Será que guitarra de Luthier vale mais a pena doq uma de marca? Ajuda

    Autor Mensagem
    Chimbinha
    Veterano
    # out/06


    Então pessoal..eu tava pensando em comprar uma guitarra, dae eu to em duvida numaIbanez Rg Ex, Numa Cort da série X ou Jackson Soloist ...
    ..
    nisso eu esttou com um pouco de duvidas, pq tem luthiers q realmente fazem guitarras mtooo boas, com um acabamento mto bom e qualidade sonora mto boa...

    mas acontece q!! ... se eu mandar um luthier fazer uma guitarra, vamos supor q ela saia com um custo final de 3000 reais, tdo de primeira...tarrachas, captação etc etc , otima guitarra...
    ...mas acontece que um dia eu queira vender ela... será q alguma outra pessoa estaria a disposto a pagar a mesma quantia q eu paguei na guitarra? ou pelo ao menos uns 2800 por exemplo...
    nao sei nao viu...pq eu acho q apesar da guitarra ficar mto fodahh ... acho q uma pessoa nao pagaria a grana q ela vale... pelo o fato de nao ter um jackscon um ibanez escrito no braço!!

    isso é bem fodah..
    dae eu tava pensando se vale a pena mandar fazer ou vc´s acham q eu devo comprar uma dessas de marcas ae!?





    dicas ae!! vlw pessoal
    \0/

    markolino
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Chimbinha
    tipo
    tem luthiers como o Di CAstellis

    que voce vende a guitarra depois , susegado..


    agora

    sei la cara
    com 3 mil a melhor opcao é o luthier ( na minha opniao)

    e cara
    voce vai fazer a guitarra do teu jeito...
    pq voce ira vende-la depois?

    Dr Stein
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Chimbinha
    na maioria das vezes vale cara.....isso se vc tiver a certeza de q nao irá vender, pq valor de revenda nao tem cara...

    Guitarrist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Cara, o dia que eu mais me arrependo na vida, foi o dia que eu fui atrás de Luthier pra fazer guitarra!
    Demora demais! Eles nunca cumprem o prazo. E pior, te prometem uma super guitarra, mas NUNCA fica como vc espera.

    É uma bosta, vc acha que tá colocando tudo do melhor então a guitarra vai ficar uma maravilha... mas depois vc aprende que não basta pegar tudo do que se acha melhor e ir colocando, porque o resultado sonoro se dá na combinação total do hardware, captadores e madeira.
    Além do que comprando a guitarra na loja, vc pode escolher pessoalmente cada uma, não tem erro. Já com luthier, depois de feito nào tem como voltar a trás.

    Quanto a revenda, é mais fácil por fogo do que conseguir revender. Vai casar com ela!
    Se vc fizer uma guitarra de 3000reais, só vai conseguir vender os captadores separados depois.

    PS: Falo por experiência própria. Inclusive gastei valores bem altos tb.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Chapa, é isso mesmo q acontece. Vc fica com um puta instrumento em mãos, mas na hora da revenda... pode esquecer! É como ter uma JEM 7VWH e ter q vendê-la pelo preço de uma RG chulé.

    Então, se vc quer uma guita pra casar, manda fazer. Se não tem certeza e pensa em revenda, não compensa.

    Chimbinha
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Guitarrist
    o loko man... isso é fodah mesmo!!
    por issoq eu t pensando cautelosamente!!

    q fodah oq aconteceu contigo ein!! valeu por compartilhar o conhecimento empirico ae!!
    \\0


    BlaCk LaBeL
    Então, se vc quer uma guita pra casar, manda fazer. Se não tem certeza e pensa em revenda, não compensa.


    então cara,,,,nao é que eu queria revender masss..nunca se sabe do dia de amanha né!!

    vlw ae

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Guitarrist
    Pelo jeito vc deu azar. Tenho uma guita feita em luthier e estou bastante satisfeito. Conheço muitas outras pessoas que tbm tem e tbm estão satisfeitas.


    "Demora demais! Eles nunca cumprem o prazo. E pior, te prometem uma super guitarra, mas NUNCA fica como vc espera."

    Não pode generalizar. Não é pq teu luthier atrasou e não entregou o q prometeu que todos farão o mesmo.


    "É uma bosta, vc acha que tá colocando tudo do melhor então a guitarra vai ficar uma maravilha... mas depois vc aprende que não basta pegar tudo do que se acha melhor e ir colocando, porque o resultado sonoro se dá na combinação total do hardware, captadores e madeira."

    Não existe mágica. Se vc não escolheu bem, se teu luthier não soube te aconselhar com as melhores opções ou mesmo construir bem teu instrumento, é óbvio que o resultado não será bom.


    "Além do que comprando a guitarra na loja, vc pode escolher pessoalmente cada uma, não tem erro. Já com luthier, depois de feito nào tem como voltar a trás."

    Aqui vc se equivocou completamente. Na loja é que não tem como voltar atrás pq nem sequer houve um início. No luthier vc escolhe cada componente, formato, cor, etc... Pode ir acompanhando o processo de construção e, eventualmente, fazer modificações. O resultado vai ser o q vc pediu.


    "Quanto a revenda, é mais fácil por fogo do que conseguir revender. Vai casar com ela!
    Se vc fizer uma guitarra de 3000reais, só vai conseguir vender os captadores separados depois."


    Isso é verdade. Se fizer em luthiers já mais conhecidos, o valor ainda é pouco melhor. Mas, no geral, é ruim.

    trendkill
    Veterano
    # out/06
    · votar


    olha cara, voce falou de modelos distintos demais na sua observação de compra.

    as ibanez rgs DX são bombas, eu sinceramente não pegaria, as cort, eu não conheço tanto, e as jackson solist são umas baita de umas guitarras, principalmente as mais antigas geralmente neckthrue e um braço muito massa.

    luthier voce trem que confiar no cara, tocar em instrumentos que ele tenha realizado, e tire suas conclusões, eu particularmente estou com uma copetti, e estou feliz, e o preço que o cara cobra é baba, e o material/qualidade é de primeira.
    quanto ao cara que falou que não fica legal, é pq não soube oque colocar na guitarra, pois se voce escolhe o conjunto, ela vai ter a qualidade do que voce escolheu, caso isso não aconteça é por ma qualidade do luthier, mais ai a culpa é sua por não saber escolher o luthier, pois sempre informe-se antes de fazer algo... e acima de tudo, escolha aquilo que voce realmente goste, e tenha conciencia da qualidade, sonoridade, tocabilidade e etc...

    alem do di castellis tem outro luthier que é da qui de floripa
    www.copettiguitars.com.br
    o cara é barateiro e bom, trabalha com mogno, as ferragens o mais legal é voce pegar separado, seja la qual for o luthier, digo pela parte de captadores, que é algo muito pessoal, e de preço tão variavel...

    minha duvida seria somente entre a solist que voce citou e a de luthier, tem luthier que faz uma solist, por um bom preço, confere ai!
    falou!

    diwillo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Guitarrist

    Pelo jeito vc teve uma pessima experiencia, com um pessimo luthier :p

    Chimbinha

    Cara..oq acontece eh isso mesmo...c nao for um luthier renomado o valor da guita cai e mto!!
    Mas o negocio eh nao pensa nisso...guita de luthier nao c faz pensando na futura venda..c faz pra ter uma guita SUA, do jeito q VC ker..

    Sei q um dia talvez vc tenha q vender..e c tiver..paciencia...vc nao vai recuperar a grana investida...mas diria q essa diferença foi gasta na satisfação de encomendar uma guita especialmente pra vc...

    abraço

    Chimbinha
    Veterano
    # out/06
    · votar


    entendi...
    sei como devo proceder!!

    .... eu nao sei qm [e este dicasteli ae naoo!
    deve ser de sao paulo

    diwillo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Chimbinha

    DiCastelli eh de Curitiba...

    Midgard
    Veterano
    # out/06
    · votar


    se for pra vida intera uma de luthier eh melhor pq vai sair do jeito q tu quer :)

    darkwolf
    Veterano
    # out/06
    · votar


    BlaCk LaBeL
    RG chulé
    assim vc me ofende..

    trendkill
    as ibanez rgs DX são bombas
    bebeu?

    _li3feson_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    poseh.....toquei já com a Di Castelli do meo professor, veiu que guitarra boa...e tpw, ele disse que mando faze duas, mas tava precisando de uma pedaleira e trocou a primeira po uma GT-8....sla a GT-8 deve tá uns 1800, entaum, imaginio que a guitarras dele tenham um bom preço de revenda....assim como as do zaganin

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # out/06
    · votar


    darkwolf
    Não se ofenda, brother. Existem RGs e RGs... :)

    Midgard
    Veterano
    # out/06
    · votar


    DiCastelli eh de Curitiba

    meu ex professor tem uma \m/ muiiito foda \m/

    frutog3
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Naum sei mais será que não seria melhor com essa grana vc comprar uma guitarra tipo uma Ibanez e colocar uma captação legal, trocar o hardware e tals? acho que talvez sairia ate mais em conta e com um valor de revenda mais consideravel. Agora se vc tem grana pra queimar a vontade manda fazer se nao gostar poe ela no fogo e faz outra hehe (brincadeira)

    Soulface
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Chimbinha
    será q alguma outra pessoa estaria a disposto a pagar a mesma quantia q eu paguei na guitarra? ou pelo ao menos uns 2800 por exemplo...
    Não sonha!
    Nem guitarra de marca vc consegue revender pelo mesmo preço q pagou nela nova.
    No mais, é oq a galera falou aqui.
    Se for comprar pensando na hipótese de revender, compre uma de marca e cuide bem dela.
    Uma guitarra de luthier vc só vai conseguir nder por um bom preço se for pra alguém q entende do negócio e esteja afim de algo de qualidade, independente do q esteja escrito no headstock.
    Só não se esqueça de uma coisa, caso mande fazer a sua guitarra.
    Vc dificilmente vai conseguir alguém pra comprar ela por um bom preço,se mandar escrever "Chimbinha" no head! aheuaheuhaeuhaeuhauheuhaea

    Guitarrist
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Pois é galera, não quis ser radical. Mas eu literalmente tomei no nariz com luthier. Gastei bem mais que 3 mil reais. E fui enganado em todos os aspectos.
    Desculpa se critiquei demais, e se generalizei, mas o trauma foi tão grande, que nunca mais volto em um luthier.

    Quanto ao tempo, era pra ficar pronta entre 60 a 90 dias. E demorou mais de 240 dias, isso mesmo, 8 meses! E ainda sim, só recebi porque entrou advogado na história! Se não vai saber qdo receberia...

    Outra coisa que tem que ser muito observado, é que muitos prometem usar MOGNO. Mas é papo furado, a maioria usa Cedro Rosa que dizem serem bem parecidas, mas pra músicos bem tarimbados chega a ser uma agressão dizer que o Cedro é a mesma coisa que Mogno, não é mesmo! Até entre o próprio mogno existem diferenças, o mogno asiático é bem diferente do nosso mogno brasileiro, que é proibida a venda há anos.
    Nisso tb fui enganado. Quando arrebentei a guitarra no meio, vi que não era Mogno coisa nenhuma!

    Pra vc's terem idéia, depois do ocorrido eu aprendi até a regular e instalar captadores em guitarra, pra nem isso ter que pedir pra luthier nenhum fazer mais.

    PS: É bem verdade que já peguei uma boa Stratocaster feita por luthier, não era nenhuma Fender, mas era boa.
    Talvez as guitarras que eu pedi, fosse além da capacidade do luthier fazer, (apesar dele prometer que fazia com os pés nas costas de tão moleza) pois não tinha nenhuma a mão pra ele copiar, no caso, pedi duas réplicas de Jackson KV2 USA. E a que ele fez não tinha nada haver quando chegou. Lixo total.
    Aliás, botei fogo nela. hahahawhhawawh
    Mas é verdade.

    Outra coisa, o luthier que fiz, era bem famoso, se dissesse o nome dele aqui muita gente vai conhecer. Mas não vou fazer isso, pois nosso rolo foi parar na Justiça até, retirei a causa pois através do meu advogado consegui fazer acordo antes. Lógico que não dá em nada, afinal além de ser verdade, é a minha opinião. Mas prefiro não evitar transtornos. Já quebrei o pau com ele o suficiente. Até advogado tive que contratar, perdi tudo que tinha encomendando essas merdas, e passei muito nervoso, a ponte de ter que tomar calmante. Portanto, por favor, não me pessam mais detalhes do que isso.

    Também sei que muitos vão dizer que não posso generalizar, e que tem sim muitos luthieres de altíssimo nivél. Concordo, tem sim, mas os melhores são bem careiros, com o que eles cobram dá pra comprar logo a guitarra de marca.
    Além disso, um amigo meu pediu uma guitarra em outro luthier, no começo do ano, em um grande luthier, famoso, tem até fábrica, se eu falar a marca das guitarras dele com certeza todos vcs conhecem...hehehehe. Mas mesmo assim, o prometido era de 60 dias. A guitarra chegou depois de 4 meses, e veio com o braço empenado!!! Ele devolveu a guitarra depois de uma longa briga... Constatado o real empenamento, o luthier ficou de fazer outro braço... Já se passaram mais 4 meses e até agora nada.

    Então, só digo que eu não arrisco mais. To há anos sem uma guitarra top, mas to juntando meus reaizinhos na poupança, o dia que puder, vou logo comprar uma de marca já conhecida e pronto. Chega de sofrer.

    Espero ter ajudado, abraço a todos.

    Midgard
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Guitarrist

    eu soh tenho a lamentar esse tipo de fato =/ espero q mais casos desse nao se repitam

    r2s2
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Tomara que num seja assim sempre!

    Soulface
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Guitarrist
    Putz cara, q foda isso hein?!
    Desse jeito, daqui a pouco vai ter q existir contrato assinado e tudo pra se mandar fazer uma guitarra.
    Esse negócio de prazo de entrega tb é foda.
    Tem o Tiruk tb q mandou fazer um amp e os caras estão enrolando pra entregar.
    As vezes o cara pode até fazer uma guitarra em 2 meses. Mas aí ele pega umas 5 pra fazer de uma vez e se fode todo.
    Não sei ql era a relação q vc tinha com esse luthier antes do rolo, mas o negócio é pegar alguém conhecido e de confiança, e ir acompanhando o processo. Aí mesmo q demore, vc nem sente.

    Chimbinha
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Guitarrist
    E demorou mais de 240 dias, isso mesmo, 8 meses! E ainda sim, só recebi porque entrou advogado na história! Se não vai saber qdo receberia...

    MAN q fodahhhhhhhhhhh!! se fosse eu com 1 mês de atraso já mandaria parar!

    Quando arrebentei a guitarra no meio, vi que não era Mogno coisa nenhuma!
    Aliás, botei fogo nela. hahahawhhawawh
    Mas é verdade.


    virgii...ae cara..eu to correndo de guitarra feita por luthier!!

    cruzes....

    vlw pela ajuda ae!!
    ajudou bastante \0/

    O_Melhor_O_Modesto
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Guitarrist
    É bem verdade que já peguei uma boa Stratocaster feita por luthier, não era nenhuma Fender, mas era boa.

    Creio eu, que as melhores guitarras são feitas a mão, portanto por luthiers, as melhores Fenders devem ser feitas a mão por luthiers da Fender.

    A diferença é que as guitarras top de marca passam por uma revisão, muito dificilmente vem ao mercado com defeito.
    Se o luthier é ruim, comete alguns erros e para lucrar mais age de má fé e não admite o erro, isso é um problema particular dele, ele que é "um bosta".

    Chimbinha
    Veterano
    # out/06
    · votar


    O_Melhor_O_Modesto
    Creio eu, que as melhores guitarras são feitas a mão, portanto por luthiers, as melhores Fenders devem ser feitas a mão por luthiers da Fender.
    sim... mas lá eles tem infinitos recursos!! e engenheiros... pra ajudarem no fabrico de guitarras!!

    trendkill
    Veterano
    # out/06
    · votar


    darkwolf
    trendkill
    as ibanez rgs DX são bombas
    bebeu?
    ---

    quando voce tocar com uma RG original, as primeiras, sem ser essas ai voce vai intender do que eu falo, tudo bem são até boasinhas, mais comparado com uma RG de verdade, não tem nem chance (digo isso obviamente pelas RDS DX que estão circulando pelo brasil) tenho uma rg450 japa, e até agora não troco por nenhuma rgdx

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Será que guitarra de Luthier vale mais a pena doq uma de marca? Ajuda