Alteração da parte elétrica de uma stratocaster.

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # jan/07


    Na stratocaster que possui 3 captadores simples, 1 controle de volume, 2 controles de tonalidade, e 1 chave de 5 posições (5 sonoridades), sendo elas:
    1º- captador da ponte
    2º- captador da ponte + do meio
    3º- captador do meio
    4º- captador do meio + do braço
    5º- captador do braço

    Fica bom alterar a parte elétrica da guitarra da seguinte maneira?
    Utilizar só 1 controle geral de tonalidade, e usar o potênciômetro que sobra, numa ligação (ponte) entre os positivos dos captadores da ponte e do braço, para que:
    Quando ele estiver em zero, a chave de 5 posições acione os captadores como está em cima (modo original).
    Quando ele estiver no máximo, a chave de 5 posições acione o seguintes captadores.
    1º- captador da ponte + do braço
    2º- os 3 captadores
    3º- captador do meio
    4º- os 3 captadores
    5º- captador da ponte + do braço

    Isso acrescentaria mais duas sonoridades (3 captadores) e (ponte + braço).
    Além daquelas quando o potênciometro ficar numa posição intermediária, na qual se pode dosar a presença do captador, que está sendo adicionado ao modo de ligações originais.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    El_Cabong
    Isso não se faz com um potenciômetro, mas com uma chave "mini-toggle switch", e é uma modificação muito comum e útil. Boa parte das Stratos que construí ou modifiquei tem essa configuração.
    Abç

    PunkBarney
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: PunkBarney
    · votar


    Acho mais facil vc colocar uma chave de 7 posicoes...

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    É que eu não queria alterar o visual da guitarra colocando mais uma chave, e eu não uso dois tones.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    El_Cabong
    Então não há como fazê-lo, a não ser comprando uma cara e difícil de encontrar cahave Switchcraft Super Strat.
    Se vc manter o pot (mesmo não servindo para nada), vc pode colocar a chave entre o pot de volume e o de tone do meio (o inoperante), fica bom e discreto.
    Abç

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    El_Cabong
    Foi exatamente isso que o Rodrigo da guitartech fez na minha shelter.
    Fiquei com um tone master e o outro knob funciona como uma chave. Este potenciômetro que serve como chave tem que ser de 1 Mega.
    Ficou muito bom, e eu não usava os 2 tones anyway...

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    guilhermerizzo
    Eu vou tentar fazer este esquema com o potenciômetro de 1MOhms, se não ficar bom eu volto para a ligação original. ou então coloco a chave como o Maurício falou.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alteração da parte elétrica de uma stratocaster.