Timbre Stevie Ray Vaughan

Autor Mensagem
leite13
Veterano
# jan/07


Fala pessoal.
Eu tenho uma Fender Strato American Standard, com os captadores originais. Estou usando cordas 0.9.
Alguém tem alguma dica para eu conseguir um timbre parecido com o timbre da guitarra do Stevie Ray Vaughan? Sei que ele usava cordas 0.13. Em relação ao captador, parece que o SRV usava os originais da fender strato, apesar de a sua guitarra signature vir com os Texas Special.
Meu amplificador é um Crate GX-80 com 2 canais (limpo e sujo). Mexo em algum efeito? (Gain, Reverb, Bright, Shape, etc.)

Obrigado pela atenção

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


O timbre do SRV era true demais e ele nem usava frescuras...

Pura pegada mesmo.

vto
Veterano
# jan/07
· votar


é só pega um tube screamer e vc ta feito

Mickey Mouse IV
Veterano
# jan/07
· votar


Cordas mais grossas + um bom overdrive (Recomendo um SD-1) + pegada de HOMEM.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jan/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


leite13

Só arrancando a mão e o cérebro dele você conseguiria um timbre "parecido". Aquilo ali era pegada animal... não tem jeito... talvez, mas um talvez bem distante, se você conseguir um amp igual ao dele você consiga chegar em algo... com encordoamento 0.9 pode esquecer.

vto

é só pega um tube screamer e vc ta feito

Juro que não li isso.

vto
Veterano
# jan/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
com o equipo dele, ia ficar um timbre parecido do overdrive do srv.... claro q não ficaria identico... mas na minha opinião o ts ajudaria

Mickey Mouse IV
Veterano
# jan/07
· votar


é só pega um tube screamer e vc ta feito

Juro que não li isso.

Porque?

Bem, eu com um amplficador bom e um ovedrive consigo tocar SRV numa boa.

Belloni
Veterano
# jan/07
· votar


É isso mesmo... cordas mais grossas, um pouquiiiinho de drive... pode ser um Overdrive ou um TubeScreamer... mas com a saturação bem baixa, só pra quando tu atacar as cordas com mais vontade saturar alguma coisa, e talvez um booster pra algumas horas tocar com acordes abertos mais rasgados.

É um som mais gordo, então maneira nos médios, poem um pouco mais de grave do que agudo, e com o ouvido descançado da uma regulada nas frequencias agudas pra achar aquele "estaladinho" característico...

E praticar muito, saber usar as diferentes entonações de ataque com a palheta nos momentos certos, acentuação, tocar forte, fraco, médio... etc...

Ric-fuchs
Veterano
# jan/07
· votar


SRV conseguia seu timbre misturando a saturação natural via volume quase no talo dos seus amps Fenders, geralmente os Super Reverbs 4X10 misturados com Vibroverbs 1X15(1º estágio de seu timbre, aonde dosava a saturação do amp via volume da guitarra) + 2 Tube Screamers TS 808 com regulagens diferentes (quando queria mais saturação ainda, para os solos por exemplo) + Muita Pegada (tinha feeling e mão pra cacete) + Strato (a principal, uma Frankestain de braço e corpo advindos de guitas diferentes com caps singles vintage) e cordas grossas (usava 013 pra cima). Portanto conseguir simular o seu timbre perfeitamente acho quase impossivel, já que os amps Fenders em altíssimo volume + cordas bem grossas lhe davam ao mesmo tempo um drive vintage, sustain e muita clareza, coisa que em volumes médios e cordas 009 fica dificil de obter, porem para chegar próximo e brincar um pouco de Guitar Hero, 1 Tube Screamer, um amp Fender (dê preferencia all Tube)+ bom senso para dosar a saturação do drive no volume da guitarra e cordas pelo menos 010, dá pra tirar sim uma onda na praia dele.

abço

Steve Van Halen
Veterano
# jan/07
· votar


aumente o calibre das cordas/abaixe a afinaçao
compre um tubescremer (marca registrada dele, ele sempre usou os diversos modelos)
compre uma ponte pra canhotos
detone a sua guita toda
dai qm sabe seus timbres vao ficar menos diferentes

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# jan/07
· votar


e quase impossivel tirar um timbre igual ao do SRV, a pegada dele é a mais impressionante que eu ja vi na vida, se eu tivesse 5% da pegada dele eu tava satisfeito!!

ki_suco
Veterano
# jan/07
· votar


te liga no ampli... acho que é uma boa parte do timbre dele

e parece que ele usava um wah de filtro, alguém confirma?

tom_delonge182
Veterano
# jan/07
· votar


o set que ele usou mais(antigamente) era esse., mais lá pelo final da carreira ele começou a usar marshall´s tbm , mais msm tendo um set igual ao dele será praticamente impossivel ter o timbre igual o cara era foda demais...

leite13
Veterano
# jan/07
· votar


o set que ele usou mais(antigamente) era esse., mais lá pelo final da carreira ele começou a usar marshall´s tbm , mais msm tendo um set igual ao dele será praticamente impossivel ter o timbre igual o cara era foda demais...

perae nao quero um timbre identico ao do cara...somente algo que de para enganar..
valeu

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jan/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Mickey Mouse IV

Bem, eu com um amplficador bom e um ovedrive consigo tocar SRV numa boa.

Conseguir tocar qualquer um consegue... mas o timbre tenha certeza que passa longe. Não é só chegar com qualquer amp e um pedalzinho que você consegue timbre igual do SRV não.

Mas prefiro não discutir isso pq daqui a pouco eu leio outro absurdo aqui.

Homem Cueca
Veterano
# jan/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Calma rapaz!!


Só porque eu tiro um timbre igual o do SRV com uma Jackson Fly V com captadores SD Invader ligados em 1 mesa/boogie Tri-Rectifer??

AUHueaUEa

Homem Cueca
Veterano
# jan/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Ah sim..não posso esquecer do COMPRESSOR e do METAL ZONE ligados!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jan/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Homem Cueca

Hehehehehehehehehehehehe... deixa a galera aí achando que tira o timbre do SRV com pedalzinho overdrive ou só com um tubescreamer... hehehehehehehehehehehehe...

vto
Veterano
# jan/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
nem vo comenta

Ric-fuchs
Veterano
# jan/07
· votar


Na verdade simular a risca qualquer timbre dos grandes guitarristas que conhecemos não é tarefa fácil, pois a situação que estes timbres são gerados, são bem diferentes da que estamos acustumados e limitados a fazer. Situações como volumes extremos, gravações antigas, diferenças na pegada, equipamentos dificeis de se conseguir e ect, tudo isso importa para o sucesso ou o fracasso de uma possivel simulação. Porem para mim o que importa realmente neste caso, é ter um bom timbre, com qualidade, com um toque pessoal e que se esse timbre estiver "próximo" ao timbre almejado e me der condições de executar a musica de maneira satisfatória e coerente, já está de bom tamanho.

Mickey Mouse IV
Veterano
# jan/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Pra variar, parece que tem gente aqui que não cresce.... sinceramente, moleque é foda. Eu com minha GT-8 somado do meu SD-1 consigo um timbre bem semelhante ao do SRV.

ki_suco
Veterano
# jan/07
· votar


daqui a poco vai te cara querendo tirar timbre igual ao SRV numa 505

Mickey Mouse IV
Veterano
# jan/07
· votar


ki_suco
Bem, acredito que meu equipamento tenha muito mais qualidade que isso. Além disso amigo, pegada. Meu equipamento é bom, mas se o músico tbm não fosse, não adiantaria de nada.

ki_suco
Veterano
# jan/07
· votar


Mickey Mouse IV
sim sim... to falando que tem cara achando que é plugar um tube screamer e botar um set de singles da fender na guitarra que já sai tirando timbre idêntico.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jan/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Mickey Mouse IV

Novato, garanto que sou muito mais velho que você (na idade mesmo)... eu sim posso te chamar de moleque. Então grave e poste seu timbre maravilhoso semelhante ao do SRV, vamos ver mesmo se é parecido.

ki_suco

O pessoal aqui acha que consegue... só acredito ouvindo umas gravações... nem músico gringo que faz cover do SRV tem o timbre parecido... na verdade parecido até que consegue, mas com uma puta aparelhagem.

Essa molecada esquece que pegada influencia... quando começarem a entender isso talvez aprendam.

Tocar parecido eu até acredito pois um amigo meu tirava uns sons do SRV que ficavam foda.

froggy
Veterano
# jan/07
· votar


leite13
uma coisa eu te garanto....vc nunca vai ter o timbre de SRV,nen se quer parecido,mas vc pode se basear no timbre dele e criar o seu

Ric-fuchs
Veterano
# jan/07
· votar


Alguns guitarristas ou musicos sem sensibilidade não conseguirão nem escutar qual o chaveamento da guita que ele esta usando em determinado momento da musica, outros esforçados brincarão de SRV em uma onda parecida, outros(raros) com sensibilidade, feeling e esperiência chegarão bem próximos e se darão por satisfeitos pela proeza, agora...obvio, chegar na perfeição, cacete!! é igual um pintor dos dias de hoje querer se igualar a um Monet da vida!! porra, o cara era mestre, juntou a fome com a vontade de comer, INIMITAVEL!! assim, o nego que conseguir chegar a alguns poucos Kms proximo a ele musicalmente falando, pode começar a se considerar um ótimo guitarrista!!

Belloni
Veterano
# jan/07
· votar


Claro que é impossível timbrar exatamente igual a outro guitarrista... Mas acho que isso não tá em discussão. A questão é ter um timbre bom para tocar SRV, ou timbre bom é só o que ele tira, e únicamente ele?

Tem gente que é muito radical, putz... Se ficar correndo atras do timbre exatamente, idêntico, não sai de casa nunca.

É mais fácil falar o que acha que vai ajudar na timbragem, do que repreender dizendo que é impossível.


Abraços.

Ric-fuchs
Veterano
# jan/07
· votar


Exatamente Belloni, como postei aqui mesmo como segue:

"porem para chegar próximo e brincar um pouco de Guitar Hero, 1 Tube Screamer, um amp Fender (dê preferencia all Tube)+ bom senso para dosar a saturação do drive no volume da guitarra e cordas pelo menos 010, dá pra tirar sim uma onda na praia dele".

[raptor]
Veterano
# jan/07
· votar


Belloni
Ric-fuchs
É isso o que falta no fórum. Pessoas de bom-senso.

\o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbre Stevie Ray Vaughan