Sintetizador de guitarra, como funciona?

Autor Mensagem
kairi
Veterano
# mai/07


Primeiramente, gostaria de deixar claro que a busca não me ajudou. Muito menos o google.

Com a época de baixa do dólar, tou pensando sériamente em importar uma Fender e um Sintetizador da Roland, já que esse conjunto me fascina demais quando vejo meus ídolos tocando com eles.

Só que ai é que ta. Como funciona esses sintetizadores?

Eu estou de olho em um Roland GK3, só que pelo que vi em alguns sites, ele precisa de uma série de outros itens para funcionar (pedal, fonte, controle, distribuição...), além de cabos especiais e determinadas caixas amplificadoras.

Alguém poderia me ajudar, me dizendo como funciona os sintetizadores de sons em guitarras elétricas, e qual é o esquema e aparelhagem necessária para se ter um bom som? É possível utilizar um amplificador com um conjunto wireless?

Abraços galera.

GuitarHome
Veterano
# mai/07
· votar


kairi
você diz aqueles sintetizadores que ligam a guitar sem o cabo?

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


GuitarHome
Eu não sei como funciona amigo, por isso criei o tópico.

É um daqueles que o Adrian Smith usa no album ´Somewhere in time´ do Iron Maiden.

Abração.

GuitarHome
Veterano
# mai/07
· votar


kairi
É, então acho que é isso que eu falei.
Não sei como funciona, mais você liga sua guitar no amp sem um cabo sem nada através desse sintetizador só sei disso.
Acho que não valha a pena.
So mais cabos ou no seu caso bons cabos.

Rafael do Baixo
Veterano
# mai/07
· votar


kairi

Esse Roland GK3 até onde eu sei é um captador,vc usa ele como intermediário,para uso em alguns aparelhos como Synths,e senão me engano ele é MIDI tbm.

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


GuitarHome
Eu sei é que Sintetizador são apretexos que adicionam funções de simulação de efeitos específicos na guitarra.

Também sei que tem que vir acompanhados de uns outros aparelhos da Roland, como um cabo e plug de [não sei quanto] pinos.

Sei muito pouco.

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


Rafael do Baixo
Sim, é um pickup.
Ele capta as vibrações e envia pro synth, não é isso?

Rafael do Baixo
Veterano
# mai/07
· votar


kairi

Isso,mas ele envia pra qualquer outro aparelho compatível tbm,já ví ligado em teclados e em uma pedaleira da Roland,com ótimos resultados.

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


http://www.kogure.com/web/guitarsynth/roland_gk3_2.gif

CaioPrimo
Veterano
# mai/07
· votar


kairi
sintetizador simula efeitos de outros instrumentos eh mais o menos isso, isso de tocar guita sem cabo eh Wireless ehehe

Rifferman
Veterano
# mai/07
· votar


kairi
gk-3 é um captador midi,
q capta vibrações das cordas manda o sinal via midi
pra uma pedaleira serie VG tb da roland,
a qual recebe esse sinal midi e sintetiza o som,
emula outros instrumentos, amps, efeitos, etc..

olha só:
captador: http://www.rolandus.com/products/productdetails.aspx?ObjectId=651
pedaleira: http://www.rolandus.com/products/productdetails.aspx?ObjectId=242

pedaleira ultra fodona: http://www.rolandus.com/products/productdetails.aspx?ObjectId=849

ve ai as fotos e os videos, da pra entender legal como funciona.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


kairi
O captador específico capta a vibração das cordas e envia para o Synth, que "produz" os sons previamente programados. Como o sistema funciona via linguagem MIDI, existe um "atraso" entre o tocado e o que sai no amp. Por isso que escalas rápidas ficam sem o som do synth, ele é mais "usável" para harmonias.
Abç

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


CaioPrimo
Sim, eu sei disso. Só quero saber se tem como usar junto com sistema wireless.

Rifferman
Valeu, brigadão.

Mauricio Luiz Bertola
Hehe, é como um programa de PC. Só que eu não to entendendo, como é ligado no resto do equipamento, já que o cabo que sai da guitarra, vai direto pra caixinha do captador.

Abraços

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-57027974-sintetizador-guitarra- roland-gr-20-captador-gk3-o-novo-_JM

Ta num bom preço?

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


Outra coisa... se o jack da guitarra é usado pela pickup MIDI do conjunto do Synth, como eu vou usar sistema wireless?

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


De vez em qndo eu vou num barzinho brasileiro aqui com música ao vivo, e o guitarrista tem um treco desses na guitarra.
Até q dá pra fazer umas cosias interessantes. Ele casa muito bem os timbres, e tem uma variedade enorme.
Sem contar q o cara é um animal na guitarra.
Até fiquei um pouco interessado no brinquedo.
Casou muito bem com o Roland JC dele tb.

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
Tinha cabos, ou o cara usava sistema sem fio? :P

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


kairi
Com cabos...
Embora eu ache q é algo q vc vá usar muito pouco, é realmente interessante.
Pra qm já tem set formado e tá com uma grana sobrando, até vai.
Ou pra qm toca em barzinho e tá tirando uma grana com isso, e qr melhorar a qualidade do trabalho.

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
Ta cara, mas como vai usar sintetizador com wireless?

Se não me engano, o sintetizador é ligado direto no jack da guitarra, e o wireless também.

Como fica o esquema?

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


kairi
como vai usar sintetizador com wireless?
Não faço a mínima idéia! hehehehehehee
A não ser q vc tenha um roadie.

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
Será que existe um adaptador P-13 > P10? =D

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


kairi
Gambiarras existem para serem feitas! hauehaheuhaeuuahea

rafaelbretas
Veterano
# mai/07
· votar


Ia precisar transmitir em 12 bandas diferentes! É impraticável um sistema wireless analógico que faça isso. a unica opção seria converter os 12 sinais analógicos para digital, transmitir, e depois reconverter para analógico e enviar para o sintetizador. mas o cara ia precisar ser um gênio da eletrônica e informática pra fazer uma coisa dessas 'handmade'. nem as grandes fábricas fizeram ainda.

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


rafaelbretas
Como é que os maladrões tocam ao vivo, usando sistema sem fio? ._.

E se pegar um ´mini´ Rolang GR ou VG e colocar atrás da guita? =D

rafaelbretas
Veterano
# mai/07
· votar


kairi

Nunca vi tocarem com sistema sem fio usando sintetizador. tem certeza que já viu isso? quem? onde?

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


rafaelbretas
Acho que foi num show do kiss.

Agora que eu me liguei, a Jackson Custom do Adrian Smith tinha synth embutido. :S

rafaelbretas
Veterano
# mai/07
· votar


kairi

Caramba! synth embutido realmente é novidade pra mim.

Já viu shows antigos do yes? o guitarrista usava um dos primeiros synths de guitarra que existiam. e o som já era muito bom!

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


rafaelbretas
Synth embutido que eu falo, é a guitarra que é construida já com os pickups midi embutido.

Mais ainda não entendi bem...
Jack da Guitarra > Rolang GK 3 > Synth Roland > Pedais de efeitos > amp.

É isso?

rafaelbretas
Veterano
# mai/07
· votar


kairi

Ah sim. Poucas guitarras hoej em dia vem com o synth roland embutido, que ainda é fabricada acho que só a fender mesmo. mas já houveram jacksons, gibsons, steinbergs e guitarras proprias da roland. também tem algumas com piezo, mas essas não tem licensa da roland, apesar de funcionarem perfeitamente bem segundo dizem.

Bem. o funcionamento é o seguinte: Você pdoe usar o som da sua guitarra normalmente (dos caps dela), OU mixa-los com o som do KG-3 (o com sintetizado) OU usar APENAS o GK-3. mas mesmo que você queira usar só o som sintetizado o manual recomenda deixar o jack ligando o GK-3 na guitarra para transmitir energia para as cordas.

O GK-3 propriamente não possui som nenhum, ele apenas capta a vibração de CADA corda INDIVIDUALMENTE e envia usando um cabo com 13 fios dentro para a pedaleira (sintetizador). se for um sintetizador do tipo VG-8, 88, ou 99 a pedaleira vai processar o som de cada corda para produzir simulações de guitarras (captação, formato, material, etc) ou alterar a onda produzida por cada corda transformando-a em sons de orgaos, sintetizadores, brass, sitaras, etc. também existem efeitos que podem ser aplicados a cordas individualmente (como pitch shifter e distorção), além de permitir a mudança da afinação da guitarra pela pedaleira.
Após processado a parte da simulação de instrumento o som das cordas individuais é mixado e transformado em um unico som, semelhante ao que sai pelo jack de uma guitarra comum. esse som vai para a parte da pedaleria que funciona como uma pedaleira comum: efeitos, simulação de amp, simulação de caixa e microfonação, etc.

Já num sintetizador MIDI a vibração captada de cada corda é 'lida' e seu tom é identificado e transformado em uma nota midi. aí você vai usar a guitarra como um teclado, usando sons midi comum de diversos intrumentos, se quiser mais você ainda pode ligar sua pedaleira atraves de um cabo midi em teclados, modulos ou até no computador.

Mais ainda não entendi bem...
Jack da Guitarra > Rolang GK 3 > Synth Roland > Pedais de efeitos > amp.


Na vedade o sintetizador possui os efeitos já, como uma pedaleira. e ligar no AMP NÃO É RECOMENDÁVEL, porque o som fica uma porcaria, igual quando você liga uma pedaleira simuladora (GT-8, POD XT, V-AMP) em um amp. A nao ser que esteja desabilitada a simulação de amp, caixa e microfone, o que poucas pessoas fazem. então o ideal é você ligar o sintetizador direto na mesa de som, em uma caixa amplificada comum ou em um amplificador de teclado (o som fica otimo!). Se estiver usando um sintetizador MIDI basta ligar em um som qualquer, igual se faz com um teclado.

Mais alguma dúvida cara?

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


Vou ler teu livro, já respondo.

bjo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sintetizador de guitarra, como funciona?