Como fazer um blend no circuito de uma stratocaster?

Autor Mensagem
danielhard
Veterano
# ago/07


E aí galera blz? Venho aqui pedir há alguma alma caridosa que manje de circuitos de guitarra uma explicação de como eu faço um blend no circuito da minha squier....
Galera só que eu queria o seguinte.. queria fazer o blend (combinar captador do braço com o da ponte para obter timbre característico de stratocaster) sem ter que acrescentar mais uma chave no circuito, fazer isto usando um potenciometro de tonalidade... Por favor alguém me ajude!!!!!

alfredmad
Veterano
# ago/07 · Editado por: alfredmad
· votar


O sr. Edmar Luighi em seu livro explica:

http://img512.imageshack.us/my.php?image=textoyv7.jpg

Não entendeu? Veja:

http://img525.imageshack.us/my.php?image=diagramamg2.jpg

Obs: Dá um retorno se vc conseguiu ver, porque fiz o cadastro do site hj e ñ sei ainda como funcionam as coisas.

Floyd N Roses
Veterano
# ago/07
· votar


alfredmad
Po....fico bem legal esse esqma ae hein!!!!

Vlw!!!!!

WeslleyGuilber
Veterano
# ago/07
· votar


interessante...mas se o cap da ponte for um duplo?/

danielhard
Veterano
# ago/07
· votar


alfredmad
Cara brigadão!!! Fiz a ligação deu tudo certinho, muito massa... Agora tenho 7 opções de timbre, valeu mesmo...

Bigode Ozzy
Veterano
# ago/07
· votar


WeslleyGuilber

acredito que não haja problemas se ele for com 2 condutores...mesmo esquema...

imagino que se for um de 4 condutores, de até pra fazer um blend com defasagem...

abraços!

SiaD
Veterano
# ago/07
· votar


Isso pode causar algum problema se feito de forma errônea?

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Alguém tem um audio de guitarra com blend, mostrando todos os timbres dela???

dei uma procurada mas não achei.

Abraços!

bicinh
Veterano
# jan/10
· votar


Niandra Lades
eu axo que o MauricioBahia postou a algum tempo atras o som da strato dele que o Bertola colocou uma chave pra fazer essas ligações diferenciadas...

eu axo que ele postou, nao tenho certeza.

bpv
Veterano
# jan/10 · Editado por: bpv
· votar


bicinh
Niandra Lades

Exatamente! O Bahia fez um tópico sobre isso. Lá tem samples! Vide abaixo:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/215157/

Abçs

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Não é o mesmo Blend...
esse que o Mauricio fez é de colocar um capacitor no sistema.

o que eu to falando é uma ligação diferente de captadores...
para a strato ter um timbre bem diferente quando mexe em um dos controles te "tone".

Abração!

MauricioBahia
Moderador
# jan/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Niandra Lades

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.... Entendi! Minha Strat tem algo parecido sim. Vc diz fazer uma esquema de ligar os caps, além das das 5 posições normais. Ok, no meu caso, eu ligo também o "braço + ponte" e os 3 captadores juntos. O "baço + ponte" seria para dar o timbre característico da Telecaster correto?

Porém o que o Bertola fez foi uma chavinha. O Blend Mod é diferente, eu acho, pq vc usa os potenciômetros para mesclar os captadores de acordo com o girar do pot.

Abs

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
EXATOOOOO!!
Isso mesmo... hehehehe

Nesse tópico em que estamos conversando os caras falaram sobre isso... mas eles usam o botão TONE pra ter isso..

Será que vc poderia colocar algum audio com a sua guitarra nesse modo... Braço + ponte e tbm com os 3 caps juntos?!

Abração!

bicinh
Veterano
# jan/10
· votar


MauricioBahia
isso! era disso que eu tava falando, que você até havia feito um post.. só que o bpv se enganou..

MauricioBahia
Moderador
# jan/10
· votar


2 exemplos:

Uma carinha tocando com os 3 caps ao mesmo tempo



e outro somente com ponte e braço. Neste caso realemnte dá uma sonoridade "a la" Telecaster. Essa combinação realmente é legal, a outra com os 3 juntos, mais ou menos.



Eu acho que esse mod vale a pena fazer por causa da sonoridade do braço mais ponte, que é bem bonita.

Abs

Niandra Lades
Veterano
# jan/10 · Editado por: Niandra Lades
· votar


Caraaa.!!!
Gostei dos dois sons!!

HAHAHA
deixa eu pegar minha Squier que ja meto esse esquema nela!
rsrsrs

E putz cara!!!! o segundo cara toca "lindamente"

Abração e valeu Maurício!

Niandra Lades
Veterano
# jan/10
· votar


Só um depoimento!!
eu fiz.. e ficou muito massa!
qualquer dúvida é só perguntar!!

Abraços!

bpv
Veterano
# jan/10
· votar


Niandra Lades

Vixi, foi mal por ter postado o tópico errado lá. Achei que era aquele outro blend, que por sinal, é fenomenal. Hehe.

Depois posta uns samples aí.

Abçs

kapusho
Veterano
# dez/14
· votar


vim com a pá kkk desenterrar o tópico.

tô afim de fazer um blend na minha strato, e to com uma dúvida: qnd acionar a ligação braço+ponte, a chave seletora normal continua ativa? quero dizer, eu posso trocar de captador, por exemplo, pra deixar os 3 funcionando (o blend + o do meio)?

LeandroP
Moderador
# dez/14
· votar


kapusho

eu posso trocar de captador, por exemplo, pra deixar os 3 funcionando (o blend + o do meio)?

Sim, você pode!

A minha strato é configurada em HSH, e eu liguei ela com um potenciômetro de volume, um potenciômetro de tonalidade com um push-pull (onde faço o blender), e um potenciômetro com opção liga-desliga, onde eu posso defasar gradualmente o humbucker da ponte. Eu puxo um fio que sai da chave de 5 posições (do terminal onde o fio positivo do humbucker do braço é ligado) e mando a outra ponta pra entrada da chave push-pull, e na saída da chave push-pull o fio vai pra entrada do potenciômetro de volume (que é comum a todos os captadores - 500k).

Ao acionar o push-pull, o humbucker do braço é ativado. E se eu posicionar a chave seletora na segunda posição eu aciono o single do meio também, totalizando os 3 captadores da guitarra ligados.

Eu não splito o humbucker do braço, mas faço isso gradualmente com auxílio de um potenciômetro pro humbucker da ponte, e à medida em que eu giro o potenciômetro a segunda bobina gradualmente é jogada no aterramento. Este potenciômetro é de 200k e eu tô até pensando em diminuir a resistência pra uns 20k. Acho interessante este método de splitar uma bobina de forma gradual (desculpe-me desvirtuar pra este assunto).

LeandroP
Moderador
# dez/14
· votar


kapusho

E se for apenas com singles é mais fácil ainda. Você pode fazer o blender através de um dos potenciômetros de tonalidade, deixando apenas um potenciômetro de tonalidade comum a todos. No seu caso a sua guitarra teria um potenciômetro só pro single da ponte ou do braço, e o outro como um volume master.

kapusho
Veterano
# dez/14
· votar


justamente o q quero, LeandroP, usar um dos tons pra isso

é uma strato com 3 single. a minha ideia de fazer o blend é, além de ter o som braço/ponte, tentar ligar os 3 captadores juntos, ou ainda 2 em 2 pra formar ´humbickings virtuais´, kkk, pra ter mais peso pras distorções. por acaso, tu não terias imagem e/ou esquema do circuito com essas funções, ou o link de algum esquema/imagem?

na verdade, é a eterna busca do guitarrista que toca de tudo em ter uma guitarra que faça tudo...

LeandroP
Moderador
# dez/14
· votar


kapusho

No momento eu não tenho como te passar. Posso ver mais tarde se tenho algum diagrama ou esquemático e te passo.

Dê uma pesquisada no site da Seymour Duncan. Eles disponibilizam um monte de esquemas em pdf. Eu acho que deve ter alguma coisa relacionada ao blender.

kapusho
Veterano
# dez/14
· votar


LeandroP
vlw, dei uma olhada lá, acabei pegando umas idéias de lá, e fiz uma ligação. ficou animal!!!! consegui ligar ponte e braço junto, e manter a seleção de 5 posições, assim, tenho com o blend aberto: nas posições braço e ponte, fica igual os dois ligados; nas posições intermediárias, ponte+braço mais a intermediária, e no meio, os 3 juntos. cara, tive pouco tempo pra fazer testes, montei ontem de noite, og já to saindo pra tocar, mas acho que finalmente consegui uma máquina analógica que me dê todos os timbres que acabo precisando pro meu repertório.

kapusho
Veterano
# dez/14
· votar


qnd fizer os testes, vou ver se faço um videozim e posto

LeandroP
Moderador
# dez/14
· votar


kapusho

Legal. Boa sorte com suas novas opções ;)

Claudio_Chapolin
Membro Novato
# ago/16
· votar


Alguém ai tem as imagens dos esquemas que o alfredmad postou? os links dele estão off =/

lcruz
Membro Novato
# mar/20
· votar


Olá pessoal, o link explicando com faz o blend não está funcionando, teria como alguém me ajudar ?

Ismah
Veterano
# mar/20
· votar


Se é parte do livro, eu só tô sem grana, mas tem várias unidades a venda no site Estante Virtual.

Ismah
Veterano
# mar/20
· votar


Se é parte do livro, eu só tô sem grana, mas tem várias unidades a venda no site Estante Virtual.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer um blend no circuito de uma stratocaster?