Treble Bleed Mod - Solução p/ a Perda de Brilho no Volume

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia


Galera,

Me incomodava muito quando eu reduzia o volume da minha LP ou da Strato e o timbre ficava sem brilho. As vezes tinha que manter o volume da guitarra no 10 para que essa alteração no timbre não ocorresse.

Bom, pesquisando achei uma solução muito simples, chamada Treble Bleed Mod, que é simplesmente soldar 1 capacitor cerâmico de 0.001µF (102) no potenciômetro de volume da guitarra. Bastam alguns minutos pra fazer o mod!!!

Foi uma dica do grande Mauricio Luiz Bertola e que pode ser conferida como fazer aqui, neste link: http://www.bothner.co.za/articles/volumepot2.shtml [link está "morto"] Imagens do Google >>> AQUI <<<

ATUALIZANDO: Postagem bastante enriquecedora: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/215157/p4#8773080

Gravei um sample usando o captador do braço da minha LP e alterando o volume pra vcs sentirem o resultado, que é este (o primeiro sample é a guitarra sem o Mod, em seguida com o Mod):

*********************************************

SAMPLE COMPARATIVO - ANTES E DEPOIS DA MOD:
http://www.4shared.com/file/124873205/4adc464f/trebleBleedModHumbucker .html

*********************************************

Agora falta fazer na Strato!

Valeu Bertola!!!

Abs a todos

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


Valeu Maurício.... isso me incomoda, e muito, também......

Edington
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
Agora falta fazer na Strato!

e a tele?

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


Edington
MauricioBahia
Agora falta fazer na Strato!

e a tele?


Haja ouvido para tanto agudo.... ehhehehe

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Edington

Na Tele não acontece essa perda de brilho. Acho que o ex-dono fez esse Mod. Aliás, foi por causa da Tele que senti a real necessidade de fazer esse Mod na LP e na Strato. E gosto de usar o Pot de volume pra limpar uma distorção por exemplo.

Abs

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


brunoliam

Pô, se já tem o controle Treble, pra que o Volume vai se meter nisso? hehe

Abs

mmayorca
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

vc fez isso somente no captador da ponte de LP?

ogner
Veterano
# ago/09 · Editado por: ogner
· votar


Agora falta fazer na Strato!

Falta coragem pra mexer na minha menina!! Mas vou fazer tb, esta na agenda...

Porém na strato é preciso colocar o resistor em paralelo com o capacitor.

Treble Bleed

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
brunoliam

Pô, se já tem o controle Treble, pra que o Volume vai se meter nisso? hehe

Abs


Cara, eu tive pouca experiências com Telecas... mas posso dizer que o treble sempre fica em 5 comigo.... heheheheh

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner

Isso, em Strats, o cara usa 1 resistor.

Abs

mmayorca
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

será que fica bom se fazer na captador do braço?

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


mmayorca: vc fez isso somente no captador da ponte de LP?

Com os dois caps. Mas postei o exemplo só de 1 pq achei que era suficiente pro pessoa notar a diferença.

será que fica bom se fazer na captador do braço?

Eu não gosto que o volume interfira no timbre... Ficou bom. Eu ajusto os graves e agudo no pot "Treble".

Abs

Edington
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
Já que estamos falando de teles... vc tem uma fender MIM né? Por acaso vc já pensou em colocar um hb no braço? to com problemas pra fazer uma base pra pop/rock, mas pode ser a distorção do meu ampli que é fraca... de qualquer jeito, logo logo chega minha 1o latinha e vejo se melhora

valeu

mmayorca
Veterano
# ago/09 · Editado por: mmayorca
· votar


MauricioBahia

é esse capacitor que usa?qual a diferença entre 1Kv e 2kv?

capacitor

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

Ué...Mas ali, o cara nao fala isso tb..??

Pelo que eu entendi ele prefere apenas o capacitor em Humbuckers..

Em stratos ele só diz que prefere o resistor em serie ou invés de paralelo como o SD...

Fiquei na duvida, meu inglês ta xexelento...hehehe..

Explica ae!!

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


mmayorca
Na modificação que fiz, usei um capacitor de 0.001uf ou 102. Este aqui:
http://www.soldafria.com.br/product_info.php?products_id=2518
Abs

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ogner

VOCÊ TEM RAZÃO!! Seu inglês tá ótimo! :-)) Pra Strats, também um resistor de 100K.

"Também para Stats, o guru dos pickups Seymour Duncan gosta de uma resistor de 100K em paralelo com um de 0.002µF. O resistor em paralelo, na verdade, altera a sensibilidade do pot para se ajustar melhor ao "treble Bleed" ... Minha preferência é para o resistor em série pois não gosto de mexer na sensibilidade do volume. Para guitarras com humbucker, prefiro 1 capacitor de 0.001 µf sem resistor."

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


ogner
mmayorca
Edington
brunoliam

Vale a pena fazer esta modificação pq ela é tão simples que para ser desfeita basta desoldar! Por enquanto estou achando ótimo.

Talvez solde o resistor em série ou paralelo com o capacitor para ver o resultado!

Abs

ogner
Veterano
# ago/09 · Editado por: ogner
· votar


MauricioBahia

A diferença no seu sampler alí é muito grande....BEMMMM melhor com a TBleed!!!

Minha Fender perde consideravelmente tb os agudos quando baixo o volume...

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


ogner: A diferença no seu sampler alí é muito grande....BEMMMM melhor com a TBleed!!!

A diferença é grotesca! Só fui dar conta disso depois que comprei a Telecaster e usei nos ensaios. Ou as Teles já são assim, ou o ex-dono já tinha feito esse mod... O volume da sua Tele tambpem tem esse "problema"?

Abs

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

Tem sim, mas minha teléca não tem componentes muito bons..
O pot de volume nem diminuiu o volume "gradativamente"...
Ela não vale muito como referencia.

Não sei, mas chutaria que o cara já fez o TBleed na sua...

Curly
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

essa solução é muito falada na net, experimentei numa strato mas, sei lá, achei que tirou um pouquinho dos agudos no geral

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


Curly

Quais os valores dos componentes que vc usou? Lembra? Existem algumas divergências internéticas sobre isso.

Curly
Veterano
# ago/09
· votar


ogner

pô, não lembro, tem uma data já... Foi uma discussão num forum, talvez até aqui, mas não lembro...

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Curly
Aqui no FCC eu não achei nada na busca, com a palavra "bleed", falando sobre o assunto
Abs

Curly
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

tenta "blend"

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Curly
Pq "blend"? Não entendi... Vc tá falando do mesmo Mod que eu citei neste tópico?
Abs

guitarclub
Veterano
# ago/09
· votar


o Joe Satriani também tem esse mod.
o técnico dele fala disso numa entrevista com o Satriani na Guitar Player de SET/08. ele o chama de "Filtro High Pass".
"Quando Joe puxa o push-pull de seu botão de volume", diz o técnico de guitarra principal de Satriani, Gary Brawer, "ele aciona um capacitor de 330pF entre a entrada e a saída do botão de volume. Esse capacitor atua como um filtro high pass. Com esse recurso engajado, Satriani não perde os agudos à medida que diminui o controle de volume".

Curly
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

porque é o nome dessa mod, aliás o verdadeiro blend é outra coisa, é uma mod que coloco o cap da ponte "aos poucos", independente da posição da chave mas já vi também essa mod do volume também ser chamada de blend, dê uma olhada lá no site do guitarnuts.

"bleed" em inglês tem mais o sentido de "sangrar", let it bleed, como já diziam os stones, hehe

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Curly
O nome da Mod que eu cito no tópico não é Treble Bleed?
Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Treble Bleed Mod - Solução p/ a Perda de Brilho no Volume