Como estudar harmonia?

Autor Mensagem
Raizen
Veterano
# jan/07


Bem...Tenho 20 anos...Guitarra é um hobby...Hobby mais imaginário pois nunca me empenhei direito.

Fiz aulas...Eu vi modos gregos...Porém, não vi nada de Harmonia...

Alguém poderia me orientar em como estudar harmonia sozinho?

Tipo...Num sei nada de acordes...Num sei nada de nada...

Estou estudando Teoria Musical sozinho tamb;em com um livro do bohumil Med..o que tem ajudado a esclarecer algumas coisas...

Obrigado.

vto
Veterano
# jan/07
· votar


entra aqui!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/124871/

Raizen
Veterano
# jan/07
· votar


ja tinha visto isso ae...
esse tópico não ajuda muito...mas obrigado ^^

Allan Martiny POA
Veterano
# jan/07
· votar


E esse, ajuda?

Raizen
Veterano
# jan/07
· votar


Exatamente eu vi esse hehe...Mas seguinte..vou estudar a teoria por um livro e depois eu estarei apto pra olhar esse link...
Pois quando diz que nada sei..nada sei MESMO... rsrsrs

Rednef2
Veterano
# ago/12
· votar


Foi mal desenterrar mas é pra fazer uma pergunta

Eu entendo um pouco de harmonia mas não tenho nenhum livro aqui em casa sobre isso, na verdade tenho um de Arnold Schönberg mas o livro dele é mais voltado pra musica Erudita e acabou que não serviu muito pra mim.

Mas estou pensando em fazer uma especie de "quem não tem cão, caça com gato", será que se eu pegar a harmonia de uma musica e analisar ela, pegar um solo e analisar como foi construido, serve como um bom estudo?

LeandroP
Moderador
# ago/12
· votar


Rednef2

É um ótimo estudo!

Procure o livro "Harmonia & Improvisação, volume I", do Almir Chediak.

É o que você precisa pra se divertir bastante com harmonia.

Rednef2
Veterano
# ago/12
· votar


LeandroP
Valeu pela resposta, bom saber que isso é um otimo estudo.


vou procurar esse livro, ja dei uma olhada em algumas paginas dele e parece ser excelente.

Jube
Veterano
# ago/12
· votar


Rednef2
Recomendo esse livro tambem, ele é um prato cheio para estudar por um bom tempo.

Kleber Ri
Veterano
# ago/12
· votar


Procure o livro "Harmonia & Improvisação, volume I", do Almir Chediak.

E quando quiser entrar a fundo em harmonia, estude "Harmonia" de Schoenberg. É fantástico, adotado em universidades, mas denso.

;)

AzrhaellJPA
Membro Novato
# jun/15
· votar


Pessoal, toco a mais ou menos uns 4-5 anos.

Só que meu grande problema que sempre foi atraves de cifras, se tiver cifras me viro até bem, mas sem elas não me viro bem , não consigo tirar musicas de ouvido se não forem suuuper simples ( e isso na tentativa e erro) e consilo solar ( enrolar nas escalas maiores e pentatonicas pois graveis os desenhos e aprendi alguns licks rsrs) se souber o tom da musica ,mais nao consigo solar por exemplo se alguem começa uma musica do nada ( não consigo identificar o tom se a pessoa nao me falar ) .

Resolvi agora que quero realmente aprender a tocar guitarra e ficar menos tenso quando vou tocar na igreja por exemplo ( torço para que nao inventem de tocar uma musica diferente das não ensaiadas na hora rsrs )

Pesquisei materias na internet e encontrei boas referencias desses 2 aqui :

Dicionário de Acordes Cifrados - Almir Chediak
Harmonia Metodo Prático - Ian Guest ( download )

São bons livros para estudar ? Pretendo tentar estudar sozinho caso complique vou procurar um professor.

Gasparzim
Veterano
# jun/15
· votar


AzrhaellJPA

Amigo, aconselho que procure um professor pois pior que não entender é entender errado, e aí ter que desconstruir um conhecimento pra construir outro...

Abs

AzrhaellJPA
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: AzrhaellJPA
· votar


Entendi,

Vou tentar achar um aqui pelo Rio de Janeiro.

Assim, o tecladista da minha igreja toca muiito, pega tudo de ouvido e parece que entende bem de teoria. Sera que posso fazer aulas com ele ou melhor procurar um professor especifico para guitarra?

LeandroP
Moderador
# jun/15
· votar


AzrhaellJPA

Recomendo um bom professor de harmonia, como mencionou o colega Gasparzim. Mas também recomendo o livro "Harmonia e Improvisação, Volume I", do Almir Chediak.

AzrhaellJPA
Membro Novato
# jun/15
· votar


Entendi Leandro P, vou procurar.

AzrhaellJPA
Membro Novato # Há 5 horas · Editado por: AzrhaellJPA
citar · votar

Entendi,

Vou tentar achar um aqui pelo Rio de Janeiro.

Assim, o tecladista da minha igreja toca muiito, pega tudo de ouvido e parece que entende bem de teoria. Sera que posso fazer aulas com ele ou melhor procurar um professor especifico para guitarra?


carlcarl
Veterano
# jun/15
· votar


AzrhaellJPA
pra um musico que deseja tocar musica popular(que não seja musica clássica)
o melhor é ter um pouco ou muito dos 2 mundos : teórico e pratico
sem te conhecer pessoalmente e sem saber o que e como voce toca é dificil fazer um "diagnostico" ,o que acontece em geral é que nos aprendemos alguns acordes ,algumas escalas e isso ja da pra começar,até chegar o momento em que as perguntas transitam na nossa mente :
e agora o que fazer?
esta de pegar tudo de ouvido ,tem dois fatores influentes :
1)o musico nasce com a facilidade de reproduzir o que ouve ,eu conheço super musicos que nunca foram à escola ,não conhecem teoria mas tocam muito. porem temos que deixa-los a vontade ou então ensaiar muito até que eles assimilem o que o arranjador deseja.
2) o musico que estuda de forma correta e séria é capaz de ouvir uma melodia ,harmonizar esta melodia ,criar uma melodia em uma harmonia porem isto exige tempo de estudo ,dedicação entre outros.
em que parte do Rio de Janeiro voce reside?
eu conheço um bom professor que talvez possa te orientar.
os livros que foram citados acima são excelentes mas se livros resolvessem não seria necessário existir professores ,escolas ,universidades etc...
sei que a distancia e a impessoalidade complica mas estou a disposição para tentar ser útil , não sou professor apenas posso te dar exemplos de como eu estudo .atualmente sei fazer o que voce esta procurando.
abraço

AzrhaellJPA
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: AzrhaellJPA
· votar


carlcarl
Veterano

Votar
PositivoNegativo # Há 22 horas
citar · votar

AzrhaellJPA
pra um musico que deseja tocar musica popular(que não seja musica clássica)
o melhor é ter um pouco ou muito dos 2 mundos : teórico e pratico
sem te conhecer pessoalmente e sem saber o que e como voce toca é dificil fazer um "diagnostico" ,o que acontece em geral é que nos aprendemos alguns acordes ,algumas escalas e isso ja da pra começar,até chegar o momento em que as perguntas transitam na nossa mente :
e agora o que fazer?
esta de pegar tudo de ouvido ,tem dois fatores influentes :
1)o musico nasce com a facilidade de reproduzir o que ouve ,eu conheço super musicos que nunca foram à escola ,não conhecem teoria mas tocam muito. porem temos que deixa-los a vontade ou então ensaiar muito até que eles assimilem o que o arranjador deseja.
2) o musico que estuda de forma correta e séria é capaz de ouvir uma melodia ,harmonizar esta melodia ,criar uma melodia em uma harmonia porem isto exige tempo de estudo ,dedicação entre outros.
em que parte do Rio de Janeiro voce reside?
eu conheço um bom professor que talvez possa te orientar.
os livros que foram citados acima são excelentes mas se livros resolvessem não seria necessário existir professores ,escolas ,universidades etc...
sei que a distancia e a impessoalidade complica mas estou a disposição para tentar ser útil , não sou professor apenas posso te dar exemplos de como eu estudo .atualmente sei fazer o que voce esta procurando.
abraço


Moro em Jacarepagua conhece? Perto da Barra

Oq eu quero é simplesmente tirar essa insegurança que tenho que vem de eu não "dominar" ( nao dominar de saber tudo, mas de sei la ter noção) talvez de teorica e de pratica até ( mas pratica correta seria o caso ). Por exemplo tem um amigo meu que toca guitarra tbm, e se nos 2 soubermos o tom da musica , eu diria que consigo solar "melhor" que ele até. Só que ele no caso uma pessoa vai começa a tocar uma musica do nada e ele em pouco tempo sem olhar oq a pessoa faz no violão por exemplo, ja consegue acompanhar com solos etc... Esse é meu problema, quando isso ocorre na igreja preciso ficar perguntando o tom da musica etc... e as vezes fica dificil e até chato pra min.

Eu quero ter 1 domínio melhor da Guitarra/Violão

carlcarl
Veterano
# jun/15
· votar


AzrhaellJPA
coincidencia ou sei la o que ,este grande amigo mora na praça-seca e eu morei em Marechal Hermes .
como o "jacarépagua" é grande.rsrsrs
não sei se voce esta distante da praça-seca.
se voce quiser ,ligo pra ele pra saber se posso te dar o numero do telefone dele e ai voces combinam ,tenho certeza de que voce tera os conselhos de um grande professor.
abraço

Jabijirous
Veterano
# jun/15
· votar


AzrhaellJPA
Qual parte de jpa você mora?

AzrhaellJPA
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: AzrhaellJPA
· votar


Gardenia Azul Jabijirous

Então CarlCarl ve com seu amigo se ele pode te passar o Whatsupp dele pra eu poder conversar com ele.

Claro queria um professor não só da parte teorica, mas tbm pratica ne rsrs

Jabijirous
Veterano
# jul/15 · Editado por: Jabijirous
· votar


AzrhaellJPA

Foi meu aluno na faculdade. Esse vai te ajudar e mora na freguesia, do lado da tua casa!

https://www.facebook.com/leonardoleao10?fref=nf

Diga que foi o Michael do CBM que deu a indicação

carlcarl
Veterano
# jul/15 · Editado por: carlcarl
· votar


AzrhaellJPA

desculpe a demora em te responder ,por enquanto somos 2 tentando encontrar um professor pra te orientar ,o Jabijirous te fez uma proposta indicando um professor que pelo que vejo é teu vizinho espero que este seja do teu agrado.caso não seja ,diga e ai experimentaremos o meu amigo.
abraço

AzrhaellJPA
Membro Novato
# jul/15
· votar


Pode por favor mandar o numero, eu conversei com o professor que ele me passou parece muito bom, mas é sempre bom estudar outras opções ne (preço, metodologia ).

Jabijirous
Veterano
# jul/15
· votar


AzrhaellJPA
Eu só não me indico pq minhas aulas de harmonia são mais para a galera voltada pra arranjo, composição e orquestração hehehehe

landi
Membro
# jul/15
· votar


Bom dia, aproveitando que o tópico foi ressuscitado, eu queria uma ajuda de vocês não achei outro tópico especifico , então lá vai.
É o seguinte faz quase 1 ano e meio que não toco guitarra, ( por causa da Faculdade) e resolvi volta a estudar agora ( há 2 semanas), sei que e meio cedo mas tipo estou meio que frustrado um pouco , igual quando tocava , tipo fico algumas horas do dia estudando sincronismo , ligados , harmonia, escalas e outras coisas , mas não vejo resultado na hr de tocar msm, tipo já to ate bom em ligados, bends , etc , mas quando vou tocar na igreja ou mesmo em uma bt aki em casa não vira nada. Tipo eu tenho uma ideia ate legal so que ela so fica na minha mente não consigo reproduzir na guitarra . Oque vocês me indicariam estudar pra ve se melhoro essa parte?

LeandroP
Moderador
# jul/15
· votar


landi

Recomendo estudar teoria musical e harmonia. Se com a parte técnica está relativamente bem, o que sinto é que lhe falta o entendimento de como aplicar as ideias no instrumento. A harmonia é a resposta, seja com 2 ou 12 notas.

carlcarl
Veterano
# jul/15
· votar


landi
tentando acrescentar ao que o LeandroP te aconselhou sabiamente ,pra mim é normal o que esta acontecendo com voce,segundo o teu topico voce diz que ficou sem tocar por algum tempo e que voce não consegue executar as idéias musicais que surgem na tua mente .
o pensamento é muito rápido e a meu ver voce esta fora de forma para levar estas idéias para o instrumento ,seja paciente e comece a estudar coisas simples ,de preferencia tocando lentamente e em pouco tempo voce se surpreendera com o resultado.
abç

landi
Membro
# jul/15 · Editado por: landi
· votar


LeandroP

carlcarl

Vlw pelas dicas , vo foca um pouco em harmonia , tenho o livro aqui Harmonia e Improvisação, Volume I", do Almir Chediak , que você falou , minha mente já abriu muito depois de estudo por alto que fiz , vou da uma estuda mais funda nele e ve oque vira.

LeandroP
Moderador
# jul/15 · Editado por: LeandroP
· votar


landi

Eu sabia muito pouco sobre teoria musical. Formava as escalas com a velha fórmula "TTstTTTst", entendia os arpejos por causa dos desenhos dos acordes e manjava duas pentatônicas. Me sentia limitado porque por ser autodidata, tinha uma desenvoltura técnica melhor do que teórica, por conta dos meses de prática. Ganhei de presente o livro "Harmonia & Improvisação", de um amigo que comprou e não entendeu. Daquele dia em diante um mundo se abriu diante dos meus olhos. Lia, relia, observava e verificava cada tópico no instrumento. Estude e dê chances ao livro. Aprendi muito e de quebra a minha percepção também melhorou significativamente.

landi
Membro
# jul/15
· votar


Eu sei oque voce sabia, comecei a estudar ontem os intervalos, finalmente entendi um pouco como funciona C diminuto e outros intervalos , eu to com uma duvida assim : o C diminuto e formado por C ,D# , F# e A neh. eu quero saber onde uso esse C° tipo o C7 uso como preparacao para o F e o C° qual o melhor momento para usa-lo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como estudar harmonia?