construção das guitarras Gibson

Autor Mensagem
dudu_RockeR
Veterano
# fev/09 · Editado por: dudu_RockeR


mostra passo a passo da construção de cada guitarra, como eu queria trabalhar la, mais eu queria mais ainda é um guitarra dela feita por mim mesmo
ta ai o site:

http://www.gibson.com/en-us/Lifestyle/Features/219-gibson-custom/

Insomniac_
Veterano
# fev/09
· votar


Muito mais prazeroso do que dizer "Eu tenho uma Gibson", deve ser: "Eu fiz parte da produção desta Gibson que está na sua mão".

Insomniac_
Veterano
# fev/09
· votar


E a melhor parte da "produção" deve ser colocar as cordas, afinar, ligar a guita e mandar aquele mizão e deixar a nota soar, soar, soar...
*sonha*

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/09
· votar


Em que parte eles colocam o duende dentro da guitarra?


=P

dudu_RockeR
Veterano
# fev/09
· votar


The Root Of All Evil
Em que parte eles colocam o duende dentro da guitarra?

acho que essa parte eles não mostram porque senão vai acabar com o segredo deles :)

LucaSlash
Veterano
# fev/09 · Editado por: LucaSlash
· votar


Em que parte eles colocam o duende dentro da guitarra?

kkkkkkkkkkkkkkkk não entendi...


Linda construção mais eu sempre tive uma duvida... todas saem idênticas as outras ? ?
e qual é o tipo da tinta ?

atari
Veterano
# fev/09
· votar


só da vontade de comprar, porque comprar é outra história...

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


Uma dúvida sobre as Custom Shops de grandes marcas: quais aspectos de uma guitarra eles peronalizam? Imagino que não adianta ligar na Gibson Custom Shop pra pedir uma Les Paul de marfim, nem uma Stratocaster de mogno...

XurruS
Veterano
# fev/09
· votar


nao falo trabalhar lá mas qdo eu tiver minha lp...

Aero
Veterano
# fev/09
· votar


Muito mais prazeroso do que dizer "Eu tenho uma Gibson", deve ser: "Eu fiz parte da produção desta Gibson que está na sua mão".

Mais prazeroso que isso só: "Eu sou o dono da Gibson".

Slave of hell
Veterano
# fev/09
· votar


passou na SKY o processo de fabricação delas....e oq mta gente mete o pau(quantidade de emendas) ...as LP tem 2 ou 3 emendas e isso é normal lá...para mais estabilidade da prancha...como é a Gibson eu acredito e assino em baixo,mas se fosse giannini eu diria q é economia mesmo e safadesa..uiheuieheiuhe

porém,a diferença é q na americana,deve ser uma prancha inteira,aí eles dividem e colam os pedaços da mesma prancha....

nas mais baratas...são pedaços quem as vezes "nem faz sentido"um mais claro o outro escuro e talz..

Soul Wyx
Veterano
# fev/09
· votar


Gibson não é uma única Peça???
NUNCA MAIS COMPRO UMA! [/mentira-nunca comprei!

old steel
Veterano
# fev/09 · Editado por: old steel
· votar


A minha acho que foi a gordinha de óculos que fez por causa do som gordo.Falando sério,não vale o preço que pedem nem a pau juvenal.

dudu_RockeR
Veterano
# fev/09
· votar


essa montagem das guitarras da Gibson são estranhas

MauricioBahia
Moderador
# fev/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A alma da Gibson, Fender, etc, está no logo! Quem fabrica são luthiers (animal) e a madeira é da árvore (vegetal)!!! O hardware é pura tecnologia... O duente foi implantado em nossas mentes durante décadas!!! E o timbre diferenciado está no guitarrista e sua parafernália! O instrumento em si é feito de madeira, ferragens e parte elétrica. Só.

Não estou desmerecendo a Gibson ou Fender, mas há muuuuito marketing por trás disso tudo!

A marca, provavelmente, vale mais que todas as fábricas e funcionários das referidas empresas!

Abs

Diino
Veterano
# fev/09
· votar


MauricioBahia

opa. concordo plenamente.

Bog
Veterano
# fev/09
· votar


MauricioBahia
A marca, provavelmente, vale mais que todas as fábricas e funcionários das referidas empresas!

Que o diga a Gretsch, que quase sumiu, e ressurgiu das cinzas, sendo fabricada... no Japão!!! E que continua sendo associada ao mesmíssimo tipo de som.

Marlon_Dexter
Veterano
# fev/09
· votar


MauricioBahia
Merchandagem Pura!!! Uai...até no Guitar Hero tem o nome da Gibson!!! Até na guitarrinha pra jogar tem o Silk!!

rsf
Veterano
# fev/09 · Editado por: rsf
· votar


MauricioBahia

não sei pq, mas tenho uma leve desconfiança de que o dia que vc possuir uma irá mudar de opinião...aguardemos....

a propósito I - vc está sim desmerecendo sim tanto uma quanto outra, resumindo-as a um logo...

a propósito II - O instrumento em si é feito de madeira, ferragens e parte elétrica. Só.
não é verdade..vc esqueceu de algo muito importante...a construção...que é feita por animais...o problema é que nem todos os animais são da mesma espécie...os que trabalham na gibson, por exemplo, são de uma espécie diferenciada...Por isso, vc, com certeza, quando adquirir sua gibson, não precisará correr para o bertola para deixar sua guitarra, digamos..tocável.... e não é pq tem um gnomo lá dentro...

Dark Fallen Angel
Veterano
# fev/09 · Editado por: Dark Fallen Angel
· votar


rsf
Cara, o bertola e o serj devem ser melhores que quase todos os funcionarios da gibson/fender. Fora que na verdade esses funcionarios nem são luthiers. Na boa, vc quer uma guitarra feita pelo bertola ou por um zé mané que nem sabe o que é uma guitarra mas que trabalha na gibson?

edit: no custom shop são luthiers, mais ainda asssim...

rsf
Veterano
# fev/09 · Editado por: rsf
· votar


Dark Fallen Angel

não tenho a menor duvida disso...aliás, onde foi que sugeri que os funcionários da gibson são superiores ao bertola?
a propósito III - o bertola é um "animal" também diferenciado, se é que vc me entende....
a proposito IV - quando me referi aos funcionários da gibson, como animais diferenciados, estava tentando ser ironico com o mauricio, o qual utilizou essa expressão....mas pelo seu post...acho que não logrei exito....

powerguitar10
Veterano
# fev/09
· votar


Dark Fallen Angel
Cara, o bertola e o serj devem ser melhores que quase todos os funcionarios da gibson/fender.

Calma amigão...Pelo jeito você não entende NADA de linha de produção ou de luthieria.

O Seiji é bom, o Bertola é bom, o Zaganin é bom...tem vários bons...Mas isso não quer dizer que alguém é melhor ou pior que os caras d qualquer fábrica.

Por ser linha, provavelmente a maioria dos luthiers da Gibson não são construtores, apenas pegam aquela etapa e o fazem. E fazem MUITO BEM!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


rsf
Bem, as questões à serem debatidas aqui são:
O que é uma Gibson?
O que é uma guitarra elétrica?
Como elas são construídas ?
Qual a sua função ?
Bem, vou tentar responder rapidamente:
Gibson é uma marca, nada mais. Uma marca com tradição centenária (e por isso tem um valor de mercado alto, como o Bahia muito bem observou), com procedimentos de produção e controle de qualidade que visa excelência e manutenção do valor da marca (embora seja notória a queda de qualidade das guitarras da mesma ao longo do tempo, por fatôres mesmo externos à ela).
Guitarra elétrica é um dispositivo que inclui madeira, ferragens e parte elétrica. O que se deve observar é se essas partes, isoladamente ou em conjunto, possuem um certo padrão de qualidade que lhe permitam um uso ótimo (excluindo aqui, quem toca).
Elas são construídas com técnicas estudadas por marceneiros e luthiers ao longo de séculos, e que são modernizadas continuamente. Em sí, não há nada de especial ou "exotérico" nisso; são técnicas que se pode aprender, nada mais; algumas mais "fáceis" e simples, outras (como as utilizadas pela Gibson), mais complexas.
A sua função é "fazer" música. Coisa que pode ser feita com QUALQUER instrumento, mas o principal, não é o instrumento, mas a cabeça do músico.
Abçs

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


Mas vocês notaram a atenção que eles dão ao controle de qualidade? Na maioria das etapas de produção o responsável pela etapa i analisa o resultado da etapa i-1.

Ant--
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Concordo com seu post em 100%.
E digo mais: considerando que ambos os profissionais são igualmente competentes, e que a matéria prima usada tem a mesma qualidade, nenhuma peça feita em linha de produção é melhor do que uma feita artesanalmente.
Aí alguém pode dizer "ah, mas a madeira da Gibson é superior a qualquer uma". NÃO, NÃO É! Existe muita madeira boa, principalmente aqui no Brasil. Conheço marceneiro que possui prancha de Mogno de 6cm, que eu vejo na mesma posição há pelo menos 15 anos. Claro que o cara não vai fazendo qualquer gaveta com esse material e sabe que aquilo que ele possui ali hoje em dia vale muito, por isso deve estar guardando.
Mas certamente um Luthier que pensar em construir uma Les Paul top vai encontrar o material que precisa. E se trabalhar direitinho, usando hardwares Gibson que podem ser comprados facilmente, não vejo por que a peça sairia pior do que uma Gibson feita numa linha de produção.

gucrispim
Veterano
# fev/09
· votar


MauricioBahia
A alma da Gibson, Fender, etc, está no logo!
E o que tem de errado nisso? Para uma fábrica muito antiga, tradicional e com grande historia com excelência reconhecida no mundo todo, seguindo ótimos padrões de qualidade desde sempre? Você q trabalha com marketing deve saber ;-) auehuah

O instrumento em si é feito de madeira, ferragens e parte elétrica. .
se você juntar um amontoado das melhores peças de mogno do mundo, as melhores ferragens do mundo e a melhor parte elétrica do mundo ainda assim não terá uma ótima guitarra.

Alias, você não terá guitarra nenhuma, quanto mais uma ótima.
Falta a mão de obra que no caso das Gibson é muito ""qualificada"" (o mais correto seria especializada) e os padrões de qualidade, que afetam a construção da guitarra (por isso um aglomerado de madeira ferragens e partes elétricas podem se "transformar" em uma guitarra).

A "alma" da Gibson, na minha opnião, não está no logo, mas sim na construção, padrão de qualidade e tradição da fábrica. O que está no logo é o Valor que a empresa constrói ao longo do tradicional histórico de produção. (pra quem estuda um pouco de Adm, Econ, Contb. sab o q eh isso.)

rsf
Veterano
# fev/09 · Editado por: rsf
· votar


Mauricio Luiz Bertola




ou eu não entendi o proposito do seu post ou vc não entendeu o proposito do meu....
não questiono uma virgula do que vc disse, apenas acho chata essa história de que gibson e fender são só logos no headstock....
vc não precisa desmerecer uma coisa para elogiar outra...
como gibson e fender existem muitas outras guitarras no mesmo nível ou superiores e tenho certeza que as guitarras que vc constrói estão dentre essas...em momento algum disse algo ao contrário disso...apenas não aceito como algo razoável reduzir tanto uma quanto outra a um "logo no headstock"...e tenho certeza que vc concorda com isso....

a proposito VI -
"Gibson é uma marca, nada mais. Uma marca com tradição centenária "
vc acha isso pouco? hehehehehehe

Suicide Messiah
Veterano
# fev/09
· votar


rsf
Concordo com você em parte.
Mas uma coisa que o Mauricio Luiz Bertola disse e é a mais pura verdade é que nem Gibson e nem Fender são detentoras de segredo na fabricação de guitarras.

Tem muita guitarra feita artesanalmente por aí que deve ser até melhor, não tenho dúvida.

Abraço!

rsf
Veterano
# fev/09 · Editado por: rsf
· votar


Suicide Messiah

Mas uma coisa que o Mauricio Luiz Bertola disse e é a mais pura verdade é que nem Gibson e nem Fender são detentoras de segredo na fabricação de guitarras.

claro que não são...mas onde alguem disse que são? e não me refiro nem a esse tópico...nunca li alguem dizer tamanho absurdo..

Suicide Messiah
Veterano
# fev/09 · Editado por: Suicide Messiah
· votar


rsf
Sim, sim.
Me refiro ao contexto. A marca Gibson é muito forte, está num patamar que muitos defendem cegamente até a morte sem abrir a mente para outras marcas em ascenção.

O post do Bertola dizia mais ou menos isso. E eu concordo quando disse que não se pode desmerecer a marca Gibson por tudo aquilo que o Bertola explicou inteligentemente. Mas pra mim ele não desmereceu...

Afinal, a Gibson não chegou "lá" por acaso né?
Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a construção das guitarras Gibson