Timbre Stevie Ray Vaughan

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# ago/15
· votar


ogner
MMI

Quer dizer que Strato, é que nem mulher de malandro?

ogner
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
Cara, sem duvida o ataque é fundenmetal pra vc obter um timbre/som unico da strat/singles... Usar os dedos pra dar aquela puxadinha nas primas e o estalado durante um lick...
Aquela palhetada de baixo pra cima levantando a corda mesmo...Phillip Sayce é uma cara q usa bastante o ataque e tem muito video live de qualidade, atual, pra ver! ;)

ogner
Veterano
# ago/15
· votar


nichendrix
Olha, eu nunca gostei, entendi muito bem essa expressao apesar de saber o significado, hehehe! Enfim, strat gosta de ser tocada com vontade mesmo, mas nao precisa bater nela, né¡
Hehehe

nichendrix
Veterano
# ago/15
· votar


ogner
É eu entendo muito melhor a do Nelson Rodrigues.

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


nichendrix

Quer dizer que Strato, é que nem mulher de malandro?

Desce a mão que ela apaixona. kkkkkk

ogner

Pois é, tenho que estudar isso aí. rs

Já tinha dado umas olhadas nos vídeos do Phillip Sayce por indicação sua. Vou fazer um intensivão para pegar o jeito.

ogner
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
A hiatoria da fender 63 dele é bem bacana. Depois da uma olhada!! :)

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


ogner

Onde isso? To procurando...

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar


Filippo14

n precisa ser o sss.....

o deluxe reverb no 6, 7 com o pedal e uma strato boa fazem o trabalho....


que eu saiba a versao mais possivel de se comprar do sss é o hi plains drifter da bludotone que é um dos fetiches da minha vida....

ogner
Veterano
# ago/15
· votar


MMI
Cara, vi ele contando num video no youtube!! Agora nao da, mas depois acho e te mando!
:)

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar


um dos esquemas pra arrancar esse som muita gente nao da valor

é sentar a cacetada já bem proximo a escala da guitarra.....

se a strato funcionar bem.... vem som bravo......

edumorsehowe
Membro Novato
# ago/15
· votar


vou gravar um video simulando o som do srv com uma tagima, um sd1 junto com o carbon x e um laney lv 100

edumorsehowe
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: edumorsehowe
· votar


ta ae galera, não ta 100% pois foi gravado em camera de celular lixo em baixa resolução, mais da pra ter uma noção do timbre brilhante e forte

edumorsehowe
Membro Novato
# ago/15
· votar


vou mandar hd aguardem

edumorsehowe
Membro Novato
# ago/15
· votar


agora em hd



nichendrix
Veterano
# ago/15
· votar


edumorsehowe
Pro SRV falta comer muito feijão cara.

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


edumorsehowe

Você tem o cacoete do strateiro... Mas não leva a mal não, concordo com o nichendrix, o que ouvi aqui não passou nem perto do SRV.

edumorsehowe
Membro Novato
# ago/15
· votar


Pro SRV falta comer muito feijão cara.

sim cara, a intenção não é nem copiar o SRV até porque a pegada dele é diferente e seu equipamento top, mais não é nada impossivel com um equipamento simples, eu gravei num celular, não tem como comparar uma gravação de qualidade ou de estudio!!

quando toco com minha banda com volume altos e cadencia da banda, fica perfeito!!

agora tirar o timbre 100 % isso não existe, pois é uma combinação de fatores, abraços

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar


Até faz, mas aí não é pra mortais como eu e você, é pra animais mesmo como o Fernando Noronha, o Arthus Menezes, o André Christovam ou o Nuno Mindelis, que já vi tocar em workshop com uns Fender Princenton ou Deluxe 90 da vida e tira o timbre quase lá.


caramba.... curioso.....

porque eu entendo que pra você emular o som do cara você não precisa necessariamente tocar guitarra como o cara ou destrinchar o vocabulário inteiro do cara....

nem é meu estilo de tocar guitarra embora eu seja um grande admirador dessa linguagem pois me passa uma vibe muito positiva....

eu escolho um lick do cara, apenas um lick e tento tocar exatamente como ele faz, intensidade de palheta, vibrato, região da corda e etc.....
e a grande verdade é que insistindo você consegue semelhança em 99% se não 101%.....

E prestando atenção nos detalhes eu realmente só vi um resultado exato ou quase exato comparado a um cd do cara uma vez na vida.....

só que claro, tudo é válido, tudo é possível kkkkk

boblau
Veterano
# ago/15
· votar


Timbrar como alguém é realmente uma tarefa difícil.

Principalmente se considerar estes guitarristas mais chegados a timbres "crus". Aí é quase impossível. Clapton, SRV, Mayer, Page, etc.

Vou dar um exemplo que eu tento há muitos anos (perto de 35...) - Blackmore:

Quero ver alguém timbrar o riff mais idiota do rock mundial:

Smoke on the Water.

Nem o próprio Blackmore consegue...rsrsrrssr

Talvez um dos melhores intérpretes da obra do Blackmore no mundo seja o Faíska. Conheço ele. Ele estudou tudo do cara. Tudo mesmo. Fez um trabalho enorme perseguindo aquele som. Ficou bom? - claro, ficou ótimo! Ficou igual? Quase! Muitas vezes, na minha opinião até melhor - mas melhor já não é igual....

Timbre de outros guitarristas (para mim que tocou muitos anos cover na noite e fazia alguma diferença), é algo que está muito ligado ao gear do cara, mas muito mais ligado à intenção quando do ataque às notas. É como se vc contasse uma história a cada música mudando a sua entonação durante a execução.

Se vc conseguir contar a história daquela música, com a intenção parecida com a do guitarrista que a compôs, sai parecido. E a guitarra, pedal e amp não conseguem fazer isso.

Quanto à comparação de uma Strato a mulher de malandro eu não concordo. Para mim, são lutadores de MMA que quanto mais apanham, mais aprendem a nocautear que está batendo neles....

Aliás, tenho uma pergunta para a galera do fórum: Se vê muito mais Stratos "detonadas". Até virou febre relicar (eu acho um absurdo detonar uma guitarra daquele jeito) stratos para parecerem muito usadas.

Minha pergunta é: Os Strateiros batem mais nas guitarras,? Usam mais as guitarras? Estudam mais nas guitarras? Ou as Stratos tem um acabamento mais vagabundo e eles duram menos mesmo? O que vcs acham?

Drinho
Veterano
# ago/15
· votar


Aliás, tenho uma pergunta para a galera do fórum: Se vê muito mais Stratos "detonadas". Até virou febre relicar (eu acho um absurdo detonar uma guitarra daquele jeito) stratos para parecerem muito usadas.

Minha pergunta é: Os Strateiros batem mais nas guitarras,? Usam mais as guitarras? Estudam mais nas guitarras? Ou as Stratos tem um acabamento mais vagabundo e eles duram menos mesmo? O que vcs acham?



a strato é uma guitarra de facil manipulação, elas são leves entao pra voce bater nela se for um cra desapegado é muito facil

acho que inconscientemente a gente tem mais cuidado para segurar uma lespaul do que um strato... kkkkk

Quanto à comparação de uma Strato a mulher de malandro eu não concordo.

hahahahahaha......

eu acho a strato uma guitarra bem puta....

ela da pra todo mundo (rockeiros, blueseiros, regueiros, jazzistas, metaleiros, virtuosos e por ai vai), apanha e não chora, faz todo mundo feliz e ainda custa muito menos do que uma mulher de verdade (gibsons, archtops e por ai vai)

por essas e outras a strato é a guitarra da minha vida....

Hitman
Veterano
# ago/15
· votar


boblau
Aliás, tenho uma pergunta para a galera do fórum: Se vê muito mais Stratos "detonadas". Até virou febre relicar (eu acho um absurdo detonar uma guitarra daquele jeito) stratos para parecerem muito usadas.

Minha pergunta é: Os Strateiros batem mais nas guitarras,? Usam mais as guitarras? Estudam mais nas guitarras? Ou as Stratos tem um acabamento mais vagabundo e eles duram menos mesmo? O que vcs acham?


Stratos Tem acabamentos diferentes das LP, por isso a imensa diferenca ao longo dos anos (Nitrocellulose LP vs polyurethane Strat)

Alguem me corrija se falei besteira, por favor.

nichendrix
Veterano
# ago/15
· votar


boblau
Hitman

O lance do acabamento de strato e porque ele se "fode" mais rápido é relativamente simples, o problema é o acabamento. Fullerplast (polietileno) e poliuretano não é como nitrocelulose que fica vai evaporando e ficando cada vez mais fino até sumir, quando eles quebram, quebram como uma casca de vidro ou ceramica, em grandes nacos. Logo se você quebrar um pedaço ele vai largar fácil, mas também vai levar a um novo pedaço a ser arrancado, e o processo dificilmente para.

No fim existe também o fato de que strato joga contra o cara, nunca é um instrumento macio, logo exige mais força pra se ter o mesmo resultado.

marcelosz
Membro Novato
# ago/15
· votar


Voltando ao assunto do timbre...
Um dos timbres de strato que mais me chamou atenção até hoje:

Cosmosquad - 3 AM (somente audio...)



MMI
Veterano
# ago/15
· votar


boblau

Os Strateiros batem mais nas guitarras,? Usam mais as guitarras? Estudam mais nas guitarras? Ou as Stratos tem um acabamento mais vagabundo e eles duram menos mesmo? O que vcs acham?

Como já foi respondido, existem diferenças no acabamento.

A strato já foi concebida como um modelo mais popular, barato, com peças simples para se trocar. Um estilo para se tocar com elas é batendo forte nas cordas, muito disso eternizado pelo próprio SRV. A própria Fender (especialmente na época áurea das pré-CBS, quando era uma empresa do Leo Fender) não era muito caprichosa com muitos detalhes, servia qualquer coisa. Basta dizer, por exemplo, que algumas stratos em 54 receberam pots de 100k simplesmente porque estavam ali na mão e meteram aquele mesmo.

A coisa era tão feia que nesse período, das pré-CBS, alguns clientes que enviaram a guitarra de volta para a fábrica por alguma razão e pediram para repintar com alguma "custom color", na fábrica jogavam a tinta por cima mesmo, sem remover ou lixar a tinta anterior ( esta é uma 57, chamam estas de color over color, neste caso era uma azul que virou dourada). Óbvio que ao envelhecer estas guitarras mostraram as cores debaixo... O que não se esperava é que isso virasse febre. Da mesma forma que as primeiras guitarras que George Fullerton pintou de vermelho acharam ridículo e o mesmo não achou legal que chamasse Fullerton Red, então ficou Fiesta Red mesmo... Transcrevo a história:

For the average Joe, the wait was over in 1958, when the Fender catalog allowed ordering color as an option. “I kept trying to push this color thing and I couldn’t get anybody interested,” added Fullerton. “I had an idea about a color I thought would be neat, and I went to a paint store and had [it] mixed. I worked with the man in the paint store, we added different things to it until I got the color I wanted. I had this guitar sprayed with it and I thought it turned out really neat. All the people at the sales office laughed at it and said, “Who would want a red guitar?” We did make a few of them and put them out into the field and, boy, they caught on like wildfire. Matter of fact, the people in England liked them so well, that’s about the only thing they would order for a long time. Around the factory, they dubbed it ‘Fullerton Red’ for quite a while, because there wasn’t any name for it. When they finally manufactured the color, they called it Fiesta Red, but, if I had known how popular it was going to be, they could have used my name.” (referência)

Outra coisa bem interessante é o tal do Fullerplast, a base/selante que usavam. Claro que isso foi mudando com os anos, mas basicamente uma base de poli. Muitas da década de 70, por exemplo, até podem perder uma parte da tinta, mas essa base não sai nem a pau. É um plástico absolutamente aderido na madeira.

Mas fora isso, uma coisa me chama muito a atenção. Não é muito habitual se ver uma guitarra original toda relicada como a do SRV ou do Rory Gallagher. Algumas pessoas tendem a estragar rapidamente a tinta, dizem que era o caso do Rory Gallagher, tenho uns conhecidos que tem disso. Eles não tocam em instrumentos emprestados, não experimentam, porque sabem que estragam as cordas e logo a pintura vai junto. Mas o normal das pré-CBS não é esse heavy relic que se vê por aí cada vez mais. A rapaziada pirou nisso, criaram uma demanda que não é bem real.

A grande maioria das pré-CBS que vi não são tão relicadas como a maioria das novas que ganham este tratamento. É facilmente observável isto ao se olhar as lojas de vintage que tem por aí, como por exemplo a loja mais legal que existe no mundo para quem quer uma stratocaster. A maioria das guitarras tem um relic "bobo" para quem pensa numa nova com relic. Ou seja, é uma modinha, uma tendência, mas que nas reais não é nem tão comum - e talvez um pouco menos desejável.

ogner
Veterano
# ago/15 · Editado por: ogner
· votar


undefinedMMI
Olha a historia ae, velho!!!

Emocionante!! ahuhauheuhaue!!!

#StratSoul

:))



Drinho
Veterano
# ago/15
· votar


ogner

maravilhosa....



e esse cara toca pra K7

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


ogner

Que legal! Essas 61-63 são mágicas...

MMI
Veterano
# ago/15
· votar


É isso.



ogner
Veterano
# ago/15
· votar


Huaheuhuae!!! Muito engraçado!

"..Don't cry, analogman does mods.." aheuhauheuhauhue

Buja
Veterano
# ago/15
· votar


marcelosz
O timbre da guitarra é facil. Quero ver chutarem o baixo pelo timbre. Eu arrisco um jazz bass.

ps: por falar nisso, musiquinha boa hein!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbre Stevie Ray Vaughan