Como timbrar - Pergunta simples, resposta nem tanto.

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    pedropohren
    Membro Novato
    # set/17 · Editado por: pedropohren


    Buenas, pessoal, não sei se essa é a situação de outras pessoas que já tenham feito essa pergunta antes, mas como eu não quero ganhar o carinhoso apelido de coveiro, não vou desenterrar tópicos. Vai por aqui memo.

    Tenho uma banda autoral e estou querendo achar um timbre "signature" pras músicas da banda. Algo que seja diferenciado, expresse a nossa mensagem como banda e ao mesmo tempo seja imediatamente reconhecível no primeiro acorde. A gente faz um sol super experimental, então eu estou bem aberto a testar efeitos, até porque a estrutura das nossas músicas remete a algo bem pop (dos anos 90, só se for, creio eu :P), mas as letras das nossas músicas flutuam entre experiências nossas enquanto banda e confabulações sobre a efemeridade da vida e as merdas que o ser humano faz.

    Tudo muito legal, tudo muito bonito. O problema é: Eu NÃO FAÇO IDÉIA de como timbrar. Já tentei manusear a equalização do amp e do modeler da minha pedaleira (uma POD HD400) e nunca vi uma diferença muuuito expressiva. Efeitos, eu não manjo muito de como fazer as camadas, o que combina bem com o quê. O máximo que eu sei, é que não se deve colocar efeitos de ambiência antes da distorção na cadeia de efeitos, ou o som fica muito embolado. (Apesar de que, dependendo da situação, fica um timbre bacana... O Jimmy Page fez dessas no solo de Tangerine, tri abafado)

    Enfim, eu estou pesquisando sobre o assunto nesse exato momento, por motivos de acabei de tomar café e estou sem sono. Se alguém puder me ajudar, dar alguma dica de algo que eu possa testar pra ver se soa legal, eu ficaria imensamente agradecido. E por favor, não fechem esse tópico. Eu sei que tem semelhantes na busca, mas a idéia é que o meu caso é mais específico do que "conseguir o timbre X do artista Y na música Z na performance ao vivo do ano A no estádio B", ou se é melhor timbrar com modulação de amp ou a coisa real, etc. Só preciso de uma ajuda pro som que eu crio com a minha banda. Não desestimulem as dúvidas que entram no fórum, por favor. :)

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # set/17
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    pedropohren
    amigo, depende muuuuito de como tu gosta das coisas
    por exemplo, usando pedaleira, pra mim um pré amp limpo com um pedal de distorção é bem mais agradavel que uma simulação de um marshall por exemplo
    mas sendo sincero, não tem como inventar a roda, ainda mais com uma pedaleira, acho que pra timbre referencias são validas, mas referencias mesmo, nada de "quero o timbre do slash"
    coloca na sua cabeça, que tipo de efeito tu vai querer usar
    - Delay, reverb, OD, DS, um pré legal, talvez um chorus, um flanger, e um por um vai regulando
    uma coisa que eu sempre faço pra timbrar é pegar referencias, por exemplo eu acho o timbre do mark knopfler um dor melhores que já ouvi, coloco um bom fone de ouvido e tento sacar mais ou menos a EQ dele, tento ouvir o quanto de ganho ele usa, copiar? não, mas saber reconhecer um bom timbre e tentar aproveitar o caminho que ele já trilhou

    Fábio Santiago
    Veterano
    # set/17
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    Cara da uma olhada nos vídeos do Silas ele explica bem sobre timbragens e outras coisas sobre efeitos vale a pena conferir ja me ajudou muito
    https://www.youtube.com/channel/UC5k0QPy288Z6IJJTvM48z2w

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/17
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    pedropohren
    Você está querendo descobrir a pólvora de 1ª tacada...
    Não é assim que funciona e não se culpe por isso...
    Timbre é algo que é fruto de pesquisa e desenvolvimento que demanda TEMPO e EXPERIÊNCIA.
    Se a sua banda procura algo distinto, em 1º lugar vc deve tocar as suas música SEM efeitos ou com apenas o mínimo necessário (drive), gravá-las e ouvir em casa e "imaginar" que efeitos podem ser adicionados, e em que medida cada um deve ser regulado, e isso é muito mais fácil de fazer com pedais.
    Mãos à obra!
    Abç

    pedropohren
    Membro Novato
    # set/17
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    The Man Who Sold The World

    Cara, os efeitos que eu mais uso são os de ambiência: Delay, Reverb e Chorus. Chorus nem tanto, o que eu mais uso é o Reverb mesmo. Mas sei lá, eu sempre acho que o timbre fica meio morto. E o foda tbm é que a minha pedaleira n tem muitas opções de cadeias, tu tem como colocar 3 efeitos em sequência e apenas isso. Se quiser stackar um comp com uma distorção, nope. :/

    Speaking of which...

    Mauricio Luiz Bertola

    Não tenho pedais ainda, por motivos de falta de money. Tô montando meu home studio, e pra melhorar ainda mais a situação, estou nesse momento desempregado. Então eu me viro com a POD e as ferramentas que o Reaper me proporciona.

    Fábio Santiago

    Vou dar uma olhada, cara, valeus mesmo. :)

    pedropohren
    Membro Novato
    # set/17
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    Mauricio Luiz Bertola
    Se a sua banda procura algo distinto, em 1º lugar vc deve tocar as suas música SEM efeitos ou com apenas o mínimo necessário (drive), gravá-las e ouvir em casa e "imaginar" que efeitos podem ser adicionados, e em que medida cada um deve ser regulado

    Já fazemos isso. Eu tenho mais ou menos uma idéia de como os arranjos devem ser, que guitarras devem soar de qual forma, o problema é a execução: Eu não tenho muita noção de como chegar nesse timbre na prática. :/

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/17
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    pedropohren
    Eu não tenho muita noção de como chegar nesse timbre na prática. :/
    Isso é porque lhe faltam Experiência, referências e prática...
    Você tem que adquirí-las, e isso leva tempo.
    Ouvir guitarristas nessa "praia" é importante.
    Uma dica: Comece com o The Cure, pois eles usam muitos efeitos de guitarra. O The Cult, no disco "Love", também; uma bela combinação de flanger, chorus discreto e delay curto.
    Abç

    Prick
    Membro Novato
    # set/17
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    Engraçado isso, mas me parece que é uma situação em que menos é mais. O timbre começa pela escolha da Guitarra e do Ampli.

    Eu nunca usei pedaleira, sempre usei pedais analógicos. Mas todo mundo que usa pedaleira diz que a tendência é a pasteurização do som básico da guitarra e ampli. Se isso for mesmo fato, o ideal para se ter um timbre único é evitar as pedaleiras. Trabalhar o som básico e configurações de sua guitarra e ampli, e ir acrescentando efeitos depois.

    ejames
    Membro Novato
    # set/17 · Editado por: ejames
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    Acho que é importante começar pelo começo. Primeiro saber tirar som do instrumento. Limpo mesmo, sem efeitos, sem distorção. O que mais tem é guitarrista que, se tirar a distorção, parece que desaprende a tocar. Não sabem nem tirar som dum sol maior.

    e estou querendo achar um timbre "signature" pras músicas da banda. Algo que seja diferenciado, expresse a nossa mensagem como banda e ao mesmo tempo seja imediatamente reconhecível no primeiro acorde

    Aì é que tá... Você é um guitarrista diferenciado? O que você toca, expressa essa mensagem? Você é um cara que é reconhecido no primeiro acorde? Se não for, não vai ser efeito nem timbre que vai fazer milagre.

    Já tentei manusear a equalização do amp e do modeler da minha pedaleira (uma POD HD400) e nunca vi uma diferença muuuito expressiva.

    Na minha experiência, os knobs de tone e volume da guitarra somados com o tone stack do amp e a dinâmica da palhetada abrem um mundo gigante em termos de timbre. Se você não percebe, creio ser interessante voltar pra base e trabalhar nisso. Despluga tudo e trabalha na tua dinâmica, pegada, explore os knobs.

    thiago stteffen
    Veterano
    # set/17
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    Uma dica q meu professor me deu, e eu achei do caralho foi que, efeitos como reverb, delay, chorus e etc, geralmente eles dominam o som, sendo que é mais legal ter um tiquinho deles. Tipo ao colocar o delay, mtas vezes é mais interessante aplicar ele bem de leve, pra dar um charme saca?

    JulianoF.
    Membro Novato
    # set/17
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    pedropohren
    Desconstrói as músicas e os timbres. Volta pro violão, toca as músicas, veja a dinâmica que queres dar a cada parte. E veja o que cada parte pede.

    Em relação "execução" para criação de timbres, uma dica que demorei para aprender, mas que depois que entendi me ajudou muito, é utilizar equalização subtrativa, ao invés de aditiva.

    Começa com todos parametros em 50%, e ao invés de adicionar, tire.
    ex. está faltando graves no som, retire agudos.

    normalmente os knobs acabam MUITO perto da posição inicial, e ganha-se em clareza, pelo que percebo.

    davehetfield
    Membro Novato
    # set/17
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    Começa com todos parametros em 50%, e ao invés de adicionar, tire.
    ex. está faltando graves no som, retire agudos.


    Essa parece ser uma boa ideia, vou tentar fazer isso pra ver como fica.

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