Qual a real influência dos cabos no timbre/som da guitarra?

Autor Mensagem
zekabalawt
Veterano
# nov/06


Galera

Hoje fui comprar um cabo e vi a granade diferença de preços entre eles.Tinha cabo de 20 Reais e cabo de 250 reais... Caraka mais isso é preço de um captador Seymor....
Então perguntei pro vendedor o porque daquele preço absurdo!!! Ele falou que o cabo influenciava no som da guitarra...E que não adiantava ter uma guitarra de mais de R$ 2.000,00 com cabo de 10 pila.
Eu não acreditei muito naquela história ...mas ele resolveu testar uma fender com um cabo barato e um cabo daqueles mais caros, e sinceramente..nos meus ouvidos realmente tinha diferença !!!!
Alguem sabe me explicar isso ?????

luis7777
Veterano
# nov/06
· votar


olha cara, o cabo é por onde o som de suas cordas passam até chegar no amp, certo?
agora, imagine vc tocando com 4364737462 pedais e vc distante do seu cubo a aproximadamente 9483264978236472 metros.
agora pense na qualidade de som que voce nao vai perder se seu cabo for vagabundo.
pra vc ter tv por assinatura, a empresa puxa um fio de cobre ate sua residencia.
imagine se esse fio fosse de rabiola de pipa, ia ser um grande problema nao?

eh por isso que eles sao mais caros, quanto melhor a qualidade, melhor o seu som.
e tambem tem o detalhe de que, cabos bons diminuem o chiado.

eu tinha uns cabos vagabundos aqui, pararam de funcionar e depois de um tempo voltaram, comprei um da santo angelo (acho q eh assim) e ateh agora to feliz com ele =D

Guitarrist
Veterano
# nov/06
· votar


É o contrário meu amigo, quanto melhor o cabo, menos influência no som!!! Hehehehe... Se é que vc entende o que quero dizer...hehe

markolino
Veterano
# nov/06
· votar


zekabalawt
é como se fosse a gasolina ....

poem uma vagabunda..
uma hora ela vai te dexa na mao..

ToRReSMo
Veterano
# nov/06
· votar


depende do cabo..eu comprei 2 planet waves normais..e meu amigo comprou um circuit breaker..que custava o dobro...e naum senti diferença...

ki_suco
Veterano
# nov/06
· votar


isso é resistência...
a cada cm de cabo o som perde um pouco do sinal. cabos de boa qualidade tem menos resistência, de forma que o som que sai da guirra é praticamente o mesmo que chega no amp

TheChaosSpirit
Veterano
# nov/06 · Editado por: TheChaosSpirit
· votar


cabos caros como Monsters Cable sao banhados a ouro , bom se faz diferença dizem que sim , mas eu nao consiguiria notar hahahhaha

Santo angelo Ponta Dourada Para mim está otimo
pessoal que curte Hayonik tambem , nunca usei

http://www.santoangelo.com.br/

ja testei : Linha Estudio , Defence, Vintage
to usando super stage agora ,
não custao uma fortuna , são super confiaveis
Varios famosos tocão com eles inclusive

vou esperimentar serie prata e Woodstock Pro assim que os meus forem pro saco , vai demorar


cabo bom é cabo bem feito e com bom material

Snakepit
Veterano
# nov/06
· votar


TheChaosSpirit

Cabos Monster Cable tem garantia VITALICIA, voce compra só um na tua vida. Daqui 20 anos se der problema eles te trocam. Sabe pq? Pq simplesmente o cabo nao vai da problema, a nao ser q corte ele com uma tesoura... e mesmo assim vai ser dificil hehehe.

Tudo isso pra falar que alem de "melhorar" o som, cabo bom tem essa vantagem, ele nao da mau contato, nao da chiado, nao altera o timbre da tua guitarra, e nao te deixa na mao qdo tu mais precisa.

Beatlemaniac
Veterano
# nov/06
· votar


eu axava q era balela, mas uns 2 pedais naum true bypass e uns cabos +- jah roubam uns agudos q dah pra perceber

zekabalawt
Veterano
# nov/06
· votar


galera

Não é questão de durabilade ou eliminação de ruidos... O cara falou que cabos ruins prejudicam certas frequências e atrapalham o timbre. Testei um cabo da santo angelo especícico para Nu Metal e deu de perceber claramente a presença de mais graves. Sinceramente estou atéum pouco confuso.

TheChaosSpirit
Veterano
# nov/06 · Editado por: TheChaosSpirit
· votar


simples porque os Santo Angelo usão componentes fabricados no Brasil e não na China , a Sim Componentes de Alta qualidade , tem experiencia no ramo um cabo feito para mais medios vai sair para mais medios , eu queria um desses hehehehe


musicos Como Kiko Loureiro , usão esses cabos a anos


Monster Cable é top isso ninguem nega , problema que quase ninguem tem 200 a 300 reais para gastar por cabo la fora valem 20 a 40 dolares assalto o que combrao por eles no brasil

enquando isso sigo satisfeito com meu cabo brasileiro que ja foi pisado inumeras vezes e está intacto sem falhas

Unknown
Veterano
# nov/06
· votar


Eu uso um Santo Angelo com ponta noiseless há uns três anos, e nunca me deixou na mão...

5 metros, custou uns 50 reais...

Eu recomendo, a menos que vc seja afortunado pra comprar Monster Cable... hehehe

Percival
Veterano
# nov/06 · Editado por: Percival
· votar


existe também a porcentagem de fio terra que o cabo possui.. aquela malha que serve pra "blindar" o cabo. Quanto mais o cabo possui, menos interferência ele vai captar....

Cabos vagabundos, se ele passar perto de algum transformador ou junto com algum fio de 110v já dá interferencia aquelas merda....

rafaelcds
Veterano
# nov/06
· votar


Comprei um cabo de 9 metros numa loja de eletronica por R$10,00
Comprei um cabo de 3 metros numa loja de musica com R$15,00
Diferença: Um é blindado (tem entre os fios e a borracha um papel de aluminio) e o outro não. :p

Mas realmente acho que um cabo da Santo Angelo deve demorar mais a ter o fio partido, alem do metal condutor que deve ser bem melhor.

danielcastelli
Veterano
# nov/06
· votar


rafaelcds
Num da nem pra comparar...
Eu paguei 45 reais num cabo de 3m da Santo Angelo... mas tbm, interferencia absolutamente ZERO.

Homem Cueca
Veterano
# nov/06
· votar


Eu prefiro fazer meus proprios cabos aqui em casa...compro cabos Tiaflex...compro os machos dos plugs...soldo...pronto...tenho cabos de qualidade tão boa quanto esses malditos santo angelo de 2000000000000r reias...

fgr
Veterano
# nov/06
· votar


Não influencia no timbre diretamente cara, vc perde em sinal, pode ter ruído e tal..

Cabo é um condutor elétrico e não influencia na frequencia.

ki_suco
Veterano
# nov/06
· votar


fgr
bom, mas influencia o sinal
com um cabo vagabundo o cara pode perder muito em ganho...

Percival
Veterano
# nov/06
· votar


fgr

Se o cabo for muito grande, ele vai funcionar como um capacitor, limitando certos tipos de frequencia, por exemplo, os agudos...

Me corrijam ae se eu falei bobera...

pedrunk
Veterano
# nov/06
· votar


qnto menos influencia no som o cabo tem melhor ele é =]

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar


Cabo pode alterar no timbre mais acho que nao seje muito perceptivel não.
Tenho cabo de 80 reais ( alias tinha porque perdi =/) e uns de 20 e 30 reais.
Cabos de maior qualidades ajudão no ruido da guitar etc e comem menos sinal que cabos de 20 reais =].

zekabalawt
Veterano
# nov/06
· votar


Então porque que a santo angelo tá lançado cabos específicos para cada estilo musical ??

ESP
Veterano
# nov/06
· votar


Se o cabo de uma volta no planeta, em quanto tempo o som chegará em meu amp?

Gasoline
Veterano
# nov/06
· votar


usam, ajudam =! usão (que acho que não existe) e ajudão (que acho que também não existe).

Dito isso.
Cabo influencia no som e muito, ruido, ganho, e pode acabar com o som da guitar.
eu uso santo angelo, pq é o melhor custo beneficio. Porém, não são bons como os Monster Cable e principalmente o George L´s.
Mas tudo bem, não toco profissionalmente.

Afsr
Veterano
# out/21
· votar


Rapaz... eu provei na prática que a influencia é total.
Eu tinha um cabo que veio com a guitarra quando eu comprei, e sempre utilizei esse cabo.
Decidi investir em um cabo profissional a alguns meses, gastei uma grana e o resultado foi... assustador
Simplesmente parece que eu agora estou tocando em uma guitarra de milhares de dólares. kkk
Toquei por dois anos com um cabo bixado, achando que tava tudo certo.
Eu tenho uma pedaleira da BOSS e sempre achei o som meio fraquinho, nada profissional.
E agora o som tá infintamente melhor.

recomendo mudar de cabo a cada 5, 6 meses.

sidguitar1
Veterano
# out/21 · Editado por: sidguitar1
· votar


Afsr
acho q cabo bom na medida dq a pessoa pode comprar vale apena(geralmente quem começa sua pra comprar pedais,pedaleiras,trocar de guitarra e o cabo so fica pro final hehe,uma coisa muito importante ja q todo o sinal passa por eles),so nao concordo com essa validade de 6 meses hehe,tenho dois monster cable ultra clear jazz a uns 8 anos,continuam funcionando perfeitamente,tenho um q usava antes destes monster ,um planet waves com plug neutrik q tem 10 anos e ta zero bala tambem,esquema eu acho e a qualidade do fio,malha,plug,etc,(q duram mais,tem menos ruido,etc)e cuidar do cabo,se vc enrola muito curto ou torcido ou algum choque mecanico(tipo cadeira em cima do cabo,ai é fatal),se eu nao tivesse comprado estes eu optaria pelos nacionais tecnifort high clear,sao um pouco salgados de preço(pra nacionais) mas ja peguei na mao e vi q a qualidade é muito top,cuidando tem cabo pra muitos e muitos anos

Lelo Mig
Membro
# out/21
· votar


Afsr

"recomendo mudar de cabo a cada 5, 6 meses."

Nada a ver isso aí. Cabo não é corda, não há desgaste por "fadiga", enquanto o cabo estiver íntegro fisicamente ele têm seu funcionamento inalterado, ele é apenas um condutor.

É comum lermos que determinado cabo possui mais “equilíbrio tonal”, “graves mais equilibrados”, “agudos mais líquidos” (essa é de doer…) e outras bobagens. O cabo é um mero condutor de corrente elétrica. Ele não conduz som.

A única diferença é que um cabo bem construído tem uma melhor condução (pela qualidade do material empregado), melhor proteção e blindagem (pela qualidade do material empregado e padrão construtivo), melhor acabamento e durabilidade.

Um bom cabo, bem cuidado, dura anos, até décadas.

Existe a opção entre comprar cabos honestos, bem construídos e plenamente capazes de transportar com total competência os sinais elétricos de áudio e com preço justo ou estes cabos desenvolvidos em “caldeirões de bruxos” que "balanceiam graves e agudos" e com propagandas para arrancar um punhado de dólares dos Manés.

Se não há oxidação nas partes metálicas, não há rupturas na borracha (capa) ao longo do cabo (e consequentemente na malha), se não há chiados e nada errado com o cabo, ele esta intacto e pronto para o uso.

BrotherCrow
Membro Novato
# out/21
· votar


Afsr
Cabo tem que funcionar e não te deixar na mão. Os meus Planet Waves uso faz anos e estão lá firmes e fortes. Mesmo essa questão da condutividade/capacitância é relativa. O Hendrix gostava dos cabos tipo "fio de telefone" porque davam uma abafada no som, e isso era ótimo pra domar a combinação de strato no Marshall com pedal de fuzz que ele usava.

Funcionar é o essencial. Soar bem vai depender da aplicação.

Afsr
Veterano
# out/21
· votar


Cabo tem que funcionar e não te deixar na mão. Os meus Planet Waves uso faz anos e estão lá firmes e fortes. Mesmo essa questão da condutividade/capacitância é relativa. O Hendrix gostava dos cabos tipo "fio de telefone" porque davam uma abafada no som, e isso era ótimo pra domar a combinação de strato no Marshall com pedal de fuzz que ele usava.

[i]Funcionar é o essencial. Soar bem vai depender da aplicação.



Há controvérsias.

Eu pelo menos, testei 5 tipos de diferentes cabos:
- Monster Cable Prolink Classic
- Santo Angelo Standard Textil Angel
- MXT cable
- Mancini
- Ernie Ball Speaker Cable

E a diferença é nitida e "brutal"
Sem chance.
Faz TODA a diferença no som da guitarra.
Quem acha que não, ou não teve essa experiÊncia de testar varios cabos ou ainda não atingiu a maturidade musical suficiente para perceber as nuances e diferenças das texturas sonoras.


"recomendo mudar de cabo a cada 5, 6 meses."

Nada a ver isso aí. Cabo não é corda, não há desgaste por "fadiga", enquanto o cabo estiver íntegro fisicamente ele têm seu funcionamento inalterado, ele é apenas um condutor.


Realmente... eu me expressei errado. Foi mals...
Eu quis dizer, aproximadamente, 5 a 8 anos.
Mas o que quis dizer é que tem gente que passa anos tocando com um cabo que está danificado, e ela nem percebe. Por isso acho importante ter sempre um ou mais cabos pra estar analisando.

Delson
Veterano
# out/21
· votar


Além da qualidade de construção do cabo interferir diretamente no timbre, há e se considerar também a robustez do produto.

Há quase dez anos eu não sei o quê significa dar manutenção em cabos. Meus Tecniforte estão quase perdendo a garantia kkkkkkkkkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a real influência dos cabos no timbre/som da guitarra?