A floyd brigou com a globo?

Autor Mensagem
diwillo
Veterano
# out/06
· votar

Fermc

Cara..nao partcipei da discussão...mas dizer q as "Floyds" deveriam ser chamadas de Ponte de Microafinação eh totalmente errado!!

Vide a ponte da Lucille (c nao me engano) do BB King...

Sem mais...

abraço

Fermc
Veterano
# out/06
· votar

diwillo
Cara..nao partcipei da discussão...mas dizer q as "Floyds" deveriam ser chamadas de Ponte de Microafinação eh totalmente errado!!

Mas porque que é errado?? É isso que eu tô tentando descobrir...

ki_suco
Veterano
# out/06
· votar

Penta_Blues
ok! parece que me equivoquei em alguns pontos
mas é estranho, pois existem guitarras com ponte trêmolo que, no meu entendimento, não são flutuantes, pois já vi casos em que o dono regula as molas da guitarra de tal forma que ela só tem ação pra baixo, e se apóia no corpo

com essa tua explicação surgiu uma dúvida: brigsby, nesse caso, é flutuante?

ki_suco
Veterano
# out/06
· votar

ps.: pensei que flutuante era a ponte que tinha ação pra frente e pra trás

Rodrigo Yoshida
Veterano
# out/06
· votar

ki_suco
pensei que flutuante era a ponte que tinha ação pra frente e pra trás

teoricamente eh isso, o termo eh simples, ponte que fica flutuando, nao tem back box, se mantem na posicao certa pelo equilibrio de duas forças, cordas e molas

diwillo
Veterano
# out/06 · Editado por: diwillo
· votar

Fermc

Procura uma foto da guita q falei q vc vai perceber...

Existe ponte FIXA COM MICROAFINAÇÃO...e PONTE FLOYD SEM MICROAFINAÇÃO (como a do Petrucci)..soh por isso...

abraço

r2s2
Veterano
# out/06
· votar

que tem ponte de Microafinação

afe...

Fermc
Veterano
# out/06
· votar

r2s2
afe...

Tá bixo, falar "afe" é muito fácil... Eu tbm sei falar, fica vendo só:

afe...

Viu?? É fácil né!! Agora então me explica porque está errado, se é que você sabe... Porque falar "afe" eu vi que você sabe, mas eu quero ver você explicar... Se num sabe, então fica quieto, blz??

diwillo
Procura uma foto da guita q falei q vc vai perceber...

Existe ponte FIXA COM MICROAFINAÇÃO...e PONTE FLOYD SEM MICROAFINAÇÃO (como a do Petrucci)..soh por isso...

Isso que você falou faz sentido... Vou procurar as fotos...

Fermc
Veterano
# out/06
· votar

diwillo

Legal... Você me convenceu!!

Eu vi as fotos e realmente tem pontes que não são flutuantes e são de microafinação...

Penta_Blues
Moderador
# out/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar

Boa noite!!!

ki_suco
...pois existem guitarras com ponte trêmolo que, no meu entendimento, não são flutuantes...
E nisso vc está certíssimo. As pontes do tipo synchronized das Fender, por exemplo, são pontes com trêmulo não flutuantes, pois por serem fixadas com 06 parafusos sua base fica sempre em contato com o corpo da guitarra, não se enquadrando portanto na definição de ponte flutuante. Já as pontes que equipam as Fender American Standard são pontes flutuantes pois são fixadas na guitarra através de dois pivôs e dessa maneira não entram em contato com o corpo mesma.
Quanto à Bigsby, repare que o cordal dela está em contato com o corpo da guitarra, não sendo portanto flutuante.

Particularmente eu divido as pontes em três tipos: Fixa, para Semi-Acústicas e com Trêmulo. E as com Trêmulo eu sub-divido em Apoiadas e Flutuantes. A bem da verdade o termo "trêmulo" não está correto pois o que ela faz é um "vibrato" uma vez que altera o "pitch" da nota e não o seu volume, mas não sei por que se convencionou chamar a alavanca de trêmulo...

Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar

Boa noite!!!

diwillo
Vc teria fotos dessas pontes?
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar

Boa noite!!!

lbergamim
que aliás é flutuante pois fica flutuando entre a tensão das cordas (pra um lado) e das molas (para outro)... vc pode tanto subir quanto descer a afinação com a alavanca...
Discordo de vc, meu camarada.
Toda ponte com trêmulo se estabiliza através da tensão entre cordas e molas, não só as flutuantes.
Ponte flutuante é aquela que a sua base não encosta no corpo da guitarra. Por isso ela está "flutuando"...
Valeu!!!

diwillo
Veterano
# out/06
· votar

Penta_Blues

Olha a MusicMan do Petrucci..eh uma Floyd sem micro (alguns dizem q na verdade eh uma Wilkinson, mas nao eh, tocando da pra percebe q ela eh uma perfeita floyd, mas sem a micro)

E tem a Gibson do BB King...a Lucille..q (c nao me engano) eh ponte fixa e tem micro afinação...

abraço

Bigode Ozzy
Veterano
# out/06
· votar

NEWHERO

BANDA SERTANEJA.... edson e hudson com JEM (vomitante. ) acustico bruno e marrone o cara usando uma Parker branca. (isso é uma afronta) .

Cara...o Hudson q toca coma Jem Branca, toca guitarra pra caralho!! Ele toca mto bem, toca virtuose e ele é foda. É estranho mesmo ver um cara cantando sertanjo com uma jem, mas foda-se, o cara tem grana, toca mto, ganha mto e ainda cata as mulher mais gostosa q pode exitir.

Sobre o cara com a Parker, o cara pode ser freelancer ou pode acompanhar o Bruno e Marrone. Não é pq ele toca romantico que ele tenha mau gosto ou naum possa usar boas coisas. E outro, ele é profissional, naum um zé mané q tá aprendendo a tocar. Foi contratado e tá ganhando bem por isso.

Abraço!

froggy
Veterano
# out/06
· votar

Bigode Ozzy
PQP!!!!hudson tacando com jem foi foda!
onde agente menos espera(nas bandas ramanticas,pagodeiras e axezeiras)aparece uma pessoa q toca pra caralho.....por exemplo o baixista da guiggueto,o cara da cada slap naas muisicas q pqp.....eu axo q tem uns q sao contratados,q mesmo nen gostando do estilo... toca por grana, e outros q gostam do estilo.

essa mesmo do hudson me impressionou,pq eu nen imaginaria um cara do sertanejo com jem......flw
:D

lbergamim
Veterano
# out/06
· votar

Penta_Blues
Discordo de vc, meu camarada.
Toda ponte com trêmulo se estabiliza através da tensão entre cordas e molas, não só as flutuantes.
Ponte flutuante é aquela que a sua base não encosta no corpo da guitarra. Por isso ela está "flutuando"...
Valeu!!!

concordo com vc... to ligado...o que quis dizer foi justamente isso... é pq foi a maneira mais simples de expressar a ideia naquele momento do debate...
afinal, as flutuantes não deixam de flutuar entre a tensão das cordas e molas... só que podem subir ou descer a afinação (justamente por não terem a base encostada no corpo da guitarra...)
Não quis ser restritivo, apenas explicativo... me entende??

BlaCk LaBeL
Veterano
# out/06
· votar

NEWHERO
Cada idéia ruinzinha, hein? qual o problema de os caras não utilizarem Floyd? E pior... qual o problema de guitarristas de sertanejo, mpb, pop-rock e etc usarem guitarras fodas. Não é preciso tocar bem pra ter guitarra boa, só é preciso dinheiro pra comprar. Mas... muitos desses caras tocam pra caralho.

Penta_Blues
"Toda ponte com trêmulo se estabiliza através da tensão entre cordas e molas"

Discordo, man. A parte da flutuação se dá muito mais por causa do back-box (mas tbm é possível fazer sem isso) e, nesse caso, é preciso existir um equilíbrio exato: tensão das molas x tensão das cordas. No caso de pontes tremolo, já assume-se que não há back-box e por isso não é preciso esse equilíbrio exato: a tensão nas molas pode ser muito superior à das cordas, pois a ponte não vai "passar" do corpo.

[]'s

NEWHERO
Veterano
# out/06 · Editado por: NEWHERO
· votar

BlaCk LaBeL
Cada idéia ruinzinha, hein? qual o problema de os caras não utilizarem Floyd? E pior... qual o problema de guitarristas de sertanejo, mpb, pop-rock e etc usarem guitarras fodas. Não é preciso tocar bem pra ter guitarra boa, só é preciso dinheiro pra comprar. Mas... muitos desses caras tocam pra caralho.

Vc infelizmente não entendeu nada do q eu quiz dizer. .... Eu criei o tópico somente como curiosidade... pq quase nunca vejo floyd na tv. E ao mesmo tempo as bandas mais "bregas" como sertanejo, axé, pagode... são as que usam esse tipo de guitarra... Eu como designer, percebo q há uma "guerra" entre a imagem dessas bandas e as guitarras q são usadas. Eu sei que todos podem usar o q bem entender... o visual de uma JEM não combina com axe, pagode e sertanejo.

Acabam q todas as bandas nacionais que aparecem na televisão, são bandas "pop" (popular). Na minha opinião esse é o real motivo de só usarem Strato, Les Paul, SG e Tele.

Ibanez (eu tenho uma) tem um visual muito agressivo, visual mais metal. como não existe metal na Tv... elas não aparecem.

UGO_RJ
Veterano
# out/06
· votar

Fermc

Yngwie Slash

Num entendi muito bem a sua dúvida, mas vou explicar pelo que acho que você quis dizer...

Ponte Flutuante: Aquelas pontes que tem nas Stratocaster. Tipo essa: http://www.revelatorguitarworks.com/images/Revelator%20Vintage%20Strat ocaster%20Sunburst%201961%20A7.jpg

Microafinação: São as que o pessoal chamam erradamente de FloydRose... FloydRose é uma marca... O nome correto é Microafinação. Exemplo de ponte de microafinação: http://www.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=41339052_9249.jpg&v=P

Entendeu?

lol tudo errado

ponte flutuante = ponte que "flutua" pode dar alavancada pra frente e pra traz, wilkinson é ponte flutuante

microafinação são aquelas rodelinhas pra afinar na ponte flutuante, pode ter ou n

isso q vc mostrou é Tremolo n ponte flutuante, lol

ki_suco
Veterano
# out/06
· votar

BlaCk LaBeL
concordo

jampowguitar
Veterano
# out/06
· votar

NEWHERO
po cara vc desmereu os músicos de sertanejo pq???
são pessoas que vivem daquilo e com certeza são freelancer cara
pega ai bruno e marrone,sandy e jr,chitãozinho e xóroro,zeze di camargo e luciano,,,,,só tem músicos feras,,,sem falar que recebem bem demais
pergunte ao faiska como é ser freelancer

jampowguitar
Veterano
# out/06
· votar

outra e pra ser fritador ou virtuoso tem que usar floyd??????????

BlaCk LaBeL
Veterano
# out/06
· votar

NEWHERO
Beleza! Se foi uma análise apenas em termos de visual, tudo bem. Mas, assim... o visual de uma JEM, com aquelas florzinhas e tudo, é considerado brega por muita gente e, assim, combina com esses estilos. Como opinião pessoal, também não acho agressivo o visual das Ibanez. Nem fica estranho um cara de sertanejo ou axé usar uma. Esquisito mesmo seria o pessoal dessas bandas usar uma Jackson King V, uma BC Rich Warlock... hehehehe! Mas, claro... o que importa é o som.

ki_suco
Concorda sobre o q falei das guitarras ou das pontes tremolo? :)

deco_superego
Veterano
# out/06
· votar

uahsuahsahsuhsashauahsa
eh cada topico que aparece.

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar

Bom dia!!!

BlaCk LaBeL
A parte da flutuação se dá muito mais por causa do back-box (mas tbm é possível fazer sem isso)...
Meu camarada, a flutuação se dá porque a base da ponte não está em contato com o corpo da guitarra. Perceba isso em qualquer ponte Wilkinson que possua dois pivôs para fixação da ponte ao corpo. Outro exemplo são as pontes que equipam as Fender American. Uma ponte do tipo Floyd Rose não deixa de ser flutuante por não possuir back-box, até porque isso se localiza na guitarra e não na ponte, a diferença é que vc não vai alavancar pra cima com tanta eficiência.

... é preciso existir um equilíbrio exato: tensão das molas x tensão das cordas...
Em qualquer ponte com trêmolo é preciso existir isso. Experimente soltar as molas de uma ponte fixada com 06 parafusos...

... No caso de pontes tremolo, já assume-se que não há back-box e por isso não é preciso esse equilíbrio exato
Repito, não é o back-box que define o tipo de ponte e o equilíbrio deve sempre ser exato, ou a guitarra terá sua tocabilidade prejudicada.

... a tensão nas molas pode ser muito superior à das cordas, pois a ponte não vai "passar" do corpo.
Imagine como será difícil alavancar uma guitarra com este tipo de ajuste, apesar da ponte não conseguir passar do corpo...

Valeu!!!

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar

Penta_Blues

kd tu bixo??? tah on line?

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar

Bom dia!!!

_BLACKMORE_
Fala meu camarada!!!
Cara, não estou não. Estou no trabalho adiantando algumas coisas pq sairei de férias na semana que vem.
Valeu!!!

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar

Penta_Blues

sairei de férias na semana que vem.
q bão !!! mas antes ... ouça e comente!!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/145797/

boas féiras!

BlaCk LaBeL
Veterano
# out/06 · Editado por: BlaCk LaBeL
· votar

Penta_Blues
Fala, cara! Na verdade, continuo discordando. Se for para levar aos extremos, é possível usar flutuação até com ponte tremolo de 6 parafusos. Já fiz isso com uma antiga Dolphin e até quebrava um galho.

E também repito: se usar a ponte repousada sobre o corpo, não é necessário nenhum equilíbrio exato. Basta que a tensão das cordas não seja superior à das molas (isso é tão óbvio que eu nem mencionei no
post anterior). De resto... a tensão das molas pode estar muito superior. A consequência será apenas mais resistência na utilização da alavanca, o que passa a ser um critério completamente pessoal.

[]'s

_BLACKMORE_
Veterano
# out/06
· votar

BlaCk LaBeL
Penta_Blues

concordo com o q tu disse Black.. a minha strato hoje tem essa regulagem .. qdo puder eu tiro uma foto pra exemplificar ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a A floyd brigou com a globo?