Riffs e Fraseados

    Autor Mensagem
    DiegoR
    Veterano
    # out/06


    Galera, eu sou "criativo" digamos ao meu ver, fico sentado tocando violão e de repente sai um som legal de uma combinação, mas tenho um dúvida apesar de saber um pouco de teoria já.

    Digamos que criei um RIFF, dei um olhada e são notas da escala FÁ, digamos que eu vá compor o resto da música em cima desse riff, o tom da música tem que ser FÁ ou eu posso fazer esse riff em FÁ no meio da música e tocar a música em outro tom que contenha a nota FÁ no campo harmonico?

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # out/06
    · votar


    DiegoR
    Desde que fique agradável aos ouvidos foda-se a regra

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    DiegoR

    Desde que fique agradável aos ouvidos foda-se a regra (2)

    Se você estiver dentro do campo harmônico, bends afinados, vibratos bem feitos... não existe regra.

    froggy
    Veterano
    # out/06
    · votar


    :Disso ae

    Raven_Heart
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Desde que fique agradável aos ouvidos foda-se a regra (3)

    joao 5murf
    Veterano
    # out/06
    · votar


    regras foram feitas para serem quebradas, somente quando estas regras forem compreendidas

    boas palavras, nao lembro quem disse isso. . .

    Raven_Heart
    Veterano
    # out/06
    · votar


    nao lembro quem disse isso. . .
    Pra dizer uma coisa dessas, deve ter sido um desses jazzistas monstros que sabem tudo ae começam a inventar coisas diferentes.

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    há... normalmente vc pega a escala natural dela mesmo, a maior, mas vc pode usar outras tipo a menor, pra dar um toque blues, uma relativa, tipo se for fá, dá até pra solar em lá menor dependendo dos acordes...

    eeevee
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Desde que fique agradável aos ouvidos foda-se a regra (4)

    se soar agradável, tá valendo.

    LuizJu88
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Desde que fique agradável aos ouvidos foda-se a regra (5)

    Luckas_Guitar
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Mas as escalas as vezes nos indicam aonde ir mais ou menos em partes por hipótese na teoria.

    DiegoR
    Veterano
    # out/06
    · votar


    valeu galera... bem isso que eu pensava... eu faço a frase... tento trabalhar na escala do tom ... mas se nao der certo... eu tiro umas notas do alem ehehehe


    vlw

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/06
    · votar


    Boa tarde!!!

    Nick_Oliveri_Guitar
    Se você estiver dentro do campo harmônico, bends afinados, vibratos bem feitos...
    Estar dentro do CH já é uma regra...

    Amigos, regras não foram feitas para serem quebradas. Foram feitas para serem seguidas e aperfeiçoadas, mas tudo dentro de um contexto. Tudo segue uma regra, mesmo que vcs não percebam que ela está ali.
    Agora, é importante saber que a regra é uma trilha e não um trilho, daí a possibilidade que a música proporciona de se "girar" em torno de uma regra, mas não de quebrá-la...

    Valeu!!!

    John Arch
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Kra, misturando td o q falaram aqui, eu respondo pra vc:

    1º - vc não é obrigado a seguir nd, desde q fique bom. O ouvido em primeiro lugar.

    2º - mesmo a fuga da regra, tem as suas regras, mesmo que vc não saiba delas.

    3º - sair de uma escala ou de um tom não significa grandes coisas, afinal, o campo harmônico não se limita a um tom. As modulações estam aí a todo instante, mesmo que não se perceba. Por exemplo, a modulação mais comum que existe é vc passar do tom maior para o seu relativo menor natural (logo, as mesmas notas), sem nem perceber. Mta gente torce o nariz, e diz q se não tem alteração, não se está trabalhando na escala menor e sim na relativa maior, mas isso é um equivoco. Equívoco pois se deve considerar qual nota representa o centro tonal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Riffs e Fraseados