Variax 300 - Dúvida cruel

Autor Mensagem
Mickey Mouse IV
Veterano
# fev/07
· votar


Até porque ela foi feita para ser usada com Pod's/Spider's/Vetta's etc

james_the_bronson
Veterano
# fev/07
· votar


12" fingerboard radius

9 1/2" fingerboard radius

significa que a primeira tem o braço menos curvo??

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Mickey Mouse IV

Heheheh, eu penso em testar num Twin Reverb que tem na loja. Sempre testo tudo nesse amp. Na minha humilde opinião, é O amp mais foda que há. E olha que do lado dele tem um JCM(800?900?2000?).

james_the_bronson

Sim, acho que é isso que significa.

Bog
Veterano
# fev/07 · Editado por: Bog
· votar


COMPREI!!!! Agora tenho uma Variax 300 preta. O preço estava irrecusável.

Minhas primeiras impressões após 2 horas:

a. Sim, o braço é mesmo parafusado. Mas conferi o da 600 e também era.

b. Tinha lido alguns comentários sobre a guitarra ser pesada, ter o braço largo, e ter a escala reta demais. Sinceramente, não achei nada demais, já que a minha outra guitarra é uma Les Paul, que tem o braço mais largo e é muito mais pesada. A curvatura, aparentemente é exatamente a mesma. Pela mesma razão, não sinto falta do tremolo.

c. A madeira do corpo é perceptivelemente barata. Mesmo. Somado ao braço parafusado == pouco sustain.

d. O braço é razoavelmente confortável, ou "tocável". A escala é grande, bem maior que o da Les Paul - o 12o. traste da LP está no mesmo lugar que o 11o. traste da Variax. Por falar em traste, os trastes são monstruosamente grandes.

Ok, claro, legal, mas e as simulações? Bom, para começo de conversa, eu nunca tive uma Fender Stratocaster 1959 ou uma Gretsch Silver Jet 1956. Não tenho a menor idéia se as simulações são fiéis ou não. Mas soam bem, de maneira geral. Acho que é melhor encarar como "som de Strato" ou "som de Les Paul", sem se prender a um modelo específico.

Bom, a qualidade varia. As simulações de violão me pareceram bastante "usáveis", muito melhores que as de pedaleiras ou pedais. As simulações de instrumentos de 12 cordas, por outro lado, soam descaradamente iguais aos pitch shifters de pedaleiras. As simulações de semi-acústicas são boas, mas soaram melhores no Twin Reverb da loja (heheah).

Agora a parte ruim. TODAS as simulações parecem soltar um chiado esquisito quando usadas com muita distorção. Tentei diminuir o volume e mexer no tone, mas o chiado permanece lá, em maior ou menor grau. Talvez com um equalizador as coisas melhorem, mas não tentei. Além disso, algumas das simulações soam "duras", de um jeito difícil de explicar.

Para dar uma idéia comparativa, graver rapidinho algumas coisas usando a simulação de "Gibson Les Paul Standard 1958" e as mesmas coisas com a minha Gibson Les Paul Studio. A diferença é grande, e nota-se que a Gibson soa muito mais "orgânica", "rica" ou seja lá o que for. Mas também... não se pode comparar um Gibson com uma guitarra que promete simular 25 modelos diferentes por 1/3 do preço.

Conclusão: não vou ficar aqui babando sobre meu brinquedo novo, ou chamando tudo de lixo. A guitarra está no nível esperado. Em termos de conforto, acabamento e qualidade sonora, fica a anos-luz da Gibson. Talvez esteja num nível parecido com o de uma Squier barata, abaixo da Epiphone. Sabe aquela velha discussão sobre ter uma pedaleira cheia de simulações que te dão 5000 timbres bacaninhas, ou um amp valvuladão e um set de pedais que vão te dar meia dúzia de timbres fodões? Pois é, acho que aqui vale a mesma coisa. É uma guitarra para quem está disposto a ter várias opções, abrindo mão de um pouco da qualidade. Jamais consideraria ESTA Variax 300 como minha guitarra principal tendo uma Gibson. Mas para o que eu queria (opções de som diferentes), está mais que boa. E obviamente, os problemas de conforto e sustain não existem na Variax 700, mas provavelmente os chiados estranhos e os "12 cordas com som de pitch shifter" permanecem.

Uma rápida explicação sobre os samples abaixo:

1. Gravei tudo de qualquer jeito, em uns 10 minutos. Toco mal prá caramba. Tem erros toscos. Eu não me preocupei com isso. O que importa é o timbre.

2. Foi tudo gravado com uma pedaleira Digitech GNX3000. Os patches estavam configurados para a Les Paul, e foram usados sem mudanças com a Variax. Talvez com isso a diferença sonora tenha ficado mais evidente.

3. Gravei barulhinhos aleatórios com bastante ganho e com overdrive leve, e bases com power chords, overdrive leve e som limpo.

Tá aí:

http://www.4shared.com/file/10380891/836261e3/Variax.html

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Ah, mais uma coisinha... Estou no momento trocando o encordoamento que veio de fábrica. Estava bem gasto, e isso pode ter influenciado negativamente no som da guitarra...

Mickey Mouse IV
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
E o Floor Pod de graça??

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Mickey Mouse IV

Pois é... claro que não é exatamente um "brinde", porque eles poderiam simplesmente vender a guitarra sozinha por um preço ainda menor. Mas pelo preço que eu paguei, está praticamente de brinde. Nem vou usar, só vou testar e deixar na caixa. Levo para o Brasil e vendo novinho. Daqui a pouco, eu vou ter ganhado a guitarra de graça, hahahaha

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Outra coisa! Ela veio com um dos bags mais sem-vergonha que eu já vi.

Mickey Mouse IV
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
Ahahahahahah
A man, fica com ela. Teste ai, de repente você acha timbres diferentes. É sempre bom ter uma segunda opção.

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Mickey Mouse IV

Eu fiquei com ela! Tá aqui em casa! Por que você acha que eu estou acordado às 2 da madrugada na frente do computador? Hahhahaahahahahahahaha

Bigode Ozzy
Veterano
# fev/07
· votar


Cara...escutando os sons mesmo, não existe uam diferença absurda no timbre tb não...mas com certeza os da Gibson soam melhores...

João_Luiz
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
Pude apreciar uas gravações no meu som em casa, que é o que eu uso pra gravar e realmente sua Gibson foi beeeem superior, som mais gordo e com punch nitidamente maior.

Bem, apesar disso não ouvimos os outros sons, e talvez com uma mexida com um equalizador dê uma boa melhorada.

De qualquer forma poderá ter os sons das Fenders agora que são muito legais (pelo menos nas originais).

Quanto aos sons de violão não use o amplificador de guitarra pois o som não vai casar com ele.

Gasoline
Veterano
# fev/07
· votar


Bog
Maneiro cara!
Ouvi os sons aqui. Gostei bastante. A simulação não fica muito longe da tua LP, no mesmo equip. A Variax soou um pouco mais magra, mas de repente uma equalizada, ou até mesmo umas cordas mais pesadas resolvam o problema.

Agora, posta uns sons (tipo o mesmo riff, de preferencia) com as várias simulações, para sacarmos legal a diferença entre elas.

Parabéns pela compra, se quiser me dar o POD de presente, eu fico agradecido.. hahaha.

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Pessoas, gravei agora um montão de samples, com alguns dos modelos simulados pela Variax. É bastante coisa, mas ainda assim não são todas as possibilidades. Mas dá para ter uma idéia. Notas importantes:

a. Todas as gravações foram feitas com uma Digitech GNX3000 e uma simulação de Twin Reverb. Som bem limpo, para as diferenças ficarem mais evidentes.

b. Gravei tudo num fôlego só. Tem vários erros. Tem horas que o volume ficava muito alto e a gravação clipou. A Variax simula até as diferenças de volume das guitarras... Tentem se concentrar nos TIMBRES! :-P

c. E perdoem a minha falta de técnica/habilidade/whatever.

LÁ VAI:

http://www.4shared.com/file/10729125/c4035283/Variax2.html

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Variax 300 - Dúvida cruel