Vibrato - Ajuda por favor

Autor Mensagem
rsp_guitar
Veterano
# jul/07


Já fui na busca e não encontrei nada que me ajudasse.
Eu não toco há muito tempo mas já manjo um pouco. A única técnica que eu ainda não evolui nada, e que parece ser a mais fácil, é o vibrato.
Alguém aqui conhece algum exercício específico para essa técnica.
Desde já, agradeço.

Alfa polar
Veterano
# jul/07
· votar


assim, que eu saiba não existem exercícios específicos pra vibratos.. pois os vibratos aparecem em muitos casos...

o que vc pode fazer é pegar uma nota e tentar ficar dando vibrato nela!...

o vibrato consiste em um movimento circular do seu pulso no sentido horário e anti horário rapidamente, existem casos como BB King, em que o guitarrista solta totalmente a mão da guitarra ficando só com o dedo na nota do vibrato, e fazendo um forte movimento circular com o pulso

Alfa polar
Veterano
# jul/07 · Editado por: Alfa polar
· votar


Aqui vai um vídeo, preste bem atenção no estilo de vibrato do King, na minha opinião o mais bem executado dentre muitos guitarristas grandes.





rsp_guitar
Veterano
# jul/07
· votar


Alfa polar
Valeu. A mão dele parece bem livre pra fazer o movimento. Eu acho que a minha fica muito rígida. Balança mais a guitarra que a nota, he.

rsp_guitar
Veterano
# jul/07
· votar


Mais alguém?

Alfa polar
Veterano
# jul/07
· votar


rsp_guitar

exato, seu pulso tem que estar solto, nota como ele faz, o vibrato sai bem bonito.. ai vai de vc, dependendo da hora do solo que vc estiver, da música ou do estilo que vc ta tocando, a intensidade do vibrato que vc vai dar..

e dependendo da espessura das suas cordas, influi muito tbm... uma 0.8, com menos movimento o vibrato sai mais forte, e numa 10, com mais movimento talvez saia igual um fraco na 8.. isso é obvio.. heheheahea

mg32_san
Veterano
# jul/07
· votar


pega músicas do satriani, tem um monte de vibratos.. escuta e sai treinando..

rsp_guitar
Veterano
# jul/07
· votar


mg32_san
Valeu pela dica. Vou procurar.

Homem Cueca
Veterano
# jul/07
· votar


rsp_guitar
A única técnica que eu ainda não evolui nada, e que parece ser a mais fácil, é o vibrato.


Ja começou falando abobrinha...



Bem, vamos lá...o vibrato não é uma técnica fácil, ao contrario do que parece, é facil fazer um vibrato, mas e controlalo??

90% dos guitarristas que vejo por ai com uma técnica no mínimo razoável, tem problemas com o controle dos vibratos...


Vibrato é uma das tecnicas mais básicas, mas é uma das mais difíceis de se aprimorar 100%...quando voce ta tocando, voce nunca pensa "agora vou tacar um vibrato assim assado", é algo que voce tem que treinar em casa bastante, pra na hora de tocar em algum lugar ela sair naturalmente.


Cara, guitarristas que eu recomendo voce ouvir para treinar os vibratos :

Zakk Wylde (escute muito e sempre tente fazer uns vibratos meio que nem os dele, exige bastante força, se voce os executa-los bem, é meio caminho andado)
BB King (perfeito)
Doug Aldrich (atual guitarrista do whitesnake, procura no youtube, tem bastante videos dele, muito foda)
Andy Timmons (sem comentarios)
Steve Morse (sem comentaros)
Stevie Ray Vaughan
Yngwie Malmsteen (os vibratos do gordinho são fodas)
Steve Vai (esse usa todo tipo de vibrato, repare)


Por ai vai...

Penta_Blues
Moderador
# jul/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

Alfa polar
existem casos como BB King, em que o guitarrista solta totalmente a mão da guitarra ficando só com o dedo na nota do vibrato, e fazendo um forte movimento circular com o pulso
Cara, é quase isso, mas acho que sua explicação dá margem para algumas interpretações equivocadas...
Vamos considerar que o que eu entendi foi que vc disse que o guitarrista "solta totalmente a mão" no sentido de desencostar todos os dedos da escala exceto o indicador para fazer o vibrato. Isso só acontece quando o indicador vai executar o vibrato pois quando for executado pelo anelar ou pelo médio, os dedos anteriores ajudam deixando a técnica mais precisa.
Agora, se o entendimento for realmente o de "soltar totalmente a mão" no sentido de deixar apenas a ponta do dedo indicador encostado na escala, isso não está correto pois se vc perceber, BB King deixa a base do dedo indicador apoiada na face lateral do braço da guitarra agindo como um pivô para a realização do movimento ascendente e descendente do seu dedo.
Na minha opinião, o movimento de pulso é de rotação e não circular.
Valeu!!!

rsp_guitar
Veterano
# jul/07
· votar


Homem Cueca
Penta_Blues
Pelo visto, parece que o único exercício para vibrato recomendado é o de ouvir e tentar, ouvir e tentar, ouvir e tentar.

frangooo
Veterano
# jul/07
· votar


esse video do bb king e fodastico

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


Boa tarde!!!

rsp_guitar
Pelo visto, parece que o único exercício para vibrato recomendado é o de ouvir e tentar, ouvir e tentar, ouvir e tentar.
Na minha opinião não só pra vibrato mas pra tudo o que se refere à técnica...rs
Valeu!!!

rsp_guitar
Veterano
# jul/07
· votar


Penta_Blues
Nem tudo. Por exemplo tapping vc pode pegar uma tab e colocar numa treinar numa velocidade bem lenta até pegar o jeito. Foi assim que eu aprendi. Antes eu embolava tudo e agora já consigo criar meus próprios licks. Dá pra fazer o mesmo com hammer, pull off, atá para bends eu já encontrei uns exercícios que me ajudaram muito, mas com o ligado tá difícil.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


rsp_guitar

É uma das técnicas mais difíceis.

Na minha opinião o melhor vibrato é aquele feito com o pulso, basta assistir o vídeo de Pentatonic Hardcore do Zakk Wylde. O negócio é VER, ouvir e tentar, não apenas ouvir e tentar e fazer errado.

Lembre-se, vibrato semi-tonado é vibrato ruim. Tem que sair afinado e audível seja com guitarra clean ou não. E quando você achar que está bom é aí que terá que melhorar ainda mais.

E esqueça, não terá um bom vibrato da noite para o dia.

TG Aoshi
Veterano
# jul/07
· votar


O vibrato não é uma coisa mto fácil de se pegar logo de início, pois apesar de parecer, não tem nada de fácil na sua execução.

Acho q um bom modo de treinar, assim como toda técnica, é começar devagar e ir acelerando a medida que for se acostumando. Nada de extrapolar, achar q é só balançar o pulso na velocidade da luz, que aí vc vai desenvolver mais é uma dor de cabeça, do q um bom vibrato.

Já ouvi falar de alguns exercícios pra treinar o vibrato, que consistem em na execução bends de 1/2 ou 1/4 de tom seguidos (é... só podia ser seguido... duh!), usando um metrônomo (engraçado, não? =p), e ir aumentando as bpm com o costume.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/07
· votar


TG Aoshi

Um exercício bacana é executar vibratos de 1 tom.

TG Aoshi
Veterano
# jul/07
· votar


Ah! Depois, com o tempo, vc tbm pode treinar esse exercício com bends de 1 tom (ou até mais.. =p)

TG Aoshi
Veterano
# jul/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
uhueheu!

Vibrato de 1 tom rlz!

rsp_guitar
Veterano
# jul/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
UM TOM? Eu não consigo fazer nem de 1/4 ainda.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/07
· votar


rsp_guitar

Detalhe, 1 tom afinado - voltando sempre ao ponto de origem/destino.

Alex_Guitar
Veterano
# jul/07 · Editado por: Alex_Guitar
· votar


rsp_guitar
Camarada, não vou chover no molhado para tentar te dizer como obter um bom vibrato pq. o pessoal aqui já te encheu de dicas, mas gostaria também de salientar que, na minha opinião, acho o vibrato, assim como a maneira de pegar na palheta, uma coisa pessoal e situacional. Vou tentar exemplificar:

Se vc. ver Marty Friedman tocando, o jeito dele pegar na palheta é totalmente incomum, mas dá resultado. Existem guitarristas como Pepeu Gomes por exemplo que diz que, para tocar a harmonia da música e partes lentas, segura a palheta de um jeito e para "descer a lenha" segura de uma forma completamente diferente e totalmente pessoal dele. Acredito que para palhetar, a maioria dos guitarristas ajam desta maneira.

Sendo assim, acredito que para vc. alcancar um bom vibrato, vc. tem que tentar treinar e ver como alguns camaradas por aí o fazem. Exemplificando novamente, acredito que a maioria dos guitarristas executam o vibrato colocando o dedão na parte de cima do braço e a parte da palma da mão anterior à falange dos dedos na parte debaixo, para conseguir dar um apoio melhor do braço para "alavancar" melhor o pulso para frente e para trás.
De uma foma um pouco diferente, tem camaradas com o Jani Liimatainen que, faz de vez em quando, uns vibratos quase sem apoio nenhum, apenas mechendo os dedos da mão como se estivessem fechando e abrindo-os.
Existe também o vibrato parecido com o vibrato executado no violino ou instrumentos de corda de orquestra, que consiste apenas em "mexer" o o pulso mantendo a nota presa, sendo que o único contato com a guitarra é somente este dedo que segura a nota.

Para vc. estudar vibratos, os nomes que já foram dados aqui são mais do que suficientes. Só gostaria de afirmar o Joe Satriani e acrescentar o Adrian Smith do Iron Maiden que, na grande maioria das vezes, executa naturalmente, vibratos de 1 tom. Muita pegada !!! :o)

Espero ter ajudado camarada !!!
Valeu !

WeslleyGuilber
Veterano
# jul/07
· votar


Agora sim!!!

Esse sim é um tópico digno do FCC.

Ganhei o dia hj.

alexguitar
Veterano
# jul/07
· votar


Penta_Blues
BB King deixa a base do dedo indicador apoiada na face lateral do braço da guitarra agindo como um pivô

Acertou em cheio.
Abç

nettoroses
Veterano
# jul/07
· votar


Homem Cueca
eu tiraria o morse dessa lista hehe

Eddie Van Halen 5150
Veterano
# jul/07 · Editado por: Eddie Van Halen 5150
· votar


rsp_guitar
Aew blz?
olha esse video para quem que aprender vibrato é fundamental


Amadeuschindler
Veterano
# jul/07
· votar


O vibrato mais consistente que eu conheço vem dum carinha chamado Brian May...
Nunca ouvi falar de exercícios para vibratos..
É só meter o dedo lá e treinar...
O vibrato executado com o punho é mais bonito (e com maior frequência) que o executado com a vibração do dedo apenas.

Alex_Guitar
Existe também o vibrato parecido com o vibrato executado no violino ou instrumentos de corda de orquestra, que consiste apenas em "mexer" o o pulso mantendo a nota presa, sendo que o único contato com a guitarra é somente este dedo que segura a nota.

Esse acho que tem o melhor resultado, sobretudo para estilos que a expressão do feeling é importante... SRV executava vibratos dessa forma com perfeição. Eric Clapton tb.

Amadeuschindler
Veterano
# jul/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Lembre-se, vibrato semi-tonado é vibrato ruim
Discordo... quando bem executado não tem nada de ruim...

bluesband
Veterano
# jul/07
· votar


Não conheço exercicios
Mas assim, eu acho perfeito o vibrato do BB King e do Zakk Wylde é bem Rock N' Roll.

Não tem nada a ver, mas a palhetada mais capeta que eu já (ou)vi, é do Petrucci (PER-FEI-TA).

GuitarHome
Veterano
# jul/07
· votar


rsp_guitar



Olha esse video, se quiser, se preguiça, olha pelo youtube que a resolução é maior: http://www.youtube.com/watch?v=HFQOZ8mL4-g


Olha até o fim, que além de você ver os vibratos dele se vai ve o feeling que esse video tem =). ( pelo menos eu acho! )!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vibrato - Ajuda por favor