Como estudar harmonia?

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jul/15
· votar


landi
o C diminuto e formado por C ,D# , F# e A neh

Não! O Dó diminuto é formado por C, Eb, Gb e Bbb (=A).

É impostantíssimo que se respeite os graus da escalas, pra evitar equívocos em interpretações posteriores.

O C dim pode ser utilizado como preparação para o acorde Fá (maior ou menor), assim como o C7 também prepara.

Também pode ser um diminuto de ligação, entre os acordes B e C# (maiores ou não).

O C dim também pode ser uma inversão do Ab7(b9), com a terça no baixo.

landi
Membro
# jul/15 · Editado por: landi
· votar


Vlw LeandroP pelo esclarecimento , entao diminuto os graus sao bemol , e aumentado sao # ?
Ah aproveitando pra que ser mesmo os modos gregos , na outra vez que de uma lida por cima não entende muito bem pra que serve os modos.

LeandroP
Moderador
# jul/15 · Editado por: LeandroP
· votar


landi

Vlw LeandroP pelo esclarecimento , entao diminuto os graus sao bemol , e aumentado sao # ?

Não é bem isso que significa ser diminuto e ser aumentado, mas o que você disse faz sentido.

Isso porque quando se fala em diminuto, estamos falando de um acorde menor que teve a 5a justa e a 7a menor diminuídas em um semitom. E pra diminuir uma distância em tons utilizamos o bemol.

Já pra um acorde aumentado, pegamos a 5a justa do acorde maior e a elevamos em um semitom, e pra isso utilizamos o sustenido.

Dica: reforce seus conceitos sobre intervalos e as suas classificações. Isso é a base da harmonia. Neste assunto não pode haver dúvidas, e neste caso estou à disposição pra ajudá-lo. Ok?!

landi
Membro
# jul/15
· votar


LeandroP
vlw pelas dicas e quando surgir outrasduvidas ( e vai surgir kkkk) te procuro.
Desde já obrigado pela sua atenção.

Jabijirous
Veterano
# jul/15
· votar


landi
Acabei de fazer um artigo sobre o diminuto, depois da uma lida

http://michaelmachado.com.br/o-acorde-diminuto/

Abração

LeandroP
Moderador
# jul/15
· votar


Muito legal, Jabijirous. Gostei dos exemplos.

Jabijirous
Veterano
# jul/15
· votar


LeandroP

Valeu!

Apesar do meu site ser voltado para a parte de orquestra e tal, não resisti e gravei com a guitarra mesmo hehehehehe

LeandroP
Moderador
# jul/15
· votar


Jabijirous

Mas deixou bem claro, que é o mais importante. Ficou muito legal. Bem executado.

Jabijirous
Veterano
# jul/15
· votar


LeandroP

Se tá entendendo então eu acertei a medida! hehehehe

landi
Membro
# jul/15
· votar


Jabijirous

Quando chega em casa vou da uma olhada mais funda.
Vlw pela ajuda.

landi
Membro
# ago/15
· votar


LeandroP to com umas duvida em modos gregos.
1 duvida nos modos maiores como jônio lídio e mixolídio eu uso eles para tocar so quando o tom da musica for maior ? ou posso usar os modos menores em uma musica no tom maior ?

2 duvida tipo no modo jonio a 2M 3M e 6M sao menores correto ? ja no modo lidio ficaria a 4+ 5J e 7M maiores e os outro menores?

to meio confuso na hora de saber quais notas dos modos sao maiores ou menores.

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# ago/15
· votar


O C dim pode ser utilizado como preparação para o acorde Fá (maior ou menor), assim como o C7 também prepara.

LeandroP,
não entendi porque o Cdim prepara para o F. A resolução do primeiro trítono deste acorde (Dó e Sol bemol) levaria para o acorde Db (ou Dbm)

E a resolução do segundo trítono (Mi bemol e Si diminuto) levaria para E (ou Em)

Desde já, obrigado pelo esclarecimento!!

Gambale II
Membro Novato
# ago/15
· votar


Cara, para que você saiba decentemente modos gregos, você deveria saber harmonia, antes de harmonia, campo harmônico é essencial, mas para que você aprenda certo isso, você precisa ter gravado intervalos. Um bom método de harmonia é o do Ian Guest Vols. 1 e 2.

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Daniel_tecladista15
· votar


landi
Não sou o LeandroP, mas vou tentar te ajudar com suas dúvidas!!!

1 duvida nos modos maiores como jônio lídio e mixolídio eu uso eles para tocar so quando o tom da musica for maior ?
É necessário desvincular um pouco esta idéia de modo maior e menor com modo grego. Cada modo grego é um modo, assim como modo maior e menor também o são. Ficou difícil de entender, né?!! Simplificando: O modo que você irá usar não está totalmente relacionado com o modo do tom da música. Ele está mais relacionado com a cadência e com o acorde no qual você quer aplicar alguma escala/improviso usando a sonoridade de um modo grego.

ou posso usar os modos menores em uma musica no tom maior ?
Pode. Por exemplo, numa cadência I V VIm IV típica de modo maior, você poderia usar o modo Eólio sobre o acorde VIm.

2 duvida tipo no modo jonio a 2M 3M e 6M sao menores correto ? ja no modo lidio ficaria a 4+ 5J e 7M maiores e os outro menores?
Realmente, você está um pouco confuso!!! 2M,3M e 6M são intervalos maiores e pronto (olha o M maiúsculo)!!!

Veja só. O modo Jônio não possui graus menores. Todos os graus ou são maiores ou são justos. Jônio = I, II, III, IV, V, VI, VII (4J, 5J e os outros maiores)

Já o modo Lídio possui os graus I, II, III, #IV, V, VI, VII (a diferença é a existência de uma 4A)

Recomendo o estudo do livro citado pelo Gambale. Outra boa opção é o livro do Prof. Alan Gomes (uma apostila na verdade).

landi
Membro
# ago/15 · Editado por: landi
· votar


Daniel_tecladista15
vlw pelas dicas.
Mas na parte do modo jonio no caso se fosse tocar em C nao ficaria assim C Dm , Em , F , G ,Am , B° . Que o 2M 3M 6M seriam notas menores?

Nao sei se ficou clara minha duvida , tipo em modo qualquer um . como vou saber se uma nota e maior ou menor . essa e minha duvida .
No caso to estudando no livro Harmonia e Improvisação, Volume I", do Almir Chediak gostei bastante dele e aprende muita coisa ( que nao uso mas aprende kkk , nao sei se um dia irei usar por toco mas na igreja e é no violao ainda, mas tuo bem.)

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# ago/15
· votar


landi
Desculpe, mas não estou conseguindo entender a sua dúvida. Acho que você não está sabendo formular a pergunta direito.

Vou tentar responder o que eu penso que seja a sua dúvida.

Mas na parte do modo jonio no caso se fosse tocar em C nao ficaria assim C Dm , Em , F , G ,Am , B° . Que o 2M 3M 6M seriam notas menores?
Você deve está querendo saber porque que o D, o E e o A são acordes menores, certo?
Se for isso, veja só. Em primeiro lugar, a sua notação está errada. 2M, 3M e 6M referem-se a intervalos e não ao grau e ao modo (maior ou menor) do acorde. O correto seria você perguntar: Porque que o segundo grau (II), o terceiro (III) e o sexto (VI) são menores (ou seja, IIm, IIIm e VIm) no modo jônio (como também na escala maior)?

A resposta para isso está relacionada ao conceito de formação do campo harmônico (CH) da escala maior, mas precisamente, está relacionada a sobreposição de intervalos terças da escala. É desta forma que o CH é formado e é aí que você vai entender o porque que alguns graus são menores, outros são maiores e um é diminuto (na escala maior).

Não vou responder esta dúvida agora. Não adianta. O melhor é você pesquisar, estudar, rabiscar, entender e internarlizar este conhecimento. Se eu mostrar aqui, você vai apenas decorar e não vai entender o conceito. Beleza? Procure estudar intervalos, formação de acordes, formação de CH.
Tem que estar bem sólido na sua cabeça os intervalos que formam um escala maior.

Mas para não ficar sem resposta, observe o seguinte: Se o II grau da tonalidade de Dó (que é o Dm) fosse um acorde maior (D), teríamos um problema, pois o acorde de Ré maior possui um F# em sua formação e esta nota não é diatônica a escala de Dó maior (ou seja, não pertence a esta escala). Ou seja, não podemos ter um Ré maior no CH da tonalidade de Dó maior.

Outro conselho: Esqueça os modos gregos por um tempo. Vá solidificar seus conhecimentos primeiro em escalas diatônicas maiores e menores.

Não sou fã do livro de Harmonia do Almir Chediak para iniciantes. Acho que existe literatura melhor neste nível, mas é apenas minha opinião pessoal.

Boa sorte com os estudos!!

Drinho
Veterano
# ago/15 · Editado por: Drinho
· votar


landi
Nao sei se ficou clara minha duvida , tipo em modo qualquer um . como vou saber se uma nota e maior ou menor . essa e minha duvida .

Cara, calma....
Não existe nota maior ou menor, o que existe é acorde maior ou menor ou intervalo maior ou menor, nota é nota... aprenda a diferenciar as coisas...

Vc precisa partir da escala diatonica de 7 notas

então vamos lá! vamos falar as notas da escala de c, eu disse notas, não acordes!

C D E F G A B - onde C é o primeiro grau, Dé o segundo e é só ir em sequencia, em intervalo C é tonica, D é a segunda maior e é só ir em sequencia, consulte a tabelinha de intervalos.....

Agora modos - voce esta falando da escala, os modos nada mais são do que usar as 7 notas de escala partindo de diferentes graus ou seja de diferentes pontos dela

Então, pensando na tonalidade c, jonio é a escala de C partindo de C - C D E F G A B
dorico é a escala de C partindo de D - D E F G A B C
frigio ´é a escala de C partindo de E - E F G A B C D

e o recicionio segue para todas as notas....
Quanto você faz isso você gera 7 escalas diferentes, uma partindo de c, outra de d, outra de e e por ai vai, elas tem as mesmas notas, porem o ponto de partida muda, quando muda o ponto de partida voce muda a estrutura intervalar da escala (veja a tabela de intervalos)

C JONIO - Notas C D E F G A B - INTERVALOS T 2M 3M 4J 5J 6M 7M
D DÓRICO - D E F G A B C - INTERVALOS T(RÉ, VOCE PARTE DE RÉ, ENTÃO A TONICA SE TORNA O RÉ) 2M 3m 4J 5J 6M 7

campos harmonicos (agora voce ta falando de acordes)

para montar os campos harmonicos voce pega a escala diatonica, aquela pimeira escrita...

a escala tem 7 notas, voce vai montar um acorde com 4 dessas 7 notas

como voce monta? Escolhe uma e pula a proxima....
para C

C7+ - C E G B
Dm7 D F A C

é isso

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar


landi

quem sabe explicar essas coisas com maestria é o LeandroP
eu sou chucrão....

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# ago/15
· votar


Drinho

Agora modos - voce esta falando da escala, os modos nada mais são do que usar as 7 notas de escala partindo de diferentes graus
ou seja de diferentes pontos dela


É comum pensar nos modos gregos como simplesmente a escala maior começando de graus diferentes.
Essa idéia é boa para começar a entender o conceito, mas não é totalmente correta. O conceito correto seria dizer que um modo grego é uma escala maior com um centro tonal diferente da tônica do campo harmônico.

Por exemplo, um C frígio é semelhante a escala maior de Ab, mas tem a nota Dó como centro tonal e o campo harmônico de Ab. Facilitou ou complicou?!!!

Jamais posso pensar em um C frígio e considerar Ab como centro tonal ou considerar o CH de Dó maior (erros crassos).

E aí, LeandroP, qual a sua opinião?

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar


Daniel_tecladista15

sim, é só uma visão simplista pro cara se achar...

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar


O conceito correto seria dizer que um modo grego é uma escala maior

Isso eu não entendi....

Não seria o modo grego é uma escala maior ou menor com o centro tonal diferente do tonico do campo? porque tem modos maiores e menores....

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# ago/15
· votar


Drinho

Ótima observação, Drinho! O modo grego é derivado de uma escala maior, mas o seu modo pode ser menor ou maior.

Por exemplo, Mi lídio é derivado da escala de B maior e o seu modo é maior.
Mi dórico é derivado da escala de D maior e o seu modo é menor.

Eu também confundo muito isso e acho que o nosso problema é a correlação que sempre fazemos entre os modos gregos e os modos do sistema tonal... quando na verdade deveríamos separar.

Drinho
Veterano
# ago/15 · Editado por: Drinho
· votar


Daniel_tecladista15

eu nunca fui muito a fundo nisso ai....

o maximo que eu fui estudei foram alguns emprestimos, funções dos graus, dominantes e etc....

isso ai é o comecinho da musica sofisticada....

mas eu toco rock entao o conhecimento realmente nao é profundo porque nao se usa normalmente e eu nunca fui curioso a ponte de ir atras de conceitos, definições e por ai vai....

tipo meu maximo foi autum leaves ai eu parei de estudar kkkkk

Daniel_tecladista15
Membro Novato
# ago/15
· votar


Drinho

hehehehe!! Beleza!! Confesso que também ainda estou estudando estes conceitos!!!

Os modos gregos são interessantes para improvisação, por exemplo, pois eles nos dizem quais as notas boas, ruins, a serem evitadas quando estamos em determinado acorde. Ou seja, eles nos fornecem uma relação entre escalas x acordes.

Por exemplo, em um acorde X7M eu jamais fazia um solo que enfatizasse a nota do IV grau da escala do acorde porque o som não ficava agradável aos meus ouvidos. Hoje eu já entendo na teoria o porque disso. Os modos gregos abriram meus olhos (e não os ouvidos!!!) hehehhe

Abraços

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


modos gregos não são derivados de escalas tonais: é o contrário. musical tonal nasceu do canto gregoriano da igreja católica, que usava os modos gregos como base para escalas

Jabijirous
Veterano
# ago/15
· votar


pianoid

É por isso que eu falo que é errado a forma de ensinar modo grego! O cara mal sabe o tonalismo e já que falar de modalismo!

Pra entender bem, tem que ler um pouco de história da música. Ainda tem gente que acha que modalismo veio depois do tonalismo.

pianoid
Veterano
# ago/15 · Editado por: pianoid
· votar


é muita moda pra pouco modo

Jabijirous
Veterano
# ago/15
· votar


pianoid
kkkkkkkk vivo falando isso.

O povo mal sabe como funciona a escala maior e acha que jogando o modo dórico no II e mixo no V evitando nas notas características, está fazendo modalismo.

Drinho
Veterano
# ago/15 · Editado por: Drinho
· votar


Jabijirous
pianoid

Como é? Primeiro veio o modo depois veio a escala maior de 7 notas?
Essa eu não sabia não....
Pra mim para existir o modo tinha que ter a escala antes...

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar


O povo mal sabe como funciona a escala maior e acha que jogando o modo dórico no II e mixo no V evitando nas notas características, está fazendo modalismo.

o.O

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como estudar harmonia?