Guitarras de construção japonesa

Autor Mensagem
Drexler
Veterano
# set/06


Porque as Jacsons japonesas são consideradas excelentes, ao passo que as Fenders japonesas são consideradas ruins?

Eu não acho que o lugar onde as guitarras são construidas influenciem tanto assim, acho que há uma porcentagem muito grande de Preconceito.

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


Drexler
as Fenders japonesas são consideradas ruins?
São é???
Q eu saiba, é um bom custo x benefício para os amantes de strato q não podem comprar uma Fender americana top de linha.

PS: Eu não gosto de Fender japa e nunca compraria uma. Mas isso vai mais pelo meu gosto do q pela qualidade delas.

Eu não acho que o lugar onde as guitarras são construidas influenciem tanto assim
O lugar não. Mas a forma com q são construídas, sim.
Não dá pra generalizar. Nunca visitei uma fábrica da Ibanez na Coréia pra te dizer como elas são feitas.
Mas é sabido q em muitos países, da Ásia principalmente, a mão de obra é muito barata. E a qualificação dos trabalhadores nem sempre atinege o mesmo nível das "matrizes" no Japão ou nos EUA por exemplo.
No final das contas, para baratear o instrumento terceirizado, eles acabam usando equipamentos inferiores, materiais inferiores, acabamento inferior, inspeções menos rigorosas, etc... E é aí q aparece a diferença de uma guitarra pra outra.
Mas como eu já falei, não posso afirmar nada por não ter visto pessoalmente.

Drexler
Veterano
# set/06
· votar


Soulface


Correto, o que realmente importa é a maneira como as guitarras são construídas e a qualidade do material, mas fico indignado pq muita, mas muuuuuita gente mesmo julga o instrumento pelo local onde foi construído, sem nunca ter visto, experimentado, comparado, etc...

Mas que dizem que as fenders japonesas são ruins dizem... Digo isso pois certa vez estava afim de uma e como é de lei, diversas pessoas "destruiram" a imagem das fender japonesas...... Garanto qua a maioria não tinha gabarito para tal afirmação.

silvio_rp
Veterano
# set/06
· votar


Nao eh preconceito, eh questao de mercado. Teoricamente as guitarras produzidas em paises como japao, EUA, sao para atenderem a demanda do mercado interno e soh uma pequena parte é exportada, e como esses mercados sao mais rigorosos em relação a qualidade (e os consumidores podem pagar por isso), normalmente os intrumentos construidos nesses países possuem maior qualidade. Por outro lado, os instrumentos produzidos em paises como korea, indonesia, china, sao produzidos nesses paises por causa dos baixos custos de mao de obra e impostos, tendo como meta baratear o produto e nao produzir um produto top de linha.

Agora esse lance de que Fender japonesa eh ruim nao existe. Acho que vc se enquadra nesse perfil: Garanto qua a maioria não tinha gabarito para tal afirmação. Existem varias linhas de fenders japonesas e certamente algumas sao melhores que outras, assim como as americanas, mexicanas, etc. As linhas tops japonesas disputam mercado com algumas linhas americanas até, mesmo que mais raras de encontrar e da mesma maneira existem fenders americanas piores tb (highway por exemplo).

Resumo da opera, nao da pra generalizar em relação a onde o instrumento é produzido, mas, levando em consideração um todo, existe sim diferença de qualidade.

Drexler
Veterano
# set/06
· votar


silvio_rp

O fato é que com ou sem gabarito, não afirmaria nada imperativamente pra niinguém!! Não é esta a questão.
Sou adepto da premissa: Testar tudo e levar o que agradar.

Não sou eu quem digo que determinada é ruim ou não, prefiro ir testar e tirar minhas conclusões. Conclusões estas que podem ser diferentes das suas, correto?

silvio_rp
Veterano
# set/06
· votar


Drexler
Estamos tratando aqui de um assunto que nao envolve gosto. Estamos falando de fatos: se uma marca tem um controle de qualidade e usa materiais melhores que outra, seu produto eh melhor. Nao tem o que discutir aí.


Agora, isso:
Sou adepto da premissa: Testar tudo e levar o que agradar.

Não sou eu quem digo que determinada é ruim ou não, prefiro ir testar e tirar minhas conclusões. Conclusões estas que podem ser diferentes das suas, correto?


Nao tem nada a ver o seu gosto pessoal com o assunto do tópico. Estamos falando de fatos que nao envolvem gosto de ninguem.

Drexler
Veterano
# set/06
· votar


Fiz este tópico, justamente para alertar este tipo de coisa!

Este fórum está cheio de posts Imperativos sobre esta ou aquela guitarra.

Acho que isso pode ser danoso para pessoas que frequentam o fórum para decidir comprar sua primeira guitarra por exemplo.

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


Drexler
muita, mas muuuuuita gente mesmo julga o instrumento pelo local onde foi construído, sem nunca ter visto, experimentado, comparado, etc...
Isso tem mesmo. E muito!!!
Só pq ouviu não sei qm dizer. Ou pq viu uma ou outra e não gostou...
Vc acha q a Ibanez iria arriscar a reputação dela mandando as fábricas da Coréia fabricar pedaços de pau com cordas? Ach q a Fender faria isso no Japão e no México? E por aí vai...
Mas nunca né?!
Tá certo q existe uma diferença enorme na qualidade de uma GRG pra uma JEM. Mas olha a diferença de preço das duas. É aí q está a qualidade.
É a mesma coisa qndo vem nego aqui metendo o pau na Zoom 505II.
É lógico q não vai dar pro cara tirar som de Mesa Boogie numa pedaleira de 200 reais.
E muita gente critica sem nunca ter tocado em uma. Só pq ouviu falar. Ou então teve uma, mas não soube regular...
Eu já vi gente aqui mesmo tirando som foda dessa pedaleirazinha.

Mas que dizem que as fenders japonesas são ruins dizem...
Cara, por experiência própria...
Qndo eu falei q não compraria uma Fender japa, é q eu nãos gosto dela mesmo.
Tenho 2 amigos aqui q possuem essa guitarra. São 2 stratos e estão originais.
Eu já toquei nas duas e realmente não gostei.
Etridente demais pra mim. Sem contar q tem um chiado do cão (os cabos q os caras usamsão vagabundos. isso é fato).
Mas eu não posso te empurrar essa minha opinião tb. Eu só posso dizer q EU não gosto pq não é o tipo de som q eu qro pra mim. Talvez, nem se eu pegar uma Fender ericana eu vá gostar. E longe de mim dizer q essa guitarra não presta! hehehehehehehehe

No fim das contas, oq vale é vc testar e só coprar se tiver certeza q é aquilo q vc qr. (na medida q vc pode comprar, é claro)

silvio_rp
Veterano
# set/06
· votar


Este fórum está cheio de posts Imperativos sobre esta ou aquela guitarra.

Poderia ser mais explícito???

O Quote está aí pra isso.

silvio_rp
Veterano
# set/06
· votar


Mas eu não posso te empurrar essa minha opinião tb. Eu só posso dizer q EU não gosto pq não é o tipo de som q eu qro pra mim. Talvez, nem se eu pegar uma Fender ericana eu vá gostar. E longe de mim dizer q essa guitarra não presta! hehehehehehehehe

É disso que eu falava!

Drexler
Veterano
# set/06
· votar


No caso das Epiphones Special por exemplo. A galera desce a ripa!

Drexler
Veterano
# set/06
· votar


E ao mesmo tempo que metem o pau, não dão nenhum conselho de outra com custo beneficio equivalente, etc...

Claro que não são todos, mas o coitado que usa o fórum pra tirar dúvidas pode ficar mais perdido que cego em tiroteio!

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


silvio_rp
É q é um pouco complicado se falar em qualidade sem levar em conta o gosto pessoal né?!
Se for pra comparar uma Tonante com uma Gibson, é fácil. Tá tudo ali na cara. Até a poeira q junta na Gibson é melhor q a poeira q junta na Tonante! hauehauehuaeuahea
Mas depois de certo nível, entre uma Fender mexicana e uma japonesa por exemplo, vai mais do gosto e em alguns detalhes mesmo.
OQ é qualidade pra vc pode ser defeito pra mim, ou vice-versa.

Drexler
No caso das Epiphones Special por exemplo. A galera desce a ripa!
A guitarra é de compensado né cara.
Pode até ser q tenha um sonzinho legal e tudo mais. Mas dizer q a "madeira" q ela é feita presta já é loucura.

Drexler
Veterano
# set/06
· votar


Soulface

Concordo em gênero número e grau!

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


Drexler
Mesmo essas Fender dos meus colegas q eu falei ali...
Talvez se eles trocassem os caps, blindassem elas, um ajustezinho aqui e outro ali... Talvez ficariam melhor no meu ponto de vista.
Mas eu não vou ficar dando palpite na guitarra dos outros tb! hehehehehehehe
Eu estranhava um pouco a tocabilidade delas, mas é pq eu tava acostumado com o braço ultra-fino da minha guita. Agora eu to com uma Les Paul tb, e tenho q me acostumar com o braço dela. Com isso, acabo me adaptando melhor qndo pegar uma Strato (eu acho).

Agora, voltando ao papo de qualidade. Em termos de acabamento, os japas são foda sim!

Drexler
Veterano
# set/06
· votar


Soulface

Com certeza, a observação do silvio_rp foi total pertinente, no que diz respeito ao atendimento do público interno, o que afeta diretamente na qualidade do material usado.

Soulface
Veterano
# set/06 · Editado por: Soulface
· votar


Drexler
Eu não sei te dizer se com guitarra acontece isso. Mas com aparelhos eletrônicos, é muito comum os japoneses fabricarem as peças no Japão, e enviar para fábricas na Tailândia, Indonésia, Taiwan, Coréia, e demais países asiáticos, só para a montagem. Aí esses aparelhos montados voltam para o Japão para serem vendidos. Ou então são exportados para outros países.
O preço da mão de obra é tão barato q isso compensa na despesa final do fabricante.
Não é tão fácil se encontrar aparelhos eletrônicos 100% Made in Japan hj em dia.

Drexler
Veterano
# set/06
· votar


Soulface

É verdade, e no quesito mão de obra estes países asiáticos são imbativeis mesmo... Dá dó de imaginar aquele monte de carinha fazendo os mesmos mopvimentos repetitivos durante horas, anos a fio e ganhar uma mixaria....

Soulface
Veterano
# set/06 · Editado por: Soulface
· votar


Drexler
Talvez...
Mas tem o lado de o custo de vida desses países serem menores tb.
Por exemplo, eu moro no Japão.
Aqui, a mão de obra é bastante elevada. Mas pq o custo de vida tb é alto. O maior do mundo. Se vc não ganhar "bem", vc não sobrevive.
Mas aqui eu vejo trabalhadores chineses ou tailandeses pro exemplo, q vem pra cá e ganham menos da metade do salário de um brasileiro. E mesmo assim, estão felizes da vida. PQ essa quantia pode ser um rio de dinheiro na terra deles.
É oq eu sempre digo... Se alguém chegar no Brasil e falar pra um pessoal desempregado ou q ganha salário mínimo, e oferecer 1000 dólares por mês de salário pra trabalhar no Japão, eu qro ver qm não aceita. hehehehehehe

PS: Desvirtuei totalmente o tópico né?! Foi mals ae! hehehehehe

Fernando
Veterano
# set/06
· votar


ao passo que as Fenders japonesas são consideradas ruins?

Onde você ouviu isso? O consenso é justamente o contrário... As Fender Japas, especialmente as Reedições, são EXCELENTES guitarras, em alguns casos batendo de frente com as americanas.

BaNdAiD
Veterano
# set/06
· votar


Testar tudo e levar o que agradar

Concordo!

Tá certo q existe uma diferença enorme na qualidade de uma GRG pra uma JEM. Mas olha a diferença de preço das duas. É aí q está a qualidade.

Preço não determina qualidade não...se fosse assim as aphipocas special 2 de compensado de 600 conto seriam melhores do que as tagimas??

No caso das Epiphones Special por exemplo. A galera desce a ripa!

Claro!!! e se vc paga 600 conto numa guitarra de compensado só por causa da marca vc ta dando bobeira!! e se vc não acredita q eh de compensado vai lá no site da epiphone e olha!! http://www.epiphone.com/default.asp?ProductID=22&CollectionID=3


Repito aquela tal frase: "A diferença entre uma fender produzidas no mexico e nos eua é o lado da fronteira em que está o mexicano que a construiu!!"
Acho que vale muito testar a guitarra, olhar o acabamento, etc...
e acho esse topico importante também p desconstruir alguns mitos!!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# set/06
· votar


Drexler

cara, esse assunto eh tao antigo e a resposta eh bem obvia, as guitarras usa e japan sao melhores nao por causa do local onde sao fabricadas, e sim por causa da maneira, como ja foi dito...

faz assim, vai numa loja e pega duas ibanez, uma coreana e uma japonesa, olha tudo nos minimos detalhes e me diz, qual tem o melhor acabamento? de longe parece a mesma coisa mas olhando de perto...

Eric Lance Abbott
Veterano
# set/06
· votar


http://pt.wikipedia.org/wiki/Fordismo <- produção na coreia/china/taiwan/india/brasil

http://pt.wikipedia.org/wiki/Toyotismo <- produção no japão


NÃO TEM NADA A VER COM CARROS, são metodos que se estendem por todos os ramos da indústria, inclusive guitarras e pedais e essa diferenciação da produção japonesa rola desde os anos 70

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


ao passo que as Fenders japonesas são consideradas ruins?


Mas quem disse que uma Fender Japa tem má qualidade ?

Muito pelo contrario, nos anos 80´s, enquanto a Fender ainda era da CBS, as Fender´s Japas eram consideradas muitas vezes superiores as americanas.

Depois a CBS caiu fora, e a Fender USA melhorou demais a qualidade das guitarras, e a Fender Japan parou de fabrica-las

GuitarHome
Veterano
# set/06
· votar


as Fenders japonesas são consideradas ruins?
São é???


Fala isso pro blackmore.

Al_Capone
Veterano
# set/06
· votar


minha jackson jdr94 tem qualidade bem superior as novas coreanas e etc

thiagorfr
Veterano
# jun/08
· votar


sei q o tópico ta parado ja tem anos.... mas certamente alguem ira passar por aqui procurando informação.... da mesma forma q eu passei agora

esse assunto, a unica coisa q pode ser dita é:
testa a guitarra se possivel, se nao for possivel compra na sorte mesmo....

porque esse negócio de local de fabricação é mito....

pois ja trabalhei na fábrica da mercedes benz em juiz de fora.... e na época da produção do classe C, clientes davam preferencia ao Classe C produzido na fábrica de Juiz de Fora aos produzidos nos EUA.... ou seja, toda essa relação de salário alto X salário baixo foi por água abaixo....
a qualidade dos mercedes montados no brasil eram superior aos mercedes classe C americanos..... isso eu vi, nao é mito

nao dá pra comparar sem testar... é isso

usarnamer
Veterano
# jul/08 · Editado por: usarnamer
· votar


Guitarra não é um produto feito em série como um automovel , o exemplo nao é muito bom pra guitarras. Mesmo sendo mercedes.

Mesmo a fabrica mais automatizada de guitarras , ainda há muitos fatores artesanais na construção.

A guitarra é feita de madeira , cada madeira é uma madeira , existem muitas madeiras , é um produto natural , guitarra é algo que tem muita alma , apesar do fator comercial , agora , automovel é Aço , e Aço é Aço.

Soulface
Veterano
# jul/08
· votar


usarnamer
Guitarra não é um produto feito em série como um automovel
HAUHEUAHEUHAUEHUAHEUHAEUHAUHEUAHEUHAUEHAUHEUAHEUHAUHAEUHA!!!
Em q mundo vc vive???
Vai no youtube e ve uns videos da fábrica da Fender vai!

usarnamer
Veterano
# jul/08 · Editado por: usarnamer
· votar


Em q mundo vc vive???
Vai no youtube e ve uns videos da fábrica da Fender vai!


Eu vivo no mundo real , vc que nao sabe como é uma fabrica de automovel.

Olha no youtube a Fabrica da Mercedes...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras de construção japonesa