Autor |
Mensagem |
danilomagacho Veterano |
# ago/07
· votar
Soulface
Cara... gostei pra caramba da pesquisa, acho que ela reflete com boa fidelidade o que faz diferença e o que é relativo (ou mito).
Eu responderia sim da 1 a 5, e não para todo o resto... até porque as outras são realmente relativas...
Exemplo: pergunta 13... eu realmente não vejo alteração significativa de timbre entre uma ponte e outra. Tem sim uma pequena variação de sustain, mas é relativo... assim como braço colado ou parafusado... pega uma guitarra com braço colado e ponte floyd e uma com ponte fixa e braço parafusado... qual vai ter mais sustain???? Sei lá!!!!
A mesma coisa com madeira e captadores... se eu mudar a madeira eu percebo diferença, mas se mudar os captadores pronto, foi a diferença pro espaço!!!
Outra coisa são madeiras de escala, construção, etc... isso pra mim muda bastante a tocabilidade, estabilidade, mas o timbre de uma guitarra é algo muito relativo... e pessoal!!!
Já tem algum tempo que não entro... falta de tempo mesmo... mas gostei muito do que vc fez, tava dando uma lida e gostei muito do tópico, acho que poderia aprofundar isto...
Nota 10, parabéns.
|
silverchairfan Veterano |
# ago/07
· votar
mihna opinião é q a madeira nao muda timbre coisa nenhum, o que muda eh a parte eletronica, uma vez q o som da guita eh proporcionado por captação, ou seja , os imas nos captadores eh q pegam a vibracao das cordas, a madeira vibra? vibra sim, mas por favor, nao altera timbre, altera a qualidade sim, tipo, madeira q se vc bater no chao kebra e outra q nao kebra. pintura tbm nao influi mto menos, ja pintei e nao deu nd.
vc ja viu algum musico famosíssimo falando de timbre da madeira? ele soh mexem no captador, a madeira eles botam a mais forte mesmo (mogno nao eh duro pacas?)
minha opiniao aí
flw
|
Snakepit Veterano |
# ago/07
· votar
Soulface A idéia é boa. Podemos conversar sobre isso.
Só avisar q eu ajudo, mando umas gravações aqui.
fazer stratos em alder, ash, mogno, bubinga...
Strao em mogno é bem legal. Tem a Ibanez S e a proria Fender tem uma Strato em mogno se não me engano.
Sou fã da série S da Ibanez, essa da Fender deve ser ótima também.
Excelente pra quem quer um som caracteristico das LPs mas não se acostuma com o peso, formato, falta de conforto e péssimo acesso nas ultimas casas das Les Paul.
|
Soulface Veterano |
# ago/07 · Editado por: Soulface
· votar
silverchairfan Segundo a sua teoria, a guitarra pode ser até de papelão. Se tiver um bom captador, o timbre será ótimo. Certo? Cara é uma ótima idéia! Farei guitarras de papelão daqui pra frente. Papelão é baratinho, dá pra trocar toda hr. Mais fácil de transportar e tal... Q gênio!!!
|
Fermc Veterano |
# ago/07
· votar
danilomagacho
eu realmente não vejo alteração significativa de timbre entre uma ponte e outra. Tem sim uma pequena variação de sustain, mas é relativo... assim como braço colado ou parafusado... pega uma guitarra com braço colado e ponte floyd e uma com ponte fixa e braço parafusado... qual vai ter mais sustain???? Sei lá!!!!
Mas aí que tá cara... A maioria do pessoal falou que consegue diferenciar pelo sustain, mas só que o pessoal esqueçe a enquete é sobre timbre e não sobre sustain...
Se for levar em consideração apenas o timbre e absolutamente nada além disso, então acho que muito dificilmente alguém saberia diferenciar!
|
Snakepit Veterano |
# ago/07
· votar
Soulface Não uso msn, mas posso te mandar por email o q vc quiser.
|
# ago/07
· votar
Soulface
pegou pesado ein!
axo q vc entendeu o q eu kis dizer, nao tem diferença de SOMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM de madeira pra madeira, se vc fize uma guitarra com seu coco, ela vai fica um lixo sim
|
Fermc Veterano |
# ago/07
· votar
silverchairfan
Jovem, falou uma besteira sem tamanho... Reveja seus conceitos, estude mais e etc!! Porque isso que você disse é o absurdo mais absurdo que se pode falar.
Valew!
|
Soulface Veterano |
# ago/07
· votar
Snakepit Não uso msn, mas posso te mandar por email o q vc quiser. Fresco! Manda pra thiago_luthier@yahoo.com.br então. Tem hrs q o MSN dá na louca e não recebe e-mails.
silverchairfan Mas não sáo apenas os ímãs dos captadores q formam o timbre? Q difereça faz se oq tem em volta dele é madeira, papelão ou casca de melancia?
|
Snakepit Veterano |
# ago/07
· votar
Soulface uehuehueheuhe
Anotei aqui.
Amanha te mando então.
|
# ago/07
· votar
Soulface
ai um dia qdo um cara fize uma guitarra de papelao, e regular o som dos captadores com aparelhos q ele irá inventar, deixando o som da guitarra de papelão igualzniha a de uma de madeira, vc vai ve soh
|
kiki Moderador |
# ago/07
· votar
Soulface silverchairfan
o silverchairfan perdeu aquelas discussões nossas sobre a madeira no timbre...
dá uma lida nestes dois tópicos: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/161199/ http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/168273/ são exatamente sobre iss oque voce está falando, sobre as madeiras. ainda não há uma conclusão, mas que influencia, já é certo.
na verdade, esse é um dos motivos pela qual o Soulface montou esse tópico, que essa polêmica da madeira vem rolando faz tempo em vários tópicos. sobre a captação, o mdf, o braço parafusado... e agora voce tá voltando pra conversa inicial.
|
Fermc Veterano |
# ago/07
· votar
silverchairfan
ai um dia qdo um cara fize uma guitarra de papelao, e regular o som dos captadores com aparelhos q ele irá inventar, deixando o som da guitarra de papelão igualzniha a de uma de madeira, vc vai ve soh
heuiaheiuhiUAHeuhaiuehiUAHEuIAHe
Essa foi boa!!
|
Soulface Veterano |
# ago/07
· votar
silverchairfan Cara, vc vai ter q fazer isso pra provar q a sua teoria é a correta. Já q ela vai contra tudo oq se sabe sobre timbre de guitarra até hj. Se vc soubesse todo o trabalho q é feito na madeira até cehgar ao ponto para se construir um instrumento... Não é só meter a serra elétrica nm tronco de árvore e vamo q vamo não. Se realmente não tivesse nada a ver, nenhuma fabricante faria guitarra de madeira mais não. Existem alternativas mais baratas e menos trabalhosas do q isso.
|
luiz_sjrp Veterano |
# ago/07 · Editado por: luiz_sjrp
· votar
Só de Zuação
02- Vc consegue diferenciar o timbre de um humbucker para um single coil? Claro que sim, até nem precisa tocar as guitarras, a que não fizer HUMMMM é Hb. 05- Vc consegue diferenciar o timbre de uma Les paul para uma Stratocaster? Lógico, desde que se coloque lado a lado o Slash e o Clapton. 07- Vc consegue diferenciar o timbre entre guitarras de braço colado, parafusado ou neck-thru? Pergunta mais boba, claro que sim, é só rolar o cd do Dire Straits. 12- Vc consegue diferenciar o timbre entre guitarras com os captadores parafusados em molduras ou diretamente no corpo? Sem nenhum problema, mas é só usando Single Coil. 13- Vc sente diferença no timbre entre pontes fixas, tremolo ou floyd rose? Faça uma g3 com Slash, Bobby Tench e Satriani. 14- Vc é capaz de diferenciar o timbre de uma guitarra apenas pelo tipo de tinta q foi usada na sua pintura? Somente com as Tintas da LuksColor, a Coral não dá. Hahahahahahahahahaha
|
evenascto Veterano |
# ago/07
· votar
desculpa desvirtuar do tópico original, mas...
essa foi foda... depois dessa... acho q vou vender minhas guitarras e comprar uma dessa aqui som igual ao dos melhores guitarristas...
|
Soulface Veterano |
# ago/07
· votar
luiz_sjrp Claro que sim, até nem precisa tocar as guitarras, a que fizer HUMMMM é Hb. Até onde eu sei, qm tem os malditos "hum" são os singles! hauehuaheuhaeae
|
mazellan Veterano |
# ago/07
· votar
evenascto nop...essa tem ponte flutuante...piora o timbre.. bom msm c fosse fixa....hauhuahua
qto ao topico....bem...realmente algumas coisas realmente mudam o timbre...mais são coisas totalmente imperceptiveis.... uma vez estava eu tocando com uma palheta big stubby de 3mm....e aih resolvi mudar de palheta...peguei uma stubby de 1mm.....meu timbre mudou???sim...eu percebi a mudança de timbre..soh q num foi assim...ah..mudou..eu parei..aumentei o volume...e senti uma diferença ridiculamente pekena no timbre........agora ouvindo o som falar (ah..o kra tah usando palheta tal de tantos mm jah eh foda neh)
num outro forum postaram um review de cabos...onde fala q uns tinham mais respostas de médios...outros eram mais agudos.... faz diferença....deve fazer....agora eu num vou comprar cabos com mais agudos pq isso vai mudar meu timbre fodasticamente...
|
luiz_sjrp Veterano |
# ago/07
· votar
Soulface
Corrija lá pra mim............... "esqueci" do a que NÃO fizer.....
Huashaushauhsuahsuahsuahsuahsuahus.
Que bosta.... Onde que eu tava com a cabeça.......... Não vou corrigir não deixa lá.
|
Fermc Veterano |
# ago/07
· votar
mazellan
Concordo....... com........ vo...cê ......cara!!
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# ago/07
· votar
E eu ainda leio uma coisa dessas...
|
João_Luiz Veterano |
# ago/07 · Editado por: João_Luiz
· votar
Nick_Oliveri_Guitar guitarra de papel
Aí seria uma Papeltarra ou um Guitarlão... haushaushaushaus....
|
Penta_Blues Moderador |
# ago/07
· votar
Bom dia!!!
danilomagacho Exemplo: pergunta 13... eu realmente não vejo alteração significativa de timbre entre uma ponte e outra.
Fermc Se for levar em consideração apenas o timbre e absolutamente nada além disso, então acho que muito dificilmente alguém saberia diferenciar!
Caras, na minha opinião não há dúvida que testes são extremamente difíceis de se fazer e de se obter acertos se levarmos em consideração que algumas gravações podem ter o objetivo de confundir quem está ouvindo e não de avaliar o reconhecimento do timbre... Com relação à ponte, vou dar um exemplo que acho bem evidente para mim: Telecaster. Pra mim seu timbre se deve principalmente ao tipo de ponte que equipa este modelo, pois aquele monte de ferro certamente a deixa bem "ardida".
Valeu!!!
|
Fermc Veterano |
# ago/07
· votar
Penta_Blues
Mas neste caso você avalia pelo timbre mesmo, e por isso é válido!
Agora se o cara avaliar pelo sustain que geralmente é o que tem uma mudança mais percepitível, aí já não é válido!
|
BaNdAiD Veterano |
# ago/07
· votar
Muito boa pesquisa... Soulface mandou bem!!
eu mesmo teria dito não a maioria das perguntas relacionadas a madeira!!
|
# ago/07
· votar
João_Luiz
Papeltarra foi foda... hahahahahahahahahahahahaha...
Idéia inovadora... o custo seria praticamente zero, só o preço dos captadores mesmo... hehehehehehehehehehehehehe... fico até imaginando o timbre da bagaça.
|
GuitarHome Veterano
|
# ago/07
· votar
Ah uma coisa que eu ja percebi também, antes eu usava uma palheta big stubby 3.0. Quando resolvi trocar para qual eu uso atualmente que é a dunlop tortex 1.0 (ah azulzinha). Deu para perceber uma pequena diferença de timbre sim, até porque o material dessas duas palhetas são diferentes, e eu percebi sim uma minuscula diferença de timbre que acho que muitos aqui não perceberiam.
|
Soulface Veterano |
# ago/07
· votar
Pelo jeito, terei q elaborar outra enquete. Agora perguntando sobre espessuras de palhetas, cores de cabos, comprimento de correia e quantidade de voltas na tarracha...
|
# ago/07
· votar
Soulface
Essa será boa tb... manda bala.
GuitarHome
Qual seria essa "pequena" diferença... eu uso a Big Stubby 3.0
|
luiz_sjrp Veterano |
# ago/07
· votar
Se eu tocar descalço sinto uma pequena diferença no timbre em relação se eu estivesse calçado. Que será?
|