captador ativo numa guitarra mediana

Autor Mensagem
btarta
Veterano
# jun/07


ouvi dizer q com captador ativo, nao importa a madeira do instrumento. analisando assim, eu poderia digamos pegar uma guitarra de baixo custo como uma epiphone ou ibanez de 500,00 + ou - (usada) e colocar um captador zack wylde q ela ficaria com um som bom?

daniel_guitar
Veterano
# jun/07
· votar


isso de n ter importancia a madeira e soh lenda, daqui a pouco os mais experts vao de te explicar melhor

nhax
Veterano
# jun/07 · Editado por: nhax
· votar


cara o som vem principalmente da madeira, o captador so "ajuda" a melhorar ou piorar o som, alem disso tem q ter um ampli razoavel!
enfim voce precisa de uma guitarra com madeiras razoaveis e um bom ampli, dps voce pensa em troca os caps!

Do q adianta ter uma guitarra com madeira ruim, e com caps EMG 81/85?
o som vem da madeira, ela define o som ,caracteristicas do som da guitarra.

Eric Lance Abbott
Veterano
# jun/07
· votar


eu não chamaria uma ibanez de 500 reais de mediana

btarta
Veterano
# jun/07
· votar


ta eh verdade uma ibanez de 500 nao eh mediana. mas entao o que dizem (que captador ATIVO nao importa a madeira) nao eh verdade, correto?

markolino
Veterano
# jun/07
· votar


btarta
nao é verdade...

meu ver é de que

60 % do timbre vem do amp...
25 % da guitarra (sendo que 70% vem da madeira)
10% vem da pegada
5 % pedais...

nyurig3
Veterano
# jun/07 · Editado por: nyurig3
· votar


markolino
de onde vc tirou essa estatistica ai? de formulas do tipo:

mesa boogie + guitarra de mogno + pegada do joe satriani + pedal oliver = timbre perfeito?

isso ai e muito relativo cara.... pega uma guitarra com madeira top e coloca os caps de uma jenifer.... pega um set lata de sardinha e coloca em um marshall

o timbre legal se da na junçao de todos os equipamentos com qualidade + pegada e nao uma coisa boa e outra vagabunda.

victorhugofs
Veterano
# jun/07
· votar


o timbre legal se da na junçao de todos os equipamentos com qualidade 9 pegada e nao uma coisa boa e outra vagabunda. (2)

cara, guitarra eh um instrumento que sacaneia com a gente... nao eh so comprar a guitarra! eh todo o conjunto! ou vc tem tudo ou nao tem nada.
se vc nao tiver guitarra boa, som ruim...
se tiver pedal ruim, som ruim
se tiver caixa ruim, som ruim
se tiver pegada ruim, som euim
ou vc tem tudo ou nao tem nada.
simples assim

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


btarta
Cara, na verdade o que acontece é, que com captadores ativos (que são alimentados por bateria e possuem um pré e um paramétrico), a influencia da madeira é MENOR que nos passivos (que não possuem tais "periféricos"). Por isso o som de uma guitarra com capts ativos tem menos "personalidade" que uma com capts passivos; o que não quer dizer que seja ruim ou inferior, apenas diferente.
Se vc colocar capts ativos (ou passivos) numa guitarra cujo corpo é confeccionado em compensado ou MDF, o som será inferior em timbre e qualidade à uma com corpo de madeira. No caso de capts passivos o som será pior ainda.
Abç

Mickey Mouse IV
Veterano
# jun/07
· votar


Por isso o som de uma guitarra com capts ativos tem menos "personalidade" que uma com capts passivos; o que não quer dizer que seja ruim ou inferior, apenas diferente.

Discordo completamente.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


Mickey Mouse IV
Qual a sua discordância?
Abç

guitarfusion
Veterano
# jun/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

tu n respondeu se o cap ativo funciona bem numa guitarra feita com madeira sem ser top .....me falaram que EMG soa bem ate em um cabo de vassoura dizem a lenda hehehehehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


guitarfusion
Cara, esse é um equipo de qualidade profissional, consagrado por caras como David Gilmour, Zakk Wilde, etc. Claro que "funciona".
Agora resta saber da relação custo-benefício, pois um jôgo desses captadores custará mais que a guitarra, portanto essa relação seria negativa.
Abç

Beatlemaniac
Veterano
# jun/07 · Editado por: Beatlemaniac
· votar


Por isso o som de uma guitarra com capts ativos tem menos "personalidade" que uma com capts passivos; o que não quer dizer que seja ruim ou inferior, apenas diferente.
concordo
todas as guitarras com captadores ativos (entenda-se aquele set do wylde) que eu jah escutei ate hoje soavam mais ou menos iguais

nyurig3
Veterano
# jun/07 · Editado por: nyurig3
· votar


guitarfusion
EMG soa bem ate em um cabo de vassoura

entao pendura os EMG em um cabo de vassoura, amarra 6 arames ou serve os varais que usa para pendurar roupa lavada e ve se tira o som do zakk

e cada uma.....

Matheuss
Veterano
# jun/07 · Editado por: Matheuss
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não valeria a pena botar o set nem numa Cort X-6? Porque o set de EMG 85-81 da quase 600 reais, ou seja, quase o valor da guitarra, então não valeria a pena ou valeria?

Henrique S.
Veterano
# jun/07 · Editado por: Henrique S.
· votar


Bom, essa dos caps ativos vou dar o MEU parecer (repliquem caso achem necessario, afinal isto é um fórum)

Primeiramente acho que caps ativos interagem DA MESMA FORMA que passivos.

O Timbre propriamente dito, é o que nos permite diferenciar o som de um instrumento de outro emitindo a mesma freqüencia. Como ele ocorre? Da vibração das cordas, que vibra o corpo (braço, corpo, hardware) e tudo isso se dá e uma Fr (freqüencia Resultante) essa FR é captadas pelos captadores apenas. A diferença timbristica vem da densidade, e centenas de outras caracterisitcas próprias das madeiras, e essas refletem a diferença timbristica.

A questão dos caps ativos é que eles possuem um pré imbutido e um blindagem infinitamente melhor que de caps ativos, e não dão ruído algum.

Resumindo:

A Corda vibra numa Freqüencia X (440 hz por ex) essa frequencia passa para o corpo da guitar onde a Velocidade de propagaçao muda de meio e ocorre uma refração, onde o corpo vibra e essa vibração volta para as cordas (novamente refraçao) numa FR essa FR é captada pelos Caps e são enviadas ao Jack de saida (e o resto da cadeia, pedais, amp etc).

A e outra, aquele papo que fio da bobina solto da microfonia, nao tem como afinal os fios sao esmaltados, caso contrário a bobina entraria em curto.



PS: Perdão à falta de acentos, escrevi na corrida......

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


Matheuss
Cara, eu penso assim, mas não sou dono da verdade................
Henrique S.
É exatamente em função da presença dos circuitos (pré e paramétrico), além da forma de construção dos capts que faz com que a "interatividade" com a madeira seja menor (sempre constatei isto, assim como muitos amigos meus, músicos profissionais). Eles tem muito menos espiras de enrolamento e baixa impedância, por isso precisam ser alimentados com bateria 9 volts, senão não emitem sons diretamente como os passivos, que consitem técnicamente em um microfone, captando sons e vibrações do instrumento e transmitindo-os de forma direta para o pré do amplificador.
Abç

Henrique S.
Veterano
# jun/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Interessante esse seu ponto de vista Bertola, eu vejo os caps ativos apenas como um simples captador com um circuito ativo (como na maioria dos baixos) imbutido.
Entretanto se um cap. com menos espiras teria menos interação com a madeira, logo menor Resistencia D.C. mas o que me parece é o contrario quanto maior a resistencia (e maior a "saida") menos EU noto a diferença de timbre por ex. entre uma guita de Cedro e uma de Mogno.

O Ideal seria fazer o teste, pegar por ex. 10 Stratos diferentes, 1 set de EMG SA por ex. e trocar, e ir gravando o timbre de cada um, infelizmente isso sai "meio" fora do or$$amento hehehehe..

Mickey Mouse IV
Veterano
# jun/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola


Por isso o som de uma guitarra com capts ativos tem menos "personalidade" que uma com capts passivos; o que não quer dizer que seja ruim ou inferior, apenas diferente.


Não concordo. Eles tem sua caracteristica sonora própria que de madeira para madeira difere tanto quanto guitarra com passivos. Eles não "anulam" de forma alguma o timbre característico da madeira.

Discordo dessa sua afirmação.

Beatlemaniac
Veterano
# jun/07
· votar


jah ouvi les paul, akelas jacksons, e ibanez Rgs com captadores ativos e todas essas guitarras soavam mais ou menos parecidas.

markolino
Veterano
# jun/07
· votar


claro, acho q nao me expressei bem..

tem que ter um concenso...

mas tipo..

quero dizer o seguinte..


é melhor tu ter um MESA, com uma Shelter

do que uma Gibson com um warm..

claro

nao adita botar caps da jennifer na gibson ..
vai fica uma merda..

tudo no set influencia !

abç

markolino
Veterano
# jun/07
· votar


Beatlemaniac
claro..

caps ativos nao tem dinamica !
mas tbem tem um nivel de saida e ruido melhor que os passivos..

ae voce escolhe neh..

vai tocar um deathmetal..vai de ativo
vai tocar blues.. passivo

OBs: nao estou dizendo que nao da pra tocar death com passivo e blues com ativo..

oque importa é o musico !

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


Mickey Mouse IV
Ok.
Bem, vc está certo quanto a diferença timbrística (aliás. se vc ler direito minha observação, verá que concordo com isto).
Mas o que eu estou dizendo, e a experiência confirma (e não apenas minha), é que essa interação é menor com os capts ativos do que com os passivos.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


Henrique S.
Não é bem assim não. Os ativos verdadeiros (EMG's) tem, não apenas o circuito, mas o próprio captador alimentado por bateria. Eles funcionam de forma totalmente diferente dos passivos.
Abç

Beatlemaniac
Veterano
# jun/07
· votar


markolino
caps ativos nao tem dinamica !
exatamente, o som parece sempre igual independente de guitarra q o cara usa
mas pra som pesado parece ser uma otima opção

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


Tem hrs q eu chego a duvidar das cosias q meus olhos lêem neste fórum... pqp!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/07
· votar


Beatlemaniac
Cara, dinêmica nada tem à ver com o fato dos capts serem ativos ou passivos..............
Abç

Soulface
Veterano
# jun/07 · Editado por: Soulface
· votar


Acho q esses guitarristas tapados deveriam trocar mais idéias com baixistas.
Muitos (acho q até a maioria) dos baixistas preferem captação ou circuitos ativos justamente por ter mais variedade de timbre!
É lógico q são instrumentos diferentes, com características diferentes.
OQ eu estou qrendo dizer, é q não é um simples preamp embutido e uma alimentação por bateria q vai fazer um pedaço de bambu soar igual à Gibson do Zakk Wylde.
Pensar um pouco antes de acreditar em mitos, asneiras e absurdos não dói não gente.

Eric Lance Abbott
Veterano
# jun/07 · Editado por: Eric Lance Abbott
· votar


não é que a interação dos ativos seja menor, e sim o resultado final o resultado final que é "equalizado"
os EMG tem um preamp interno que, suponho eu, é o que faz o som ficar PARECIDO (nunca igual) em qualquer guitarra

do mesmo modo que ligar uma strato ou les paul num marshall, nunca vai deixar de ter som de marshall, não importa a guitarra que vc plugue nele

o EMG reproduz as caracteristicas da madeira, mais num sentido quantitativo (grave, sustain, medio e etc), só que acaba perdendo nas caracteristicas abstratas (que a gente chama de estalo, maciez, twang ou seja lá o que for)

2 captadores passivos iguais podem soar completamente diferentes em guitarras diferentes, ou até soarem como outros captadores passivos com especificações praticamente opostas

mas EMG sempre soa como EMG, só que com a EQ da madeira

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a captador ativo numa guitarra mediana