(video) sabe penta mas quando improvisa parece exercicio, fiz esse video com algumas dicas

Autor Mensagem
sidguitar1
Veterano
# mai/12


fiz esse video de um rock blues pra quem ja sabe a penta com as blue notes, mas quando improvisa sente a sensaçao q o improviso nao vai pra lugar algum,geralmente ou os videos sao avançados demais ou muito iniciantes e acabam deixando esses detalhes de lado, vale apena lembrar q pra musicas q nao sejam blues o raciocinio muda, as notas q acho importantes vao depender da cadencia, se o pessoal se interessar faço outros videos sobre o assunto

pra fica mais facil ,passo aqui as notas que acho q devem ser tocadas nos acordes(vc pode adicionar a 5 e a 7 (tetrade), mas o negocio e nao complicar agora

A7 3m(do) 3M(do#) tonica(la)
D7 3m(fa) 3M (fa#) tonica(re)
E7 3m(sol) 3M(sol#) tonica (mi)

pega uma bt e manda ver,abraço


chiock
Veterano
# mai/12
· votar


Muito legal seu vídeo e muito proveitoso, se você quiser continuar postando esses vídeos fique a vontade.
Flw.

tomcykman
Veterano
# mai/12
· votar


sidguitar1
qualquer iniciante que fica "andando" pela penta nos solos deveria ver essa aula. ótima explicação!

abraço!

sidguitar1
Veterano
# mai/12
· votar


chiock massa, fico feliz q curtiu, da pra fazer outros continuando a falar sobre esse assunto, abraço brother
tomcykman opa, brigadao brother, acho q esse era o principal erro quando comecei e os vide aulas da epoca eram ou avançados demais ou iniciantes demais heheh,entao acchei interessante pra quem ta começando ja decorou o desenho da penta e algun licks, acho q o video vai ajudar a dar ideias pra desenvolver o improviso desse tipo de aluno,abraço

sidguitar1
Veterano
# mai/12
· votar


nao sou do up mas vo ter dar um, todo dia tem topico perguntando sobre uso da penta e quando vc faz um video sobre isso os unicos q comentam por consideraçao sao os brother q ja sabem usar hehehe

EduBluesMan
Veterano
# mai/12
· votar


sidguitar1
Velho.
Continue postando outros videos. Ficou legal

Rafa-Ban
Veterano
# mai/12
· votar


esse tipo de dica que não se acha em qualquer vídeo aula é muito valioso. Parabéns SId! Seria muito legal se vc continuasse com vídeos dessa natureza, aplicando em outras areas do aprendizado de guitarra

xbenny
Veterano
# mai/12 · Editado por: xbenny
· votar


fico show de bola mano!!! posta mais heim!!!
aaahhh...e corta a corda do headstock kkk'

abrç.

malucobeleza666
Veterano
# mai/12
· votar


sidguitar1

Reservando aqui pra ver depois, no momento não tem como.Se tratando de tu, já sei que é um vídeo bastante didático e com muita qualidade! Amanha eu posto o ''feedback'' eheh.

Arimoxinga
Veterano
# mai/12 · Editado por: Arimoxinga
· votar


sidguitar1

pow bicho essa era a pergunta que eu sempre me fazia hehehehe.

"pronto agora sei umas escalas mas agora o que eu faço com essas porra?"

kkk tivesse esse video antes teria me ajudado bastante na época! ótima iniciativa vou conferir já.

Peace!!!

elciosouza
Veterano
# mai/12
· votar


cara, vc explica bem os princípios do usa da penta...vc tem didática,coisa que eu não tenho...afinal, eu aprendi sozinho...tirando muitos blues antigos e atuais. mas eu acho que pra vc comentar sobre um estilo, vc deve conhecê-lo muito bem. não estou te condendo...mas vc está contradizendo em alguns pontos o que o Clapton, SRV, Buddy Guy fizeram a vida inteira...teoricamente vc não está errado em dizer que é estranho tocar 3ªmenor em cima de acorde maior...mas no blues, isso é utilizado pra caramba!!! sei lá..é só uma observação. muito bom o video.

sidguitar1
Veterano
# mai/12 · Editado por: sidguitar1
· votar


EduBluesMan obrigado pela força brother ,obrigado por postar,abraçao
Rafa-Ban verdade oq vc falou, pelo menos pra mim foi assim,, o pessoal passa ou escalas, ou ja frases prontas e vc fica sem entender o conceito da coisa ,pra musicas q nao tenham essa intensao rock-blues as notas alvo sao outras, vou fazer mais algum video sobre isso,fico feliz se o video ajudar ,abraçao
xbenny hehehe, certeza, vou fazer outros e cortar essa sobra de corda heheh,abraçao
malucobeleza666 blz, a hora q puder comenta q toda a critica e observaçao sao sempre bem vindas
Arimoxinga hehehehe, e verdade ne, a gente vai aprendendo na raça e depois ve q era algo obvio mas q ninguem explicou hehe,abraçao brother
elciosouza entao, como falei, o lance e rock-blues , mas mesmo no blues o uso da escala menor em cima da maior e q da essa intençao blues, mas repare q sempre a uma resoluçao ou entao uma mudança, e bem dificil ver um blues man(nao sou tocador apesar de grande admirador) parar em uma nota sol enquanto a base da um mi maior 7,( sempre passam pela terça menor em cima de um acorde maior mas quase q 99% das vezes nao resolvem nela) mesmo q instintivamente( como vc bem falou, a grande maioria dos genios nem estudaram) mas acredito q por tocar muito e com grandes musicos eles sacavam sozinhos e muito cedo esses lances,mas como vc falou o blues esta na simplicidade e acho ate mais importante pra um blues man escutar e tocar muito blues ao inves de estudar,abraçao e obrigado pelas dicas ,criticas e elogios,abraçao brother

elciosouza
Veterano
# mai/12
· votar


o que vc passou foi esclarecedor pacas...vai ajudar muitos caras que estão começando a pegar na guitarra. como vc bem disse, o professor te passa a escala...e se tiver um bom professor, ele vai te falar quais são as notas "boas"... e vc passou tudo bem explicado. show de bola!! espero que vc não tenha ficado chateado com a minha crítica, pois eu a vejo como construtiva, pra somar ao que vc já explicou...sacou? pega uma base em qualquer tonalidade e faz isso, segura a terça menor...vc vai sentir do que se trata o blues. por que a terça menor é que te dá a intensão de lamento, tristeza...pode segurar tranquilo a terça menor e ver que é por aí...mas o blues tem diferentes vertentes e cada um toca a sua maneira...é isso que me fez estudar esse estilo,desde o primeiro momento em que peguei na guitarra...é a simplicidade que não é tão simples como muitos pensam. gostei do vídeo!!! PARABÉNS!!!

clebergf
Veterano
# mai/12
· votar


sidguitar1

Bacana cara, bela iniciativa. :)

Dicas pontuais e muito interessantes.
Eu por enquanto só "solo" com as pentas...

sidguitar1
Veterano
# mai/12
· votar


clebergf
mas solo com as pentas ja e bom demais,o lance dessas notas alvo, de dar uma valorizadinha nos acordes eu acho um bom começo pra aplicar frases e pra começar a improvisar por acordes, fico feliz q tenha curtido,obrigado pela força,abraço

sidguitar1
Veterano
# mai/12
· votar


elciosouza
claro q nao brother, eu curto esse lance de trocar ideias, as vezes ate me entendem mal aqui por isso, eu acho q oq vc falo e real, na verdade o robert johnson e o maior exemplo, o lance era a simplicidade , sem regras e saia so perolas, esse lance do video e voltado pra rock blues, acho legal pra quer curte hard na praia ac dc e afins entender essas notas q dao a sonoridade blues,abraçao e obrigado mais uma vez pelas palavras

Mah_Soul_Power
Veterano
# mai/12
· votar


reservando aqui para ver depois... pelos comentarios esse video é muito bom... logo logo verei...

sidguitar1
Veterano
# mai/12
· votar


Mah_Soul_Power opa. obrigado pela consideraçao brother, ve ai e elogia, acrescenta ,desce a lenha hehe,todas as ideais e comentarios sempre bem vindos,abraço

renatocaster
Moderador
# mai/12
· votar


sidguitar1

Parabéns Sid, pelo video. Inclusive eu baixei esse video pra ver em casa depois, com calma. Com a internet ligada vc fica vendo várias coisas ao mesmo tempo e isso não é bom, hehehe.

Parabéns!

malucobeleza666
Veterano
# mai/12
· votar


sidguitar1

Cara, muito legal seu vídeo. As dicas são bem legais e muito úteis, direcionadas aquelas pessoas que já tem um costume legal com os shapes, porem não acostumadas a improvisar em coisas menos ''retas''.Quando eu comecei a estudar pro vestibular aqui da unb, eu me deparei com uma situação muito dificil(faz muito tempo não hah, meu improviso é um lixo ambulante total) eu fiquei pensando em como seria o exercicio de improvisação, que é nada mais é do que uma progressãozinha bem tonal, com alguns acordes fora, só que esses acordes fora podem destruir sua improvisação totalmente se você ficar apenas naquela intenção, naquela escala, naquele ponto de conforto ali, mesmo que seja na escala do tom certo, se continuasse por ali, daria merda, e isso é MUITO dificil pra quem só é acostumado a solar ali pensando só na escala, sem dar a mínima pro que está rolando na harmonia. Esse video mostra bem a importancia do conhecimento da harmonia e o costume de se improsivar pensando nos acordes(coisa que eu acho muito dificil e apanho demais).Acho que se os professores passassem a se preocupar em ensinar os alunos desde o começo, a se preocuparem com os acordes e ensinar a 'reagir'' a eles e suas mudanças ao longo da progressão, o aluno sentiria muito menos dificuldade ao se deparar com situações onde não basta solar apenas na escala daquele tom ali, e sim um intenção, escala, arpejo de cada e em cada acorde.Muito bom cara, parabéns ae pela iniciativa!

Tom.Morello
Veterano
# mai/12 · Editado por: Tom.Morello
· votar


sidguitar1

Cara, muito bom e muito esclarecedor o vídeo!
Aprendi muito. Na verdade, preciso voltar a estudar e seu vídeo me animou bastante =)

Legal essa onde de colaboradores que está tendo no fórum, toda semana tem alguém postando algo pra ajudar. Tem o mateusstarling, o Leandro P, você e outros que não vou me recordar.
Parabéns e obrigado a todos!

andrecoelho
Veterano
# mai/12
· votar


pow bicho essa era a pergunta que eu sempre me fazia hehehehe.

"pronto agora sei umas escalas mas agora o que eu faço com essas porra?"


Kkkkkkkkkkkk.

É bem por aí.

Excelente vídeo, muito esclarecedor.

Abs e parabéns pela iniciativa.

Mah_Soul_Power
Veterano
# mai/12
· votar


sidguitar1 Muito bom o vídeo cara... algumas coisas q vc passou eu sabia na hora da improvisação, porém não sabia o porque, sua aula me ajudou a esclarecer essas coisas. Faça mais videos deste tipo, ajuda muita gente pode ter certeza... Não sei se é tua praia, mas se vc pudesse dar dicas de sweep, tipo de como aplicar no improviso seria ótimo... não consigo encontrar nada deste tipo. Se vc souber de um video ou puder fazer posta pra galera..


Vlw Cara, Parabens!!!

Gilberto Juba
Veterano
# mai/12
· votar


sidguitar1

Excelente vídeo! Prático e objetivo! Valeu!!

Alan_Domingues
Veterano
# mai/12
· votar


Sidnei, seu video está muito, mas muito melhor em termos didático do que os últimos do Youtube.

Continue, ás vezes mais vale a gratidão do "povo" do que a "riqueza da realeza", se é que você me entende.

Abração.

Alan_Domingues
Veterano
# mai/12
· votar


sidguitar1

OBS: Vem cá. Vamos tocar aquele lance do video para frente? Speedy Metal Symphony rola? Ou outra, sei lá. Da uma dica.

sidguitar1
Veterano
# mai/12
· votar


renatocaster opa, uma honra vcs do cifra baixando um video meu, obrigado pela força,abraçao
malucobeleza666 eu tambem compartilho dessa opinao sua, sao coisas q a gente ate vai colocando no improviso mas nao sabe o pq, comigo foi assim , se alguem explicar a coisa ja muda de figura, e um bom começo pro lance q vc falou de improvisar por acorde, de dar uma valorizada na hora de compor algum tema ou de improvisar nessas notas q fazem a diferença na sonoridade e nas intensoes dos acordes,abraço
Tom.Morello massa isso q vc falou, tem muita gente sempre dividindo informaçoes, todo mundo ganha com isso, e muito gratificante ver guitarristas aproveitando essa facilidade da informaçao da net pra coisas boas,abraçao
andrecoelho hehehee, verdade ne, quem no começo nao passou por isso, as escalas decoradas e nao fica com cara de improviso, pensei nisso quando fui fazer o video,lembrando de como eu me injuriava e ainda me injurio com a soluiçao de algumas harmonas hehe,abraçao
Mah_Soul_Power massa, a proposta e bem essa, na verdade se o cara for tirando musica, for tocando ele chega nessas conclusoes, so q demora muito assim como eu demorei na epoca, tenho bastante videos sobre tecnica de sweep , ligados, abertura e palhetada alternada, se puder da uma olhada nos meu videos, vo te manda o link,abraço
Gilberto Juba certeza, pra que complicar ne, no começo eu lia um livro do shediak q me derretia a cabeça, depois de um tempo ficam claras as informaçoes, mas se der pra passar as coisas de maneira simples e pratica e muito melhor ne,abraço
Alan_Domingues po, certeza brother, to numa correria mas nao esqueci q vc tinha falado do lance do cacophony, vo ter q estudar ela pq e osso esse som,abraçao

sidguitar1
Veterano
# mai/12
· votar


upzinho pro pesoal iniciante com duvidas nas penta e nao viu ou nao se interessou em ver hehe,abraço

clebergf
Veterano
# mai/12
· votar


sidguitar1
clebergf
mas solo com as pentas ja e bom demais,o lance dessas notas alvo, de dar uma valorizadinha nos acordes eu acho um bom começo pra aplicar frases e pra começar a improvisar por acordes, fico feliz q tenha curtido,obrigado pela força,abraço


Verdade cara, o legal de saber uns modos é para dar uma sonoridade especifica, diferente na parada, mas "apenas" com as pentas as possibilidades são imensas...

SevenTool07
Veterano
# mai/12
· votar


Man, ótima aula! Só um adendo: Tu tá parecendo o cara do chiclete com banana só que na versão bombada hehehehe... sacanagem, man... tuas aulas são ótimas e tu toca pra cacete!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a (video) sabe penta mas quando improvisa parece exercicio, fiz esse video com algumas dicas