Alguém tem a resposta pra esse quebra cabeça?parece simples mas

    Autor Mensagem
    pucci
    Veterano
    # dez/06


    Ok pessoal antes de entrar no assunto só queria esclarecer algo q ja parece estar meio chato aqui no fórum.... os famosos "MODOS GREGOS"!!

    o negócio é o seguinte..muita gente comenta,mas as informações se chocam bastante!!

    ontem estava conversando com um jazzista,e claro,não perdi a oportunidade de enche-lo de perguntas e saciar as minhas infinitas dúvidas!!

    e entramos no assunto de modos gregos!!!e ele me colocou na seguinte situação:

    mandou eu fazer o acorde de (A7+),eu fiz o acorde e em seguida ele me pediu q aplicasse o modo mixolidio em cima desse acorde!!

    então pensei na escala: A B C# D E F# G# A

    MIXOLIDIO-o quinto grau....então eu fiz E F# G# A B C# D......caracteristica de 7° MENOR NO CASO O "D"

    Pois bem...ele me disse q eu estava errado,que o certo era aplicar o escala de E em cima do acorde A7+. que ficaria: E F# G# A B C# "D#" E

    o som cai legal.......mas depois eu fui pensar:o D é sustenido então a sétima é maior.poxa a caracteristica do MIXOLIDIO não é a 7° menor?



    A outra dúvida surgiu depois...parece simples mas eu não conseguir resolver!!


    imaginem a seguinte situação:alguém te chama pra dar uma canja,e diz pra você que a base vai ser Bb7+ e C7!!!OK.....ja sei q estou no campo harmonico de F! Escala de F

    OU melhor uma base F#m7 G#m7 A7+.........Ok ja sei que estou no campo harmonico de E!! Escala de E..


    E se eu fizer a seguinte base: (A7+)( F7+) Qual escala você usaria?


    ou nessa base (C7+9) (D7+9)


    Parece que não se encaixa em nenhum campo harmonico....então teoricamente falando qual a ESCALA eu poderia usar?

    _FrEd_
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    A7+ n se aplica mixolidio pq a setima no caso eh maior, e no mixolidio eh menor.. ae no caso de vc tokar o E maior vc taria tokando as notas do modo correto a se usar nesse acorde, que seria o A lidio...

    A segunda duvida, por vc usar 2 acordes de campos diferentes vc teria de usar 2 escalas diferentes: no primeiro caso escala jonia ou lidia... no segundo caso use a escala Dom Dim (dominante diminuta)

    pucci
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    _FrEd_

    mas nesse caso ficar modulando direto?

    pense nessa base rápida onde você pensa em contar uma hitória!!

    se ficar modulando direto fica meio esquisito.

    pucci
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    _FrEd_

    mas no LIDIO a 4° é aumentada!!

    _FrEd_
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    pucci

    N tem outra solução kr, c a base for rapida tu pode ir pelas triades e tetrades msm, pq escala n tem nenhuma msm...

    O lidio tem a 4#, mas ele n faz parte da triade, nem da tetrade, pode ser usado normal...

    pucci
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    _FrEd_

    pô cara tem q ter....tem q ter!!!não é possivel!!eu quebrei a cabeça aqui mas não conseguir achar nada....meti até alterada e melódica no meiomas mas não encontrei!!

    _FrEd_
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Oh... Se fosse Am(7+) e F7M poderia encaixar na menor Harmonica (A menor harmonico), a nota em questao eh o C# que tem no A7M que não encaixa nas escalas conhecidas...

    emiliomiguel
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    pucci
    inventa a escala man

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém tem a resposta pra esse quebra cabeça?parece simples mas