Resultado da enquete sobre a alteração de timbre

Autor Mensagem
danilomagacho
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface

Cara... gostei pra caramba da pesquisa, acho que ela reflete com boa fidelidade o que faz diferença e o que é relativo (ou mito).

Eu responderia sim da 1 a 5, e não para todo o resto... até porque as outras são realmente relativas...

Exemplo: pergunta 13... eu realmente não vejo alteração significativa de timbre entre uma ponte e outra. Tem sim uma pequena variação de sustain, mas é relativo... assim como braço colado ou parafusado... pega uma guitarra com braço colado e ponte floyd e uma com ponte fixa e braço parafusado... qual vai ter mais sustain???? Sei lá!!!!

A mesma coisa com madeira e captadores... se eu mudar a madeira eu percebo diferença, mas se mudar os captadores pronto, foi a diferença pro espaço!!!

Outra coisa são madeiras de escala, construção, etc... isso pra mim muda bastante a tocabilidade, estabilidade, mas o timbre de uma guitarra é algo muito relativo... e pessoal!!!

Já tem algum tempo que não entro... falta de tempo mesmo... mas gostei muito do que vc fez, tava dando uma lida e gostei muito do tópico, acho que poderia aprofundar isto...

Nota 10, parabéns.

silverchairfan
Veterano
# ago/07
· votar


mihna opinião é q a madeira nao muda timbre coisa nenhum, o que muda eh a parte eletronica, uma vez q o som da guita eh proporcionado por captação, ou seja , os imas nos captadores eh q pegam a vibracao das cordas, a madeira vibra? vibra sim, mas por favor, nao altera timbre, altera a qualidade sim, tipo, madeira q se vc bater no chao kebra e outra q nao kebra. pintura tbm nao influi mto menos, ja pintei e nao deu nd.

vc ja viu algum musico famosíssimo falando de timbre da madeira?
ele soh mexem no captador, a madeira eles botam a mais forte mesmo (mogno nao eh duro pacas?)

minha opiniao aí

flw

Snakepit
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface
A idéia é boa. Podemos conversar sobre isso.

Só avisar q eu ajudo, mando umas gravações aqui.

fazer stratos em alder, ash, mogno, bubinga...

Strao em mogno é bem legal. Tem a Ibanez S e a proria Fender tem uma Strato em mogno se não me engano.

Sou fã da série S da Ibanez, essa da Fender deve ser ótima também.

Excelente pra quem quer um som caracteristico das LPs mas não se acostuma com o peso, formato, falta de conforto e péssimo acesso nas ultimas casas das Les Paul.

Soulface
Veterano
# ago/07 · Editado por: Soulface
· votar


silverchairfan
Segundo a sua teoria, a guitarra pode ser até de papelão. Se tiver um bom captador, o timbre será ótimo. Certo?
Cara é uma ótima idéia!
Farei guitarras de papelão daqui pra frente. Papelão é baratinho, dá pra trocar toda hr. Mais fácil de transportar e tal...
Q gênio!!!

Fermc
Veterano
# ago/07
· votar


danilomagacho

eu realmente não vejo alteração significativa de timbre entre uma ponte e outra. Tem sim uma pequena variação de sustain, mas é relativo... assim como braço colado ou parafusado... pega uma guitarra com braço colado e ponte floyd e uma com ponte fixa e braço parafusado... qual vai ter mais sustain???? Sei lá!!!!

Mas aí que tá cara... A maioria do pessoal falou que consegue diferenciar pelo sustain, mas só que o pessoal esqueçe a enquete é sobre timbre e não sobre sustain...

Se for levar em consideração apenas o timbre e absolutamente nada além disso, então acho que muito dificilmente alguém saberia diferenciar!

Snakepit
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface
Não uso msn, mas posso te mandar por email o q vc quiser.

silverchairfan
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface

pegou pesado ein!

axo q vc entendeu o q eu kis dizer, nao tem diferença de SOMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM de madeira pra madeira, se vc fize uma guitarra com seu coco, ela vai fica um lixo sim

Fermc
Veterano
# ago/07
· votar


silverchairfan

Jovem, falou uma besteira sem tamanho... Reveja seus conceitos, estude mais e etc!! Porque isso que você disse é o absurdo mais absurdo que se pode falar.


Valew!

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


Snakepit
Não uso msn, mas posso te mandar por email o q vc quiser.
Fresco!
Manda pra thiago_luthier@yahoo.com.br então.
Tem hrs q o MSN dá na louca e não recebe e-mails.

silverchairfan
Mas não sáo apenas os ímãs dos captadores q formam o timbre?
Q difereça faz se oq tem em volta dele é madeira, papelão ou casca de melancia?

Snakepit
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface
uehuehueheuhe

Anotei aqui.

Amanha te mando então.

silverchairfan
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface

ai um dia qdo um cara fize uma guitarra de papelao, e regular o som dos captadores com aparelhos q ele irá inventar, deixando o som da guitarra de papelão igualzniha a de uma de madeira, vc vai ve soh

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


Soulface
silverchairfan

o silverchairfan perdeu aquelas discussões nossas sobre a madeira no timbre...

dá uma lida nestes dois tópicos:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/161199/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/168273/
são exatamente sobre iss oque voce está falando, sobre as madeiras. ainda não há uma conclusão, mas que influencia, já é certo.

na verdade, esse é um dos motivos pela qual o Soulface montou esse tópico, que essa polêmica da madeira vem rolando faz tempo em vários tópicos. sobre a captação, o mdf, o braço parafusado...
e agora voce tá voltando pra conversa inicial.

Fermc
Veterano
# ago/07
· votar


silverchairfan

ai um dia qdo um cara fize uma guitarra de papelao, e regular o som dos captadores com aparelhos q ele irá inventar, deixando o som da guitarra de papelão igualzniha a de uma de madeira, vc vai ve soh

heuiaheiuhiUAHeuhaiuehiUAHEuIAHe

Essa foi boa!!

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


silverchairfan
Cara, vc vai ter q fazer isso pra provar q a sua teoria é a correta. Já q ela vai contra tudo oq se sabe sobre timbre de guitarra até hj.
Se vc soubesse todo o trabalho q é feito na madeira até cehgar ao ponto para se construir um instrumento... Não é só meter a serra elétrica nm tronco de árvore e vamo q vamo não.
Se realmente não tivesse nada a ver, nenhuma fabricante faria guitarra de madeira mais não. Existem alternativas mais baratas e menos trabalhosas do q isso.

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07 · Editado por: luiz_sjrp
· votar


Só de Zuação

02- Vc consegue diferenciar o timbre de um humbucker para um single coil? Claro que sim, até nem precisa tocar as guitarras, a que não fizer HUMMMM é Hb.
05- Vc consegue diferenciar o timbre de uma Les paul para uma Stratocaster? Lógico, desde que se coloque lado a lado o Slash e o Clapton.
07- Vc consegue diferenciar o timbre entre guitarras de braço colado, parafusado ou neck-thru? Pergunta mais boba, claro que sim, é só rolar o cd do Dire Straits.
12- Vc consegue diferenciar o timbre entre guitarras com os captadores parafusados em molduras ou diretamente no corpo? Sem nenhum problema, mas é só usando Single Coil.
13- Vc sente diferença no timbre entre pontes fixas, tremolo ou floyd rose? Faça uma g3 com Slash, Bobby Tench e Satriani.
14- Vc é capaz de diferenciar o timbre de uma guitarra apenas pelo tipo de tinta q foi usada na sua pintura? Somente com as Tintas da LuksColor, a Coral não dá.
Hahahahahahahahahaha

evenascto
Veterano
# ago/07
· votar


desculpa desvirtuar do tópico original, mas...

ai um dia qdo um cara fize uma guitarra de papelao, e regular o som dos captadores com aparelhos q ele irá inventar, deixando o som da guitarra de papelão igualzniha a de uma de madeira, vc vai ve soh

essa foi foda...
depois dessa... acho q vou vender minhas guitarras e comprar uma
dessa aqui
som igual ao dos melhores guitarristas...

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


luiz_sjrp
Claro que sim, até nem precisa tocar as guitarras, a que fizer HUMMMM é Hb.
Até onde eu sei, qm tem os malditos "hum" são os singles! hauehuaheuhaeae

mazellan
Veterano
# ago/07
· votar


evenascto
nop...essa tem ponte flutuante...piora o timbre..
bom msm c fosse fixa....hauhuahua

qto ao topico....bem...realmente algumas coisas realmente mudam o timbre...mais são coisas totalmente imperceptiveis....
uma vez estava eu tocando com uma palheta big stubby de 3mm....e aih resolvi mudar de palheta...peguei uma stubby de 1mm.....meu timbre mudou???sim...eu percebi a mudança de timbre..soh q num foi assim...ah..mudou..eu parei..aumentei o volume...e senti uma diferença ridiculamente pekena no timbre........agora ouvindo o som falar (ah..o kra tah usando palheta tal de tantos mm jah eh foda neh)

num outro forum postaram um review de cabos...onde fala q uns tinham mais respostas de médios...outros eram mais agudos....
faz diferença....deve fazer....agora eu num vou comprar cabos com mais agudos pq isso vai mudar meu timbre fodasticamente...

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface

Corrija lá pra mim............... "esqueci" do a que NÃO fizer.....

Huashaushauhsuahsuahsuahsuahsuahus.

Que bosta.... Onde que eu tava com a cabeça.......... Não vou corrigir não deixa lá.

Fermc
Veterano
# ago/07
· votar


mazellan

Concordo....... com........ vo...cê ......cara!!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07
· votar


ai um dia qdo um cara fize uma guitarra de papelao, e regular o som dos captadores com aparelhos q ele irá inventar, deixando o som da guitarra de papelão igualzniha a de uma de madeira, vc vai ve soh

E eu ainda leio uma coisa dessas...

João_Luiz
Veterano
# ago/07 · Editado por: João_Luiz
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
guitarra de papel

Aí seria uma Papeltarra ou um Guitarlão... haushaushaushaus....

Penta_Blues
Moderador
# ago/07
· votar


Bom dia!!!

danilomagacho
Exemplo: pergunta 13... eu realmente não vejo alteração significativa de timbre entre uma ponte e outra.

Fermc
Se for levar em consideração apenas o timbre e absolutamente nada além disso, então acho que muito dificilmente alguém saberia diferenciar!

Caras, na minha opinião não há dúvida que testes são extremamente difíceis de se fazer e de se obter acertos se levarmos em consideração que algumas gravações podem ter o objetivo de confundir quem está ouvindo e não de avaliar o reconhecimento do timbre...
Com relação à ponte, vou dar um exemplo que acho bem evidente para mim: Telecaster. Pra mim seu timbre se deve principalmente ao tipo de ponte que equipa este modelo, pois aquele monte de ferro certamente a deixa bem "ardida".

Valeu!!!

Fermc
Veterano
# ago/07
· votar


Penta_Blues

Mas neste caso você avalia pelo timbre mesmo, e por isso é válido!

Agora se o cara avaliar pelo sustain que geralmente é o que tem uma mudança mais percepitível, aí já não é válido!

BaNdAiD
Veterano
# ago/07
· votar


Muito boa pesquisa...
Soulface mandou bem!!

eu mesmo teria dito não a maioria das perguntas relacionadas a madeira!!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07
· votar


João_Luiz

Papeltarra foi foda... hahahahahahahahahahahahaha...

Idéia inovadora... o custo seria praticamente zero, só o preço dos captadores mesmo... hehehehehehehehehehehehehe... fico até imaginando o timbre da bagaça.

GuitarHome
Veterano
# ago/07
· votar


Ah uma coisa que eu ja percebi também, antes eu usava uma palheta big stubby 3.0. Quando resolvi trocar para qual eu uso atualmente que é a dunlop tortex 1.0 (ah azulzinha). Deu para perceber uma pequena diferença de timbre sim, até porque o material dessas duas palhetas são diferentes, e eu percebi sim uma minuscula diferença de timbre que acho que muitos aqui não perceberiam.

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


Pelo jeito, terei q elaborar outra enquete. Agora perguntando sobre espessuras de palhetas, cores de cabos, comprimento de correia e quantidade de voltas na tarracha...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface

Essa será boa tb... manda bala.

GuitarHome

Qual seria essa "pequena" diferença... eu uso a Big Stubby 3.0

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


Se eu tocar descalço sinto uma pequena diferença no timbre em relação se eu estivesse calçado.
Que será?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Resultado da enquete sobre a alteração de timbre