Quebra-cabeça Blues Maior

    Autor Mensagem
    hcunha
    Veterano
    # mar/13


    tem uma apostila aqui no CC mostrando a penta e pentablues e tal. O que eu não entendo é que lá tem um exemplo de base em Lá Maior e é pra você solar em Lá menor. Não seria para eu solar usando a escala da 6a menor de lá? no caso Fm?

    hcunha
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    aliás, F#m

    ViniciusBorges
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    hcunha
    No blues é normalmente usada uma escala menor sobre uma tonalidade maior(escala de Am sobre a tonalidade de A, por exemplo). De maneira simplificada, isso gera intervalos que soam bem no contexto do blues, principalmente a 3ª menor(C) e a 7ª menor(G).
    Não seria para eu solar usando a escala da 6a menor de lá?
    Por que?

    Crossqb
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    ViniciusBorges
    Acho que é porque NORMALMENTE soa legal vc usar uma escala da relativa menor de uma escala maior (ex. EM em uma musica que está em G ) até pq as notas que compõe a escala maior são as mesmas que compõe a sua relativa menor.

    Escala de Sol ----> G A B C D E F#
    Escala de Mi menor ------> E F# G A B C D

    hcunha
    Não tem regra que deve ser seguida a risca na musica cara. O que vai mandar são seus ouvidos. O que existem são sugestões para guiar seu solo de acordo com a melodia, baseado em tecnicas e conhecimentos que normalmente soam bem. Mas isso pode variar de um estilo ao outro. Existem casos onde o músico utiliza uma nota que não faz parte daquele campo harmonico como passagem para dar um efeito diferenciado. Mas seu raciocínio está correto, se vc tiver uma melodia rolando em A e vc usar a penta de F#m7 é pra soar legal......mas oq vai mandar é o seu ouvido. Tenta pegar uma BT em A e solar uma penta de F#m7 nela e tire suas conclusões. :D

    Abraço!

    ViniciusBorges
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Crossqb
    Só que não é isso que se trata o blues, você realmente usa a escala de C(Am) sobre a tonalidade de A. E na verdade você pode pesquisar muitas variações que vão soar bem(solar uma quarta acima da tonalidade, uma quinta acima, até uma segunda acima, o que manda são seus ouvidos e seu gosto).

    rcorts
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Uma das fortes características do blues é o uso de ambas as terças, maior e menor. Por isso funciona bem usar Am em cima de A por exempo. Por isso o que o Vinícius Borges falou faz todo sentido.

    Inclusive, se você pegar um acorde muito usado em blues, o acorde EAlt, ou se preferirem E7(b10) verão que é um acorde maior (logo possui a 3ª maior) e ao mesmo tempo a 3ª menor (que é a mesma coisa da 10ª menor na notação). Notas do acorde Ealt ou E7(b10) = E, G#, D, G.

    Um abraço.

    Zebrão
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    tem uma apostila aqui no CC mostrando a penta e pentablues e tal. O que eu não entendo é que lá tem um exemplo de base em Lá Maior e é pra você solar em Lá menor. Não seria para eu solar usando a escala da 6a menor de lá? no caso Fm?

    No caso da apostila que você citou, usando a base que foi passada lá, a escala proposta é Am mesmo.

    Esse tópico aqui é de 2004, mas o Panucci explica bem http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/52361/

    Crossqb
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    ViniciusBorges
    Sim cara...exatamente oq disse, as possibilidades são infinitas...tendo bom gosto e se guiando pelos nossos ouvidos podemos chegar a inumeras variações.

    A teoria de usar a relativa menor em cima de uma base maior é apenas a ponta do iceberg :D

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Quebra-cabeça Blues Maior