Resultado da enquete sobre a alteração de timbre

Autor Mensagem
Soulface
Veterano
# ago/07 · Editado por: Soulface


Em primeiro lugar, eu qro agradecer a todos q colaboraram com a enquete feita neste tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/169621/
Eu sei q foi algo bem superficial, mas deu pra ter uma idéia legal da opinião da galera.
Acredito tb q a grande maioria respondeu com sinceridade.
E agradeço tb por não avacalharem o tópico, mesmo q por livre e espontânea pressão! hehehehehe

As perguntas da enquete foram:
01- Vc consegue afinar sua guitarra de ouvido?
02- Vc consegue diferenciar o timbre de um humbucker para um single coil?
03- Vc sente diferença no timbre ao girar o controle TONE da sua guitarra?
04- Vc sente diferença no timbre ao mudar a posição da chave seletora?
05- Vc consegue diferenciar o timbre de uma Les paul para uma Stratocaster?
06- Vc consegue diferenciar o timbre de guitarras que possuem 1, 2 ou 3 peças no corpo?
07- Vc consegue diferenciar o timbre entre guitarras de braço colado, parafusado ou neck-thru?
08- Vc sente diferença no timbre entre guitarras com escala em maple, rosewood ou ébano?
09- Apenas ouvindo, vc é capaz de saber se a guitarra é de compensado?
10- Em um teste cego, vc consegue saber quais são as madeiras utilizadas na construção de determinada guitarra?
11- Vc sente diferença no timbre entre tarrachas sem trava, com trava ou locking nut?
12- Vc consegue diferenciar o timbre entre guitarras com os captadores parafusados em molduras ou diretamente no corpo?
13- Vc sente diferença no timbre entre pontes fixas, tremolo ou floyd rose?
14- Vc é capaz de diferenciar o timbre de uma guitarra apenas pelo tipo de tinta q foi usada na sua pintura?
15- Para quem já mudou a pintura da sua guitarra, foi percebida alguma diferença no timbre?

Postarei o resultado e depois farei minhas considerações.

RESULTADO
Desconsiderando alguns posts que não somaram exatamente à enquete, foram obtidos 70 post-respostas. OQ faz com q cada post seja aproximadamente 1,43% do resultado total.
E o resultado ficou assim:

Gerais:
01- SIM 91,43% ------ NÃO 8,57%
02- SIM 91,43% ------ NÃO 8,57%
03- SIM 97,14% ------ NÃO 2,86%
04- SIM 100,0% ------ NÃO 0,00%
05- SIM 90,00% ------ NÃO 10,00%

Madeiras:
06- SIM 2,86% ------ NÃO 97,14%
07- SIM 18,57% ------ NÃO 81,43%
08- SIM 21,43% ------ NÃO 78,57%
09- SIM 2,86% ------ NÃO 97,14%
10- SIM 5,71% ------ NÃO 94,29%

Hardware e outros:
11- SIM 5,71% ------ NÃO 94,29%
12- SIM 2,86% ------ NÃO 97,14%
13- SIM 25,71% ------ NÃO 74,29%
14- SIM 0,00% ------ NÃO 100,0%
15- SIM 2,86% ------ NÃO 62,86% ------ Não souberam: 34,28%


PS:
nobre - A sua resposta para a questão número 10 foi considerada como "NÃO" devido à explicação q vc fez entre parênteses. Uma vez q não existe guitarra feita só em mogno ou só em maple.

Fernando de almeida - A sua resposta para a questão número 15 foi considerada como "NÃO" por não ser possível atribuir somente à pintura a alteração de timbre q a sua guitarra sofreu.

Snakepit e Tiruk - Eu não levei à sério as respostas de vcs! hehehehehe

Bom, é isso pessoal!
Foi uma enquete bastane interessante e acho q dá pra ter uma idéia do nível médio de percepção timbrística do pessoal do fórum, ou do nível médio de alteração timbrística q a guitarra sofre em algumas das ocasiões citadas na enquete.
Espero q esse resultado sirva para o pessoal q anda falando pelos cotovelos por aí, refletir um pouco se realmente sabe do q está falandou ou apenas acha isso.

Mais uma vez, obrigado a todos.

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


Minha considerações:

Antes de mais nada, oq me chamou atenção e me causou até certo espanto, foi ver algumas pessoas q responderam "não" à algumas das questões Gerais (e mais básicas), respondem "sim" nas questões abaixo, q são mais técnicas e requerem o mínimo muita experiência.
Mas no geral, o resultado foi mais ou menos oq eu esperava.
Agora pessoal, olhem bem para esse resultado e voltem ao básico.
Vamos olhar a guitarra como um instrumento musical. Vamos escolher a guitarra não pela cor da semente q foi plantada sua árvore de origem, e sim pelo conforto, pelo seu gosto pessoal, pelo acabamento, e coisas q vc realmente pode perceber ao ter e tocar a guitarra.
Vamos parar de procurar chifre em cabeça de cavalo. Afinal de contas, qm vai tocar e tem q gostar da guitarra, é VOCÊ!


Ressalva final:
Jonathas Lacerda e SweetDistortion
- Na questão número 9, vcs dizem q não são capazes de descobrir se a guitarra é de compensado apenas ouvindo-a. Mas logo em seguida, na questão 10, vcs afirmam q conseguem saber quais são as madeiras utilizadas na construção de determinada guitarra.
Poderiam nos explicar como se faz essa contradição?

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


responderam "não" à algumas das questões Gerais e respondem "sim" nas questões abaixo(2.5)
Jonathas Lacerda e SweetDistortion (hummmm Kamikaze)

[modo BAN on]

Agora podem zuar...... que enquete maluca em Pikachú.
Dava pra pegar mais gatuno nessa, se bem que algumas perguntas tinham vários sentidos e muitas resposta além do sim e do não. Por exemplo em que situação estariam as Stratos e LP; como também os captadores; as pontes; tem muitos fatores. Mas eu tentei responder criando eu mesmo algumas situações.
Alguns responderam que são capazes de saber o timbre de uma ponte e não sabem o timbre do locking nut. E outros sabem o timbre do locking nut e não da ponte. Mas é como EU disse: "algumas perguntas tinham vários sentidos e muitas resposta além do sim e do não".

[modo BAN off]

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


luiz_sjrp
Entndo esse ponto de vista.
Mas se formos levar em conta todas as ocasiões possível, nem enquete dá pra fazer.
Pensei em colocar todas as perguntas como um teste cego, mas deixei isso à critério de qm fosse responder.
A verdade é q muitas vezes timbre é q nem espelho. Vc só enxerga oq qr ver.
Muita coisa vc só "percebe" pq está olhando ali. Vc é induzido a acreditar.

Mas eu pretendo fazer mais teste e enquetes por aqui.
To com bastante material pra pegar a galera no pulo! hehehehehe

Valeu aí!

Bog
Veterano
# ago/07 · Editado por: Bog
· votar


Soulface
Mas eu pretendo fazer mais teste e enquetes por aqui.
To com bastante material pra pegar a galera no pulo! hehehehehe


Heheheh, essa é a parte que eu quero ver mais.

Lembrei de outro exemplo que mostra a minha idéia de que o negócio é ter referências. Quando eu pego a Variax para brincar, enquando mudo as simulações percebo CLARAMENTE as mudanças de uma para outra. Então eu poderia dizer que eu conigo perceber as diferenças timbrísticas só de ouvir. Não fosse por um detalhe: é muito mais difícil fazer o caminho oposto - pegar um disco gravado com uma Variax e dizer quais simulações foram usadas em cada música. Digo isso porque ouvi um disco no qual todas as guitarras são uma Variax, e se consigo identificar 2 ou 3 das simulações com alguma certeza, é muito. E isso porque eu SEI quais são as simulações possíveis.

Ou seja, diferenciar uma guitarra de compensado comparando lado a lado com a outra de mogno das montanhas mágicas é fácil, mas é bem mais difícil simplesmente ouvir uma música que pode ter sido gravada com qualquer guitarra e dizer - "nossa, essa música aí foi gravada com uma guitarra de compensado", ou num show apontar para o guitarrista e dizer "ah, essa Les Paul é sem weight relief".

João_Luiz
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface
Esse tópico foi interessante, e a maioria das pessoas foi honesta ao responder as questões.

Percepção de timbre pode ser confundida com pegada, sustain, etc, mas muitos mitos ainda existem (e vão continuar existindo, claro) a respeito de variações proporcionadas pela madeira, por exemplo...

Eu gostaria de ver as respostas mais "questionáveis" como madeira, por exemplo, serem confirmadas de forma real, com um teste "duplo-cego" patrocinado pelo FCC...

Aí teríamos dados um pouco mais confiáveis sobre a mágica da madeira, e não impressões irreais das verdadeiras diferenças...........

João_Luiz
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface
Mas eu pretendo fazer mais teste e enquetes por aqui.
To com bastante material pra pegar a galera no pulo! hehehehehe



Manda bala.... dia desses eu quero fazer um coleção de distorções analógicas, valvuladas e digitais e pedir o voto da galera... será que alguém vai ter coragem de assumir que gosta mais das digitais? hehehehe........

Gasoline
Veterano
# ago/07
· votar


João_Luiz
Eu assumo, com certeza.

Tenho uma preferência enorme pela praticidade dos equipamentos digitais. E tenho que dizer que estou maravilhado com as possibilidades de conectividade entre o POD XT Live e a Variax.
Mudar de LesPaul num Marshall para Strato num Bassman com o toque de um switch ?
Isso sim é evolução.

E honestamente, para as minhas humildes aplicações, não tenho porque ter uma parede de valvulados atrás de mim (em casa), ou uma geladeira ou um arco-iris de pedais.

Tenho uma pedaleira digital, e tenho um TubeScreamer, que comprei antes da pedaleira.
Tenho alguns outros pedais analogicos, e mas uso eles muito pouco, por causa da falta de praticidade. Ainda uso bastante o TS, mas ai é quando to com preguiça de carregar a pedaleira, e coloco o TS dentro do case da guitarra.
hahaha.
Muito bom os resultados da enquete. Bem interessante.

Fermc
Veterano
# ago/07
· votar


Agora vamos falar a verdade...

Cara chegar aqui e falar que mudou a cor da guitarra e percebeu diferença no timbre por causa disso. Por favor né amigo, mentira tem limite tbm né!!

Falar uma coisa dessas é o mesmo que assinar o certificado de Noobisse...

Snakepit
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface
Snakepit - Eu não levei à sério as respostas de vcs! hehehehehe

Isso que acontece qdo se é honesto aqui. hehehehe

Mas parabéns, ficou legal o resultado. Já to vendo que tu vai mostrar esse resultado pra todo mundo que reclamar de compensado ou perguntar diferença de madeiras. Vai ser pior que aquele que prova que os japas TEM SIM bilau pequeno uheuehueheuhe

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


Soulface
Acho engraçado que, claro, diversas coisas podem alterar o timbre... Mas no fim das contas a mesma guitarra tocada por duas pessoas diferentes soa... diferente.

Acredito que uma troca de "ferragens" até faça diferença mas que regulagem, troca de encordoamento e captação sejam bem mais significativas.

"Ferragens e materiais" da guitarra considero mais fundamentais estruturalmente do que qualquer outra coisa.

Percival
Veterano
# ago/07
· votar


Ultra.Fuzz
Acho engraçado que, claro, diversas coisas podem alterar o timbre... Mas no fim das contas a mesma guitarra tocada por duas pessoas diferentes soa... diferente.

com certeza... um dos fatores que mais influencia no timbre final são as mãos do guitarrista.

além de cordas, palheta, captação, etc....

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Soulface

Infelizmente alguns entendidos aqui do FCC não entraram nessa enquete... inclua aí os pseudo-guitarristas, muitos aqui do FCC que dizem tocar, dizem entender mas nem guitarra possuem - geralmente são fãs do Samambaia.

Enfim...

Muito boa essa enquete, parabéns. Depois entro em contato com você no MSN.

João_Luiz
Veterano
# ago/07
· votar


Gasoline
Eu assumo, com certeza.

Pois é, mas você é autêntico e coerente, e não fica falando abobrinha por aí, hehehe.

Parabéns!

Eu tenho uma ME50 e tô satisfeito; já tive pedal board com 10 Boss e não trocaria a pedaleira por ela não...

Tenho um parceiro de banda que toca com uma Zoom FX1 num Marshall 8080 e é uma porrada o som!

O que importa é ficar satisfeito com o som e ponto final.

Viva a verdade!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07
· votar


João_Luiz

Já fiz um teste cego aqui com meu POD 2.0... eu ainda disse que tinha gravado misturando amps e digital... mentira, gravei tudo com o POD 2.0 e ninguém diferenciou... e quem acertou foi no chute.

Izzy Dragon
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface
Muito boa a enquete mesmo.

Olhei pro questionário e respondi mentalmente as questões. (Não postei porque minha namorada tava logada)
Minhas respostas ficaram

Gerais: Sim todas
Madeira: Não todas
Hardware: Sim para a 13, não para o resto.

13- Vc sente diferença no timbre entre pontes fixas, tremolo ou floyd rose?
Então, eu acho que sim, pois tenho uma guita com floyd e uma com tune o matic e me parece uma diferença nítida...
Porém, as minhas guitas são de modelos diferentes, marcas diferentes, madeiras diferentes, captadores diferentes (apesar de serem todos HB)...

Então não sei... pode ser que eu seria reprovado num teste cego entre duas guitarras iguais, uma com floyd outra com tune o matic

João_Luiz
Veterano
# ago/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
É, eu me lembro disso sim....
\o/

Snakepit
Veterano
# ago/07 · Editado por: Snakepit
· votar


Soulface
Sugiro fazer uma enquete e colocar sons pro pessoal adivinhar qual a guitarra/equipamento, e tmb outras coisas simples, como se é single ou humbucker na guitarra.

Eu tenho uma das mais "adoradas" guitarras aqui do fórum, acho q vc sabe qual é, e gostaria de colaborar com essa, eu te mando umas gravações, pra ver se sem saber qual a guitarra ela corresponde a espectativa da galera aqui. Além de ter uma [boa] pedaleira digital, a Pod XT Live.

luiz_sjrp
Veterano
# ago/07
· votar


Snakepit

Com efeitos complica.
Mas seria um bom teste.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07
· votar


Snakepit

Ninguém vai adivinhar... já fiz um teste parecido. Em enquetes a galera acaba caindo em contradição pois as perguntas são meio que elaboradas exatamente para avaliação.

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Em enquetes a galera acaba caindo em contradição pois as perguntas são meio que elaboradas exatamente para avaliação.
BINGO! ehehehehehehehehe

Snakepit
A idéia é boa. Podemos conversar sobre isso.


OQ eu to vendo aqui, e jo muitas vezes pelo fórum, é pessoas usando argumentos só pra encher linguiça e camuflar falta de conhecimento, capacidade ou coragem de assumir q não sabe.
Por exemplo, qndo se abre a página do FCC, vc se depara com uma página azul (alternando os tons).
Não interessa se esse azul q vc vê é azul-céu, azul-água, azul-calcinha... É azul!
Foi nessa direção q eu quis levar a enquete. Não qro saber qual porcentagem na mudança de trimbre é atrbuída à troca de knobs brancos para knobs pretos. As perguntas eram todas direcionadas a saber se em uma situação qualquer q vc imagine na sua cabeça, vc diferenciaria ou não.
E realmente, acho q a maioria do pessoa pode até ser sido sincera ali. Mas muitos, mesmo sendo sinceros, acabaram respondendo através de uma capacidade acham q tem. Apenas acham...

kiki
Moderador
# ago/07 · Editado por: kiki
· votar


grande mestre Soualface! gostei do trabalho.

acho que deveria ter sim um teste cego. se houver disponibilidade, seria muito legal.

alguma coisa do tipo, grava duas vezes a mesma rif, com os mesmo equipamentos, e só troca a guitarra. de preferencia sem efeito. e deixa o pessoal adivinhar.
acho que esse seria dos primeiros, mais básico.
e depois dá pra ir abrindo pra sugestão do Snakepit, de ir experimentando equipamentos aos poucos.

agora, legal mesmo seria se voce, que é um luthier interessado nestas questões, construísse uma strato e uma lespaul frankstein, cada uma com possibilidade de instalar singles e humbuckers; floyds, tremolos e tone-o-matics; e gravasse todas as combinações possiveis.
e ainda repintasse elas a cada gravação.

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


Soulface
Só uma pequena dúvida:

01- Vc consegue afinar sua guitarra de ouvido?

Plugada ou desplugada?! :P AHUIahuiahauihauia

kiki
e ainda repintasse elas a cada gravação.

AHuiahaiuaHIAUhauihaa

Bom é que não ia dar trabalho. :]

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


kiki
e ainda repintasse elas a cada gravação.
hauheuhaeuhaeuhauheuaheuhaeuhaeuhuaheuaheuhaehuaea!!!

Mas eu ainda penso em fazer umas experiências do tipo...
fazer stratos em alder, ash, mogno, bubinga... E gravar pra ver como fica.
Com LP já é mais complicado de vender depois! =P

Juliano P
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface
e ainda existe diferça de timbre...
se vc tocar guitarra com palheta..ou se tocar com o dedo
vc consegui perceber?

ogaitnas
Veterano
# ago/07
· votar


também podemos de pessoas com guitarras diferentes, fazerem gravações
usando por exemplo um mesmo setup no guitar rig ou algo do tipo, e aí um
outro faz o post com as guitarras e vê qtos acertam... hehe

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


Juliano P
Não exatamente no timbre da guitarra, mas na dinâmica.
Isso é bem mais evidente em baixo.
Mas o timbre do Knopfler por exemplo, é inconfundível.

Juliano P
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface
eh..na dinamica principalmente...
mas o timbre muda um pouco sim..
como se mudasse os knobs de tom um pouco...
sons mto distorcidos..mto misturados nao da pra perceber..
mas com a guitarra limpa..só ouvindo a guitarra...há uma pequena mudança no timbre sim!!
mas gostei dessa enquete sua..mto legal...

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface
pessoas usando argumentos só pra encher linguiça e camuflar falta de conhecimento, capacidade ou coragem de assumir q não sabe.

Hehahahah, no meu caso, pelo menos eu falo um monte mas admito: uso pedaleira digital, uso até GUITARRA digital feita de madeira vagabunda, e para mim está mais do que bom. :P

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


Bog
e para mim está mais do que bom. :P
É o argumento correto para tudo cara.
Diante disso, qm pode contestar oq? hehehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Resultado da enquete sobre a alteração de timbre