o diapasão de amaranto tem a mesma qualidade doq um de pau rosa?

    Autor Mensagem
    xcharliey
    Membro Novato
    # 11/mar/23 16:34


    Estava querendo conprar uma Jackson JS e vi o mesmo modelo em duas versões:

    Corpo em Choupo e Diapasao em Pau Rosa
    Corpo em Choupo e Diapasao em Amaranto

    a versao em pau rosa estava por volta dos 9 mil reais
    ja a versao em amaranto estava a metade do preço 4 mil reais

    tem alguma observacao q eu deveria levar em conta?

    JJJ
    Veterano
    # 11/mar/23 17:44
    · votar


    Diapasão? Eu procurei no Google sobre sinônimos e não achei nada além do tradicional afinador...

    Por acaso, em algum lugar do Brasil "diapasão" significa outra coisa? Braço? Escala?

    Enfim, seja o que for... se a diferença for só a madeira do tal diapasão... eu não pagaria mais que o dobro!

    xcharliey
    Membro Novato
    # 11/mar/23 17:54
    · votar


    Diapasão? Eu procurei no Google sobre sinônimos e não achei nada além do tradicional afinador...

    Por acaso, em algum lugar do Brasil "diapasão" significa outra coisa? Braço? Escala?

    Enfim, seja o que for... se a diferença for só a madeira do tal diapasão... eu não pagaria mais que o dobro!

    foi oq pensei tbm mas no anuncio da guitarra falei exatamente ass e n achei nada na internet explicando sobre

    Schelb
    Veterano
    # 11/mar/23 19:11
    · votar


    Agora fiquei intrigado, de onde tiraram essa história de madeira do diapasão? kkk Pesquisei pesquisei aqui e num entendi ainda. Mas tem muitos anúncios que falam dessa forma, realmente. Agora, na maioria das guitarras só tem três madeiras: do corpo, do braço e da escala. Eu imagino que o diapasão seja então o braço? haha. sei la. Mas essa diferença de preço não se justifica pela madeira, nem de longe, até porque a madeira pouca diferença faz na guitarra. Considerando a polêmica ao redor do assunto, pesquise você mesmo sobre a influência da madeira na guitarra e tire suas conclusões .. de preferência da uma olhada no canal do Jim Lill no Youtube, que ele fez testes sensacionais recentemente .. hehe

    ejames
    Membro Novato
    # 11/mar/23 19:15
    · votar


    É madeira da escala. Alguns sites de venda como o ML listam como "madeira do diapasão", seja lá por qual motivo.

    a versao em pau rosa estava por volta dos 9 mil reais
    ja a versao em amaranto estava a metade do preço 4 mil reais


    Cara, devem ser séries diferentes. Apenas a madeira da escala não justifica essa diferença de preço.

    xcharliey
    Membro Novato
    # 11/mar/23 21:12
    · votar


    Cara, devem ser séries diferentes. Apenas a madeira da escala não justifica essa diferença de preço.

    acho q nn amigo, realmente estava vendo no ML mas a diferenca de preco estava no msm anuncio (ficava nas msm opcoes de cor e etc...) e mesmo modelo ai selecionava a versao em amaranto e diminuia metade do valor

    Wanton
    Veterano
    # 12/mar/23 09:03
    · votar


    ejames
    É madeira da escala.

    Também não faço ideia de onde isso surgiu. Talvez, de algum aplicativo de tradução.


    xcharliey
    e mesmo modelo ai selecionava a versao em amaranto e diminuia metade do valor

    Ponha o link, se possível. Se a diferença for só na escala (fretboard), pegue a mais barata.

    Grimc
    Veterano
    # 12/mar/23 10:47 · Editado por: Grimc
    · votar


    ejames

    É madeira da escala. Alguns sites de venda como o ML listam como "madeira do diapasão", seja lá por qual motivo.


    Isso me parece como um google tradutor de algum anúncio chinês ou coisa do tipo. "Rosewood" sendo traduzido pra "pau rosa" (hihi) só evidencia mais isso.

    makumbator
    Moderador
    # 12/mar/23 11:00
    · votar


    Grimc
    Isso me parece como um google tradutor de algum anúncio chinês ou coisa do tipo. "Rosewood" sendo traduzido pra "pau rosa" (hihi) só evidencia mais isso.

    É isso mesmo.

    Delson
    Veterano
    # 13/mar/23 11:44
    · votar


    xcharliey
    Amaranto é uma tradução de Amaranth Wood, que é o nosso Roxinho. Eu gosto do visual, mas não sei qual diferença sonora uma escala em roxinho traria.
    Tem gente que não acha que isso faça diferença, mas tem gente que diz que consegue distinguir o timbre de uma guitarra com escala em jacarandá da Bahia de uma com jacarandá indiano.

    makumbator
    Moderador
    # 13/mar/23 12:40 · Editado por: makumbator
    · votar


    Delson
    mas não sei qual diferença sonora uma escala em roxinho traria.

    Nenhuma. Tonewood pra instrumento elétrico é terraplanismo. Conceito já derrubado há muito tempo.

    Obviamente ainda permanecem as questões estéticas, de preço, facilidade de se construir com determinadas madeiras, durabilidade e resistência, etc...

    xcharliey
    Membro Novato
    # 13/mar/23 17:47
    · votar


    a guitarra e a seguinte:
    Guitarra

    ejames
    Membro Novato
    # 13/mar/23 19:49
    · votar


    xcharliey
    a guitarra e a seguinte:

    Pode ser algum erro do vendedor. Nos outros sites ela aparece na faixa dos 3 mil reais, então o valor da com escala em rosewood tá (bem) fora da média.

    HortaRates
    Membro
    # 14/mar/23 05:13
    · votar


    xcharliey
    Realmente, essa tradução de "escala" ter virado "diapasão" vai ser um mistério. Mas no caso, quer dizer escala mesmo, aqui está a mesma guitarra em um site de grande reputação dos EUA:
    https://www.sweetwater.com/store/detail/WarJS32SW--jackson-js-series-w arrior-js32-snow-white
    É um instrumento de entrada da Jackson, feito na China, que custa menos de 400 dólares. O valor de R$8 mil tá muito fora da realidade, apesar de R$ 4mil também ser caro.

    Sobre a questão da escala de "Amaranto" ou "Pau Rosa": Essa guitarra em específico só é oferecida com escala em "Amaranth". Em todos os sites de venda, e no site do fabricante, só tem a versão em "Amaranth". Pode ser que a de que tenha escala em "rosewood" seja outro modelo, por isso a diferença de preço. Pode ser também simplesmente erro do anúncio, já que esse anúncio foi feito sem o menor cuidado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a o diapasão de amaranto tem a mesma qualidade doq um de pau rosa?