Autor |
Mensagem |
edilsonaragaojr Veterano |
# set/06
Oi pessoal, outro dia estava me perguntando: Pq quando vou digitar as notas de uma escala eu tenho mais facilidade em subir do q descer o braço(estou falando na vertical)? Foi quando lembrei de Frank Gambale e sua técnica de sweep picking, o mais importante eh q a técnica de sweep pode ser usada não soh em arpejos, mas o mais interessante eh usá-la em escalas...O Gustavo Guerra tbm usa muito essa técnica...Mas vamos ao q interessa, notei q eu usava essa técnica para subir as notas e não para descer, para descer eu usava palhetada alternada, agora estou treinando palheta sweep em escalas com 3 notas por corda ascendente e descendente...No começo eh estranho, mas economiza e muito os movimentos, deixando a palhetada mais clara e rápida, espero q vcs sigam essa dica...Para quem não entendeu, digamos q vc está digitando a escala de G Jônio, vc palheta pra baixo pra cima pra baixo e, quando vc for mudar de corda, ao invés de vc alternar a palhetada digitando para cima, vc mantem o movimento para baixo, para que assim vc possa aproveitar a LEI DA GRAVIDADE q fará o seu braço descer naturalmente...Viajei heeheheheh, mas sério...Ficaria algo assim
e---------------------------------------5-7-8--------------|
B--------------------------------5-7-8---------------------|
G-------------------------4-5-7----------------------------|
D------------------4-5-7-----------------------------------|
A-----------3-5-7------------------------------------------|
E--3--5--7-------------------------------------------------|
B C B B C B B C B B C B B C B B C B
B= baixo
C= Cima
Vc pode fazer voltando eh soh inverter a ordem dada acima, lembrando q vc deve sempre manter a direção do movimento, economizando movimentos desnecessários...
Aki tem um vídeo q eu achei SUPERINTERESSANTE de sweep picking, jah foi postado aki, mas não custa nada lembrar...
http://www.youtube.com/watch?v=3mbx03mP5eg
|
Luis Guitar Veterano |
# set/06
· votar
Pow man!! Valew pela dica!!!!
Vou tentar fazer!!!
|
Midgard Veterano |
# set/06
· votar
valeu pela dica cara \o/
|
Rachmaninoff Veterano |
# set/06
· votar
Frank Gambale e seus sweeps...
|
darkwolf Veterano |
# set/06
· votar
eu venho fazendo isso ha algum tempo.. da resultado.
boa colaboração, abç
|
zaqueu_grunge Veterano |
# set/06 · Editado por: zaqueu_grunge
· votar
edilsonaragaojr
eu treino isso todo dia =)
eh muito bom, dah mais pegada
soh q ainda naum estou muito rapido =/
depois q postei umas gravaçoes minhas percebi q preciso treinar muito pra começar a fazer solinhos simples...
daih fui na guitar x e peguei uns exercicios de penta com 2 notas por corda, acho melhor ainda
e-------------------------------------------------------------------5- 8-------5-8-|
B----------------------------------------------------5-8------5-8----- --5-8------|
G-------------------------------------5-7------5-7------5-7----------- -----------|
D-----------------------5-7-----5-7------5--7------------------------- -----------|
A-------5-7-------5-7------5-7---------------------------------------- -----------|
E--5-8-------5-8------------------------------------------------------ ------------|
to treinando todo dia, e a pegada melhora muito
|
diwillo Veterano |
# set/06
· votar
Nao gosto dessa tecnica nao :p
|
JB_ Veterano |
# set/06
· votar
Nao gosto dessa tecnica nao :p (2)
eu faço alternado
|
Véi Angelo Veterano |
# set/06
· votar
sempre palhetei assim o.O
e pra mim era "alternada" o.O
|
Igor Martins Veterano |
# set/06
· votar
tb. \w/
Isso q dá ser auto-didata heheheh
|
markolino Veterano |
# set/06
· votar
edilsonaragaojr
vlw cara !
|
LuizJu88 Veterano |
# set/06
· votar
Boa dica pra quem nao conhecia...\o/
Sempre procuro treinar assim mas sem deixar de treinar a alternada tb...
|
# set/06
· votar
diwillo
JB_
No começo eh estranho, depois vc acostuma, ainda estou treinando... Gostando ou não, eh sempre bom dominar o básico de algumas técnicas.
|
MyNameIsRevolution Veterano |
# set/06 · Editado por: MyNameIsRevolution
· votar
po isso é super normal...
apesar de eu não fazer isso
|
# set/06
· votar
Luis Guitar
Midgard
darkwolf
De nada pessoal, há muito tempo leio os posts da galera, mas faz pouco tempo q me cadastrei e tou começando a postar mesmo agora...Conheço alguns de vcs de tanto ler os posts =]
zaqueu_grunge
Pois eh cara, continue assim, tbm tou treinando pacas...
E lembrem-se: quer tocar rápido? Comece tocando devagar...bem devagar, em uma velocidade q vcs considerarem ridícula, assim o cérebro se acostumará com os movimentos, repita-os lentamente, depois vcs verão a diferença...Antes keria pegar solos rápidos em uma velocidade média, resultado: saía uma merda, notas emboladas...Outro dia segui o conselho q eu li do Mozart Mello, comecei devagar, tirei algo do Malmsteen, agora tou tirando spread of fire do angra, é sério galera, faz uma diferença, não adianta ser "rápido" e tocar embolado, o segredo estar em tocar claro, nítido...Depois postarei mais dicas q eu aprendi com a pouca experiência q tenho na guitarra...
|
Steve Van Halen Veterano |
# set/06
· votar
edilsonaragaojr
a intençao eh mto legal, porem eu axo q todo mundo ja sabe, a primeira coisa q eu pensei qndo aprendi sweep foi usar isso nas escalas (pensei nisso antes de pensar e subir e descer nas 6 cordas), axo q qq um com um minimo de massa cinzenta pod pensa nisso, mas d qq jeito a intençao eh legal
|
paulo_les_paul Veterano |
# set/06
· votar
eu fazia isso apenas quando subia a escala, fazia inconscientemente, tbm pensando q estava alternando tudo, aí alguém de recomendou a alternar tudo mesmo.O engraçado, tem muita gente que não recomenda essa técnica
|
paulo_les_paul Veterano |
# set/06
· votar
por via das dúvidas eu tento me aprimorar nos dois tipos de técnica
|
# set/06
· votar
Steve Van Halen
Eh verdade...Vc tem razão, agora rapaz, tipo, o q parece óbvio para a gente pode ser uma dúvida para outra pessoa, daí a minha intenção...Por exemplo, tem muita gente q não consegue tanta velocidade pq não entende a "física" do movimento de palhetada, q vc soh consegue com muita intimidade com o instrumento...Exemplo na hora de palhetar uma frase rápida, incline um pouco a palheta para q ela deslize pelas cordas com mais facilidade...Muita gente aki sabe disso, mas HÁ PESSOAS Q NÃO SABEM...Na hora de fazer um sweep, pressione um pouco o pulso contra as cordas, assim, as cordas não se moverão tanto na hora da palhetada sweep, parecerão mais firmes, não escaparão da palheta, facilitando o seu sweep e facilitando o próprio abafamento das cordas...Na hora de fazer um palm-mute, quanto mais próximo da ponte vc abafar, melhor sairá sua base, pois a medida q vc abafa afastanto o pulso da ponte, o som sai pior, são dicas q para q quem jah sabe eh óbvio demais, mas para quem não sabe eh muito massa...Entendeu? Mas valew pelo toke...
|
# set/06
· votar
Steve Van Halen
Eh verdade...Vc tem razão, agora rapaz, tipo, o q parece óbvio para a gente pode ser uma dúvida para outra pessoa, daí a minha intenção...Por exemplo, tem muita gente q não consegue tanta velocidade pq não entende a "física" do movimento de palhetada, q vc soh consegue com muita intimidade com o instrumento...Exemplo na hora de palhetar uma frase rápida, incline um pouco a palheta para q ela deslize pelas cordas com mais facilidade...Muita gente aki sabe disso, mas HÁ PESSOAS Q NÃO SABEM...Na hora de fazer um sweep, pressione um pouco o pulso contra as cordas, assim, as cordas não se moverão tanto na hora da palhetada sweep, parecerão mais firmes, não escaparão da palheta, facilitando o seu sweep e facilitando o próprio abafamento das cordas...Na hora de fazer um palm-mute, quanto mais próximo da ponte vc abafar, melhor sairá sua base, pois a medida q vc abafa afastanto o pulso da ponte, o som sai pior, são dicas q para q quem jah sabe eh óbvio demais, mas para quem não sabe eh muito massa...Entendeu? Mas valew pelo toke...
|
zaqueu_grunge Veterano |
# set/06
· votar
edilsonaragaojr
cara, eu fiz o mesmo q vc =P
a menos de uma semana atrás minha ideologia era tocar o mais rapido possivel, mesmo q naum saisse bem feito.
repensei meus conceitos depois de umas gravaçoes... coisas simples q eu naum conseguia fazer... e vou recomeçar do zero, estou estudando teoria, pentatonicas... e assim vai...
essa tecnica q vc postou eu aprendi faiz pouco tempo tambem... acho muito importante absorver td quanto possa ser exercicios...
quanto as proximas dicas, estarei esperando \o/
|
gege_correa Veterano |
# set/06
· votar
Véi Angelo
Na verdade é alternada tbém, o sweep só está nas mudanças de corda, qdo vc mantêm o sentido da palhetada hehe :-p
|
Chimbinha Veterano |
# set/06
· votar
e se vc[s quiserem melhorar isso ainda mais!!!
TREINEM BEM DEVAGAR!!
|
Tiruk Veterano |
# set/06
· votar
Isso se chama economic picking
o vai usa isso tb
|
Zakk Wylde_ Veterano |
# set/06
· votar
Sempre palhetei assim
|
SauloMoreira Veterano |
# set/06
· votar
o importante pra mim eh condicionar voce a tok assim... pra num improviso seu cerebro tah condicionado a fazer essa palhetada...
apesar que varios guitarristas que tocam muito tao cagando e andando pra isso.. kkkk
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# set/06
· votar
Esse negócio da palhetada é meio lógico.
Mas o ideal é treinar quase parando... aí sim.
|
JB_ Veterano |
# set/06
· votar
edilsonaragaojr
Essa técnica é boa, mas eu prefiro alternado pq qdo não são 3 notas por corda vc vai ter que alternar se quiser palhetar tudo e por acabar se confundindo com 2 ou 3 notas por corda, mas com 3 assim é bem mais fácil. Na verdade quase todos os guitarristas fazem isso, alternando tudo são poucos, Petrucci, Morse, Kiko, Paul Gilbert...
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# set/06
· votar
JB_
Sempre fiz assim e nunca me atrapalhei. Basta treinar.
|
JB_ Veterano |
# set/06
· votar
Nick_Oliveri_Guitar
Já comigo não foi a mesma coisa, fazia tudo alternado, treinei bastante esse e fazia 3 notas por cordas tranquilo, mas qdo misturava com duas ou quatro virava uma bagunça, dai eu resolvi fazer tudo alternado mesmo, só de vez enquando faço assim.
|