captador ativo numa guitarra mediana

Autor Mensagem
Beto Guitar Player
Veterano
# out/19
· votar


independente de madeira de guitarra

Heresia... é claro que a madeira faz diferença.

Robenal
Membro Novato
# out/19
· votar


Estamos falando de captador ativo... Vocês precisam saber o funcionamento desse tipo de captador, antes de dizer que qualquer coisa influencia.
Dedo, pedal, amp, claro que tudo isso influencia... Mas falando do som cru, de como o captador ativo funciona, nada muda isso. Nem madeira, nem dedo, nem nada.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/19
· votar


Robenal
Amigo, uma coisa é emitir opinião, outra coisa é querer ser taxativo a respeito de sua inferência. Pra dar credibilidade ao que vc diz, vc tem que usar argumentos, método científico, citar fontes, enfim, qualquer coisa além da sua palavra, porque falar qualquer um fala.

Eu conheço o funcionamento do captador ativo, é bem parecido com um pedal: tem filtro capacitivo, indutivo, amplificador operacional funcionando com circuito diferencial, etc... se seguir tua lógica, depois que vc coloca um pedal na frente da guitarra o som da guitarra já não manda mais nada.

Pra dar mais credibilidade, informo fontes:
https://www.electrosmash.com/emg81

fontes_rio
Veterano
# out/19
· votar


Eu não levava muita fé que a madeira fazia diferença no timbre até o dia que levei uma das minhas guitarras no luthier e fiz essa pergunta. Ele estava construindo uma guitarra. Então, ele pegou duas ripas de madeiras diferentes, que estavam cortadas como se fossem lâminas finas e disse: segura, dá um "tapa", deixa vibrar e coloca perto do ouvido. Percebi que as madeiras soavam e vibravam bem diferente uma da outra.

HortaRates
Membro
# out/19
· votar


fontes_rio
Perfeitamente. Mas o que capta o som da guitarra não é um microfone que captando a madeira ressonando.
É um captador magnético, que, por definição, é capaz de captar somente as vibrações de objetos ferromagneticos, que no caso, são as cordas.
O argumento que a madeira influencia o som de instrumentos com captadores ferromagneticos, pra fazer algum sentido físico, tem que ser nas linhas de "a madeira altera a forma com que as cordas vibram, e principalmente, a forma com que as cordas vibram em relação ao captador, uma vez que este também ressona por estar acoplado à um corpo de madeira".

Dar tapa na madeira, ver que faz som diferente e concluir que isso altera o som da guitarra elétrica demonstra apenas o total desconhecimento do princípio de funcionamento desta.

TendTudo
Membro Novato
# out/19
· votar


Mas a madeira não serve pra fazer sexo com a guitarra?

fontes_rio
Veterano
# out/19
· votar


O argumento que a madeira influencia o som de instrumentos com captadores ferromagneticos, pra fazer algum sentido físico, tem que ser nas linhas de "a madeira altera a forma com que as cordas vibram, e principalmente, a forma com que as cordas vibram em relação ao captador, uma vez que este também ressona por estar acoplado à um corpo de madeira".

Dar tapa na madeira, ver que faz som diferente e concluir que isso altera o som da guitarra elétrica demonstra apenas o total desconhecimento do princípio de funcionamento desta.


De fato, não sou um profundo conhecedor. Talvez você seja. Contudo, o que ouço de quem constrói guitarras (e pela propriedade com que falou você deve ter a experiência de um Zagannin ou do Ivo da Music Maker), é que faz diferença. Lógico, em menor grau que em instrumentos acústicos e semiacústicos, mas há uma influência que não se pode desprezar inteiramente.

É só pegar uma guitarra e tocar desplugada. Vai sentir a ressonância do corpo projetando o som, filtrando os harmônicos, gerando um timbre... Isso é evidente, existem guitarras sólidas que soam tão bem desplugadas que dá até para tocar sem amplificador, dependendo do ambiente (antes que diga, ninguém está falando em fazer shows com a guitarra desplugada).

Alguns podem argumentar que o som que vem dos captadores nada tem a ver com o som que você ouve quando toca a guitarra desplugada, mas parece lógico que quando o corpo vibra, ele também se move em relação às cordas, gerando variações no campo eletromagnético. Se duvida desse efeito, sugiro o seguinte experimento: pegue uma stratocaster e "calce" os captadores, colocando um pequeno calço de madeira (podem ser feitos com pedaços de palito de picolé colados) entre o captador e o corpo da guitarra. Com isso, os captadores que originalmente ficam presos no escudo através de molas passam a fazer contato direto com a madeira do corpo, realçando a influência dessa no timbre final. Esse é um truque para melhorar o som de guitarras baratas sem gastar dinheiro!

HortaRates
Membro
# out/19
· votar


fontes_rio
Eu não disse que não influencia, nem duvido da influência. Eu disse que pra ter alguma influencia, fisicamente, só é possível que essa influência seja ou:
1. Na maneira que as cordas vibram;
2. Na maneira que o captador vibra em relação às cordas.

O captador não capta, de forma alguma, e nem seria possível que captasse, a vibração e/ou a ressonância da madeira. Se a guitarra tem bom timbre desligada, isso nada tem a ver com o timbre plugada, são coisas absolutamente diferentes.

Eu não falo com a propriedade de um luthier, mas sim a de um engenheiro.

ejames
Membro Novato
# out/19
· votar


fontes_rio
o que ouço de quem constrói guitarras

Aí é que tá... Todos os experimentos e estudos que seguem o método científico (vários deles já postados naquele famigerado tópico sobre esse assunto) apontam para a não influência da madeira no timbre de guitarras elétricas de corpo sólido. Por outro lado, todo o resto que diz o contrário é puramente baseado no senso comum, boca a boca, no "disse me disse" - ou ao menos eu nunca vi nenhum estudo sério sobre. É o suficiente para se provar algo definitivamente? Talvez não, mas certamente já dá para começar a se formar certas conclusões lógicas.

Aqui um deles:
https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=2a hUKEwjvr9X20qHlAhVQJrkGHfs3BCsQFjACegQIABAC&url=https%3A%2F%2Fphysicae .ifi.unicamp.br%2Findex.php%2Fphysicae%2Farticle%2Fview%2Fphysicae.9.5 %2F116&usg=AOvVaw3l0BlNZp3_CORpKsnxU9lb

Ismah
Veterano
# out/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ele vem dos dedos do guitarrista, de como ele toca, do tipo de cordas usadas, o amplificador, dos alto-falantes e dos periféricos usados...

Sabe, no meio de todo o metal from hell, sempre tive um pé no country, e o rock influído por ele. A A&V começou como uma banda de rockabilly, então é muito mais próxima disso.

Hoje, minha questão é mais ligada a como as articulações determinam o timbre. Meio que tenho notado que timbres tem vários e todos eles funcionam mais ou menos bem, desde que tendo alguns pontos em comum.

Ando estudando algumas frase de pedal steel, transcritas para a guitarra. Normalmente, se usa strato e tele no country, mas... Quando peguei a LP - e apenas porque esta é afinada em E - e toquei alguns desses fraseados do link abaixo, soou absurdamente country... Mais do que qualquer coisa que eu já fiz...

https://www.guitarplayer.com/technique/advanced-country-guitar-double- stops-pedal-steel-bends-and-other-tricks-of-the-trade-tab-audio

GabrielFerreiraBlues
Membro Novato
# out/19
· votar


eu mesmo ja me prestei à essa pesquisa sobre madeiras e cheguei a seguinte conclusão:
A forma como voce toca, como da a sua palhetada influencia muito mais do que a madeira, Inclusive, o que importa numa guitarra é mais a qualidade da madeira do que a espécie da planta, Inclusive, se a madeira influencia, entao o formato do corpo também influencia no som, porém ninguém faz pesquisas sobre qual seria o melhor formato em guitarras elétricas e sim em violões.

Ismah
Veterano
# out/19
· votar


Não é o caso da melhor madeira , melhor formato do corpo, mas da combinação de fatores.

K2_Loureiro
Veterano
# out/19
· votar


Acho que compensa sim uma guitarra mediana com um captador ativo, acho que a Malagoli ou Cabrera devem ter um modelo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/19
· votar


Ismah
Muito legal isso!
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a captador ativo numa guitarra mediana