Palhetar tudo eis a questão. Você deixa de ter técnica?

Autor Mensagem
Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# out/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar


Pessoal,

Tenho acompanhado alguns tópicos e percebi algo que muitas vezes passa desapercebido pela maioria de nós.

Por exemplo... eu particularmente palheto tudo o que toco, mas curto fazer ligados com certa velocidade, tô melhorando meus vibratos, meus bends são relativamente afinados, tappings legais e toco harmônicos artificiais quando eu quero com facilidade seja guitarra com single coil ou humbucker... até aí tudo bem.

Mesmo que eu fizesse apenas isso, usando as pentas básicas e modos gregos eu estaria sendo menos técnico ou pior que um cara que faz sweep a música inteira ou que manja mais de escalas e outras técnicas diferentes?

Vamos exemplificar dando exemplos claros:

- David Gilmour
- Jimmi Page
- Hendrix
- Zakk Wylde

- Steve Vai
- Blackmore
- Mattias Eklundh
- Maumistin

Acredito que as opiniões serão variadas se formos compará-los... quem tem mais técnica ou pegada. VEJAM BEM, NÃO ESTOU FALANDO DE IMPORTÂNCIA NA HISTÓRIA DA MÚSICA, apenas da técnica de cada um deles independente de suas respectivas épocas.

Não acredito também que por esse motivo, algum deles deixe de soar original... todos eles são excelentes guitarristas na minha opinião, não estou criticando nenhum deles, não foi por isso que criei o tópico.

Ou seja, uma pessoa que não toca sweep ou alguma outra técnica deixa de ser menos técnico? Essa pessoa é pior ou melhor que outro guitarrista?

Comentem aí... vamos refletir.

Obs.: CRIEI O TÓPICO COM A INTENÇÃO DE UMA ANÁLISE GERAL, NÃO DE MINHA TÉCNICA EM ESPECIAL.

Valeu.

angus junior 2
Veterano
# out/06
· votar


é né
jimmy page pra falar a verdade foi um dos caras mais tecnicos q eu ja vi, principalmente ao vivo
ps: qm sabe o verdadeiro sentido de tecnica, sabe do q eu to falando
em estudio tb, varias ''tecnicas'' de estudio
ele era foda... é né ainda

angus junior 2
Veterano
# out/06
· votar


sem contar tb, da incrivel, formaçao, digamos assim tecnica dele no violao ne

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# out/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


angus junior 2

Concordo, mas não estou dizendo que ele não seja técnico, Page é fodaço... mas o cara precisa sweepar direto? Solar rápido demais? Usar um balde de técnicas para ser técnico?

Eis a questão.

Você se confundiu um pouco no meu questionamento.

angus junior 2
Veterano
# out/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
claro que nao
soh a alma , o espirito q ele tinha, ja vale eheh
vale lembrar tb q a pegada faz parte dessa parte tecnica
e ter tecnica nao eh tocar rapido! mto generalizam, mais estao errados

JoeCruzGuitar
Veterano
# out/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Nick, eu acho o seguinte, cada um desenvolve melhor um tipo de tecnica e se adapta a ela. Se o cara consegue passar pra guitarra o que tá sentindo tá valendo, independente da tecnica que ele use.

Acho que nisso todo mundo concorda.

Eu particularmente, apesar de gostar muito do Blackmore e do Eddie, que nem sempre palhetavam tudo, prefiro mais a tecnica de guitarristas que usam mais da palheta.

Pra mim a frase fica com mais pegada, e a palhetada ajuda a imprimir um beat melhor nos tempos.

Nâo estou falando só em fritação, e em caras extremamente tecnicos, mas estou falando também por exemplo de guitarristas de Jazz, que usam muito a acentuação da palhetada pra dar a pegada necessária aos solos deles.

Por isso gosto muito do Paul Gilbert e do Steve Morse e de Jazz player´s, que tocam alternando e com staccatos.

Acho a tecnica do Frank Gambale simplesmente animal, é tão limpo que as vezes parece um instrumento de sopro fraseando, mas não diria que só pela tecnica ele é melhor ou pior do que os outros que citei.

Agora voce comentou também sobre o lance mais teorico e harmonico.

Sobre as escalas eu acho o seguinte, um guitarrista que consegue fugir das pentas, blues, e modos gregos, consegue ter um fraseado MUITO mais rico.

E nisso eu acho que o guitarrista que domina bem escalas e harmonia, tende a se sair melhor do que um mais limitado no assunto.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# out/06
· votar


angus junior 2

Aí garoto!!!!!!!!!! \o/

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# out/06
· votar


JoeCruzGuitar

Tudo o que você escreveu era o que eu queria ler... e concordo em gênero, número e grau.

angus junior 2
Veterano
# out/06
· votar


JoeCruzGuitar
eh verdade, se o cara conhecer a harmonia e saber usar bem as escalas, ele mata a pau!
ex:o iommi, q ficou limitado pq perdeu as pontas dos dedos, tava lendo uma entrevista dele e ele falou q n pode fazer um monte de coisas q fazia devido a isso
mais msm assim ele toca demais, frases exelentes , solos fudidos, riffs entao. hehe

td tpo de tecnica eh valida, se vc para pra pensar ateh o johnny ramone tem tecnica uhahauuhauhahau, pois eh eu, na minha opniao acharia foda palhetar td pra baxo fazendo aqueles shows de 2 horas tocando bases rapidinhas ahha

angus junior 2
Veterano
# out/06
· votar


o negocio eh nao ficar comparando ninguem, curta aquilo independente de qualquer coisa, e soou e agradou seus ouvidos beleza, oq vale eh curtir, e outro negocio importante tb eh ter respeito com tpo de musico, apesar q tem uns q pqp!!! (sabe, aqueles q soh pensam no money?)
mais msm assim eheh
nao tem solo a musica? n tem problema, agradou os ouvidos? ta valendo

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# out/06
· votar


angus junior 2

Muito bom... eu ouço muito Queens of THe Stone Age, que inclusive tem muito de Sabbath no som deles... acho muito bom mas a maioria aqui não curte... mas gosto muito de EVH, SRV, Vai, Gilbert, Timmons...

angus junior 2
Veterano
# out/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
eheh, vai falar q KEITH RICHARDS NAO EH FOOOOOOOOOOOOOOODA?
eheh

angus junior 2
Veterano
# out/06
· votar


to ouvindo um solo dele animal aqui, Rolling Stones - Bitch !!!

darkwolf
Veterano
# out/06
· votar


depende se vc quer ser/parecer técnico ou não.. eu só quero me expressar com música. claro que usando uma técnica apurada, mas não parecendo técnico e virando um cara chato.

r2s2
Veterano
# out/06
· votar


JoeCruzGuitar
Acho a tecnica do Frank Gambale simplesmente animal, é tão limpo que as vezes parece um instrumento de sopro fraseando

Perfeita a colocação! Frankinho é fodasso. Já até contei aqui no fórum que fiz uma base pra ele numa loja aqui em brasília e ele solou. Foram os minutos mais tensos da minha vida!

Mas meu ídolo maior nesse quesito é outro. Curto muito palhetada e ligados, e ninguém é melhor em unir os dois que o Paulão.

darkwolf
Veterano
# out/06
· votar


Paulão owna

Schenker
Veterano
# out/06
· votar


JoeCruzGuitar
Sobre as escalas eu acho o seguinte, um guitarrista que consegue fugir das pentas, blues, e modos gregos, consegue ter um fraseado MUITO mais rico.

fale isto para BBKing, Clapton e afins . . .

ki_suco
Veterano
# out/06
· votar


JoeCruzGuitar
bom, questão de pegada eu acho difícil comparar, porque, por exemplo, o satriani tem uma pegada do cacete e usa só ligados praticamente

ki_suco
Veterano
# out/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
e respondendo a pergunta:
eu acho que não, porque palhetar tudo envolve técnica também, que é tão ou mais difícil que ligados na minha opinião

Fabio Giavoni
Veterano
# out/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
eu acho q técnica eh um termo bem genérico, técnica eh a facilidade de fazer uma determinada coisa muito bem com um mínimo de esforço possível, portanto, um guitarrista técnico eh aquele q consegue tocar sem "se matar", todos q vc citou lá em cima foram muito técnicos, eu acho q técnico tb eh o guitarrista q faz tudo direitinho sacou? naum aquele cara q toca "na louca"
variedade técnica eh uma coisa, técnica eh outra, se no seu estilo vc naum usa sweep, naum eh obrigado a saber, mas se vc quer ser um guitarrista q utiliza técnicas variadas, daí eh bom q vc saiba todas as técnicas q puder aprender, e criar novas técnicas tb.
tudo eh técnica, desde o jeito q vc segura a palheta até sua capacidade de regular seu timbre. pior ou melhor eh muito pessoal, vc pode dizer q o malmsteen eh melhor q o vai pq usa o sweep melhor, mas vc pode dizer q o vai eh melhor q o malmsteen pq utiliza elementos mais variados dentro da música e faz tappings muito melhor q o gordo. naum eh pq seu sweep eh ruim q vc eh pior q outro guitarrista, eh soh vc conseguir se destacar em outra coisa, tapping, alternada, ligados, ou até mesmo no feeling
;D

Fabio Giavoni
Veterano
# out/06
· votar


se vc palheta td pq GOSTA, naum eh menos técnico, se vc palheta tudo pq NÃO CONSEGUE fazer ligados, daí eu acho q eh falta de técnica

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# out/06
· votar


Fabio Giavoni

Mais ou menos... tocar sem se matar é o que todos devem fazer.

Não existe melhor ou pior pela técnica usada, nem foi este o objetivo do tópico... eu por exemplo não gosto de Maumistin, acho chato e repetitivo mas reconheço que é um ótimo guitarrista.

Vejo por aí que certos guitarristas adotam uma técnica como marca registrada e vejo isso como algo muito positivo. Eu palheto tudo pq acho melhor, faço ligados, tapping, palhetada alternada uso desde que comecei a tocar - não domino sweep... conseguir ou não fazer é questão de treino... algumas coisas você terá mais facilidade de executar e outras não.

CRIEI O TÓPICO COM A INTENÇÃO DE UMA ANÁLISE GERAL, NÃO DE MINHA TÉCNICA EM ESPECIAL.

diwillo
Veterano
# out/06
· votar


Eu gosto de palhetar td! Gosto do som das palhetadas e da pegada q ficam as progressões!
Mas tbm gosto do som das coisas ligadas..gosto de fazer escalas ligando td e dando uns tappings no meio...axo q fica mto legal...

O negocio de palhetar eh q as vezes fica mais correto, pq com a palhetada vc pode marcar bem o tempo...tercinas e sestinas sao faceis ligando...agora qd sao "quartinas" ou "quintinas" (sei la como fala) a palhetada eh mto importante..e palhetando td e dando a ênfase na plalhetada correta o som fica lindo :)

abraço

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# out/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


diwillo

Valeu cara, tenha certeza que seu comentário acrescentou muito como o de todos que postaram.

Dr Jivago
Veterano
# out/06
· votar


Tecnicamente falando eu considero o Steve Vai o melhor que já existiu, ele talvez seja o único guitarrista que domina com mestria todas as tecnicas de guitarra que existem por aí, desde pentas até tappings, passando por sweep, ligados, etc...

Não é o meu guitarrista favorito, curto muito mais o estilo do Malmsteen, Blackmore ou então um rock/blues estilo Robin Trower, Hendrix, mas reconheço que em termos de dmoninar as tecnicas de guitarra não existe ninguem melhor do que o Vai.

MatheusMX
Veterano
# out/06
· votar


Quando eu to com preguiça eu vou só nos ligados, hehe

nettoroses
Veterano
# out/06
· votar


bem
eu curto usar todas as tecnicas
acho bom saber dominar todas
mais a que mais curto é a alternada msm

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


Eu tenho mania de palhetar tudo, tenho tentado o solo da introdução de "No Remorse": Umas pentatônicas trocando de cordas toda hora _\m/ ...

nettoroses
Veterano
# out/06
· votar


Flying CCCP
man
baixou a bt da video jam?

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


nettoroses

Opa, não, procurarei e baixarei _\m/ !!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Palhetar tudo eis a questão. Você deixa de ter técnica?