Timbre limpo com guitarra pesada (Jasckson, etc)

    Autor Mensagem
    Kawabanga
    Veterano
    # jan/07


    Galera, tô tocando música instrumental brasileira - choro, basicamente.
    Sei que tem pouca gente aqui que curte esse estilo, mas a minha dúvida é no sentido do timbre.
    Quem toca esse tipo de coisa costuma usar semi-acústicas, já que é praticamente só som limpo.
    Acontece que eu sou o solista no meu trio e essas músicas exigem muita velocidade. Atualmete tô tocando numa strato, e tô comprando uma Les Paul mais pra tocar hard rock e talz. Tô pensando em trocar a strato (que é uma porcaria de uma Eagle que eu não suporto mais) por uma guita dessas de fritação (Jackson, Ibanez), de braço fininho, ação baixa, pra facilitar os solos.
    Só que essas guitarras costumam ser feitas pra metal e etc. Queria saber de vocês se tem algum modelo com single na ponte que dê um timbre limpo legal, ou algum captador que eu possa comprar separado pra isso.
    Valeu!

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Só que essas guitarras costumam ser feitas pra metal
    Já começou errado...
    Não existe "guitarra feita pra metal". A guitarra sozinha não faz nada. Qm tem q tirar o som q qr dela, é o guitarrista.
    Metallica usa Gibson tanto qnto o Felipe Dylon. Iron Maiden usa Fender e o Jorge Ben Jor tb...
    Eu não diria q o KLB virou metal se o zaroio lá começasse a tocar com BC Rich...
    Enfim, essas pré-definições não existem.

    guschard
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Kawabanga
    c pod usa um push-pull, dai vc tem single ou humbucker qdo kiser

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    o que define timbre limpo é captação, amp, pegada e regulagem
    o modelo é o que menos influencia

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Kawabanga
    Jackson é legal pra cacete, seria mais se viesse a Jena Jameson junto mas...
    Relax que até blues e jazz da pra tirar com ela, falar que jazz é só com semi acustica e blues só com guitarra "tradicional" é coisa de saudosista.

    Hocus Pocus
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    que da pra tocar tudo com qualquer guitarra da, mas que o som limpo de uma semi acustica boa é pavorosamente mais bonito que o de uma jackson boa não tem nem discução...

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Hocus Pocus
    È.... hauahauhauhauahuaa mas uma coisa não da pra negar, a pegada de uma Jackson é muito mais macia, olha que eu adoro semi acustica, estou até com uma em casa.

    mihzao
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    pushpull + regule seus equipamentos direitinho

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Splitar .....

    Edu Hendrix
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Guitarra pesada?
    Doi pra caramba os meus ombros!

    LeandroP
    Moderador
    # jan/07
    · votar


    Kawabanga

    O seu caso exige versatilidade, já que você não pode ter uma guitarra pra cada gênero musical. No meu ponto de vista você pode tocar um trash metal por exemplo, sem que o captador seja do tipo "sujão". Escolha um captador que tenha um bom som limpo. Quando você precisar de peso, use um pedal específico.

    Até esse lance de peso é muito relativo. Eu acho que o trio da Maria Rita tem um puta som pesado, sem guitarra, com piano, batera e baixo acústico. Tá certo que a comparação não é das melhores, mas o peso não está especificamente no seu equipamento, em afinações baixas, etc. Está na maneira como você coloca as coisas.

    A minha recomendação é procurar por caps limpos, de preferência humbucker (que é mais versátil que o single), que você pode splitar uma das bobinas quando quiser e tocar como um single.

    belinox
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: belinox
    · votar


    Compre uma guitarra H-S-H e coloque um single macio no meio... Pronto: Timbre limpo com a chave na posição do meio. O resto é regulagem como o pessoal ta falando. Não tem necessidade de splitar, mas é uma boa opção.

    ROo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Atum Bluesman
    Jackson é legal pra cacete, seria mais se viesse a Jena Jameson junto mas...
    \o\
    ai sim
    \o\

    CGJ Jardini
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    E o humbucker from hell da dimarzio? dizem que tem som de single...

    Homem Cueca
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Pegue uma Ibanez +- na linha das JS (Satriani) ouuuuuuuuuuuu as S...

    são umas das mais versáteis.

    Kawabanga
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface
    Pô, desculpe, acho que fui simplista demais no texto, mas você entendeu o que eu quis dizer.

    belinox
    É que eu uso bem mais o da ponte!

    Muita gente fala do push-pull. Existe algum modelo que já vem com captador splitado? Dá pra fazer com qualquer humbucker e qualquer guitarra?

    Homem Cueca
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Kawabanga
    Sim existe...tem uma krammer que jah vem com push/pull

    ^^

    nao lembro o modelo...

    Gasoline
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Kawabanga
    É uma questão de regulagem somente. O timbre vem também dos teus dedos, nunca se esqueça disso.

    Ah sim, vários modelos já vem com Coil-Tap (ou opção de splitar de fábrica).
    Cort X6, X11
    LTD M200, MH-250, acho que a Viper 200 também.

    E pode ser colocado em qualquer guitarra sim. Apenas tem que ver se o teu captador possui 4 condutores (fios). Se tiver, pode ser splitado sim. Caso não, é necessário trocar o captador.

    Kawabanga
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Gasoline
    Todas essas são Cort?

    Homem Cueca
    Procurei no MercadoLivre. A única Ibanez JS lá tá custando R$ 5800.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-51830292-guitarra-ibanez-js-120 0-japonesa-_JM
    =/
    Eu queria algo na faixa dos R$1000.

    É normal essas guitarras virem com trastes jumbo?
    Tenho visto várias. Qual a vantagem?
    Eu acho os normais muito mais confortáveis.

    UGO_RJ
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    sei la cara....

    eu achava que clean era tudo igual... até testar uma Strato do lado de uma Ibanez RG...

    o clean na Strato pareceu muito mais "natural"..., ja a distorção nem tanto, e vice versa...

    é claro q tudo depende do ouvido de cada um

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbre limpo com guitarra pesada (Jasckson, etc)