Uma dica para quem quer velocidade e clareza nas notas

Autor Mensagem
edilsonaragaojr
Veterano
# set/06


Oi pessoal, outro dia estava me perguntando: Pq quando vou digitar as notas de uma escala eu tenho mais facilidade em subir do q descer o braço(estou falando na vertical)? Foi quando lembrei de Frank Gambale e sua técnica de sweep picking, o mais importante eh q a técnica de sweep pode ser usada não soh em arpejos, mas o mais interessante eh usá-la em escalas...O Gustavo Guerra tbm usa muito essa técnica...Mas vamos ao q interessa, notei q eu usava essa técnica para subir as notas e não para descer, para descer eu usava palhetada alternada, agora estou treinando palheta sweep em escalas com 3 notas por corda ascendente e descendente...No começo eh estranho, mas economiza e muito os movimentos, deixando a palhetada mais clara e rápida, espero q vcs sigam essa dica...Para quem não entendeu, digamos q vc está digitando a escala de G Jônio, vc palheta pra baixo pra cima pra baixo e, quando vc for mudar de corda, ao invés de vc alternar a palhetada digitando para cima, vc mantem o movimento para baixo, para que assim vc possa aproveitar a LEI DA GRAVIDADE q fará o seu braço descer naturalmente...Viajei heeheheheh, mas sério...Ficaria algo assim


e---------------------------------------5-7-8--------------|
B--------------------------------5-7-8---------------------|
G-------------------------4-5-7----------------------------|
D------------------4-5-7-----------------------------------|
A-----------3-5-7------------------------------------------|
E--3--5--7-------------------------------------------------|


B C B B C B B C B B C B B C B B C B
B= baixo
C= Cima

Vc pode fazer voltando eh soh inverter a ordem dada acima, lembrando q vc deve sempre manter a direção do movimento, economizando movimentos desnecessários...

Aki tem um vídeo q eu achei SUPERINTERESSANTE de sweep picking, jah foi postado aki, mas não custa nada lembrar...
http://www.youtube.com/watch?v=3mbx03mP5eg

Luis Guitar
Veterano
# set/06
· votar


Pow man!! Valew pela dica!!!!
Vou tentar fazer!!!

Midgard
Veterano
# set/06
· votar


valeu pela dica cara \o/

Rachmaninoff
Veterano
# set/06
· votar


Frank Gambale e seus sweeps...

darkwolf
Veterano
# set/06
· votar


eu venho fazendo isso ha algum tempo.. da resultado.
boa colaboração, abç

zaqueu_grunge
Veterano
# set/06 · Editado por: zaqueu_grunge
· votar


edilsonaragaojr
eu treino isso todo dia =)
eh muito bom, dah mais pegada
soh q ainda naum estou muito rapido =/
depois q postei umas gravaçoes minhas percebi q preciso treinar muito pra começar a fazer solinhos simples...
daih fui na guitar x e peguei uns exercicios de penta com 2 notas por corda, acho melhor ainda


e-------------------------------------------------------------------5- 8-------5-8-|
B----------------------------------------------------5-8------5-8----- --5-8------|
G-------------------------------------5-7------5-7------5-7----------- -----------|
D-----------------------5-7-----5-7------5--7------------------------- -----------|
A-------5-7-------5-7------5-7---------------------------------------- -----------|
E--5-8-------5-8------------------------------------------------------ ------------|

to treinando todo dia, e a pegada melhora muito

diwillo
Veterano
# set/06
· votar


Nao gosto dessa tecnica nao :p

JB_
Veterano
# set/06
· votar


Nao gosto dessa tecnica nao :p (2)

eu faço alternado

Véi Angelo
Veterano
# set/06
· votar


sempre palhetei assim o.O
e pra mim era "alternada" o.O

Igor Martins
Veterano
# set/06
· votar


sempre palhetei assim o.O
e pra mim era "alternada" o.O

tb. \w/

Isso q dá ser auto-didata heheheh

markolino
Veterano
# set/06
· votar


edilsonaragaojr
vlw cara !

LuizJu88
Veterano
# set/06
· votar


Boa dica pra quem nao conhecia...\o/
Sempre procuro treinar assim mas sem deixar de treinar a alternada tb...

edilsonaragaojr
Veterano
# set/06
· votar


diwillo
JB_

No começo eh estranho, depois vc acostuma, ainda estou treinando... Gostando ou não, eh sempre bom dominar o básico de algumas técnicas.

MyNameIsRevolution
Veterano
# set/06 · Editado por: MyNameIsRevolution
· votar


po isso é super normal...

apesar de eu não fazer isso

edilsonaragaojr
Veterano
# set/06
· votar


Luis Guitar
Midgard
darkwolf

De nada pessoal, há muito tempo leio os posts da galera, mas faz pouco tempo q me cadastrei e tou começando a postar mesmo agora...Conheço alguns de vcs de tanto ler os posts =]

zaqueu_grunge
Pois eh cara, continue assim, tbm tou treinando pacas...

E lembrem-se: quer tocar rápido? Comece tocando devagar...bem devagar, em uma velocidade q vcs considerarem ridícula, assim o cérebro se acostumará com os movimentos, repita-os lentamente, depois vcs verão a diferença...Antes keria pegar solos rápidos em uma velocidade média, resultado: saía uma merda, notas emboladas...Outro dia segui o conselho q eu li do Mozart Mello, comecei devagar, tirei algo do Malmsteen, agora tou tirando spread of fire do angra, é sério galera, faz uma diferença, não adianta ser "rápido" e tocar embolado, o segredo estar em tocar claro, nítido...Depois postarei mais dicas q eu aprendi com a pouca experiência q tenho na guitarra...

Steve Van Halen
Veterano
# set/06
· votar


edilsonaragaojr
a intençao eh mto legal, porem eu axo q todo mundo ja sabe, a primeira coisa q eu pensei qndo aprendi sweep foi usar isso nas escalas (pensei nisso antes de pensar e subir e descer nas 6 cordas), axo q qq um com um minimo de massa cinzenta pod pensa nisso, mas d qq jeito a intençao eh legal

paulo_les_paul
Veterano
# set/06
· votar


eu fazia isso apenas quando subia a escala, fazia inconscientemente, tbm pensando q estava alternando tudo, aí alguém de recomendou a alternar tudo mesmo.O engraçado, tem muita gente que não recomenda essa técnica

paulo_les_paul
Veterano
# set/06
· votar


por via das dúvidas eu tento me aprimorar nos dois tipos de técnica

edilsonaragaojr
Veterano
# set/06
· votar


Steve Van Halen

Eh verdade...Vc tem razão, agora rapaz, tipo, o q parece óbvio para a gente pode ser uma dúvida para outra pessoa, daí a minha intenção...Por exemplo, tem muita gente q não consegue tanta velocidade pq não entende a "física" do movimento de palhetada, q vc soh consegue com muita intimidade com o instrumento...Exemplo na hora de palhetar uma frase rápida, incline um pouco a palheta para q ela deslize pelas cordas com mais facilidade...Muita gente aki sabe disso, mas HÁ PESSOAS Q NÃO SABEM...Na hora de fazer um sweep, pressione um pouco o pulso contra as cordas, assim, as cordas não se moverão tanto na hora da palhetada sweep, parecerão mais firmes, não escaparão da palheta, facilitando o seu sweep e facilitando o próprio abafamento das cordas...Na hora de fazer um palm-mute, quanto mais próximo da ponte vc abafar, melhor sairá sua base, pois a medida q vc abafa afastanto o pulso da ponte, o som sai pior, são dicas q para q quem jah sabe eh óbvio demais, mas para quem não sabe eh muito massa...Entendeu? Mas valew pelo toke...

edilsonaragaojr
Veterano
# set/06
· votar


Steve Van Halen

Eh verdade...Vc tem razão, agora rapaz, tipo, o q parece óbvio para a gente pode ser uma dúvida para outra pessoa, daí a minha intenção...Por exemplo, tem muita gente q não consegue tanta velocidade pq não entende a "física" do movimento de palhetada, q vc soh consegue com muita intimidade com o instrumento...Exemplo na hora de palhetar uma frase rápida, incline um pouco a palheta para q ela deslize pelas cordas com mais facilidade...Muita gente aki sabe disso, mas HÁ PESSOAS Q NÃO SABEM...Na hora de fazer um sweep, pressione um pouco o pulso contra as cordas, assim, as cordas não se moverão tanto na hora da palhetada sweep, parecerão mais firmes, não escaparão da palheta, facilitando o seu sweep e facilitando o próprio abafamento das cordas...Na hora de fazer um palm-mute, quanto mais próximo da ponte vc abafar, melhor sairá sua base, pois a medida q vc abafa afastanto o pulso da ponte, o som sai pior, são dicas q para q quem jah sabe eh óbvio demais, mas para quem não sabe eh muito massa...Entendeu? Mas valew pelo toke...

zaqueu_grunge
Veterano
# set/06
· votar


edilsonaragaojr
cara, eu fiz o mesmo q vc =P
a menos de uma semana atrás minha ideologia era tocar o mais rapido possivel, mesmo q naum saisse bem feito.
repensei meus conceitos depois de umas gravaçoes... coisas simples q eu naum conseguia fazer... e vou recomeçar do zero, estou estudando teoria, pentatonicas... e assim vai...
essa tecnica q vc postou eu aprendi faiz pouco tempo tambem... acho muito importante absorver td quanto possa ser exercicios...
quanto as proximas dicas, estarei esperando \o/

gege_correa
Veterano
# set/06
· votar


Véi Angelo
sempre palhetei assim o.O
e pra mim era "alternada" o.O


Na verdade é alternada tbém, o sweep só está nas mudanças de corda, qdo vc mantêm o sentido da palhetada hehe :-p

Chimbinha
Veterano
# set/06
· votar


e se vc[s quiserem melhorar isso ainda mais!!!

TREINEM BEM DEVAGAR!!

Tiruk
Veterano
# set/06
· votar


Isso se chama economic picking

o vai usa isso tb

Zakk Wylde_
Veterano
# set/06
· votar


Sempre palhetei assim

SauloMoreira
Veterano
# set/06
· votar


o importante pra mim eh condicionar voce a tok assim... pra num improviso seu cerebro tah condicionado a fazer essa palhetada...

apesar que varios guitarristas que tocam muito tao cagando e andando pra isso.. kkkk

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# set/06
· votar


Esse negócio da palhetada é meio lógico.

Mas o ideal é treinar quase parando... aí sim.

JB_
Veterano
# set/06
· votar


edilsonaragaojr

Essa técnica é boa, mas eu prefiro alternado pq qdo não são 3 notas por corda vc vai ter que alternar se quiser palhetar tudo e por acabar se confundindo com 2 ou 3 notas por corda, mas com 3 assim é bem mais fácil. Na verdade quase todos os guitarristas fazem isso, alternando tudo são poucos, Petrucci, Morse, Kiko, Paul Gilbert...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# set/06
· votar


JB_

Sempre fiz assim e nunca me atrapalhei. Basta treinar.

JB_
Veterano
# set/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Já comigo não foi a mesma coisa, fazia tudo alternado, treinei bastante esse e fazia 3 notas por cordas tranquilo, mas qdo misturava com duas ou quatro virava uma bagunça, dai eu resolvi fazer tudo alternado mesmo, só de vez enquando faço assim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma dica para quem quer velocidade e clareza nas notas