dbs no ganho do parametro correspondente ao Q que vc mexeu (essa etapa acaba sendo por tentativa e erro mesmo). Aí, comece a rodar o knob de frequencia pra procurar em q posição o ruido fica mais forte e desagradavel. Ao achar, volte o knob de ganho pra dbs negativos...se for mto agudo, tipo 6k pra cima, provavelmente nao fara a menor falta e nem vai mexer mto no timbre...se estiver naquela faixa de 500 a 2k, ai vc tem q tomar cuidado...as frequencias medias são as mais sensiveis e tendem a alterar muito o timbre...mas é aquela coisa....as vezes vale a pena vc alterar o seu timbre pra tirar os ruidos...considerando q será um metodo onde vc nao vai usar nenhum supressor nem nada...tera seu sustain original...
o problema é q pelo q eu me lembre, pedais equalizadores são normalmente eqs graficos....eles nao sao tao indicados pra isso pq nao são detalhados o bastante pra remover apenas uma faixa de frequencias...nao me lembro de pedais eqs parametricos...entao o q vc precisaria mesmo seria um rack (xiii a coisa ta ficando cara)
portanto, é bom deixar claro q isso tudo q falei serve apenas para gravação...pra tocar ao vivo, no seu quarto com o ampli, seu sinal teria q entrar e sair de um computador passando por um plugin equalizador parametrico...ai fica tenso!

edit: ou entao vc compra o maldito rack e liga o "foda-se" pro custo x beneficio! ai vc consegue fazer essa remoção de ruidos com equalizador ao vivo tbm...=p

edumorsehowe
Membro Novato
# ago/15
· votar


to tocando na noite e como em cada casa a energia elétrica nunca é padrão e de péssima qualidade( isso valendo para todo brasil) enfrento muitos problemas com ruido em algumas casas a minoria eu não tenho essa problema, mais a maioria e a regra

todos os cabos são de qualidade e a fonte e da moore, ja testei uma da fire e dava mais ruido ainda!!

sou um guitarrista que usa overdrives as vezes quando quero mais ganho um outro pra booster, e uso strato com singles, sei que singles tem parcela de culpa, mais ainda sim e muito!!

comprei um noise gate da joyo e achei maravilhoso ao vivo, ele rouba um pouco de harmônicos, mais ao vivo isso nem da pra perceber, agora em casa, você ve a diferença!

resumindo, acho é obrigatório o uso de um noise pra quem toca ao vivo!!

HugoNovaes
Membro Novato
# ago/15
· votar


Aproveitando que o tópico foi desenterrado... vou falar da minha experiência de sucesso! :D

Assim que terminei de fazer a minha guitarra, percebi que ficou com um ruído muito forte. No esquema de instalação dos captadores tinha indicação para ligar o fio terra na ponte... mas eu deixei sem, pois não tinha feito a furação para passar esse fio.

Como vi que não tinha jeito, fiz um furo na cavidade da elétrica até encontrar a base da bucha da ponte... depois, desencapei um bom pedaço de fio, fiz uma bola com esse fio e coloquei dentro do buraco e pressionei bastante para encostar na base da bucha e não sair com facilidade. A outra extremidade eu soldei na carcaça de um potenciômetro. Quando testei, o som tinha sumido 100%!!! O som ficou tão limpo que até me arrependi de ter comprado fita adesiva de cobre para blindar as cavidades.

Enfim, bastou aterrar a elétrica na ponte e o problema foi resolvido. A guitarra solta um som muito limpo e gostoso de se ouvir.

eric bluesman
Veterano
# ago/15
· votar


Eu tenho uma strato e uso meu amp em casa, percebo que so de liga-lo aparece um pequeno chiado , ligo ele numa régua de força e quando ligo o overdrive ele da um chiado maior, pensei num estabilizador de força para reduzir , ligo o notebook tb ao lado para usar nos estudos.

A guitarra esta blindada com tinta condutiva e os cabos são tecnoforte , a chave de posicões dela quando ligo percebo que usando dois caps o ruido some , mais com um só ele fica bem na cara , agora fica a pergunta será que é da guitarra , dos drives ou parte elétrica ?

JJJ
Veterano
# ago/15 · Editado por: JJJ
· votar


eric bluesman

É o famoso "hum" de single coil. Fica evidente que é isso, quando você fala que o ruído some quando liga na posição 2 e 4...

Se te incomoda tanto, a solução é trocar por captadores noiseless ou "mini humbuckers" (humbuckers em formato de singles).

renatocaster
Moderador
# ago/15
· votar


JJJ

a solução é trocar por captadores noiseless ou "mini humbuckers" (humbuckers em formato de singles).

\o/

eric bluesman
Veterano
# ago/15
· votar


JJJ

o que mata é como ja disseram acima , gravações isso pega , eu curto muito o som dos singles dela, sao aqueles texas special , nesse caso seria melhor me acostumar ou arrumar um gate kkk

eric bluesman
Veterano
# ago/15
· votar


Outra pergunta que gostaria de fazer , tava dando uma olhada em alguns direct boxers , pensei em usar um para usar nas gravações caseiras que faço , com uso pedais analógicos pensei em colocar um na saida do amp para o pc , muitas vezes tb microfono , poderia colocar entre o mic e o pc pra dar resultados melhores de chiado e melhorar a qualidade de entrada no pc, ou é bobagem ?

marcelosz
Membro Novato
# ago/15
· votar



a solução é trocar por captadores noiseless ou "mini humbuckers" (humbuckers em formato de singles).

+1
Só cuidado pra não "matar" o som típico de Strato usando mini humbucker. Noiseless já não mata tanto.

Sobre o direct box, se vc tiver ruído no seu sinal ele não vai melhorar isso não...

JJJ
Veterano
# ago/15 · Editado por: JJJ
· votar


renatocaster
eric bluesman
marcelosz

Só deixando BEM CLARA a parte da frase anterior à que vocês citaram:

"Se te incomoda tanto" foi o que disse. Porque PRA MIM não incomoda. Prefiro o "hum" e manter o single coil como ele é. E vou mais longe: até com o "reverse" do meio (pra tirar o "hum" nas posições 2 e 4) eu encrenco um pouco! O set de captadores originais da Stratocaster não tinha o do meio reverso. Eu tenho um jogo assim e dá um "tchan" a mais... hehehe

MMI
Veterano
# ago/15 · Editado por: MMI
· votar


Sei lá... Eu gravo bastante com singles autênticos, com hum. Tem suas manhas, custei um pouco para aprender, mas hoje não vejo problema nenhum. Mais ainda, gravo sem nenhum tipo de noise gate, sendo que nenhuma dessas guitarras tem a tal "blindagem". Strato tem que ter som de strato, tele tem que ter som de tele. Acho os Noiseless e Lace Sensor muito inferiores.

Buja
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
Acho os Noiseless e Lace Sensor muito inferiores.

E qual o melhor pickup de strato na sua opinião, com som caracteristico de strato, sem hmmm irritante?

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Buja

O terceiro melhor que conheço são os Lindy Fralin. Os outros são mais difíceis. :)

Buja
Veterano
# ago/15 · Editado por: Buja
· votar


O.o pegou pesado rsrs.
Algo de fender pra baixo?

(edit) Até que nao sao tao caros...base de 85 doletas o pickup...preco bom o vintage hot...queria ouvir esse Real54' Strat.

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Buja

Não, o Fralin não cobra exagerado. Se não me engano o Lollar é mais caro e mais difícil de encomendar (também são bons, mas gosto mais dos Fralin para strato).

Nunca toquei no Real54`Strat dele para falar a verdade. Mas por não achar tão legais as 54, não me atraem. Sugeriria ficar entre o Vintage Hot e o Blues Special mesmo.

Nunca toquei numa strato que me emocionasse com captadores mais fáceis de comprar. Desculpa.

Uma pergunta... Alguém sabe o que aconteceu com os captadores Cabrera? Parece que sumiram.

Nefelibata
Veterano
# ago/15
· votar


Buja

Eu já tive singles fender texas special, singles chineses, dimarzio, LDR e Fralin.

De boa. Fralin mata a pau. LDR é bom tb. Excelente custo benefício, por sinal.

MMI

Não sei dizer ao certo, mas rolou uma conversa no submundo que os cabreras por último eram apenas captadores de alguma fábrica OEM chinesa. Se procede não sei.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tutorial: Ruídos ou HUM, como reduzí-los!