Ponte trêmolo estilo "Strato" - qual?

Autor Mensagem
GAMMOTH
Veterano
# jul/07


Aê, galera, vamos ver se vocês podem me ajudar, pois a busca não me retornou uma resposta tão direta.

Seguinte: tenho uma Jackson Kelly japonesa com menos de um ano de uso que penso em me desfazer no futuro. É uma puta guitarra, timbre maravilhoso, ainda mais com os captadores feitos a mão que pus nela, mas o motivo é a Floyd Rose. Adoro a ponte flutuante e o efeito que ela dá, mas dá muito trabalho trocar cordas e não é tão confiável assim no palco, pois se estoura uma corda a ponte toda desce e não dá para terminar o show! Ainda não aconteceu, mas sempre corro o risco...

Vou fazer algo que eu queria ter feito, e devia ter feito, antes de comprar a Jackson: mandar fazer uma guitarra num luthier confiável. E, para isso, pensei em ponte fixa. Só que, como eu já tenho uma guitarra com ponte fixa (Gibson, EUA) e adoro o efeito das alavancadas, um dia desses uma luz bateu em mim: tremolo estilo das "strato"!

Quero saber o que vocês indicam como uma boa ponte tremolo tipo "Strato"! Qual seria o melhor projeto para não perder a afinação e manter a posição caso estoure a corda? Lí em alguns tópicos sobre sistema Kahler, tarraxas com travas, mas gostaria de saber hoje em dia qual seria a melhor opção.

Ahh, e nao rola capotraste estilo roller-nut porque se perder um daqueles cilindrinhos custa uma fortuna repor! Heheh!

Rafatyu
Veterano
# jul/07
· votar


GAMMOTH

Wikinson ?

daniel_guitar
Veterano
# jul/07
· votar


GAMMOTH
Wilkinson e bom por tarrachas com trava tipo as sperzel

daniel_guitar
Veterano
# jul/07
· votar


GAMMOTH
a ponte e estilo essa da tagima: http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=58930952_7325.jpg&v=O

Karlay
Veterano
# jul/07
· votar


Eu ouvi dizer que a gotoh 510T RS (tremolo) é boa... vc pretende fazer sua guita com quem?
Eu encomendei uma dessa, mas como é importada vai demorar um pouco para chegar.

Henrique S.
Veterano
# jul/07
· votar


Wikinson 2 pivos....

GAMMOTH
Veterano
# jul/07
· votar


Karlay: Penso em fazer com o Zaganin, mas ele terá que fazer segundo alguns parâmetros que eu quiser, senão faço com outro >:D

Pelo que entendí, essa Wilkinson, além de parecer bem robusta, tem apenas dois pivôs, mas se apoia no corpo da guitarra como um trêmolo comum.

Acredito que o sistema da Gotoh 510T RS é semelhante, pelo que ví no site. Conversarei com o Zaganin e com o Sérigo Buccini para saber o que eles acham sobre a questão da fixação em dois pivôs, pois aparentemente isso deve quebrar o sustain e o timbre da madeira. Bem, pelo menos a ponte inteira fica reencostada no corpo e não como a Floyd que fica flutuando e amortecendo muito das vibrações da corda. E outro ponto curioso é que a Gotoh também tem os cilindrinhos que, se quebrar ou perder um, deve ser dificílimo para arrumar outro! A Wilkinson não conseguí ver se tem.

Gostei das respostas, pessoal!

Karlay, só mais uma coisa: porque você escolheu o modelo 510T RS1 ou RS2 (não ví diferença) e não o EV510T, por exemplo?

GAMMOTH
Veterano
# jul/07
· votar


up

Karlay
Veterano
# jul/07
· votar


Não sei qual é a diferença entre a EV 510T e a 510T. Vc sabe?

Sobre ser RS 1 ou RS 2 é que a RS 1 é de 2 pivos e a RS 2 com seis parafusos.

SweetDistortion
Veterano
# jul/07
· votar


Karlay
Rapaz, eu tenho uma com 2 pivôs. é minha primeira guita portanto, me corrijam se eu pisar na bola, ok? a de 2 pivôs lembra um pouco a floyd pelo fato da ponte não estar tão presa ao corpo e de vc poder movê-la para frente e para trás, logo a strato vai ter um pouco menos de sustain. enquanto a de 6 por estar bem presa ao corpo proporciona maior sustentação das notas.

Headstock invertido
Veterano
# jul/07
· votar


vou fazer parte dos 90% que vão falar WILKINSON

hehehehe

Karlay
Veterano
# jul/07
· votar


Headstock invertido
Mas as Wilkinson são fixadas com 2 pivos tb... então não sei como fica a deferença no tocante ao sustain.

Karlay
Veterano
# jul/07
· votar


SweetDistortion
Com relação às pontes presas por 6 parafusos, ouvi dizer que estas tem um "contra" no que diz respeito à afinação quando do acionamento de alavancadas. Será que é isso mesmo?

SweetDistortion
Veterano
# jul/07
· votar


Karlay
Dunno! Sei que se a ponte e nut estiverem lubrificados com oleo mineral para reduzir o atrito de bends e alavancadas desafina menos.

Karlay
Veterano
# jul/07
· votar


Sei que se a ponte e nut estiverem lubrificados
"lubrificados" com grafite, isso??

Karlay
Veterano
# jul/07
· votar


GAMMOTH
E ai Gammoth! E quais são as diferenças entre as pontes (além do visual)?

GAMMOTH
Veterano
# jul/07 · Editado por: GAMMOTH
· votar


Karlay: Desculpa a demora para responder, mas não sei a diferença, perguntei para saber se você sabia!

Bem, se essa Gotoh 510 fica fixa em dois pivôs e vai para frente e para trás, ela é uma ponte flutuante (mesmo que não seja floyd). E isso me faz voltar a estaca zero pois perco sustain e timbre, além de perder a operacionalidade quando estoura uma corda (gostaram de "operacionalidade"? Hehehe).

Eu acredito que o lance do trêmolo convencional, tendo ele 6 parafusos ou dois pivôs, é que a ponte recosta na madeira do corpo, deixando de amortecer as vibrações da corda, não acham?

Quanto a melhoria da afinação, existe o capotraste roller nut, que mencionei acima, que tem cilindrinhos que giram de acordo com o movimento da corda na alavancada. Mas se perdermos um daqueles cilindros é carro arumar outro. Tem também o capotraste feito de grafite, e esse que o luthier me recomendou. Não sei se esse capotraste se desgasta fácil. Além disso, é interessante as tarraxas com trava. Verificarei uma que tenha bom custo/benefício.

Karlay
Veterano
# jul/07
· votar


GAMMOTH
Apesar de a ponte ser de 2 pivos, não necessariamente ela seja flutuante. Dependendo da regulagem que for feita esta não vai para trás. Alguém me corrija se eu estiver errado.

Penta_Blues
Moderador
# jul/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

GAMMOTH
tendo ele 6 parafusos ou dois pivôs, é que a ponte recosta na madeira do corpo,
Karlay
Apesar de a ponte ser de 2 pivos, não necessariamente ela seja flutuante
Estamos falando de pontes diferentes em sua concepção, meus camaradas.
Ponte do tipo Trêmulo fixada por 06 parafusos chama-se "trêmulo dormente" pois a base da ponte repousa sobre o corpo da guitarra.
Ponte do tipo Trêmulo fixada por 02 pivôs chama-se "trêmulo flutuante" pois a base da ponte não encosta no corpo da guitarra e, portanto, flutua sobre a mesma.
Como se vê, o fato de se alavancar para trás não define a ponte como sendo flutuante, pois este tipo de alavancada, a não ser que a ponte esteja numa regulagem que a deixe suspensa, necessita de um "back box".
Com relação a sustain, apesar do tipo de ponte realmente influenciar nessa característica, não é ela o único fator a ser considerado. Só pra citar dois, o tipo de junção do braço e as características do captador também são importantes para o sustain de uma guitarra.
Valeu!!!

Karlay
Veterano
# jul/07
· votar


Penta_Blues
Valeu pelo esclarecimento! Abração!

GAMMOTH
Veterano
# jul/07
· votar


Penta_Blues: Opa, você realmente pôs a conversação em ordem.

Partindo desse princípio, o que procuro é um trêmolo NÃO-FLUTUANTE.

Já ví que a Wilkinson é uma ponte flutuante, essa não serve. Só se for "adaptada" para ser recostada na madeira, mas vai saber se isso é possível!

Já a 510 Gotoh, pelo desenho do site, ví também que é flutuante e não pode ser recostada na madeira.

Por enquanto, vou de trêmolo convencional mesmo, mas de boa marca.

T-head
Veterano
# jul/07 · Editado por: T-head
· votar


GAMMOTH
Já a 510 Gotoh, pelo desenho do site, ví também que é flutuante
não cara, tem dois modelos, vc não viu o Karlay falando?
RS 1 é de 2 pivos e a RS 2 com seis parafusos.

os cilíndros que vc flw q viu nos modelos "RS" são os roller saddles, as pontes sem roller são as "FE" e as "SF", que também têm modelo "1" com 2 pivos e modelo "2" com seis parafusos", as "FE" e "SF" são diferentes só pelo formato do carrinho

só pra ilustrar: http://www.hosco.co.jp/HOSCO_ENGLISH/Pages/gotoh_catalog/tremlo510seri es.html

abraço

crocodigo
Veterano
# jul/07
· votar


aheuohauoheauoheaoae....

mano, eu to vendendo minha guitarra com floyd justamente por conta desses problemas q vc levantou.... Não aconteceu comigo em show, mas no meio do ensaio. Arrebentou a D e aí esquece. Larguei a guitarra de canto e fiquei soh cantando....

To vendendo a minha pra comprar uma ponte fixa. Nem tremolo eu quero..

Karlay
Veterano
# jul/07
· votar


Agora me surgiu uma dúvida... A ponte tremolo flutuante, caso haja a quebra de uma das cordas, perde a afinação assim como uma ponte floyd rose... ou, dependendo do ajuste (p.ex.: flutuante recostada na madeira) isso não acontece?

SweetDistortion
Veterano
# jul/07
· votar


Karlay
Grafite ou óleo mineral. depende de vc.

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


Boa tarde!!!

GAMMOTH
Só se for "adaptada" para ser recostada na madeira, mas vai saber se isso é possível!
Karlay
ou, dependendo do ajuste (p.ex.: flutuante recostada na madeira) isso não acontece?
Caras, até pode acontecer de uma ponte flutuante com dois pivôs não flutuar e encostar sua base no corpo da guitarra. Mas pra mim isso tem um nome: desregulada...rs
A forma de se fazer isso é tensionando mais as molas e deixar a ponte "desequilibrada" já que a tensão das molas será maior que a das cordas para que a sua base encoste na guitarra. Então, é possível mas na minha opinião desaconselhável.

Karlay
A ponte tremolo flutuante, caso haja a quebra de uma das cordas, perde a afinação assim como uma ponte floyd rose...
Vamos lembrar que ponte Floyd Rose é a marca de um tipo de ponte flutuante com um sistema bem complexo.
Acho que toda ponte com trêmulo sofre alterações quando uma de suas cordas arrebenta, afinal, esta quebra provoca um desequilíbrio entre as tensões das cordas contra as molas da ponte. Na minha opinião, uns modelos mais, outros menos.

Valeu!!!

Karlay
Veterano
# jul/07
· votar


Penta_Blues
Obrigado!

crocodigo
Veterano
# jul/07
· votar


Acho que toda ponte com trêmulo sofre alterações quando uma de suas cordas arrebenta, afinal, esta quebra provoca um desequilíbrio entre as tensões das cordas contra as molas da ponte.

Mas eu acho q, no caso daquelas q o q causa a variação da corda eh a chapinha de ferro com um pedacinho dobrada pra cima, onde são presas as cordas (essas q vem na maioria das strato), o q dá a variação eh a parte dobrada da chapinha... Tipo assim, se não tiver nenhuma corda na guitarra a chapinha continua "em pé"... Portanto, nesses casos, acho q a tensão da corda nem faz diferença....

Será q deu pra entender todos esses termos técnicos q eu usei?? haeuoaohuoahuaheauoeha

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


Boa tarde!!!

crocodigo
rsrsrs... Cara, me desculpe mas é muito termo "técnico" pra mim...rs
Não consegui entender mesmo. Não deu pra visualizar que chapinha é essa. Em que ponte ela vem? A que variação na corda vc se refere como sendo responsável essa chapinha?
Com relação à tensão das cordas, apesar de não ter entendido o que vc quis dizer, acho que seja qual for o caso esta tensão tem influência sim pois ela está diretamente relacionada às molas da ponte. Se não tiver corda nenhuma, estas molas não encontram resistência nenhuma contra a sua tensão e, neste caso, vai fazer a base da ponte "grudar" no corpo da guitarra...
Valeu!!!

crocodigo
Veterano
# jul/07 · Editado por: crocodigo
· votar


Penta_Blues

seguinte: veja essa foto


vê onde estão os parafusinhos na ponte? Essa eh a parte a q me rferi como "pedacinho da chapinha de metal dobrada pra cima". Se vc arrancar todas as cordas, a ponte permanecerá nessa mesma posição, pq o q provoca o "estica/afroxa" das cordas eh o "vai-e-vem" desse pedacinho pra cima, q não depende da tensão das cordas...

putz.... eu sou praticamente um profissional da música depois dessa explicação técnica.... aheahuehuaehauoehuoahea

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ponte trêmolo estilo "Strato" - qual?