【FIXO】 Sala de bate-papo do fórum de guitarra

Autor Mensagem
alex.guitar
Membro Novato
# abr/15
· votar


BrunoRodrigues

muito obrigado!!!

rpsromano
Membro Novato
# abr/15
· votar


Estou começando a tocar violão agora, mas minha vontade é também aprender tocar guitarra, devo começar me aventurar ou devo esperar um pouco?

alex.guitar
Membro Novato
# abr/15
· votar


penso que vc deve começar já

alguns acham que é melhor aprender no violão primeiro

pode ter até algum sentindo

eu estudava violão e guitarra alternadamente

depois peguei pesado na guitarra, sem deixar o violão de lado..

espero ter ajudado!

renatocaster
Moderador
# abr/15
· votar


rpsromano

Estou começando a tocar violão agora, mas minha vontade é também aprender tocar guitarra, devo começar me aventurar ou devo esperar um pouco?

Basicamente o conteúdo didático é o mesmo (escalas, harmonia, acordes, arpejos, etc), porém algumas técnicas são mais direcionadas para a guitarra e outras para o violão. A tocabilidade em si que é diferente.

Começar a tocar em um ou outro não faz muita diferença (no início) no ponto de vista de conteúdo, porém no aspecto econômico, a guitarra exige um investimento maior que o violão. Para tocar violão basta um violão. Para tocar guitarra, precisa da guitarra, do amp, dos pedais, de cabos, acessórios diversos, etc....

BrunoRodrigues
Veterano
# abr/15
· votar


rpsromano

Bem como disse renatocaster, os gastos com guitarra são maiores, e depois que se apaixona pelas "latinhas coloridas" é difícil parar de gastar...

rpsromano
Membro Novato
# mai/15
· votar


Agradeço o comentário de todos, acho que a próxima pergunta de ser os equipamentos, vocês poderiam recomendar os equipamentos, inicialmente para iniciante?

alex.guitar
Membro Novato
# mai/15
· votar


rpsromano

até quanto($) vc pretende ou pode gastar?

rpsromano
Membro Novato
# mai/15
· votar


alex.guitar

Entre 700 à 1000 reais, se não tiver muita diferença em qualidade do produto ou algo do tipo.

alex.guitar
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: alex.guitar
· votar


bom, como é iniciante, vou indicar apenas a guitarra e o amplificador dentro do valor estipulado por vc

guitarra: Sx sst62 : escala em rosewood(escura) ou a sst57 escala em maple(clara) valor na faixa de 500 à 600 reais

valor aproximado da guitarra: http://www.agapemusical.com.br/guitarras/348-sx-sst-62.html

guitarra: tagima t530 : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-649760073-guit-tagima-woodstock -tg530-lancamento-loja-p-r-o-m-o-c-o-_JM

duas boas guitarras stratocaster para iniciante. ( a SX é melhor).

se preferir uma guitarra les paul indico essa: Shelter Nashville

nesse site tem ela junto com um bom amplificador dentro do seu orçamento: http://www.girafa.com.br/produtos.php?id=57856&gclid=CJerwMmOqcUCFYo9g QodsQoAyg

nesse link abaixo dá pra se ter uma ideia de um amplificador bom e barato

]http://lista.mercadolivre.com.br/amplificador-guitarra#D[A:amplificad o r-guitarra]

e lógico um cabo para guitarra..rs

pra começar a estudar acho que tá ótimo e cabe no seu orçamento!!!

bons estudos e espero ter ajudado

EversonMJ
Membro Novato
# mai/15
· votar


Alguém pode me ajudar com isso?
Criei um pequeno riff / solo em C maior. Como faço pra incorporar uma sequência de acordes pra harmonizar? Uso as notas que usei no ''riiff'' ? Existe algum segredo? Só toco há uns 10 meses e não entendo muito. Alguém pode me ajudar?

Nato.guitarra
Membro Novato
# mai/15
· votar


olá, estou escrevendo para este site e gostaria da opinião de vocês, obrigado!!!

http://www.superguitarra.com.br/a-revolucao-musical-2/

Nato.guitarra
Membro Novato
# mai/15
· votar


olá EversonMJ, os acordes mais importantes da tonalidade são, por ordem de importância I(C) V (G7) e IV(F), mas você pode usar também os outros: II(Dm), III(Em) e VI(Am)

uma sequencia muito comum, onde acontece em todo o repertório sertanejo é :
C Am F G... ou outra ordem

espero ter ajudado.

alex.guitar
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: alex.guitar
· votar


olá, estou escrevendo para este site e gostaria da opinião de vocês, obrigado!!!



gostei, não tem muito o que falar, vc é fera...

parabéns!

Jube
Veterano
# mai/15
· votar


EversonMJ
Alguém pode me ajudar com isso?
Criei um pequeno riff / solo em C maior. Como faço pra incorporar uma sequência de acordes pra harmonizar? Uso as notas que usei no ''riiff'' ? Existe algum segredo? Só toco há uns 10 meses e não entendo muito. Alguém pode me ajudar?


Teoricamente se sua tonica é C, então seu riff está na escala de C. Você pode usar as notas e acordes dessa escala para soar legal.
Se não entendeu o que eu disse, estude intervalos, escalas e campo harmonico.

rpsromano
Membro Novato
# mai/15
· votar


alex.guitar

Agradeço a sugestão, estive procurando alguns reviews da guitarra da SX, li comentários bastantes positivos desse modelo especifico.

alex.guitar
Membro Novato
# mai/15
· votar


rpsromano

disponha..rs

pablocorks
Veterano
# mai/15
· votar


Pessoal, preciso de uma dica de vocês. Toco guitarra há muito tempo, mas apenas bases, riffs e nada de solo. Não sei um executar bend descente pra vcs terem idéia. Sempre curti os solos mas nunca estudei, nunca nem tentei algo com força de vontade (pode parecer piada pra alguns). Agora estou com 31 anos (já meio velhinho) mas de repente bateu uma puta vontade de solar hahahahah. A questão seria, que tipo de aula procurar? Youtube? Escola de musica? Aula particular? - Não faço ideia por onde começar. Tem algo que eu possa ir começando a praticar? A teoria tem papel fundamental? Ou dá pra aprender a solar legal só praticando exercicios? - Estou tão perdido que pode ser que minhas perguntas não façam muito sentido. Obrigado!

Hilcky
Membro Novato
# mai/15
· votar


Minha experiência provavelmente é menor que a sua, já que eu não toco p.n.
Mas creio eu que solar basta exercícios e prática, isso falando em você pegar um solo já feito e reproduzi-lo.
Já solar na base do improviso é bem diferente pois ai já abrange conhecimento teórico mesmo... intervalos, escalas, tonalidades e mais tantas outras coisas, além é claro da própria prática.
Agora se tratando da parte didática, ou uma sequencia legal para aprendizado, no próprio site do cifraclub tem vídeo aulas de escalas/improvisos, ou vc pode procurar um professor/escola, explicar sua necessidade e ver se te atendem, vai da sua preferência.

Nato.guitarra
Membro Novato
# mai/15
· votar


olá EversonMJ, os acordes mais importantes da tonalidade são, por ordem de importância I(C) V (G7) e IV(F), mas você pode usar também os outros: II(Dm), III(Em) e VI(Am)

uma sequencia muito comum, onde acontece em todo o repertório sertanejo é :
C Am F G... ou outra ordem

espero ter ajudado.

Eviil
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: Eviil
· votar


https://www.youtube.com/watch?t=1&v=CLHite1hqTU

Alguém sabe de qual música retiraram esse primeiro solo que toca ate os 35 segundos?

Gacpiano
Membro Novato
# mai/15
· votar


Pablocorks não se deixa intimidar pela idade a única coisa que isso interfere é que temos menos horas no dia para praticar de resto isso não te atrapalha! Você não precisa da teoria para executar solos, a razão de se estudar teoria é que ela facilita a explicação e a consequente memorização de um solo e posteriormente lhe dará novas idéias para criar seus próprios solos! Procure video aulas e tente observar os movimentos dos guitarristas, alguns truques o professor te passa e fica mais fácil de aprender aí é com vc! grande abraço!

Axl15964
Membro Novato
# jun/15
· votar


Pohh eu gostaria de saber se tem uma galera aqui da regiao de sao jose do rio preto - interior de sao paulo estou afim de conhecer uma galera que toca guitarra para treinar juntos trocar informação e tal

GabriaTz
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: GabriaTz
· votar


Galera tava pensando em vender minha shelter Slash (explorer) pra pegar uma do tipo strato e suas variantes sera que vale a pena ? tava pensando em uma Cort , jackson ou LTD , floyd rose e opcional mas se vir melhor ainda prioridade e a madeira e a pegada com braço "fino" para solos toco iron ,metallica,ozzy etc

bruno_novatorj
Membro Novato
# jun/15
· votar


GabriaTz

eu tenho uma jackson JS 12 dinky, apesar de ser iniciante eu acho ela boa comparando com duas outras stratos que tive, uma eagle e uma shelter california. o braço dela é mais fino que das stratos que tive e confortavel a açao das cordas é baixo (bom pra solo) e achei as ferragens boas. a ponte é fixa 2 points, não quis floyd por ser mais complicado de mexer. é a versão de entrada da jackson, mas achei bem justa, quanto a cort e LTD não conheço, mas me parecem superiiores a jackson e mais caras tb.

BrunoRodrigues
Veterano
# jun/15
· votar


bruno_novatorj

Quanto ao braço vai do gosto, costume e aspecto físico de cada um. Também prefiro braços mais "magros", mas há quem goste e/ou preciso dos mais gordinhos.

Ação de cordas é facilmente regulável. Já a qualidade das ferragens e elétrica é um "baita" diferencial.

Abç ! ! !

NathanRock
Membro Novato
# jun/15
· votar


Olá, alguém sabe onde consigo uma correia do guitar battle ou do cifra club??

realjonneto
Membro Novato
# jul/15
· votar


Olá pessoal, Meu nome é Jon. Dou aulas de teoria e prática musical (guitarra) desde 1995. A pedido de alunos (que estão espalhados pelo globo) criei um blog, e meu objetivo é, de uma forma descomplicada, passar minha percepção da musica adiante. Estou começando as postagens, espero ajudar quem está iniciando, e tirar dúvidas frequentes com relação a teoria e prática (técnicas do instrumento), o endereço é:

http://realjnt.blogspot.com.br/

Abraço a todos.

stan_0
Membro
# ago/15
· votar


Pessoal, alguém poderia me dar uma dica ou indicar um melhor caminho para a seguinte situação:
Sempre que tenho que "deslocar" um acorde (ex: Power Chord) pelo braço da guitarra, acaba saindo um "assobio" causado pelo arrastamento dos dedos sobre as cordas, isso fica mais fácil de escutar quando ocorre nas cordas mais graves. Isso ocorre também quando preciso mover para outra corda de maneira mais rápida, o último dedo sempre acaba arrastando um pouco e também quando tento fazer um slide nas cordas mais graves.
Como conseguir tocar de maneira mais limpa, eliminando o máximo possível esses "assobios".

Obs.: Pessoal, sou iniciante no mundo da guitarra e estudo sozinho.
Obrigado pela compreensão.

Jube
Veterano
# ago/15
· votar


stan_0
Tente abafar as cordas com a mão da palheta durante a troca de acordes;
Faça slide entre um acorde e outro se for nas mesmas cordas;
Levante mais os dedos entre as trocas para não raspar nas cordas, mas é bom abafar com a mão da palheta.

BrunoRodrigues
Veterano
# ago/15
· votar


stan_0

E fique tranquilo com isso. Já que você é iniciante perceberá ao longo do tempo - na prática - como evitar e como produzir tal "assobio".

Sem contar que tal evento está mais sujeito a acontecer com cordas novas.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Sala de bate-papo do fórum de guitarra