quais as vantagens de ser Sideman?

Autor Mensagem
Izabel Carvalho
Veterano
# jul/07


quais as vantagens de ser Sideman?

Izabel Carvalho
Veterano
# jul/07
· votar


A nova seção “Profissão Guitarrista” mostrará as diversas opções que o guitarrista tem em sua carreira. Uma delas é a função de sideman – bastante requisitada e, em muitos casos, bem remunerada. Mas, o que faz um sideman? A resposta é simples: é o músico que acompanha um cantor ou outro músico em shows. Cada vez mais profissionais direcionam suas carreiras para esse rumo, indicando que há futuro e relativa estabilidade na profissão de sideman.

UGO_RJ
Veterano
# jul/07
· votar


Izabel Carvalho


é mais facil perguntar, qual é a desvantagem....

n vejo nenhuma...

é so vantagem

o problema q vc precisa saber bastante ,ter um bom set e ser versatil

Izabel Carvalho
Veterano
# jul/07
· votar


e tem detalhe :

"O guitarrista deve entender que o solista é o cantor. Virtuosismos e solos rápidos não são aceitos"

Izabel Carvalho
Veterano
# jul/07
· votar


UGO_RJ
mas tem muita desvantagem....depende do músico.

paulgilbert
Veterano
# jul/07
· votar


meu ego não me deixaria ser simplesmente um sideman,

Homem Cueca
Veterano
# jul/07
· votar


Izabel Carvalho
"O guitarrista deve entender que o solista é o cantor. Virtuosismos e solos rápidos não são aceitos"



Discordo completamente...tudo é uma questao de situação...se o "dono" da banda é o vocal...ai sim, mas voce deve fazer oque ele pede...se ele te pedir "é pra voce fritar essa porra ai!"...logico que voce vai fritar.

Virtuosismo não é aceito virgula...para acompanhar um bom musico voce tem que ser virtuoso...se o cara te pede uma coisa e vc nao toca vc ta no olho da rua.

Tudo depende da situação...não generalize.

Homem Cueca
Veterano
# jul/07 · Editado por: Homem Cueca
· votar


Principal desvantagem em ser sideman...voce tem que estar praticamente o tempo todo a disposição da banda...essa é a principal desvantagem.


...voce praticamente vive em função da banda.

Luis Guitar
Veterano
# jul/07
· votar


paulgilbert
=P

Izabel Carvalho
Veterano
# jul/07
· votar


Tudo depende da situação...não generalize.
Homem Cueca


certo... nao sei si percebeu... mas a frase stá entres aspas......entao.. a frase nao é minha... eu coloquei só pra entrar no debate.... um guitarrista sideman que declarou isso.

UGO_RJ
Veterano
# jul/07
· votar


Homem Cueca

Principal desvantagem em ser sideman...voce tem que estar praticamente o tempo todo a disposição da banda...essa é a principal desvantagem.


...voce praticamente vive em função da banda.



Qualquer guitarrista é assim...

Tirando os guitarristas solos (Steve Vai, Satriani etc)

Gasoline
Veterano
# jul/07
· votar


principal vantagem : cash no final do mês, salário fixo. (dependendo do contrato claro, muitas vezes é por gig).

principal desvantagem : não poder argumentar, é bem shut-up and play, a não ser claro, que o empregador, peça a tua opinião ou algo do tipo "compõe um solo/trecho/riff/etc de tantos segundos".

Izabel Carvalho
Veterano
# jul/07
· votar


e quando o cantor é exigente de mais......um guitarrista dando entrevista disse q o Ed Motta pediu pra ele mudar a posicao dos dedos num acorde, porque o timbre soava diferente.....

até ai tudo bem, realmente muda....isso é só pra mostrar q tem cantor q repara tudoooooooo..

Raizen
Veterano
# jul/07
· votar


paulgilbert
meu ego não me deixaria ser simplesmente um sideman

Mas talvez seu bolso (necessidades) diga outra coisa ^^

Izabel Carvalho
Veterano
# jul/07
· votar


e dá uma grana boa viu

Penta_Blues
Moderador
# jul/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Izabel Carvalho
Bom, acho que para aquele que encara a música como uma profissão séria, e não como um meio de querer aparecer e estar na mídia, existem inúmeras vantagens.
- Dependendo do artista que o Sideman acompanha existe uma agenda bem lotada e portanto dindim garantido.
- Caso o músico seja versátil, e não um bitolado que acha que só seu gênero preferido é música, o mercado é enorme e sempre existe a oportunidade de um artista recomendar seus serviços a outro.
- Existe a possibilidade deste Sideman ser requisitado também como músico de estúdio. Outra fonte de renda...
- O fato de "estar no meio" permite o estabelecimento de contatos que futuramente poderão abrir portas para uma carreira própria.
- Oportunidade de estar tocando e se apresentando sempre. Fatores que ajudam a manter a técnica em dia, dão oportunidade de tocar com outros músicos aumentando a sua bagagem.
- Possibilidades de mostrar seu trabalho, mesmo que uma pequena parte, e de repente ser "descoberto".
- Pra quem gosta, muita agitação, viagens e lugares bacanas para conhecer, quem sabe apresentações no exterior possibilitando até trazer uma muambinha na bagagem...rs
Valeu!!!

Adrianodevil
Veterano
# jul/07
· votar


- Pra quem gosta, muita agitação, viagens e lugares bacanas para conhecer, quem sabe apresentações no exterior possibilitando até trazer uma muambinha na bagagem...rs
Valeu!!!


Bahhh, com certeza eu sonharia em ser sideman por isso hahaha... Deve ser mto legal sair por aí viajando e fazendo shows... Um exemplo legal que eu posso citar, daqui da minha cidade, é de um baterista, aliás, um dos melhores bateristas do Brasil e que mora por aqui em Campo Grande - MS... É o Sandro Moreno... Já tocou com artistas consagrados entre eles Zé Ramalho... Esses dias atrás mesmo ele estava fazendo tour internacional, se não em engano estava em Cuba, tocando junto com a Tetê Espíndola... O cara é mto fera... Quando não tá viajando e está por aqui mesmo ele toca junto com o "Filho dos livres" uma banda daqui da cidade que já tem dois CD's gravados e que não vai demorar mto para começar a tocar Brasil a fora... No orkut do cara você vê uma foto em cada país da Europa e etc hehehe... Deve ser mto legal...

Gambá do Rock
Veterano
# jul/07
· votar


Izabel Carvalho
quais as vantagens de ser Sideman?

Currículo e trabalho. Vc NUNCA ficará sem emprego...

Rafatyu
Veterano
# jul/07
· votar


quais as vantagens de ser Sideman?

Grana + Musica + Satisfação...

Alan_Domingues
Veterano
# jul/07
· votar


Nunca gostei de ser, por isto larguei. Só sou prof. agora e nada mais.

abraços !

Cysio
Veterano
# jul/07
· votar


Pode parecer idiota, mas como se entra nessa carreira ?
É que nem emprego comum ?! Caras abrem vaga, e tu manda curriculo, depois tem entrevista e talz ?

Vlw =] !

belinox
Veterano
# jul/07
· votar


Cysio
No inicio tem muito a ver com QI tb....











QI = quem indica

sugesto
Veterano
# jul/07
· votar


Esses dias atrás mesmo ele estava fazendo tour internacional, se não em engano estava em Cuba, tocando junto com a Tetê Espíndola...

tete espindola não morreu??
hehehehe
deu um agudo tão estourado
que o diafragma dela estorou

Adrianodevil
Veterano
# jul/07
· votar


sugesto

tete espindola não morreu??
hehehehe
deu um agudo tão estourado
que o diafragma dela estorou


uhahuahuau, não não cara... Tá vivinha da silva ainda hehe... Tá aee a prova:

http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=8547943697734645392&pid=6

heehhe...

Alex_Guitar
Veterano
# jul/07
· votar


Principal desvantagem em ser sideman...voce tem que estar praticamente o tempo todo a disposição da banda...essa é a principal desvantagem.
...voce praticamente vive em função da banda


Bom, na minha opinião, esta é a principal desvantagem.
Se vc. está tocando com uma banda que te remunera o "previsto", e esta te toma muito tempo, perderá oportunidades de fazer trabalhos menores melhor remunerados. É claro que vc. tem a opção de "largar" a banda que te remunera pouco para tocar com a outra, meio que deixando a primeira "na mão", mas correrá sério risco de ficar com o "filme queimado" e nunca mais ser chamado para tocar com ela, e com outras que tenham conhecidos dela. E aí já viu né ? A rede de conhecidos dentro da música é vasta, então vc. poderá ficar com a imagem prejudicada com meio mundo dentro do universo musical profissional.

No mais, cada banda que vc. toca é um apredizado.
No meu caso, toquei e gravei com várias bandas (sem expressão) que tocavam de tudo um pouco, o que faz com que se tenha uma percepção musical bastante eclética. É uma superação a cada instante.

Mas, uma coisa é certa, tenha sempre a sua técnica em dia, pq. tem momentos em que o líder da banda exige que vc. saia do "marasmo" de ficar fazendo acordezinhos para fazer um solo ou base fodônica, e se não fizer direito, a porta da rua é a serventia da casa...

É ralação p´ra KCT, mas no final é compensador, bom pelo menos p´ra mim foi...
:o)

\o/

Izabel Carvalho
Veterano
# jul/07
· votar


legal.. a galera falando sério aki. kkkkkkkkk

Baxista
Veterano
# jul/07
· votar


Izabel Carvalho

A perseguição, eheheheh! Abraços

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# jul/07 · Editado por: brunoepronto
· votar


Izabel Carvalho
A única desvantagem é vc ser um prestador de serviços, fazer o q o patrão manda e pronto, agora como vantagem tem milhares, o kra q vira sideman tá com a vida profissional feita, só sai se quiser, sou músico profi e tô a mto tempo tentando entrar nessa máfia, mas é complicado.

old steel
Veterano
# jul/07
· votar


Nenhuma.

Richard Guitar
Veterano
# jul/07
· votar


Uma vantegem boa é a rede de relacionamentos, essa é muito boa!!!
entrei a pouco tempo numa gig massa por causa disso !!!!
mas a questão musical não é só o fator que leva vc pra fora de uma banda não, vc tem que saber se relacionar com todos da banda, ter jogo de cintura, brincar com o pessoal, num ficar lá paradão, chegou tocou cabou,...
e botar na cabeça q vc é um instrumentista que compõe a banda.
outra coisa, pontualidade, roupas, aparencia é importante tb ,.. é uma serie de fatores...

as vezes o musico pode até ser muito bom, mas devido ao lado pessoal, não fica em gig nenhuma....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quais as vantagens de ser Sideman?