Autor |
Mensagem |
DiegoR Veterano |
# out/06
Galera, eu sou "criativo" digamos ao meu ver, fico sentado tocando violão e de repente sai um som legal de uma combinação, mas tenho um dúvida apesar de saber um pouco de teoria já.
Digamos que criei um RIFF, dei um olhada e são notas da escala FÁ, digamos que eu vá compor o resto da música em cima desse riff, o tom da música tem que ser FÁ ou eu posso fazer esse riff em FÁ no meio da música e tocar a música em outro tom que contenha a nota FÁ no campo harmonico?
|
22222 oirartnoc oa Veterano |
# out/06
· votar
DiegoR
Desde que fique agradável aos ouvidos foda-se a regra
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# out/06
· votar
DiegoR
Desde que fique agradável aos ouvidos foda-se a regra (2)
Se você estiver dentro do campo harmônico, bends afinados, vibratos bem feitos... não existe regra.
|
froggy Veterano |
# out/06
· votar
:Disso ae
|
Raven_Heart Veterano |
# out/06
· votar
Desde que fique agradável aos ouvidos foda-se a regra (3)
|
joao 5murf Veterano |
# out/06
· votar
regras foram feitas para serem quebradas, somente quando estas regras forem compreendidas
boas palavras, nao lembro quem disse isso. . .
|
Raven_Heart Veterano |
# out/06
· votar
nao lembro quem disse isso. . .
Pra dizer uma coisa dessas, deve ter sido um desses jazzistas monstros que sabem tudo ae começam a inventar coisas diferentes.
|
Luckas_Guitar Veterano |
# out/06
· votar
há... normalmente vc pega a escala natural dela mesmo, a maior, mas vc pode usar outras tipo a menor, pra dar um toque blues, uma relativa, tipo se for fá, dá até pra solar em lá menor dependendo dos acordes...
|
eeevee Veterano |
# out/06
· votar
Desde que fique agradável aos ouvidos foda-se a regra (4)
se soar agradável, tá valendo.
|
LuizJu88 Veterano |
# out/06
· votar
Desde que fique agradável aos ouvidos foda-se a regra (5)
|
Luckas_Guitar Veterano |
# out/06
· votar
Mas as escalas as vezes nos indicam aonde ir mais ou menos em partes por hipótese na teoria.
|
DiegoR Veterano |
# out/06
· votar
valeu galera... bem isso que eu pensava... eu faço a frase... tento trabalhar na escala do tom ... mas se nao der certo... eu tiro umas notas do alem ehehehe
vlw
|
Penta_Blues Moderador |
# out/06
· votar
Boa tarde!!!
Nick_Oliveri_Guitar
Se você estiver dentro do campo harmônico, bends afinados, vibratos bem feitos...
Estar dentro do CH já é uma regra...
Amigos, regras não foram feitas para serem quebradas. Foram feitas para serem seguidas e aperfeiçoadas, mas tudo dentro de um contexto. Tudo segue uma regra, mesmo que vcs não percebam que ela está ali.
Agora, é importante saber que a regra é uma trilha e não um trilho, daí a possibilidade que a música proporciona de se "girar" em torno de uma regra, mas não de quebrá-la...
Valeu!!!
|
John Arch Veterano |
# out/06
· votar
Kra, misturando td o q falaram aqui, eu respondo pra vc:
1º - vc não é obrigado a seguir nd, desde q fique bom. O ouvido em primeiro lugar.
2º - mesmo a fuga da regra, tem as suas regras, mesmo que vc não saiba delas.
3º - sair de uma escala ou de um tom não significa grandes coisas, afinal, o campo harmônico não se limita a um tom. As modulações estam aí a todo instante, mesmo que não se perceba. Por exemplo, a modulação mais comum que existe é vc passar do tom maior para o seu relativo menor natural (logo, as mesmas notas), sem nem perceber. Mta gente torce o nariz, e diz q se não tem alteração, não se está trabalhando na escala menor e sim na relativa maior, mas isso é um equivoco. Equívoco pois se deve considerar qual nota representa o centro tonal.
|