Variax 300 - Dúvida cruel

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# fev/07


Olá, pessoal!

Estava eu passeando pelas ruas de Tokyo quando resolvo entrar em uma loja de instrumentos para passar o tempo. Depois da minha última aquisição, há uns 2 meses, estava pensando em comprar uma guitarra semi-acústica ou uma Variax mais para o fim do ano. Ou seja, entrei na loja só para brincar mesmo, não tinha a intenção de comprar nada tão caro pelos próximos 10 meses.

Mas aí eu vi uma coisa que me deu uma tentação imensa de simplesmente ignorar toda a lógica anti-consumista e abrir a carteira. Variax 300, novinha, por 49000 ienes. Ou seja, menos de 1000 reais!!! E NÃO É SÓ ISSO! De "brinde", um Floor Pod - que mesmo que eu não use jamais, posso vender no Brasil eventualmente.

Fiquei MUITO tentado a comprar essa guitarra, apesar de pensar inicialmente em comprar uma Variax 600, que custa uns 1400 reais nova por aqui. Aí veio a dúvida... sei que existem diferenças nas madeiras, na construção, na ponte (a 300 é fixa, mas eu não ligo, não uso alavanca) e tudo mais. Achei a guitarra razoavelmente confortável, mas não pude testar "exaustivamente". O braço é um pouco largo, mas eu estou acostumado - minha outra guitarra é uma Les Paul (pela mesma razão, não sinto falta de alavanca).

A minha dúvida cruel é: será que vale a pena pular de cabeça no preço mais baixo, ou será que vale mais a pena fechar os olhos e o bolso e continuar economizando para ficar com uma Variax 600 no fim do ano? Lembrando que eu pretendo trocar as tarraxas e comprar um hard case eventualmente - ou seja, o preço ainda vai dar uma subida.

Hahaha, aposto que muita gente por aí gostaria de ter a mesma dúvida que eu... :-P

guschard
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
a variax eh aquela q simula as guitarras, neh??? c for, acho q n faz diferença o tipo d madeira....
mas com certeza eh uma ótima oportunidade

Gasoline
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
Caraca, aqui a Variax600, eu vi por 5800.
Se a diferença de preço é pequeno, acho que vale mais a pena pegar a 600. Ela tem mais simulações, não ?

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Gasoline

As 2 possuem exatamente o mesmo número de simulações. Minha intenção também era comprar o Variax Workbench, para poder fazer minhas próprias esquisitices.

E a diferença de preço vai acabar sendo grande, porque uma custa menos de 1000 e tem mais o Floor Pod, que eu poderia vender. No final, a 300 pode me custar quase a metade do preço da 600.

Segundo o site da Line6, as principais diferenças são:

Variax 300

Agathis body (nem sei que madeira é essa)
Maple neck with Indian rosewood fingerboard (tenho quase certeza que era parafusado)
12" fingerboard radius
XPS Mini power supply with 1/4" standard guitar output for connection to any guitar amp

Variax 600:

Basswood body
Single piece maple neck and fingerboard
9 1/2" fingerboard radius
Custom L.R. Baggs tremolo bridge

Included XPS A/B footswitch selects between two outputs:
* 1/4" standard guitar output for connection to any guitar amp
* XLR balanced output for sending acoustic sounds to a separate amp or PA

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

Bog

Mas aí eu vi uma coisa que me deu uma tentação imensa de simplesmente ignorar toda a lógica anti-consumista e abrir a carteira.
Trocando em miúdos: uma bela de uma GAS...rsrsrs

A minha dúvida cruel é: será que vale a pena pular de cabeça no preço mais baixo, ou será que vale mais a pena fechar os olhos e o bolso e continuar economizando para ficar com uma Variax 600 no fim do ano?
Cara, se vc não se incomoda mesmo com uma guitarra que não possua trêmolo, porque esperar mais pra comprar um modelo mais caro e que possui algo que além de não lhe fazer falta é mais caro justamente pelo fato de ser equipado com aquilo que não lhe parece útil?

Vamos combinar uma coisa: Leva a 300 pra vc, me manda a 600 pelo correio que eu te mando uma "gorjeta" e a sua guita ainda fica mais barata pra vc, pois meu sonho de consumo é uma Variax 600...rsrsrsrsrs
Sério: se vc tem a grana e não vai se apertar, aproveita a oportunidade.
Valeu!!!

Gasoline
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
Se tem o mesmo número de simulações, e tu não usa alavanca.
Pode comprar a 300 então!

Eu prefiro o radius de 12'' então, é até melhor para mim.

E se a diferença de preço vai ficar grande, vale a pena.

As 2 são bem legais, eu queria a 600 por causa da alavanca, hehe. E achei que ela tivesse mais simulações, devo ter me equivocado.
Acontece.

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

Bog
Variax 300
Maple neck with Indian rosewood fingerboard (tenho quase certeza que era parafusado)
Variax 600:
Single piece maple neck and fingerboard

Cara, essa diferença é por conta da Escala, pois como numa é rosewood e noutra é maple, na 300 vc tem duas madeiras diferentes para o braço e pra escala e na 600 a mesma madeira do braço é empregada para a escala e isso possibilita o "single piece", nada a ver com a junção do braço ao corpo...
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

Gasoline
Mesmo a 700 que é quase o dobro da 300 tem as mesmas simulações. A diferença no preço fica por conta do local onde é construída, da madeira utilizada e do cuidado no acabamento de cada uma.
Valeu!!!

Gasoline
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
Legal, vivendo e aprendendo.
Preciso estudar mais elas.

Mas como não tenho dinheiro para comprar nenhuma delas por enquanto, vou só estudando sobre elas.

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

Gasoline
Vamos ver se a gente organiza um "consórcio" pelo menos da 600...rsrs
Valeu!!!

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues

Ah, quanto ao braço parafusado, eu disse que acho que era simplesmente porque ACHO que me lembro de ter visto isso nela. Mas não tenho certeza, porque estava muito ansioso para lembrar desse pequeno detalhe, hahaha. Não sei se o da 600 é parafusado ou colado, porque não toquei na 600.

Meu maior medo é de a 300 ser mais mal construída mesmo, dar algum problema por causa de componentes mais baratos, ter um captador pior (é piezo)... Mas acho que ninguém do fórum tem uma para me apaziguar as dúvidas. O negócio vai ser ler tudo no fórum da Line 6 mesmo...

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

Bog
Dizem que o software é exatamente os mesmo, será que deixam cair o padrão no hardware?
Valeu!!!

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
Gasoline

De qualquer forma, obrigado pelas respostas. Vou dar uma pesquisada melhor, e pensar bem... Se eu souber de algo especial, coloco aqui, para futura referência.

Steve Van Halen
Veterano
# fev/07
· votar


9 1/2" fingerboard radius
Custom L.R. Baggs tremolo bridge

a madeira nao muda mto, mas isso sim
a 600 tem uma puta ponte e tem um braço bem mais fino, como vc flo q naum faz diferença, acho q nao tem diferença comprar a 300 inves da 600

Rodrigo Yoshida
Veterano
# fev/07
· votar


Bog

ow kra tu ta no japao tambem neh! me adiciona ae!
rodrigofuct (arroba) hotmail . com

Gasoline
Veterano
# fev/07
· votar


Steve Van Halen
mas não fala a espessura do braço nas especificações.
Fala a curvatura da escala.

Esse 9 1/2'' que citou é a curvatura da escala.

João_Luiz
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
As diferenças são somente na madeira, acabamento, ponte com ou sem trêmulo, largura do braço, e a saída XLS que dá pra você trocar de guitarra para violão e pisar num foot switch para que o sinal que ia pra um amplificador de guitarra vá direto para uma entrada XLS num mixer ou amp. de violão.

Agora eu nunca toquei, e tenho dúvidas quanto a dinâmica, por exemplo, e do próprio som... só pra confundir um pouco...

Tem um cara no ML que vende essa 300 por 1.699,99: http://eshops.mercadolivre.com.br/joaberosa/lista/_CategID_2996_Desde_ 1_DisplayType_L

UGO_RJ
Veterano
# fev/07
· votar


Cara,,, essa Variax 300 é bem xinxinlin

a unica coisa q tem igual das outras é a parte eletronica

segundo um amigo meu q tem uma 600, a madeira, o braço eh tudo meia boca..., a tocabilidade da 600 é mtoooooo melhor q da 300, o braço é mais confortável, as tarrachas seguram melhor a afinação e por ai vai...

não sei se vale a pena n

Mickey Mouse IV
Veterano
# fev/07
· votar


Caralho... Japão é outra coisa
Tu compra a guitarra e leva um Pod de brinde hauhauhauhau

rankfussa
Veterano
# fev/07
· votar


eu compraria depois te tudo que eu li..a 600.

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Bom, eu andei lendo alguns fóruns de discussão...

Ao que parece, muita gente considera que a V300 tem uma tocabilidade pior mesmo. Mas isso é questão de gosto pessoal e adaptação. Na verdade, tem gente que reclama porque o braço é largo, porque não tem tremolo, ou porque a escala é "plana" demais. Acho que não teria problemas com isso, porque estou acostumado a tocar numa Les Paul.

O problema da afinação parece ser mesmo verdade. Dizem que as tarrachas são ruins. Mas podem ser trocadas.

Também reclamam dos trastes, que são irregulares ou simplesmente vagabundos. Não queria trocar os trastes, ou o braço inteiro...

Acho que o melhor que eu faço é voltar na loja e dar uma bela testada e observada nos detalhes. Também não posso exagerar no consumismo, heheheh. Eu quero uma Variax exclusivamente para gravar coisas em casa. Acho que se a 300 for "tocável", eu fico com ela.

Mickey Mouse IV
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
Mas, me diga. Procura uma guitarra dessas com simulações mesmo?
O que diz de uma guitarra convencional?

Um abraço

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Mickey Mouse IV

Bom, na verdade eu inicialmente pensava em uma semi-acústica. Ou algo que soasse como uma semi-acústica. Minha guitarra "principal" é ótima, é uma Les Paul Studio, e eu nem sequer penso em mexer nela.

Inicialmente, eu pensava em uma semi-acústica tipo jazz box, daquelas grandonas, gordonas, com encordoamento pesado. Tipo a Emperor II ou a ES-175 da Epiphone, ou aquelas da Ibanez (Gretsch está fora do orçamento, hehe). Apesar de adorar o som delas, não achei muito confortáveis de tocar, são muito grandes, muito "duras", e tenho para mim que o som simplesmente não será o mesmo se eu colocar um encordoamento mais leve.

A Variax apareceu como uma alternativa, que me daria também um "som de strato", que eu não tenho. E várias outras possibilidades. Para ser bem sincero, eu não toco muito bem, mas adoro ficar procurando timbres "diferentes". Tento me diferenciar pela criatividade onde me falta técnica (heehhe). Recentemente, comecei a brincar de gravar músicas, e acho que a Variax cai como uma luva para esse tipo de coisa, para ser uma "guitarra de estúdio".

O que você acha?

Mickey Mouse IV
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
Hm. Realmente

Velho, eu penso assim. Hoje em dia,as simulações, são muito boas, e uma mão na roda. É impossivel para o músico hoje em dia, ter várias guitarras para os diferentes timbres. Exceto para os milionários, claro. Mas, para nós, a realidade é outra. Então, o negócio é procurar várias possibilidades. Até onde eu vi, é o que você precisa. Essa guitarra, a Variax, apresenta uma ótima proposta. 33 modelos de guitarra diferentes certo?
Isso definitivamente é ótimo. Para mim então, que sou um adepto dos digitais tanto quanto dos analógicos... hehehe
Mas o negócio é ir testando, com certeza. Procure também, aquela Fender que foi feita em parceria com a Roland, dentre outras guitarras que tenham tecnologia similar. Ai no Japão, deve ter muita coisa do tipo.

Ah, sobre as Semi Acusticas, já testou alguma da Yamaha?
Ouvi dizer que eles tem boas semi-acusticas(modelos mais antigos, que definitivamente devem existir por aí).

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Mickey Mouse IV

Hmmm... nunca toquei com guitarra Yamaha. Se for como os violões (tenho um), deve ser boa para a faixa de preço "intermediária". Dava para tentar.

Quanto à da Fender, eu quase caí de costas quando olhei o preço, hahaha... Uns 2500 dólares! Absolutamente sem chance.

E realmente, além do dinheiro para ter zilhões de guitarras, eu não tenho ESPAÇO. Moro num cubículo, e ele já está entupido de coisas por todos os lados. Hahahah, é o que dá você ganhar 5x mais do que no Brasil e ainda ir numa loja e encontrar coisas do tipo Gibson a preço de Epiphone ou Variax por menos de 1000 reais com um Pod de "brinde".

Mickey Mouse IV
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
CARALHO.

2500 DOLARES?

Essa vai chegar no Brasil por 15 mil hahahah com certeza.

É, realmente viu... Japão é outra coisa... ehehehe
Onde já se viu, Pod de brinde! hehehe

Então... eu te aconselho isso cara. Vai de Variax mesmo, ou procura testar várias guitarras, e ve o que cabe no teu bolso, e que vai te agradar. Qual(Ou Quais) timbres você procura mesmo?

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Mickey Mouse IV

Eu não tenho na verdade em mente um tipo específico de som, tipo "fulano" ou "ciclano". Sei que dificilmente vou usar as simulações de Les Paul, ou para coisas que envolvam power chords - para isso, a guitarra que eu já tenho é perfeita. Fora isso, eu queria uma guitarra para coisas mais MPBísticas. Acho que com a Variax, eu também vou ter um som melhor para tocar acordes cheios swingados, porque eu sempre penso que isso tem mais "cara de strato" do que "cara de LP". Sei também que não penso em tocar metal. Ou seja, penso numa guitarra para tocar coisas mais leves, porque na parte mais rock ROCK mesmo, estou bem suprido, hehehe.

Mickey Mouse IV
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
Sim Sim. Mas digo estilos cara. É impressão minha ou você quer aquele timbre bem... jazzista?
Esses dias ando fissurado em conseguir um timbre assim na minha GT-8, mas anda difícil. heheheh

Mas cara... vai la e testa a Variax. Pelo que eu ouvi no site da Line 6, coisa ruim não é!

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Mickey Mouse IV

Não exatamente jazzista, mas MPB mesmo! Não sei explicar. Acho que é um timbre que só existe na minha cabeça, hahah... MPB é normalmente com o violão de nylon, mas algo me diz que uma guitarra semi-acústica faria um ótimo papel aí. Talvez algo parecido com algumas coisas dos Mutantes, ou dos Los Hermanos (não Anna Julia!).

Com uma Variax, eu também teria em mãos um som de strato. Acho que ficaria legal para outras coisas, como Jorge Ben, Gilberto Gil ou aquela música dos Paralamas do Sucesso, Alagados.

(nota-se que meu gosto musical é bem diferente da maioria daqui, hahaahahah)

Mickey Mouse IV
Veterano
# fev/07
· votar


Los Hermanos (não Anna Julia!).

Sim!
hahahhah
Gosto de outras coisas deles. Mas acho que esse estereótipo já passou heheh

Mas então cara... eu penso que aquele timbre que vários jazzistas usam, ficaria legal nessa onda de MPB. Paralamas, você diz coisa mais antiga?

Bandas nacionais mais antigas, ando curtindo muito ultimamente. Peguei a discografia inteira de 3 para dissecar mesmo: Capital Inicial, Legião Urbana e Paralamas. É incrível cara, um material muito bom.

E sobre a guitarra, testa a Variax. MAS! Não teste apenas em coisas da Line 6. Para poder sacar mesmo a guitarra.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Variax 300 - Dúvida cruel