Review - Ibanez Artist ARC100

Autor Mensagem
Soulface
Veterano
# jun/07 · Editado por: Soulface


Pra qm não conhece a guitarra, é quase uma Les Paul da Ibanez.

Ibanez ARC100

Bom, eu tive a oportuniade de testar essa gutiarra pq um cliente e amigo meu, o usuário makeite do fórum de baixo, encomendou ela e mandou entregar na minha casa para q eu pudesse fazer uma revisão e regulagem geral.
Ele descreve alguma coisa, inclusive sobre o resultado do serviço, neste post: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=3&t opic=140389&page=0#2

A guitarra chegou em casa muito bem embalada com plástico bolha, isopor e tudo mais. E com bag.
Algumas fotos ao abrir a caixa:
http://img341.imageshack.us/img341/9410/ibanez001mx7.jpg

http://img453.imageshack.us/img453/3843/ibanez002lh8.jpg

http://img375.imageshack.us/img375/5453/ibanez003zv7.jpg

O primeiro susto, foi qndo olhei a parte de trás do headstock.
Talvez tenha sido descuido na hr de escolher, mas nem eu nem o makeite sabíamos q se tratava de uma guitarra Made in China.
Só sei q esse adesivinho deu uma rasteira em nós! É inevitável um certo preconceito. hehehehehehehehehe
Mas enfim, já estava comprada mesmo... E pelo preço q ele pagou tb... hehehehehehehe
Dei uma conferida geral nela.
O acabamento é muito bom. Pelo menos nesse quesito, não há oq se falar do fato de ela ser chinesa. Acho q são nessas ocasiões q os nossos conceitos começam a mudar.
No site diz q a guitarra tem corpo de mogno com maple top, braço em mogno (colado) e escala em rosewood. Até segunda ordem, não tenho pq duvidar.
As marcações são em blocos de pearloids, muito bonitos tb. E no headstock, o logo da Ibanez e mais um desenho lá (foto 3) em abalone.
A ponte é praticamente uma tune-o-matic com microafinação. Bem interessante. Eu gostei.
E as tarrachas tb são bem confiáveis.

A guitarra veio parcialmente regulada. Mas uma regulagem meio padrão.
Como o makeite me pediu as cordas o mais baixo possível sem trastejar, mexi um pouco na ponte e pouca coisa mesmo no tensor.
Outra requisição do makeite, era de q a guitarra ficasse com ruído zero.
Abri a tampa dos controles e confesso q fiquei surpreso ao ver q eles passaram tinta condutiva ali.
Toquei um pouco com ela dessa forma pra ver se só a tinta condutiva dava conta do recado, mas ao aumentar o volume o chiado aparecia.
Conversei om o makeite e decidimos por uma blindagem. (Foto da blindagem)
Com isso, este problema foi solucionado.
Feito isso, terminei com a pate técnica da regulagem.

Pluguei a guitarra no meu ampzinho e fui brincar um pouco.
O braço dela, pelo menos pra mim, é extremamente confortável. E logo eu, q não consigo me acostumar com o braço das RGs da vida. Mas esse é diferente, mais voltado pra Les Paul mesmo. Só q levemente mais fino do q a minha Les Paul. Gostei muito mesmo.

A captação não é aquele primor, realmente. Pelo preço da guitarra, dá pra entender. Mas atende muito bem ao q se propõe. Pelo menos pra mim, q tenho como base usar o cap do braço para clean ou distorções mais "macias", e o cap da ponte pra algo mais rasgado e forte. Os HA saem com bastante facilidade tb.

Enfim, eu considero essa guitarra como um ótimo "custo x benefício". Pelo menos no Japão. Não sei se essa guitarra pode ser encontrada Brasil, muito menos o preço dela. Mas pra qm está aqui e com pouca grana pra investir, eu recomendo.
Qm se arrepender, venda pra mim! hehehehehehehe

Se alguém tiver alguma dúvida sobre a guitarra, responderei no q puder. Depois o próprio makeite pode entrar aqui e responder tb. PQ agora q a guitarra está com ele, o cara tem mais intimidade com ela.
Antes de enviar a guitarra pra ele, eu gravei um samplezinho bem tosco só pra mostrar pra ele com estava a guitarra. Mas aqui no tópico eu prefiro deixar q ele grave algo decente na casa dele e mostre pra galera.

Qro aproveitar esse tópico tb pra deixar meus agradecimentos ao makeite.
O cara mora há centenas de km da minha casa, só nos conhecemos por fórum/msn e telefone. E mesmo assim o cara confiou no meu trabalho, me mandou a grana antecipada pra eu encomendar a guitarra, estou com um baixo dele aqui reformando... O cara sempre muito gente fina pra negociar, compreensivo com meus imprevistos...
Obrigado mesmo pela força.

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface

Pela tua descrição, me lembrou um pouco uma outra Ibanez que eu testei por aqui:

http://www.musicland.co.jp/shop/itemdetail/24659/38088/1/2/49/52/

Provavelmente, é o mesmo tipo de braço.

Aliás, pergunta: quanto tempo/equipamento é preciso para fazer uma regulagem básica numa guitarra? Heheheh, considerando apenas esses fatores, seria possível, por exemplo, que alguém que vem para Tokyo só para ir num show achasse um jeito de dar "uma regulada" em um número entre 1 e 3 guitarras? :-P

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


Bog
hauhauheuaheuhaeuhauhauheuhauhaehauhhauea!!!
Entendi o recado! haehauheaea
Olha cara, se as guitarras estiverem em bom estado não leva muito tempo mesmo não.
O problema é se tem um braço empenado por exemplo, pq além de regular tem q esperar um tempo pra ver a reação do instrumento.
Mas se for coisas simples, não leva muito tempo não.

Midgard
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface

se eu pedi pro meu tio trazer uma guitarra daih do japão ele vai ter q pagar os impostos?? Pq ele mora aih ha mais de 4 anos =)

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


Midgard
Não. Entra sossegado como bem pessoal.

r2s2
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface

Massa cara, muito foda a guita, parabéns pelos serviços que parecem ter ficado jóinha.

Mas vem cá, vc falou tanto do preço dela, que vc quer uma, que pediu pro papai pq tá barato e tal, mas e aí, no frigir dos ovos, saiu por quanto:

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


r2s2
Coisa pouca cara... cerca de US$ 3.000,00! aheuhauehuaheuhaeuhaeuhauea

Brincadeira...
Pela cotação de 2 semanas atrás, saiu cerca de 230 dólares com frete e tudo.

Curly
Veterano
# jun/07
· votar


essa guitarra parece ser mto boa mesmo, tem uma Arc300 nova por 1600 no ML:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=58306878

mto bonita !

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


Curly
Muito bonita esse modelo tb cara.
Eu já testei ela há cerca de 1 ano atrás, e me agradou bastante tb. Só não comprei pq acabei encontrando uma Les paul ainda melhor! hehehehehehe

O Problema é q no Japão essa guitarra não custa nem 400 dólares. 1600 reais não é nem roubo, é atentado! ahehaueuhaehahuehuaea

r2s2
Veterano
# jun/07
· votar


Curly
essa guitarra parece ser mto boa mesmo, tem uma Arc300 nova por 1600 no ML:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=58306878

mto bonita !


Com upgrades do nosso broda Assface ia valer uns 3 milão, diz aí?

kkkkkk

Curly
Veterano
# jun/07 · Editado por: Curly
· votar


Soulface

1600 reais não é nem roubo, é atentado!

pode crer ! O que vc achou do peso dela comparado com uma lespa ?

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


Curly
Ela é pouca coisa mais leve, mas nada q faça tanta diferença.
Pelo menos a minha Les Paul ainda é um pouco mais encorpada.
Uma coisa q eu preferi nessa Ibanez, é a posição da chave seletora.
Qndo eu to tocando em pé, minha mão vive batendo na chave da Les Paule mudando a captação! haeuhahuaeuhahuahuea
E o acesso às últimas casas é um pouco mais facilitado tb.

Mas ultimamente eu tenho me acostumado com guitarra pesada.
Comprei uma guitarra com corpo em acrílico q é mais pesada q a Les Paul em mogno ainda.

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


r2s2
Com upgrades do nosso broda Assface ia valer uns 3 milão, diz aí?
hauheuhaeuhauhahuehuaehuahuea!!!
Uma coisa q eu estranhei (até falei no review), foi o fato de ela ter tinta condutiva nas cavidade. Pelo menos parece tinta condutiva. Se não for, é ma puta pilantragem! hauehuaehuaeuhaauhea
Até pq, sábado passado eu fui regular uma RG Prestige de um cliente, e não tinha nada disso nas cavidades.
Ele falou q o chiado não incomoda. Deve ser pq a guitarra tem H-H.
Mas eu não confio numa guitarra dessa pra levar pra um palco e ligar num amp de 100W, 150W...

r2s2
Veterano
# jun/07 · Editado por: r2s2
· votar


Soulface

Ela é 220V?

r2s2
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface
Uma coisa q eu estranhei (até falei no review), foi o fato de ela ter tinta condutiva nas cavidade. Pelo menos parece tinta condutiva.

Uai, então quer dizer que vc não removeu o que tinha lá? Acho q o ideal seria raspar tudo hein.

Soulface
Veterano
# jun/07 · Editado por: Soulface
· votar


r2s2
Não foi necessário... Até pq a blindagem q eu fiz isolou os controles de toda a parte externa dessa "gaiola".
Até nos furos ali dos pots eu revesti. Se o cara tirar os knobs, é capaz de ver o cobre po ali.

Ela é 220V?
100V
Aqui é tudo padronizado e estável! hauehuahehuaehuaea

r2s2
Veterano
# jun/07 · Editado por: r2s2
· votar


Soulface
Não foi necessário... Até pq a blindagem q eu fiz isolou os controles de toda a parte externa dessa "gaiola".
Até nos furos ali dos pots eu revesti. Se o cara tirar os knobs, é capaz de ver o cobre po ali.


hummmm

100V
Aqui é tudo padronizado e estável! hauehuahehuaehuaea


É pq aí é país de pobre, aqui tudo é bivolt, mas mesmo assim minha guita num funfa, só dá choque. Será que tenho que blindar ela?

kkkkkkkkk

Curly
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface

hum... uma coisa que eu mudaria no projeto dessa guitarra é o master tone. em guitarra com 2 HB acho mto importante ter 2 vol e 2 tones pq vc coloca a chave na posição do meio e acha vários timbres bacanas...

Pelo menos parece tinta condutiva.

engraçado, vi isso nas guitarras cort, os caras pintam as cavidades com tinta condutiva mas não não conectam a nada, ou sejam, não aterram... então não faz nenhuma diferença ! acho q eles pensam que basta pintar que a guitarra tá blindada !

Soulface
Veterano
# jun/07 · Editado por: Soulface
· votar


Curly
Exatamente! Vc tocou num ponto crucial.
Por isso q eu coloquei essa dúvida no ar (sobre a tinta condutiva).
Vc ve q a cavidade está pintada ali, o nível de ruído até q é baixo (mas q pode ser atribuído aos humbuckers), mas não ve um fiozinho ligado ali. Até a ponte é aterrada na carcaça do pot.
Por essas e outras q eu prefiro não confiar. Nem na tinta condutiva em si, q é à base de grafite (embora eu tenha uma aqui à base de cobre), muito menos nesses serviços de guitarras feitas em linha de produção.

Curly
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface

já fiz blindagem com papel de alumínio, fita adesiva de alumínio e tinta condutiva. resultado: o mesmo, ao contrário do que esperava, não notei nenhuma diferença... Se tiver que blindar mais alguma daqui pra frente vou usar, por questão de facilidade, fita adesiva de alumínio no escudo (basta vc colocar as tiras com uma pequena superposição e vincar com a unha ou outro objeto para fazer contato) e tinta condutiva nas cavidades

r2s2
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface

Pq vc num aterrou só pra testar se muda algo: Seria didático.

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


r2s2
Será que tenho que blindar ela?
Aí não tem bala perdida... A roubalheira só ocorre no planalto.
Nem precisa blindar não!

Pq vc num aterrou só pra testar se muda algo: Seria didático.
Se for pra eu ter q refazer as soldas pra aterrar numa tinta condutiva, eu prefiro já fazer tudo com cobre mesmo.
Sem contar q, pode não chiar no meu ampzinho de 20W, mas nada me garante q terá a mesma eficácia qndo plugada em um amp de verdade.

makeite
Veterano
# jun/07
· votar


cheguei........ po galera a guita é um espetaculo, e como diz o SOLFACE :
`` o cara q c contenta com uma Tonate é muito mais feliz q um cara q só c contenta com as tops das marcas, pq a tonante é facil de comprar e as tops nem sempre `` hahah
bom quanto ao sample q irei gravar , já vou adiantando , nada de solo só uma base bem tosca, primeiro nem sou guitarrista e segundo minha praia é MPB, coisa do tipo violão e coz nos butecos, nem me atrae tanto estes solos rapidos e complicado, e sim comprei a guita pra usa-la sem efeito nenhum, mas garanto q até o final de semana mandarei um video meu com um sonzinho dela!!!!!!!!
puxa saco: num tenho palavras pra agradecer o SOULFACE, profissional de primeira, anda me quebrando um galhão nesse Japão, e logo logo vem o tão sonhado baixo q ele esta fazendo pra mim, só falta aprender tocar agora ai tudo blz, hahaha

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


makeite
Tá acordado rapaz?
To com as fotos do aixo aqui! hehehehehe

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface

Hehehe, braço empenado acho que não tem não, na verdade acho que de "na cara" mesmo é só um ajuste nas oitavas da minha mini-guitarra. As notas tocadas na 12a. casa estão saindo todas erradas - chega a ficar quase 1/2 semitom acima do que devia! O troço nunca fica afinado. Aí o espertão aqui tentou ajeitar, e o negócio só fez piorar...

Hehehhe, como não espero que você venha me procurar em casa, e como eu não quero carregar 3 guitarras dentro de um auditório, melhor deixar o resto para lá. Mas acho que esse ajuste na mini-guitarra deve ser rápido e indolor. Depois eu te pago um cheeseburger do McDonalds, ahahhaahah :-D

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


Bog
Depois eu te pago um cheeseburger do McDonalds
Double Cheeseburger por favor.
Eu estou grávido! hehehehehehehe

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface

Melhor 2 cheeseburgers! Não me entra na cabeça por que 2 cheeseburgers sai mais barato que 1 double cheeseburger. :-)

Mas então eu posso levar lá a guitarrinha mesmo?

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


Bog
Não me entra na cabeça por que 2 cheeseburgers sai mais barato que 1 double cheeseburger. :-)
hauehuaeuhauehuaheuaheuhauehauehahuehuaea!!!
Só pode ser coisa de japa.
E agora os preços subiram aí né?!

Mas então eu posso levar lá a guitarrinha mesmo?
Eu vou confirmar direitinho se eu vou mesmo e te mando um e-mail.

guilhermerizzo
Veterano
# ago/07 · Editado por: guilhermerizzo
· votar


A pedido do Soulface, estou postando aqui uma faixa que gravei com a minha recém adquirida Ibanez ARC 100 (LP).
Tá faltando a voz ainda, então a coisa esquenta, guitarristicamente falando, dos 3 minutos para frente.

Baixo e guitarras plugados na Zoom G2.1u (Via USB para o PC)

Software: Cool Edit Pro

Link:

http://www.acidplanet.com/artist.asp?PID=1002690&t=7272

Tenho algumas fotos dela também e um outro sample:

Fotos da Ibanez ARC 100 3TS

http://www.4shared.com/file/21375000/b6c2d030/Foto_ibanez_inteira.html
http://www.4shared.com/file/21374972/a0e07b31/Foto_ibanez_corpo.html
http://www.4shared.com/file/21375001/c1c5e0a6/Foto_ibanez_headstock.ht ml
http://www.4shared.com/file/21374999/a9b18f37/Foto_ibanez_ponte.html

Sample

http://www.4shared.com/file/21424222/427df5d/sample_lespa_marshall_scr eamer.html

Este sample foi uma tentativa de chegar a um timbre próximo ao do Slash usando o GuitarPort da Line 6.
Fiz em homenagem aos milhares de fãs dele que frequentam o FCC (rsrsrs).
Acho que ficou bem parecido.

guilhermerizzo
Veterano
# ago/07
· votar


Soulface

As marcações são em blocos de pearloids, muito bonitos tb. E no headstock, o logo da Ibanez e mais um desenho lá (foto 3) em abalone.

O tal desenho é um I, de Ibanez, estilizado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review - Ibanez Artist ARC100