Para quem dá aula; Qunato vcs cobram?

Autor Mensagem
Blue Jazz
Veterano
# set/06
· votar


Moro em BH e cobro 30 reais por hora aula (violão e guitarra / iniciantes / harmonia e improvisação) - na minha casa. Longe de mim fazer propaganda, sequer tenho horário, é só pra dar uma idéia mesmo.

Esporadicamente pego alguma aula de baixo, assunto bem específico, na qual pago 60 por uma hora de aula na casa do professor (Enéias Xavier). Devo voltar a estudar violão clássico: o professor cobra os mesmos 60 reais por uma hora de aula na sua casa (Fernando Araújo).

Não acho caro - o preço deles é justo, embora eu nem sempre tenha essa grana à mão. Uma hora de aula com um cara bom é melhor do que 50 com um cara ruim.

marcelgtvcbx
Veterano
# set/06
· votar


eu cobro 60 reais para aula de guitarra baixo ou violao (1vz por semana de 1 hora), para multinstrumentistas cobro 120,00 (1vz por semana de 1 hora e meia)

SauloMoreira
Veterano
# set/06
· votar


Fabianorenno
pois eh velho eu nem posso falar tanto pq eu nunca fiz aula em grupo mas a parada de c aprender com os outros eh verdade... depois que eu parei de fazer aula (era particular e fiz uns dois anos juntando violao e guitarra) meus aprendizados resumem-se a internet e amigos... :)
Hoje em dia nao tenho condiçoes de estudar tanto quando na epoca de colegio que eu num fazia nada talz.. kkkk hj em dia eh fodz toco praticamente soh fds..... :/

marcelgtvcbx
Veterano
# set/06 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


acho q o q a aula particular supera a em grupo... eh q o professor (de bom carater obvio) esta ali orientando o estudo e acompanhando passo a passo a evoluçao do seu aluno... ja em grupo eu vejo + como soca materia neles e ve q q rola hauahuah... brincadeira... mas na verdade em grupo c torna dificil um acompanhamento detalhado pois cada pessoa eh diferente uma da outra, e cada uma tem uma velocidade de evoluçao diferente... por isso acho q ao inves de tomar aula em grupo chame uns 2 ou 3 amigos que fazem um som e faz uma jam com eles... treina uns improviso... toca uns blues sei la... vc ira evoluir tanto quanto e ainda sera + divertido...

Jabijirous
Veterano
# set/06
· votar


obvio que um professor ruim nao vai te estimular mas dizer que um que cobra caro eh melhor que um barato voce tah tirando um parametro no MINIMO duvidoso....

hehehhehe nao to nao, é a realidade!!! pq existe um palio mais barato e mais caro??? é a mesma coisa com o professor, o mais caro tem conforto, radio com mp3, ar , etc etc, o carro barato é só a carcaça, o professor caro ( a maioria formado, com reconhecido) voce vai ter um pouco mais de confiança nele, vai ter materias didaticos importados, o cara tem experiencia, ele vai poder te passar isso, o professor barato vai te passar coisas simples, agora tem aqueles que moram longe e cobram barato por morar mal ehehe, mas isso nao é justificativa pra cobrar barato, cobra o preço certo se o cara estudou tem que cobrar o preço dele, eu tenho 2 cursos técnicos e to fazendo graduação, tu acha eu uma pessoa, nao to falando de mim, to falando de qual quer um que sempre estudou, pagou curso etc etc, vai cobrar menos de 100 por mes???? ai o cara nao se dar o valor da propria pessoa.

jampowguitar
Veterano
# set/06
· votar


eu cobro R$50 em casa e R$60 quando vou na casa das pessoas
o enéias xavier é um monstro o cara toca muito,,,,,,,,,,,,
da pra tirar uma grana legal

overdrive201
Veterano
# set/06
· votar


eu faço aula a pouco tempo, um meses, não vi o professor tocar muitas vezes, mas as vezes q eu vi mandou bem (pelo menos eu achei), pago 70 por mes, 1 aula por semana, material próprio (apostila, CD's) ele mesmo fez, só que eu to achando meio amarrado nos execícios de 1234 (eu começei fazer em 60 bpm, tem um mes e eu to em 80, 5 bpm por aula) e em riffs, teoria praticamente nada (acho q é pq eu ja conheço alguma coisa), não sei se é impressão, não tenho parametro...o q vcs acham?

naka.88
Veterano
# set/06
· votar


Comecei a pouco tempo e cobro 50-80 dependendo quanto o cara ta disposto a pegar , quem da aula tambem pega meu msn para trocar uma idéias.

naka.88@hotmail.com

SauloMoreira
Veterano
# set/06
· votar


Jabijirous
num funciona bem assim naum... se voce nao é reconhecido ainda nao adianta se lançar com um preço alto, mesmo voce sendo o melhor de todos pq vc nao vai ter alunos! Já tem outros que tem fama como musico e o povo paga muito caro pra ter aula, sendo que ele pode ser um excelente musico e um professor bem fraco.... nao se pode comparar um palio com um palio, é simplificar ao extremo uma coisa... compare um nacional e um importado que voce pode achar uma diferença absurda de custo/beneficio.... e é disso que eu estou falando....

Twinsen
Veterano
# set/06
· votar


Jabijirous
Pow cara, eu concordo em parte com vc, geralmente o mais caro eh melhor. Mas tem vezes q vale mais a pena pegar um mais barato q ensine bem do q um cara cheio das graduações q não explique nada ou q soh enrole. Falando nisso, eu acho o seu preço mto alto, principalmente se levarmos em consideração q o salário mínimo eh de 350 reais.

Luckas_Guitar
Veterano
# set/06
· votar


Sei de nada, na minha região não rola cobrar mais q dez conto a aula de umas 2 horas, ou por duas aulas semanais de 1 hr. Tem conservatório gratuito do lado...

marcelgtvcbx
Veterano
# set/06
· votar


putz 10 conto deve ta zuanu hauhauhauhau de 2 hrs ainda

Luckas_Guitar
Veterano
# set/06 · Editado por: Luckas_Guitar
· votar


marcelgtvcbx

Sério cara, aqui tem muita banda (*edit: banda de filarmonicas) e um conservatório gratuito, q dá uma base monstro, só aulas de fritadinhas q rolam c profis.

eeevee
Veterano
# set/06
· votar


eu já dei aula em troca de um super nintendo. /o/

Jabijirous
Veterano
# set/06
· votar


se voce nao é reconhecido ainda nao adianta se lançar com um preço alto, mesmo voce sendo o melhor de todos pq vc nao vai ter alunos!

entao voce nao esta dando valor pra voce!! e outra quando o cara é famoso, ele nao precisa nem de propaganda, a galera corre atras dele!!! voce ja viu propaganda do nelson faria ??? eu nunca vi, o cara tem varios livros que muita gente aqui do forum usa, vai falar que nao tem um com vontade de estudar com ele só pq ele lancou o escala arpejos e acorde e arte da improvisação???? só que ele cobra caro, e é o preço dele, primeiro pela fama, segundo pela experiencia, se ele cobrasse 70 conto por mes, ele ia ser burro, nao ia estar dando o proprio valor, mas ele cobra isso?? cobra só que por hora aula heheheheh

Mas tem vezes q vale mais a pena pegar um mais barato q ensine bem do q um cara cheio das graduações q não explique nada ou q soh enrole. Falando nisso, eu acho o seu preço mto alto, principalmente se levarmos em consideração q o salário mínimo eh de 350 reais.

ai meu caro, voce tem que ter pesquisa, eu ja cansei de fazer aula onde o cara nao tocava nada mas era bom professor, e vice versa, eu fiz 3 meses de aula de guitarra e nao toquei uma vez no instrumento, isso na epoca o cara cobrava 100 pratas po mes e eu nao sabia nem o q era um campo harmonia, aprendi com ele, fui pagar aula de guitarra e ganhei teoria hehehehe meu preço pode ser caro, mas ja viu quando custa um curso numa escola boa?? digo boa onde tem equipamento bom, pois tem escola que é "boa" pq tem melhores professores e equipamento ruim, nem violao tem pra voce dar aula!!! e o lance do salario, o cara quando quer ele tem aula com nego que cobra até mais que o salario dele!! sao poucas pessoas que ganham salario!! primeiro, aqui no forum, nao da pra manter um computador por 350 reais?? entao muita gente ainda pede dinheiro pro pai, e o pai ganha sei lá uns 5 mil dependendo do trabalho, se o pai nao for mao fechada ele paga sim!!

iS_LaSh
Veterano
# set/06
· votar


Foda ... Nao consigo ver graça em pagar pra aprender alguma coisa legal ...

guitarra devia ser ensinado di gratis ...

Creio eu que um bom professor na minha cidade nao custa menos de 80 reais ...

Blue Jazz
Veterano
# set/06 · Editado por: Blue Jazz
· votar


Antes de tudo, por questão de isenção, reafirmo que não tenho interesse algum em dar aulas ou fazer contatos aqui - minha agenda anda cheia.

Jimmy Page dizia que o legal da guitarra é que você não precisa de professor - adiciono a isso que ainda por cima ninguém vai te discriminar por ser auto-didata... diga isso no meio do violão erudito e estará condenado pro resto dos seus dias, por melhor que toque.

É um instrumento que te permite tocar diversos estilos e da maneira que você bem entender - e nessa tipo de liberdade ninguém bate a guitarra.

Eu mesmo sou auto-didata, em se tratando de guitarra e violão: fiz 4 nos de teoria + 2 de piano com uma professora, e 6 meses de harmonia/condução de vozes com outro professor. Ganho mais grana tocando baixo profissionalmente como sideman do que como guitarrista, sendo que fiz uma aula com um amigo pra aprender a colocar a mão no baixo sem os vícios da guitarra e depois de alguns anos mais uma sobre samba e salsa, e só.

Mas NENHUM desses fatores influiu diretamente nas coisas que mais aprendi ou no meu estilo, meu interesse pelo instrumento sim: pesquisa, leitura, etc. Você mesmo escolhe o quer quer a partir do que precisa e corre atrás.

O que eu quero dizer - atentando contra mim mesmo, que dou aulas - é que um professor de música atua como um catalizador: te poupa tempo, você pergunta e ele te ensina sem você precisar de 1.500 anos pra descobrir o Brasil. Hoje, com a internet e muito material disponível em lojas, o professor de guitarra tornou-se algo quase alegórico: uma revista Guitar Player Brasil oferece mais e melhor material a ser estudado por mês do que a maioria dos profissionais podem dar a seus alunos.

No tempo em que comecei, uma informação sobre os melhores pontos pra se ligar dois desenhos de uma escala pentatônica valiam ouro.

Na verdade, se eu não chutar um aluno que começou do ZERO comigo em 6 meses, fico frustrado. Porque se o cara tem aula toda semana e traz de volta aquilo que ensino, um ano é mais do que suficiente pra ele aprender a se virar sozinho com o apoio de revistas e livros especializados. Nesse ano evitarei a todo custo passar musiquinha e "solo" - ensino a tirar mas não passo! - porque o que será importante para ele será a independência dos dedos, a postura geral, o conhecimento das escalas, arpejos, formação de acordes e campos harmônicos, e a aplicação de uma coisa na outra, além da teoria musical básica: pra continuar aprendendo sozinho, melhor saber soletrar uma partitura e traçar qualquer cifra de cara. Se o cara quiser se aprofundar digo a ele pra procurar um professor de violão erudito e/ou harmonia e tchau.

O problema é que a maioria dos alunos paga caro pra aprender solinho e musiquinha, tem preguiça de estudar em casa, mata aula pra tomar cerveja e ainda por cima quer tudo na mão, é incapaz de sentar na cadeira e tentar tirar um solo da guitarra, mesmo você passando a escala e as notas iniciais. Esse problema se agrava muito pelos professores embusteiros que passam as tais musiquinhas e não ensinam merda nenhuma que realmente faça diferença, entregando o peixe sem ensinar a pescar ou exigir quaisquer esforço do aluno além da força necessária pra tirar o dinheiro da carteira.

Muitas vezes conversar ou sentar pra ver determinadas pessoas tocando ao vivo, na sua frente, prestando muita atenção, vale mais do que mil aulas. Se for para tê-las, que se exija MUITO do professor, que se estude mais do que ele mandou e que se pesquise pra enche-lo de perguntas nas aulas e, principalmente, que se TOQUE em casa todos os dias (melhor 30 minutos todo dia do 4 horas num e nenhuma no outro) e com amigos pra aplicar o que se aprendeu. Se não for pra fazer isso, com vontade, é melhor não gastar o dinheiro à toa e ficar em casa mesmo.

SauloMoreira
Veterano
# set/06
· votar


Jabijirous
nao falei que seu preço era caro, deve ser inclusive merecido.... soh disse que o criterio tah errado, nao eh questao de se dar valor ou nao, eh questao de conseguir ou nao aluno, mesmo que transitoriamente. A questao tambem nao eh ter pra pagar ou nao, ateh pq mts pais nao desembolsam mt grana pq nao fazem questao que o filho toque guitarra, a questao é custo/beneficio. Nem sempre voce ir lah e pagar mt dinheiro numa aula quer dizer que voce vai tocar bem, ou simplesmente nao fazer aula e ser um pesquisador, investir essa grana comprando livros e tirando duvidas com amigos etc nao queira dizer que voce venha a tocar muuito bem.

Quando eu disse, disse nao gastem "fortunas"... nao sou radical até pq fiz aula por mais de 2 anos (1 de violao e 1 ano e pouco de guitarra aproximadamente) e vale a pena... mas hoje eu tenho muito mais capacidade de pesquisar e de ir atras de material do que era antes - apesar do pouquissimo tempo que tenho pra treinar - o que muitas vezes acontece com alunos que se acomodam com o que o professor passa. Por isso eu digo que o professor deve incentivar o aluno a pesquisar por si só tambem.

Agora, vale a pena por exemplo, eu quando nao tinha nem 6 meses de guitarra ir pegar aula com Kiko Loureiro?? Talvez umas apostilas e um professor nao tao renomado fizesse o mesmo papel por 20% do preço...

Jabijirous
Veterano
# set/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


Agora, vale a pena por exemplo, eu quando nao tinha nem 6 meses de guitarra ir pegar aula com Kiko Loureiro?? Talvez umas apostilas e um professor nao tao renomado fizesse o mesmo papel por 20% do preço...

sim, mas uma coisa é voce tocar na apostila e ter a postura errada, eu depois de 3 anos de guitarra quando eu decidi ser musico profissa, fui fazer aula com um professor que cobrava mais caro, ele logo falou da postura da minha mão, apostila fala isso, mas voce nao liga, voce quer tocar só isso! com um professor tem a pressão, o cobramento dos exercicios, correção de postura, timbragem, e ainda tem o estimulo, pq uma coisa é voce ver a partitura ou tablatura e ouvir, outra coisa é ele te mostra ali na hora, te dando dicas de digitação palhetada, etc etc!!

o inicio na maior parte do tempo é apostila, revista de cifra de banca, pq a gente quer só tocar, tirar som, quando estiver de saco cheio ai começa a dispertar o interesse por teoria, ai vem a questao que eu falo!!!

O problema é que a maioria dos alunos paga caro pra aprender solinho e musiquinha, tem preguiça de estudar em casa

olha, quando eu estava começando a dar aula eu tive muito aluno assim, tu acha que eu ligava??? eu nao é em cima dessa gente que devemos ganhar dinheiro, é dinheiro facil, tu nao vai ter trabalho nenhum, só perda de tempo, que com o tempo voce nao vai querer mais perder, hj eu falo isso para os meus alunos que estao começando a dar aula, mais tarde voce vai se dar ao luxo de escolher a quem voce quer dar aula!!eu hj em dia nao pego, se fosse a uns 11 anos atras, ja tava va mao hehehe

ki_suco
Veterano
# set/06
· votar


depende... se a mulher for muito feia, uns 50 pila tá de bom tamanho
se for boa, uns 10 conto + brindes

Blue Jazz
Veterano
# set/06
· votar


Jabijirous

Acho que o principal é começar CERTO - porque se você chega a desenvolver vícios, depois pra tirar é um trabalho danado, você deve saber disso. Infelizmente o que mais acontece é a situação inversa, já tive aluno que chegou tocando a pentatônica ao contrário horizontalmente no braço do instrumento... então é assim.

Agora, aluno vagabundo eu nunca suportei, alguns dão de vítima, outros querem botar a culpa da sua preguiça no professor quando não conseguem tocar nada em casa, outros dizem que estão na aula mas estão tomando cerveja, etc. No início eu dizia "ah, não estudou? Então vamos estudar tudo AGORA" mas rapidinho aprendi que dispensar esse tipo é a melhor coisa a fazer, peço pra repensar e voltar quando estiver disposto - não é uma questão de ganhar dinheiro fácil ou não (porque esse dinheiro acaba sendo mais difícil de ganhar, pelo menos pra mim) mas sim uma questão de formação, é como aqueles caras que dão aula em Universidade mas escondem o coringa do baralho, se é pra ensinar ensina, pô! Professor enrolar de qualquer maneira que seja é roubo, do dinheiro, do tempo. Se não dá pra fazer direito, melhor partir pra outra.

pedrobrito
Veterano
# set/06
· votar


jampowguitar

legal brother

Jabijirous
Veterano
# set/06
· votar


o principal é sempre começar certo, mas apostila nao te corrige foi o q eu falei, ai voce vai ter um vicio e depois realmente é FODA!! eu sei como é ter professor que nao quer ensinar, isso é foda, ao invés de passar adiante nao, segura, é o tipo de pessoa fraca e que tem medo que o aluno saiba mais que ele, só que ele é burro, pq isso nao vai prejudicar ele, só vai firmar mais a carreira de professor!! pra quem cobra 40 pratas dispensar nao existe heauheuahe era foda quando comecei a dar aulas pqp!! e quando aumentava a mensalidade, PQP perdia um monte de gente!! era foda

SauloMoreira
Veterano
# set/06
· votar


Jabijirous
a gente tah falando quase a mesma coisa com outras palavras... :P Com certeza um bom professor é indispensável.... Sinto falta das aulas de guitarra, pena que eu realmente nao tenho tempo pra me dedicar da forma que eu deveria pra aproveitar as aulas (por exemplo to no trampo agora), por isso estudo sozinho no ritmo que eu posso, e toco em banda pra num perder a pratica e o tesão que é tok em palco!

Jabijirous
Veterano
# set/06
· votar


ehaueiauehaiueah eu ja percebi isso :P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para quem dá aula; Qunato vcs cobram?