captador capta som da madeira?

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# ago/07


Olá colegas do FCC. há um tempo atrás, eu e os amigos Humans Being e Soulface estávamos numa discussão sobre os captadores parafusados direto na madeira.

bom, fiz um teste na minha teleca (captadores normal de tele, da marca cabrera), com um diapasão. e a resposta foi a seguinte:



pegou o som direto na madeira. e depois testei os dois caps individualmente, e os dois pegaram o som igual. ou seja, não teve diferença entre o parafusado na ponte e o parafusado na madeira.

vale lembrar que pra isso eu aumentei muito o volume e botei o máximo de overdrive do ampzinho (honeytone danelectro), por isso dá umas microfonias no meio. e o som do diapasão sai meio baixo.

a discussão sobre o cap que eu falei:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/125069/p139
alguns tópicos parecidos:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/38530/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/130897/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/87611/

bom, é isso. quem tiver alguma explicação mande aí.

lula_molusco
Veterano
# ago/07 · Editado por: lula_molusco
· votar


esquece...

polaroid_
Veterano
# ago/07
· votar


???????

Intrueland...
Veterano
# ago/07
· votar


sem explicação mas... talvez voce encontre algo aquihttp://www.stellfner.com.br/engenharia%20menu.htm

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


A principio parece uma questão simples e besta, de resposta imediata...

Mas na verdade é algo interessante...
Eu tbm tava pra fazer alguns testes sobre isso! XP

Eric Lance Abbott
Veterano
# ago/07
· votar


??????? (2)

mg32_san
Veterano
# ago/07
· votar


realmente acho que não teria pq o captador pegar o som da madeira.. é magnético.. e não
uma espécie de sismógrafo que capta vibrações, o que já falaram uma pancada de vezes
é que a madeira influencia no tempo de sustain da vibração da corda.
mas sei lá.. alguém que entende mais poderia dar uma opinião.

Deji
Veterano
# ago/07
· votar


que teste ésse porra aishdiuash

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/07
· votar


já li seus posts lá no tópico do Bertola/Seiji umas 2 vezes e ainda não entendi a relação que eles têm com esses seus testes.

Explica melhor aê, fiquei curioso agora :/

Blonde Hammet
Veterano
# ago/07
· votar


Se eu entendi direito é aquela historia q o pessoal diz q captadores parafusados diretamente na madeira o som fica melhor q os captadores presos no escudo e depois na madeira...

eu tbm achava q captadores presos direto na madeira tinham som melhor, vou ver o video!

Krist Novoselic
Veterano
# ago/07
· votar


o captador capta pancadas na madeira sim.. nao deveria na logica.. pq é magnetico. mais capta como um microfone sim

TheChaosSpirit
Veterano
# ago/07 · Editado por: TheChaosSpirit
· votar


vou fazer esse teste em breve e estarei postando

tem uma surpresa valvulada em breve para mostrar deve estar quase pronta hehehe

dai testarei minha White beauty (rr-1) que é aparafusado na moldura e minha Gritante (prestige) que é aparafusado na madeira e minha Jaggie (jag-stang) que é parafusado na pickguard são direntes os sons na minha opinião

e mostrarei tambem as diferenças entre Tauri , Cedro rosa , Basswood e mogno

r2s2
Veterano
# ago/07
· votar


TheChaosSpirit
e minha Gritante (prestige)

Estamos esperando sons dela há séculos...

WeslleyGuilber
Veterano
# ago/07
· votar


Ou eu sou burro pacas ou nao conseguir ver naaaada nesse video...q isso?

GAMMOTH
Veterano
# ago/07
· votar


Eu também achava que parafusar o captador diretamente na madeira causava um grande enriquecimento em timbre e sustain, mas um luthier de confiança deu uma explicação lógica e física de que essa influência beira a nulidade. (gostaram do termo?)

A madeira influencia o modo no qual as cordas vibram e na sustentabilidade dessas vibrações. O captador capta essas vibrações da corda, então, parafusando ele no corpo ou não, não mudaria o timbre.

O captador capta pancadas no corpo? Captam. Os captadores captam a voz? Sim, se você gritar no captador, a voz sai no ampli. Mas o captador altera o modo de captação só pelo fato de estar fixo ao corpo? Não! O ímã "corre solto" dentro da bobina gerando o campo eletro-magnético, independente da fixação desta bobina. Então, fica claro que a madeira muda a vibração da corda e não a maneira que o captador atua.

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


desculpem escrever tanto, se tiverem paciencia de ler, agradeço.
bom, pelos comentários de todos:

acho que o captador capta som sim da madeira, ainda não entendi bem porque. assim como o Krist Novoselic e o mg32_san, e muito outros, eu achava que só captava som da corda, por que é magnético, por isso fiz um teste.

aconteceu que pegou som do diapasão na madeira.
mas muito, muito baixo, tive que botar todo overdrive, deu umas microfonias. ou seja, beira a nulidade (fcc também é cultura).

estava conversando com um amigo meu, estudante de engenharia de materiais, e ele me disse que captador magnético só pode pegar som de metais, e de alguns metais (os cristalinos, seja la o que isso for). ou seja, ele acha que não seria possivel ele captar som da madeira. se alguem aqui é engenheiro ou físico, por favor ilumine-nos.

eu disse a ele que eu usei um captador magnético num violão nylon (desse baratos que prende na boca), e que ele capta o som, bem mal mas capta. ele disse que tambem não deveria, pois não é metal.
levantamos a seguinte questão: como o cap magnético pega som do nylon?
acho que deve ser mais ou menos a mesma questão da madeira. ou como capta voz. ou até a microfonia.

o meu amigo quase engenheiro levantou a hipotese de as cordas estarem vibrando, mesmo seguradas. plausivel. qualquer hora eu testo a mesma coisa sem cordas (não testo agora que acabei de montar a minha tele, se alguem ta com a guita descordada, faço-o por favor).

bom, é isso. até.

TonyMad
Veterano
# ago/07
· votar


Não sei exatamente como os captadores magneticos funcionam, pq o q vi na facul foi coisa mto teorica, mas nada como eles são realmente construidos. Mas, se o q o GAMMOTH falou está correto, q os imãs "correm soltos" na bobina, então eles captam as vibrações não magneticas tb. Os imãs se mexendo, mesmo q mto pouco, variam o campo magnetico, q por consequencia gera corrente eletrica q no final vira o som. Bem baixinho, mas aparece. Acho q é isso.

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


TonyMad
olha, essa é boa. não tinha pensado nisso.

já vi umas imagens de como é o captador. não é bem que ele "corre solto", ele tá preso no plastico ou papelão que é construído, e a bobina também. mas vibrações da escala do diapasão podem muito bem fazer esse campo se "mexer".

mas isso não explica a corda de nylon nem a voz... ou será tudo pela vibração do som no captador?

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


Eu falo que é uma questão aparentemente simples e de resposta imediata, exemplificando a resposta dada por muitos aqui, pq praticamente todo mundo sabe que o principio de funcionamento do captador é captar variações magnéticas... Por causa disso, mta gente erroneamente pensa que a madeira não tem influência alguma no timbre da guitarra, pois esquece de considerar (ou nem mesmo consegue imaginar) que a madeira influencia na vibração das cordas.

Antes de voltar a questão do tópico, retomando o principio de funcionamento do captador... O captador utiliza a lei da indução eletromagnética (ê física do 3º ano, hein? ...), captando alterações no campo magnético e "produzindo" corrente elétrica (som... =p).

Pouca gente sabe (e tentou imaginar) se o captador capta vibrações da madeira (claro que de forma "indireta", já que a madeira não produziria praticamente diferença alguma no campo eletromagnético, pq a madeira não é um material ferromagnético¹). De alguma forma pancadas na guitarra e "as experiências do kiki" são traduzidas em som; se o captador vibra, pq os imãs do captador não captariam diferenças no campo magnético produzidas por si mesmo com relação a outro material ferromagnético, como as cordas da guitarra (ou da maneira que o TonyMad comentou - que aliás parece ser mto mais plausível)²?

¹ Só a título de curiosidade, nem todos os metais são atraídos por um imã. Já tentou pegar uma bolinha de papel alumínio com um imã, ou tentou grudar alguns imãs de geladeira na maçaneta da porta e não conseguiu? Pois então, só alguns metais (dentre outros tipos de materiais) apresentam essa propriedade e são chamados de ferromagnéticos.
² TonyMad interessante explicação! \o/ Eu nunca tinha pensado nessa possibilidade!

P.S.: huheh! Nem é mto interessante ficar quantificando o efeito que isso ia causar no timbre do instrumento, mesmo pq o Soulface vai acabar totalmente aleijado! =P

TG Aoshi
Veterano
# ago/07
· votar


kiki
estava conversando com um amigo meu, estudante de engenharia de materiais, e ele me disse que captador magnético só pode pegar som de metais, e de alguns metais (os cristalinos, seja la o que isso for).
Yep! Só de materiais ferromagnéticos!

Humans Being
Veterano
# ago/07
· votar


Vamos la, so pra clarear mais a idéia de quem disse q não entendeu o tópico.

Tenho um Music Man EVH, uma das principais caracteristicas (o marketing) dessa guitarra e das atuais AXIS e OLPs da vida, esta em frisar que os captadores delas estão presos diretamente no corpo. Ajudando assim a guitarra ter um som mais encorpado e com mais sustain (relatos que ja li soltos na net).

E a minha duvida era, se eu colocasse molas nos parafusos, ou aquelas espuminhas debaixo dos caps para ajustar a altura dos captadores, se isso iria influenciar no timbre "tão" característico dessa guitarra, ja que os caps perderiam esse contato direto com a madeira.

Diante de tantas explicações, ainda não obtive uma resposta prática. Mas fiz o teste tb, coloquei molas nos parafusos, e o timbre se mudou, mudou muito pouco e pra mim esta sendo impercepitível.

TheChaosSpirit
Veterano
# ago/07
· votar


r2s2
Membro # Enviado: 8/ago/07 13:48
Quote Denunciar

TheChaosSpirit
e minha Gritante (prestige)

Estamos esperando sons dela há séculos...


estou esperando um valvulado a 3 meses hahahahah
não vou gravar ela em um Marshall mg30 solid state nem a pau

assim que chegar meu valvulado eu gravarei prometo

GAMMOTH
Veterano
# ago/07
· votar


Humans Being: É exatamente isso que eu quis frisar.

A maneira como o captador é fixo não altera o seu modo de funcionamento. Não altera o modo como ele capta as variações no campo eletromagnético.

A madeira do corpo da guitarra altera o modo como as cordas vibram e o tempo de duração dessa vibração (sustain) através de ressonância. O captador apenas "lê" essas variações.

Então, acredito que esse lance de "captador direto no corpo é mais legal" é uma publicidade engana-trouxas. Eu também me enganei sobre isso e achava que captador no corpo era a melhor cosia do mundo, eheh!

Outro ponto que também fico encucado é sobre a falsa (?) idéia de que braço colado aumenta o sustain e o timbre consideravelmente ao compararmos com braço parafusado. Afinal de contas, as fibras das madeiras também são descontínuas na intersecção (gostaram dessa?) e existe ainda a cola, que acaba agindo como uma resina que absorve vibrações! Acho que o que realmente muda o timbre seria um guitarra corpo+braço em uma peça inteiriça. Ou seja, muita propaganda em cima de nada e a gente engole isso tudo com farinha!

ogner
Veterano
# ago/07
· votar


Humans Being:
O timbre se mudou é, que ruim ein!! Chama ele de volta!!
hehehe, brincadeira, topico bonzão!

MANFREDINI
Veterano
# ago/07
· votar


Outro ponto que também fico encucado é sobre a falsa (?) idéia de que braço colado aumenta o sustain e o timbre consideravelmente ao compararmos com braço parafusado.
será? agora você me deixou confuso...

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


Humans Being
salve amigo! é uma honra recebe-lo em meu tópico. nada melhor que o criador da polêmica pra ajudar a desenvolver as ideias.

TG Aoshi
era exatamente essa a minha idéia quando o Humans Being falou dessa coisa do cap na madeira. eu nunca tinha visto nenhuma propaganda dessas guitarras, e disse simplesmente que "a madeira influencia na vibração da corda, e o captador capta da corda".
depois da minha experiência, acredito na explicação do TonyMad.

apesar que eu testei depois na minha tele, igual nesse video, mas cada captador de uma vez, mudando pela chave seletora, e os dois captaram o som. mas o captador da ponte da tele é presa no metal, que vibra mais que o plastico do escudo ou a borrachina do parafuso do Humans Being (voce não quer fazer uma experiencia parecida na sua Music Man EVH?).

agora, eu gosto daquela frase do Soualface, que diz que "tem muita gente comendo carne moída e arrotando filé mignon". os mais puristas dirão que o captador na madeira tem um som inigualável, como os braços colados, e etc. e tal.
se voce não sente a diferença, como o Humans Being não sentiu, que diferença faz? pra ele, faz mais diferença os caps estarem perto das cordas, que dá uma diferença de ganho perceptível, que o "som da madeira".

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


kiki
Desculpa se estou falando merda. Mas é q não posso ouvir o audio aqui nesse pc.
Mas pelo q eu entendi, vc encostou o diapasão na madeira e o captador captou esse som, certo?
Bom, existe alguma possibilidade de o captador ter captado o som do diapasão (mesmo q à distância) e não da vibração da madeira?
Uma vez q o diapasão é de metal...

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


Soulface
eu pensei nessa hipotese, por isso coloquei o diapasão em diferentes posições, perto e longe dos caps.

quando estiver com som, confira: o volume do som foi quase o mesmo em distancias diferentes dos caps. além disso, na mesma posição mas sem encostar na madeira, não sai som no amp.

Soulface
Veterano
# ago/07
· votar


kiki
Então falei merda! aheuaeuuaehuaheuhaeuhauheuahea

Mas eu acho q pra esse teste ficar completo mesmo, tem q ser feito sem as cordas e sem a ponte tb...
ou seja, sem nenhum metal perto do captador q possa interferir.

kiki
Moderador
# ago/07 · Editado por: kiki
· votar


Soulface
veja o video com som e tire suas proprias conclusões...

eu sei, pensei nisso das cordas conversando aqui com meus amigos. mas acabei de montar a tele, não quero desmonta-la agora nao...

se alguma alma caridosa estiver a com a guitarra só montada com os caps, sem corda e sem ponte, faça esse teste por favor! se não, daqui a uns meses quem sabe eu posto a segunda etapa do teste.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a captador capta som da madeira?